Recommended Posts

Publicado: (editado)

Olá novamente , pois imaginem que vão receber o manual em alemão , lol , eu tb me intrigou isso , mas simples aquilo está bem concebido , metes no aqua , enche , tens a parte onde metes os ovos de artemia (tem desenhos ufa) , a parte onde eles rodam com as bolhas de ar , a parte onde estabilizam e os que eclodem não voltam ao circuito do ar ficam mais leves , e ou pesados sem nada e ou sobem ao tubo que vÊs no desenho do alimentador/incubador de artemias , por sua vez a artemia que nasce fica naquela bolha do sistema , onde começa o tubo e sobe atraida pela luz ,porque tudo é de cor escura e só a saida uma tampinha que vÊm por detrás dos suportes metálicos do candeeiro que uso ali , de secretária , é transparente logo elas saem atraidas pela luz , agora o dilema da água não se misturar , como a gravidade do lado do aqua é maior , quem for expert de fisica que explique a densidade as diferenças das massas da água salgada e doce , o facto é que nem a salgada passa do nivel da doce dentro do sistema á saida , nem a doce entra no sistema , fica na saida exactamente na linha que toca a linha inferior do bocal de saida , vê-se bem a diferença da água .... bem o sistema não se pode "sacudir" e tal e mexer muito , além de que , a pipeta é para extrair ovos a flutuar onde vêm no desenho uma tampinha preta no topo do tubo da saida ... bem o facto é funciona , o uso é só para os 1ºs 5 / 6 dias que fica muito sujo de ovos na bolha , retirar implica tapar o bocal que ai sim a água mistura-se se não tiverem esse cuidado , TAPAR SEMPRE O BOCAL , lol , de resto não precisa cuidados especiais , só uma colher de chá de artemix 2 em 2 dias ...e uma pitada de bicarbonato de sódio :) ..... abraço espero que tenham ficado mais esclarecidos e que vejam a imagem do sistema que percebem as minhas descrições de como funciona :) acho que de incoveniente tem o facto de teres que ter cuidado ao retirar , e convém ter um anti retorno no tubo de ar para a água também não sair água desse lado ao retirar parar o sistema ,isso não vem no kit , de resto quanto a sujidade não vejo mais nem menos que se fosse a alimentar outro tipo de sistema manual, quem sai do tubo tem um escalar esfomeado a´espera, nem têm tempo de nadar muito no aqua , acho que assim á menos artemia morta pelo aqua , logo menos poluição devido a isso , acho conveniente quanto á sujidade , mas cuidado o sistema não é pra ter grandes mexidelas quando está cheio e a funcionar no aqua .... hehe falo por experiencia , só ficam com uns quantos ovos que não eclodiram e cascas pelo aqua , nada grave ... se for só um descuido claro ,se entornarem 0,5 l de água salgada com alevins , bem melhor não serem assim tão descuidados :wink: se quiserem usar o modo convencional , usam também a pipeta do kit , param as bolhas , destapam pela tampa preta , retiram ovos a flutuar com cuidado , esvaziam a pipeta de ar , enfiam pelo tubo a dentro e as artemias andam ainda na bolha após 5 minutos com o ar parado e a luz a apontar de cima , mas vÊ-se mal porque o sistema é castanho escuro ... mas pra isso têem os diy muito melhores e até congela e tal ... por isso práctico porque está ssmpre a deitar artemia viva recém nascida , o ideal ....

José Palma

Editado por netmaniac
  • Replies 70
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Olá a todos de novo , quanto aos meus escalares e a sua prole estão de boa saude , estou a ter pelo menos neste inicio desta postura e o desenvolver dos alevins com os pais muito mais saudáveis , maiores , (barriguinha sempre cheia cor de laranja da artemia) hehehe, e tenho á vontade 2/3 da postura vivinhos da silva , mais de 100 escalares bébés , parecem uma nuvem por cima dos pais , divididos pelos 2 , claro mais com o macho que é maior :smilecolros: hehehe espertos os putos pah ... ÒÒÒÒ PAIIIIIIIIIIII olha éliiiiiiiiiiiiiii comeu a minha artemiaaaaaa ... LOL ..tá lixado o papá

um abraço

jose palma

Publicado:

Desculpem a intromissão.....

Artigo do forum sobre escalares:

http://escalares.no.sapo.pt/EscalaresV2.4.pdf

Artemia facil e barata:

http://escalares.no.sapo.pt/artemia.pdf

Qaulquer duvida disponham.

Abraço

Valter Filipe Silva

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Publicado:

Desculpa utilizar o teu topico, mas assim sempre evito criar outro.

Aproveito para fazer uma pergunta aos entendidos, aquando a postura nova de escalares, e os alevins ainda estarem os os papas no mesmo aquario, o que poderá acontecer?

entretanto aproveito para deixar umas fotos de pessima qualidade fotografica da postura que ontem começou a nadar.

Pic_12457_2.jpg

Pic_12457_3.jpg

Pic_12457_4.jpg

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Olá de novo , para já espero que não em aconteça , pelo que li de alguns criadores internacionais , os alevins comem os ovos , e mesmo alguns dizem que os pais para proteger os ovos também atacam os alevins , e os que dizem que nada acontece e que corre tudo ás mil maravilhas mas normalmente retira-se os alevins dos pais para o viveiro de crias claro parte da água do aqua deles , e aproveita-se uma TPA no dia da postura dos ovos , isto se for a tempo e as crias e os pais ainda estiverem meio indiferentes , mas para já tenho "gente" que chegue para me preocupar com novas posturas , lol

P.S. Lindos os teus escalares , parabéns pela prole banana rock

José Palma

Editado por netmaniac
Publicado:

hehe, essa resposta de ti já eu tinha ouvido, nao va eu estar a massacrar o dia inteiro nesses ouvidos banana rock

e obrigado, ali o ze bigodes é que nunca mais os vai ter.

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Publicado:

bem o meu casal inteirou-se de responder a minha pergunta, apos 4 dias de natação livre dos meus alevins, a femea já está quase a desovar outra vez, e então nao foram eles que desataram a comer os pequenos, la consegui safar prai metade deles, com muita sorte, cheguei a casa mesmo na hora.

Foi bonito ver os papas a tomar conta dos filhotes, mas assim do nada deram um snap e tau.

tiagodovale2-dbd.jpg

Pois, eu também andei às turras com os meus a tentar perceber porque eles comiam os ovos ou alevins e cheguei á conclusão que há "demasiados" factores que os levam a fazer isso. Decidi-me a tratar eu deles, fazem a postura eu passo o cone para outro aquário e eu trato dos alevins. Resultado? Já tenho uma ninhada com 2 meses bem bonitos e outra logo a seguir com 1 mês. Pelo meio perdi duas ninhadas por "pormenores", que servem para aprender. Por ex. vitaminas na água uma ninhada com menos de 1 semana de vida não resistiu. Irmãos com 3 semanas já conseguem comer ovos. :drinking:

Os maiores da ninhada com 2 meses (uns 6) já estão num plantado a fazer figura :laugh:

escalaresza9.jpg

Editado por Erbium
Publicado:

eu também consegui safar muitos, mas agora estou na crise de ter desfeito a artemia toda durante a passagem e coloção de agua nova no aquario que foi destinado para eles, se a artemia nao eclodir hoje, espero que eles aguentem até amanha :drinking:

tiagodovale2-dbd.jpg

Publicado:
Parabens pelos escalares, os pais sao muito bonitos, decerteza ke os filhos tb o vao ser :onfire:

não sei se te referias aos do netmaniac ou aos meus, mas os do jose palma estão muito bonitos mesmo, em relação aos meu casal ter começado a comer os alevins, secalhar eu até me prepecitei, e eles andavam era a mudalos, mas demoravam bastante tempo com eles na boca, digo isto porque de 3 ou 4 que ainda estao com os papas, eles ainda nao comeram, mas fartam-se de os meter na boca e "cuspir" novamente.

tiagodovale2-dbd.jpg

Publicado:
não sei se te referias aos do netmaniac ou aos meus, mas os do jose palma estão muito bonitos mesmo,

São os 4 belos exemplares. :silly:

mas fartam-se de os meter na boca e "cuspir" novamente.

Esses se calhar ainda lhes falta algum tempero :onfire:

Publicado:

Esses se calhar ainda lhes falta algum tempero :onfire:

certamente que falta, tendo em conta que é a segunda postura, que na primeira nem bomba difusora coloquei nem azul de metileno pus e safei 2 alevins, nesta foi quase tudo eclodido, até acho que têm muita experiencia, pouca experiencia tenho eu que nem artemia sei bem fazer, hehe

tiagodovale2-dbd.jpg

Bem , eu estou com sorte , ou perdi muitas "desovas" ninhadas até chegar aqui e como podem ler desde o inico é a 1ª vez desde Novembro que deixo o casal com os ovos e a cuidar das crias e está a correr tudo bem. Não podendo afirmar a 100% , não morreram 10% desde que nadam , ou seja eu estimava 100 , pois mais de 100 digo agora , já se começa a notar as formas de Escalar , os Pais sempre protetores , e ainda não há desova . Quanto á minha experiencia e de muitas tentativas algumas fallhadas de proposito e ou a tentar melhorar as condiçoes que dava ao casal , disseram-me que as fêmeas se quiserem reciclam os ovos no organismo , a desova pode ou não ocorrer , será por inexperiencia do casal , os meus não desovam , ponto. até agora não tiro os olhos deles (estou de férias) lol , mas estou já a fazer alterações e mudanças de alguns peixes (ai tantas zebras) para poder deixar o casal em paz de novo , o que posso dizer é que li sempre que taxas maiores é com os pais , mas não ligava muito , pois confirma-se pelos vossos relatos e os meus , se eles desovarem claro (retira-se rápido a prole anterior), os filhotes comem os ovos e os pais instintivamente defendem a desova . Se eles ainda andam com a mania de os manter proximos e "colados" eles já são grandinhos , ainda não aprenderam :crazyeyes: , a partir de um certo tamanho é só proteger nada mais ;) os meus comem , e deixam eles comer , claro porque andaram sem comer muito , e engasgam-se mais ou se fazem de proposito , o facto é que os filhotes se mandam a tudo , cuspido dos pais parece melhor . Outro factor para não haver outra desova é a alimentação aos pais , claro , ao reduzir penso que o efeito também se faz sentir no ciclo da fêmea , mas quem for mais conhecedor que se pronuncie também e mais pormenores irão dar melhor sucesso para criar Escalares :) . Abraço a todos...

P.s. Os meus escalares comem literalmente tudo o que vai ao aqua desde que a boca consiga comer , flocos moidos , artemia viva ou congelada , granulado moido , tudo , neste ponto estão por conta deles se eu quiser nova desova , ui tanto pexe , ai a minha vida :D....

Jose Palma

Editado por netmaniac
Publicado:

bem, ontem apanhei um susto que nem imaginam, o meus peixinhos preferidos, esse casal de escalares teve de ser mudado de sitio na casa, ou foi o stress ou nem sei, sei que o macho entrou em parafuso durante minutos apos a mudança, pensei logo que ele já ia, até já me estava a custar ver o peixe a sofrer, depois lembrei-me de uma ideia estupida que foi retiralo do aqua e voltar a colocar, se bem que por alguns segundos, aparentemente deu resultado, ficou fino e nada bem e atirasse a comida como nunca. mas mesmo assim ainda tenho receio, a carga de stress que aquela rede coloca em peixes desta dimensão é assustadora.

Ia ou posso ainda perder os meu casalito ( apesar de estar aparentemente normais ) numa questão que era inevitavel.

A ver vamos.

a pergunta que faço é se já alguem teve uma situação do genero, o peixe estava no fundo e nadava em parafuso so de um dos lados.

tiagodovale2-dbd.jpg

Publicado:

Eu já me aconteceu uma vez chegar a casa e o macho estava meio de lado no fundo do aquário e nadava muito "torto" sempre contra o fundo.

Como tinha a janela aberta podia ter batido a porta com alguma corrente de ar e o gajo ficou assustado (passado dos carretos...) pensei eu.

Pelo sim pelo não fiz uma troca de água para prevenir algum stress com a água que o gajo podia não estar a gostar, fechei a janela e a porta e deixei-os em sossego e ficou porreiro num instante.

Acho que eles às vezes stressam um bocado com sustos e ficam assim meio desorientados. Confirmar as condições da água e sossego penso que resolve.

Publicado:

Nunca me aconteceu tal coisa com escalares , nem com outro tipo de peixes , mas não deve ser bom sinal , se for permanente , mas comportamentos bem estranhos observei , até me faz pena ás vezes ... algum stress (marquise=barulhos vários) e é com cada arranque no aqua , mamamia , ás vezes fica meio atordoado que bate com força demais no vidro o tótó do macho e fica meio torcido e tal e a dar arranques , mas passa-lhe. Hoje tirei as crias todas , era cada dentada na rede e tal mamamia , estava a ver que me matavam algum filhote para atacar a rede que os retirava , mas lá estão todos felizes no novo espaço. Noto nos pais agora uma certa apatia , direi estão tristes mas claro isto sou eu que digo , o facto é que está todo mundo saudável e pronto para mais . Logo ponho fotos , alguns têm já a forma de escalares :lol: ... um abraço

Jose Palma

Publicado:

malditas férias que nos deixam aqui pendurado a espera de umas fotos.

ps. cheio de sorte, parece que já não chove

tiagodovale2-dbd.jpg

Publicado:

olá a todos e vai nova desova do casal , desta vez estou sem máquina fotografica , o carro empanou e deixei a máquina esquecida no carro a reparar :blush: mas logo tiro fotos , nem que seja com a tanga do télélé , um abraço.

Jose palma

Publicado:

Bem más noticias , não sei o que lhes deu , ou foi stress , facto , comeram quase todos os ovos , os paramtetros , tirando o PH a 7.0 (que não costuma estar assim) está tudo igual , KH 0 tb não será boa opção , mas costuma tar 2 , enfim comeram-nos e eles sabem porque , eu só desconfio , mas tudo aponta para stress :) ... aguarda-se se comem os restantes 30 ovos +- ou se os deixam ficar , de resto , uff ainda bem , olha lá e o espaço para tanta gente ? eles se ficarem ocupados com estes 30 que sobram , dão-me descanso uma bequinha ... isto ainda está em fase de experiencias e a ver vamos ... os outros felizes da vida , mais de 100 como estimo e cada dia estão maiores , alguns já "tremem" para os outros a desafiar pela comida e tal , ciclideos ... lol

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá a todos , bem seguindo as experiências que ando a ter com este casal , houve nova desova no dia 18 de julho , mas desta vez , assisti a quem come os ovos , a fêmea , suspeitava do macho por estar com cio e querer acelerar a fêmea a outra sessão de sexo , mas não, confrontei-me com os dois á luta e quem estava mais interessado em proteger os ovos era o macho ,se bem como houve mudanças no aqua depois da desova que eles se portaram 5 estrelas , simples voltei a meter tudo como estava , (o frasco de shampo da garnier) metileno desta vez só no 2º dia , e vamos ver para a próxima , espero que seja só stress da fêmea , porque mais uma desova comida , aguarda-se melhorias na relação deste casal , lol. Cá pra mim ela tá xateada que ele não mudou as fraldas aos miudos e ela desta não quer mais trabalho , lol ... um abraço

Jose Palma

Publicado:

Bem quanto aos que nasceram mais ou menos com 5 semanas , fica este video , alguns já estão do tamanho de uma moeda de 1 cent :wacko: , um abraço.

o video:

Jose Palma