Visitante Publicado Abril 14, 2004 Publicado Abril 14, 2004 Antes demais vou contar o que se passou, à duas semanas comprei 4 discos, e coloquei-os no aquário comunitário, tudo parecia bem, e passado 4 dias verifiquei que tinha o ph do aquário a 7,5 e resolvi baixar para 6,5. Enganei-me no produto e subi para 8,5 (começou o problema), mal verifiquei o erro baixei o ph do aquário para os 6,5, escalonadamente durante 3 dias acompanhadas de trocas de água. Entretanto foi de fim de semana (3 dias) e descobri que os discos ficaram sem comer durante os 3 dias, como se não basta-se o filtro exterior do aquário estragou-se (deixou de bombear). O resultado que deu foi: Tenho os discos completamente escuros, com alterações na pele, parece que ficaram aveludados, tem as barbatanas fechadas, encostados pelos cantos ou a nadar de lado pelo aquário. Quando lhes ponho comida, “tenho que os ir buscar para comer”, um deles corre com os outros chegando mesmo a persegui-los. O que eu já fiz foi: Voltei a efectuar trocas parciais de água durante + 2 dias (sempre com a água à temperatura da do aquário); Coloquei um filtro interior durante 2 dias com carvão activo e já tenho o filtro (250 Litros) exterior a funcionar; Tenho a água: A 28º graus; Amoníaco 0 (Zero); Nitritos 0 (Zero); Alimento os discos com larvas vermelhas; No aquário (180 Litros) tenho: 4 guppys; 4 pequenos plecos; 3 pequenas coridoras; 2 agamyx adultos;
Visitante Publicado: Abril 14, 2004 Publicado: Abril 14, 2004 Miguel assim por alto... não sei agora que tipo de tratamento possas fazer (deixo para os entendidos) mas irás ter que usar químicos de certeza! nessa altura tens que desligar o teu filtro de carvão!!! (que normalmente serve para remover os químicos da àgua no fim dos tratamentos)... um abraço Daniel
ruitaborda Publicado: Abril 14, 2004 Publicado: Abril 14, 2004 Ola Miguel Para já não entrar em pánico. Estabilizar o PH entre 6,5 a 7. Temperatura a 30º E finalmente não mexer muito no aquário, pouca comida e também pouca luz. Se não houver um ataque bacteriano esses discus estão altamente stressados. Entretanto se possivel arranjar um aquario ou qualquer recipiente que leve +- 80 l. para se for necessário servir de aquário hospital. Se for um ataque de bactérias ter-se-á de fazer outro tratamento. Espero, e faço votos que haja mais achegas para ajudar Vá dando noticias. Rui
Visitante Publicado: Abril 14, 2004 Publicado: Abril 14, 2004 Olá Miguel, como disse anteriormente o Rui tens de ter calma e acima de tudo muita paciencia, pedia-te que relatasses diariamente como evolui a tua situação, e não faças nada sem um progonostico correcto, pois na marioria das vezes pensamos estar a efectuar um bom tratamento e o que estamos a fazer não é mais do que a colocar medicamentos desnecessários ou a tratar um aquário com muitos peixes quando só um ou dois é que precisam de ser tratados, por isso muita calma e se precisares de alguma ajuda diz que envio-te o meu contacto por MP. Vai também a www.clubediscus.com que tens lá algumas dicas que te puderam ajudar tanto neste teu pequeno erro como num futuro evitares outros.
Vitor Hugo Quaresma Publicado: Abril 15, 2004 Publicado: Abril 15, 2004 Olá Miguel !! Meu nome é Vitor Hugo Quaresma sou criador de Discus á mais de 16 anos , já participei em inumeras feiras , exposições de aquariofilia e palestras , assim como em dois Campeonatos do Mundo de Discus em Duisburg na Alemanha e penso que com a minha experiencia poderei ajudar a manter os seus Discus . Apareca em S.Pedro do Estoril para conversarmos e por favor venha com tempo banana rock Os Discus são peixes muito resistentes disso não tenha duvidas :D) Um sincero abraço HUGO Discus World Lda
Visitante Publicado: Abril 16, 2004 Publicado: Abril 16, 2004 Desde já um obrigado a todos, Eu já coloquei um produto “Químico”, de uso generalista (Odinium, Veludo, buracos, etc.), desliguei os filtros todos e coloquei uma pedra difusora para ajudar à oxigenação. Os discos, reagiram muito bem ao produto e parecem que estão a crer recuperar. No entanto as perseguições entre eles na altura da alimentação continuam e apenas um deles começou a melhorar a nível da cor. O que ainda não fiz foi aumentar a temperatura para 30º, o que vou fazer de imediato. Agora os discos apanharam a doença dos “pontos brancos”, mas acho que com o aumento da temperatura seja o suficiente para eliminar os parasitas dos discos e do aquário. P.S. Só não dei a indicação do produto, porque parece-me que isso não é permitido
Jorge Caldeira Publicado: Abril 18, 2004 Publicado: Abril 18, 2004 Olá Miguel, Sem dúvida que o principio foi um desastre, mas agora na minha opinião o que deverás fazer é evitar ao máximo as variações dos parâmetros da àgua. Quanto ao facto dos Discus estarem escuros na minha opinião é perfeitamente normal depois daquilo pelo que passaram. Na minha opinião deves evitar ao máximo os quimicos e se já tens a temperatura na ordem dos 30-32ºC vais ver que os pontos brancos e o veludo desaparecem. Na minha opinião deixa os Discus recuperarem com a àgua limpa e estável (PH - Temp., nitritos, nitratos, etc.), boa alimentação e sem luz intensa - pode ser que tenhas uma agradável surpresa. Se não vires entretanto evolução positiva (que duvido) na minha opinião, então podes começar a pensar em tratamentos, mas com diagnóstico do momento. É uma pena, na minha opinião, que um Criador de Discus como o Vitor Hugo Quaresma não queira partilhar aqui no Fórum os seus conhecimentos, pois concerteza todos sairiamos enriquecidos com os mesmos. Abraços JC
Vitor Hugo Quaresma Publicado: Abril 19, 2004 Publicado: Abril 19, 2004 Olá Jorge !! Antes demais obrigado pela suas palavras e obviamente respeito a sua opinião , mas na verdade passo pelo forum quase todos os dias infelizmente durante alguns "poucos" minutos. Muito gostava eu de ter tempo disponivel como no passado através do "pt.rec.aquaria" para responder a todas as duvidas colocadas . Entre as duas lojas HugoDiscus & Companhia (um projecto ao qual dei 2 anos da minha vida ,mas que neste momento já para mim está terminado, com a minha futura saida da sociedade ) a minha nova loja Discus World onde podem encontrar-me diariamente ,mais as importações que semanalmente vou buscar ao aeroporto (e eu proprio faço questão de aclimatizar os peixes chegados) , o projecto Aquamania do qual sou sócio fundador (e ao qual deveria dedicar ainda mais horas do que dedicose tivesse, mais tempo ) , um livro que estou a escrever sobre a minha experiencia de 16 anos com Discus , o meu negocio de exportação que comecará a dar os primeiros passos em breve na Amazonia , mais a marca que represento em Portugal a Schuran da qual estou a fazer um catálogo para ser distribuido mundialmente , mais a vida pessoal e os problemas que aparecem dia a dia é quase impossivel dedicar-me a este forum. QUando digo para as pessoas contactarem-me directamente na loja, faço porque sendo um profissional nesta area , onde diariamente passo 10 horas com os meus peixes , ainda tenho algum tempo disponivel para conversar e aconselhar aqueles que procuram a minha experiência. Por outro lado diariamente recebo entre 10 a 15 emails tanto nacionais como de outras partes do Mundo , Brasil , Espanha , etc , aos quais faço questão de responder diariamente . Assim quando o meu amigo ou outra pessoa qualquer tiver duvidas e esteja longe de S.Pedro do Estoril pode enviar um email para discus.world@mail.telepac.pt e consertesa que terá resposta quase imediata, no maximo em 24 h . Por isso caro amigo que muito gostaria de conhecer pessoalmente , porque sei que adora Discus e têm uns exemplares fantasticos , quando tiver alguma duvida contacte-me ou então faça-me uma "supresa"apareca aqui na Discus World .Para mim poder partilhar a minha experiencia com discus é muito gratificante quando as pessoas querem realmente aprender e acredite não tenho segredos !!! No dia 1 de Maio fazemos 1 ano de existência , alem de muitos Discus que temos em stock e que vamos receber teremos algumas supresas para comemorar esta data ...apareca não precisa de comprar nada , venha conhecer este meu "mundo"!! Um sincero abraço Vitor Hugo Quaresma
LuisRomao Publicado: Abril 19, 2004 Publicado: Abril 19, 2004 Olá a todos antes de mais deixem-me contar uma pequena história, à uns anos atrás fui ter com o Vitor Hugo à casa dele num encontro combinado por telefone, apesar de não me conhecer de lado nenhum teve a amabilidade de conversar comigo e ensinar-me algumas coisas que hoje ainda aplico, acabei por lá voltar e levar amigos meus. Não quero que pensem que estou a defender seja quem for, mas a verdade é a verdade e que o Vitor Hugo é uma pessoa do melhor isso é um facto. Cumprimentos Luis Romão Luis Romão www.clubediscus.com
Jorge Caldeira Publicado: Abril 19, 2004 Publicado: Abril 19, 2004 Olá Vitor, Agradeço desde já a sua resposta ao meu comentário. Aproveitando para pedir desculpa rectifico a minha opinião que passou a ser: "É uma pena, na minha opinião, que um Criador de Discus como o Vitor Hugo Quaresma não tenha tempo para partilhar aqui no Fórum os seus conhecimentos, pois concerteza todos sairiamos enriquecidos com os mesmos." Este meu comentário deve-se apenas ao facto de, como é óbvio, nem todos termos a facilidade, por diversos motivos, de efectuar deslocações pelo País para poder beneficiar de um contacto pessoal (sem dúvida mais enriquecedor e agradável). O meu comentário existiu por considerar que as opiniões e sugestões colocadas aqui no fórum permitem um partilhar de conhecimentos e ideias acessiveis a todos os participantes, o que na minha opinião é o 1º objectivo de um fórum. Também eu na verdade, conforme referiu, à semelhança do Vitor Quaresma sou um amante de Discus, sem dúvida não tão conhecedor e experiente como o Vitor, sou na verdade um amador, pelo que sem dúvida que na primeira oportunidade terei muito gosto em conhecer os seus Discus e aprender consigo. Aproveito para deixar desde já também o convite para, quando tiver uma deslocação a Vila Nova de Gaia, me honre com uma visita a minha casa. Até lá, ou até cá Luís Romão, Penso que num fórum (sobretudo de aquariofilia) os comentários não deverão ser sobre a personalidade dos participantes. Não foi esse, em momento algum o motivo do meu comentário. Abraços JC
Vitor Hugo Quaresma Publicado: Abril 19, 2004 Publicado: Abril 19, 2004 Olá Jorge!! Obrigado pelo seu convite será com grande prazer que numa proxima ida ao Norte , tentarei combinar consigo uma visita aos seus aquarios de Discus. Voltei aqui pois recebi uma notificação ao meu post e naturalmente fiquei curioso!! Na verdade gostaria tambem de dar uma sugestão devido á minha falta de tempo para participar neste forum . Todos os emails que eu responda através do endereço discus.world@mail.telepac.pt , poderam ser aqui expostos e debatidos, que acham ? Nesta "coisa" dos peixes conta muito a experiencia de cada um . Ao longo destes anos como criador e depois como logista tenho aprendido muito com clientes , pois cada um tem a sua propria experiencia . Alem do mais , mesmo com tantos anos a observar e a criar Discus todos os dias aprendo , disso ninguem tenha duvidas !! e sei que nunca saberei tudo As vezes o que acho estranho é as pessoas saberem tudo em tão poucos anos Já agora e voltando ao seu convite tenho como objectivo no livro que estou a escrever sobre Discus, visitar alguns criadores nacionais a fim de tirar algumas fotos das suas criações e descrever o seu percurso até ás Criações destes Reis dos Aquarios ...os Discus !! A ideia não é minha pois Heiko Bleher , um nome internacional na aquariofilia ligado directamente aos Discus , fez -me um convite á cerca de 3 meses para enviar algumas fotos e todo o meu percurso neste mundo das Criações para constar de um livro a ser apresentando na proxima feira de aquariofilia em Nuremberg , sobre criadores Mundiais de Discus e que deixou-me cheio de orgulho e motivação por poder constar do mesmo . A verdade meu amigo é que ainda não enviei qualquer texto ou foto ...uma vez mais porque o tempo é curto e vai ficando sempre para ...amanha !! Mas penso que ainda vou a tempo ....!! Uma vez mais deixo aqui um apelo a todos se precisarem de mim ,sabem aonde me encontrarem , se tiverem longe é só enviar um simples email com todas as duvidas que poderem ter , obviamente se as souber responder , inventar é que não !! Um abraço Vitor Hugo Quaresma Carissimo Luis !! Obrigado pelas tuas palavras ainda no sábado mandei pelo Rui do Barbatanas um abraço para ti . Bem vindo ao "Clube dos Criadores de Discus " !!! Sei atraves do forum já á umas semanas que conseguiste uma criação ...parabens !! agora é que o vicio começa na realidade , olha lá , aonde eu já vou , lojas , revista , amazónia , livros , etc , etc e muitos outros projectos que ainda nem se quer comecei a trabalha-los!! Foi assim que tudo começou com uma simples criação de Discus ...cuidado !!..isto dos peixes é mesmo viciante ..bem podia-me ter dado para as borboletas ou os carrinhos tele-comandados ...enfim foi para os peixes ...mas faço aquilo que realmente gosto e me dá muito prazer !! Apareçe , nem que seja para dar-te aquele abraço, ok? Um abraço a todos Vitor Hugo Quaresma Discus World Lda
Recommended Posts