Tenho discos e não sei o que fazer, precisava de sugestões:

Recommended Posts

Publicado

Antes demais vou contar o que se passou, à duas semanas comprei 4 discos, e coloquei-os no aquário comunitário, tudo parecia bem, e passado 4 dias verifiquei que tinha o ph do aquário a 7,5 e resolvi baixar para 6,5.

Enganei-me no produto e subi para 8,5 (começou o problema), mal verifiquei o erro baixei o ph do aquário para os 6,5, escalonadamente durante 3 dias acompanhadas de trocas de água.

Entretanto foi de fim de semana (3 dias) e descobri que os discos ficaram sem comer durante os 3 dias, como se não basta-se o filtro exterior do aquário estragou-se (deixou de bombear).

O resultado que deu foi:

Tenho os discos completamente escuros, com alterações na pele, parece que ficaram aveludados, tem as barbatanas fechadas, encostados pelos cantos ou a nadar de lado pelo aquário. Quando lhes ponho comida, “tenho que os ir buscar para comer”, um deles corre com os outros chegando mesmo a persegui-los.

O que eu já fiz foi:

Voltei a efectuar trocas parciais de água durante + 2 dias (sempre com a água à temperatura da do aquário);

Coloquei um filtro interior durante 2 dias com carvão activo e já tenho o filtro (250 Litros) exterior a funcionar;

Tenho a água:

A 28º graus;

Amoníaco 0 (Zero);

Nitritos 0 (Zero);

Alimento os discos com larvas vermelhas;

No aquário (180 Litros) tenho:

4 guppys;

4 pequenos plecos;

3 pequenas coridoras;

2 agamyx adultos;

Publicado:

Miguel assim por alto... não sei agora que tipo de tratamento possas fazer (deixo para os entendidos) mas irás ter que usar químicos de certeza! nessa altura tens que desligar o teu filtro de carvão!!! (que normalmente serve para remover os químicos da àgua no fim dos tratamentos)...

um abraço

Daniel

Publicado:

Ola Miguel

Para já não entrar em pánico.

Estabilizar o PH entre 6,5 a 7.

Temperatura a 30º

E finalmente não mexer muito no aquário, pouca comida e também pouca luz.

Se não houver um ataque bacteriano esses discus estão altamente stressados.

Entretanto se possivel arranjar um aquario ou qualquer recipiente que leve +- 80 l. para se for necessário servir de aquário hospital.

Se for um ataque de bactérias ter-se-á de fazer outro tratamento.

Espero, e faço votos que haja mais achegas para ajudar

Vá dando noticias.

Rui

Publicado:

Olá Miguel,

como disse anteriormente o Rui tens de ter calma e acima de tudo muita paciencia, pedia-te que relatasses diariamente como evolui a tua situação, e não faças nada sem um progonostico correcto, pois na marioria das vezes pensamos estar a efectuar um bom tratamento e o que estamos a fazer não é mais do que a colocar medicamentos desnecessários ou a tratar um aquário com muitos peixes quando só um ou dois é que precisam de ser tratados, por isso muita calma e se precisares de alguma ajuda diz que envio-te o meu contacto por MP.

Vai também a www.clubediscus.com que tens lá algumas dicas que te puderam ajudar tanto neste teu pequeno erro como num futuro evitares outros.

Publicado:

Olá Miguel !!

Meu nome é Vitor Hugo Quaresma sou criador de Discus á mais de 16 anos , já participei em inumeras feiras , exposições de aquariofilia e palestras , assim como em dois Campeonatos do Mundo de Discus em Duisburg na Alemanha e penso que com a minha experiencia poderei ajudar a manter os seus Discus . Apareca em S.Pedro do Estoril para conversarmos e por favor venha com tempo banana rock Os Discus são peixes muito resistentes disso não tenha duvidas :D)

Um sincero abraço

HUGO

Discus World Lda

Publicado:

Desde já um obrigado a todos,

Eu já coloquei um produto “Químico”, de uso generalista (Odinium, Veludo, buracos, etc.), desliguei os filtros todos e coloquei uma pedra difusora para ajudar à oxigenação.

Os discos, reagiram muito bem ao produto e parecem que estão a crer recuperar.

No entanto as perseguições entre eles na altura da alimentação continuam e apenas um deles começou a melhorar a nível da cor.

O que ainda não fiz foi aumentar a temperatura para 30º, o que vou fazer de imediato. Agora os discos apanharam a doença dos “pontos brancos”, mas acho que com o aumento da temperatura seja o suficiente para eliminar os parasitas dos discos e do aquário.

P.S.

Só não dei a indicação do produto, porque parece-me que isso não é permitido

Publicado:

Olá Miguel,

Sem dúvida que o principio foi um desastre, mas agora na minha opinião o que deverás fazer é evitar ao máximo as variações dos parâmetros da àgua.

Quanto ao facto dos Discus estarem escuros na minha opinião é perfeitamente normal depois daquilo pelo que passaram.

Na minha opinião deves evitar ao máximo os quimicos e se já tens a temperatura na ordem dos 30-32ºC vais ver que os pontos brancos e o veludo desaparecem.

Na minha opinião deixa os Discus recuperarem com a àgua limpa e estável (PH - Temp., nitritos, nitratos, etc.), boa alimentação e sem luz intensa - pode ser que tenhas uma agradável surpresa.

Se não vires entretanto evolução positiva (que duvido) na minha opinião, então podes começar a pensar em tratamentos, mas com diagnóstico do momento.

É uma pena, na minha opinião, que um Criador de Discus como o Vitor Hugo Quaresma não queira partilhar aqui no Fórum os seus conhecimentos, pois concerteza todos sairiamos enriquecidos com os mesmos.

Abraços

JC

Publicado:

Olá Jorge !!

Antes demais obrigado pela suas palavras e obviamente respeito a sua opinião , mas na verdade passo pelo forum quase todos os dias infelizmente durante alguns "poucos" minutos. Muito gostava eu de ter tempo disponivel como no passado através do "pt.rec.aquaria" para responder a todas as duvidas colocadas . Entre as duas lojas HugoDiscus & Companhia (um projecto ao qual dei 2 anos da minha vida ,mas que neste momento já para mim está terminado, com a minha futura saida da sociedade ) a minha nova loja Discus World onde podem encontrar-me diariamente ,mais as importações que semanalmente vou buscar ao aeroporto (e eu proprio faço questão de aclimatizar os peixes chegados) , o projecto Aquamania do qual sou sócio fundador (e ao qual deveria dedicar ainda mais horas do que dedicose tivesse, mais tempo ) , um livro que estou a escrever sobre a minha experiencia de 16 anos com Discus , o meu negocio de exportação que comecará a dar os primeiros passos em breve na Amazonia , mais a marca que represento em Portugal a Schuran da qual estou a fazer um catálogo para ser distribuido mundialmente , mais a vida pessoal e os problemas que aparecem dia a dia é quase impossivel dedicar-me a este forum. QUando digo para as pessoas contactarem-me directamente na loja, faço porque sendo um profissional nesta area , onde diariamente passo 10 horas com os meus peixes , ainda tenho algum tempo disponivel para conversar e aconselhar aqueles que procuram a minha experiência. Por outro lado diariamente recebo entre 10 a 15 emails tanto nacionais como de outras partes do Mundo , Brasil , Espanha , etc , aos quais faço questão de responder diariamente . Assim quando o meu amigo ou outra pessoa qualquer tiver duvidas e esteja longe de S.Pedro do Estoril pode enviar um email para discus.world@mail.telepac.pt e consertesa que terá resposta quase imediata, no maximo em 24 h .

Por isso caro amigo que muito gostaria de conhecer pessoalmente , porque sei que adora Discus e têm uns exemplares fantasticos , quando tiver alguma duvida contacte-me ou então faça-me uma "supresa"apareca aqui na Discus World .Para mim poder partilhar a minha experiencia com discus é muito gratificante quando as pessoas querem realmente aprender e acredite não tenho segredos !!! No dia 1 de Maio fazemos 1 ano de existência , alem de muitos Discus que temos em stock e que vamos receber teremos algumas supresas para comemorar esta data :roll: ...apareca não precisa de comprar nada , venha conhecer este meu "mundo"!!

Um sincero abraço

Vitor Hugo Quaresma

Publicado:

Olá a todos antes de mais deixem-me contar uma pequena história, à uns anos atrás fui ter com o Vitor Hugo à casa dele num encontro combinado por telefone, apesar de não me conhecer de lado nenhum teve a amabilidade de conversar comigo e ensinar-me algumas coisas que hoje ainda aplico, acabei por lá voltar e levar amigos meus.

Não quero que pensem que estou a defender seja quem for, mas a verdade é a verdade e que o Vitor Hugo é uma pessoa do melhor isso é um facto.

Cumprimentos

Luis Romão

Luis Romão

www.clubediscus.com

Publicado:

Olá Vitor,

Agradeço desde já a sua resposta ao meu comentário.

Aproveitando para pedir desculpa rectifico a minha opinião que passou a ser:

"É uma pena, na minha opinião, que um Criador de Discus como o Vitor Hugo Quaresma não tenha tempo para partilhar aqui no Fórum os seus conhecimentos, pois concerteza todos sairiamos enriquecidos com os mesmos."

Este meu comentário deve-se apenas ao facto de, como é óbvio, nem todos termos a facilidade, por diversos motivos, de efectuar deslocações pelo País para poder beneficiar de um contacto pessoal (sem dúvida mais enriquecedor e agradável).

O meu comentário existiu por considerar que as opiniões e sugestões colocadas aqui no fórum permitem um partilhar de conhecimentos e ideias acessiveis a todos os participantes, o que na minha opinião é o 1º objectivo de um fórum.

Também eu na verdade, conforme referiu, à semelhança do Vitor Quaresma sou um amante de Discus, sem dúvida não tão conhecedor e experiente como o Vitor, sou na verdade um amador, pelo que sem dúvida que na primeira oportunidade terei muito gosto em conhecer os seus Discus e aprender consigo. Aproveito para deixar desde já também o convite para, quando tiver uma deslocação a Vila Nova de Gaia, me honre com uma visita a minha casa.

Até lá, ou até cá :roll:

Luís Romão,

Penso que num fórum (sobretudo de aquariofilia) os comentários não deverão ser sobre a personalidade dos participantes. Não foi esse, em momento algum o motivo do meu comentário.

Abraços

JC

Publicado:

Olá Jorge!!

Obrigado pelo seu convite será com grande prazer que numa proxima ida ao Norte , tentarei combinar consigo uma visita aos seus aquarios de Discus. Voltei aqui pois recebi uma notificação ao meu post e naturalmente fiquei curioso!! Na verdade gostaria tambem de dar uma sugestão devido á minha falta de tempo para participar neste forum . Todos os emails que eu responda através do endereço discus.world@mail.telepac.pt , poderam ser aqui expostos e debatidos, que acham ? Nesta "coisa" dos peixes conta muito a experiencia de cada um . Ao longo destes anos como criador e depois como logista tenho aprendido muito com clientes , pois cada um tem a sua propria experiencia . Alem do mais , mesmo com tantos anos a observar e a criar Discus todos os dias aprendo , disso ninguem tenha duvidas !! e sei que nunca saberei tudo :| As vezes o que acho estranho é as pessoas saberem tudo em tão poucos anos :(

Já agora e voltando ao seu convite tenho como objectivo no livro que estou a escrever sobre Discus, visitar alguns criadores nacionais a fim de tirar algumas fotos das suas criações e descrever o seu percurso até ás Criações destes Reis dos Aquarios ...os Discus !! A ideia não é minha pois

Heiko Bleher , um nome internacional na aquariofilia ligado directamente aos Discus , fez -me um convite á cerca de 3 meses para enviar algumas fotos e todo o meu percurso neste mundo das Criações para constar de um livro a ser apresentando na proxima feira de aquariofilia em Nuremberg , sobre criadores Mundiais de Discus e que deixou-me cheio de orgulho e motivação por poder constar do mesmo . A verdade meu amigo é que ainda não enviei qualquer texto ou foto ...uma vez mais porque o tempo é curto e vai ficando sempre para ...amanha !! Mas penso que ainda vou a tempo ....!! Uma vez mais deixo aqui um apelo a todos se precisarem de mim ,sabem aonde me encontrarem , se tiverem longe é só enviar um simples email com todas as duvidas que poderem ter , obviamente se as souber responder , inventar é que não !! :evil:

Um abraço

Vitor Hugo Quaresma

Carissimo Luis !!

Obrigado pelas tuas palavras ainda no sábado mandei pelo Rui do Barbatanas um abraço para ti . Bem vindo ao "Clube dos Criadores de Discus " !!! Sei atraves do forum já á umas semanas que conseguiste uma criação ...parabens !! agora é que o vicio começa na realidade , olha lá , aonde eu já vou , lojas , revista , amazónia , livros , etc , etc e muitos outros projectos que ainda nem se quer comecei a trabalha-los!! Foi assim que tudo começou com uma simples criação de Discus ...cuidado !!..isto dos peixes é mesmo viciante ..bem podia-me ter dado para as borboletas ou os carrinhos tele-comandados ...enfim foi para os peixes ...mas faço aquilo que realmente gosto e me dá muito prazer !! Apareçe , nem que seja para dar-te aquele abraço, ok?

Um abraço a todos

Vitor Hugo Quaresma

Discus World Lda