Recommended Posts

Publicado:

jorgecosta, manda-me também a infomação para as Enquitreas...

hcaetano@cc.isel.ipl.pt

obrigado

• Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

ola

ja tinha lido acerca da vantagem de dar comidas vivas aos peixitos, e gostava de saber ao certo de que tamanho e que sao esses bichinhos que voces cultivam?

é que se nao houver contra-indicações, e o tamanho for similar, eu acho que matava 2 coelhos de uma cajadada so se alimentasse os meus peixes com formigas :shock:

que vos parece?

NL

Publicado:

vou ponderar essa hipótesse entao jorge hehe, mas se tiver as culturas, tem q ser ""de surra"", se a mama ve akilo, e desta q cai po lado eheheh, :shock:

Pic_652_1.jpg
Publicado:
gostava de saber ao certo de que tamanho e que sao esses bichinhos que voces cultivam?

Tamanho máximo da "bicharada"...

- Microvermes: 3 mm

- Dáfnias: 3 mm

- Tenébrio do amendoim: 7 mm

- Vermes de Grindal: 1,5 cms

- Enquitréas: 2,5 cms

cheers

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Oi Jorgehcosta, se fosse possível também gostava que me mandasses para o mail informações relativas à manutenção de culturas (nomeadamente para alimentação de Guppy's).

ricardorodrigues03@iol.pt

Peço desculpa pelo incómodo e desde já mt obrigado.

Fiquem Bem

Publicado:

Talvez fosse melhor pedirem informações ao nosso colega Jorgehcosta directamente por MP. A discussão está a ficar reduzida a posts com emails, o que é pena...

cheers

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Viva :?

Também concordo com o colega Governa :D

Daqui a pouco o tópico perde o interesse :?

De qualquer forma é com muito gosto que disponibizo toda a informação, mas como a caixa de correio do fórum é um pouco limitada, e está completamente a abarrotar diariamente, sugiro que façam os pedidos directamente para o meu mail:

jorgehcosta@netcabo.pt

Desculpa Governa :o

Um Abraço

Jorge Costa

Publicado:

Estou a tentar alargar a escala de cultura de artemia - vou abandonar o prato da hobby que é simples mas dá pouco e passar para um criador desenhado por mim mas tenho uma dúvida que é importante por causa do aumento da escala:

- É mesmo necessário usar sal especial para artemia ou o vulgar sal de cozinha serve perfeitamente? Há algum cuidado a ter com o sal de cozinha?

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Publicado:

viva,

O sal de cozinha dá.

Não uses é do fino.

Publicado:

Jorge,

Já recebi os teus documentos, mas todos eles pressupõem uma cultura de arranque. Mas eu gostava de saber, isto é, se souberes, como é que se arranca sem uma cultura de arranque.

Obrigado

Publicado:
Jorge,

Já recebi os teus documentos, mas todos eles pressupõem uma cultura de arranque. Mas eu gostava de saber, isto é, se souberes, como é que se arranca sem uma cultura de arranque.

Obrigado

Pois é amigo...

Para fazeres uma omelete, precisas de ovos, até lhe podes adicionar outras coisas, mas sem os ovos, nunca será omelete :D

Com as culturas é igual :) Podes ter tudo, mas sem o arranque inicial os bichos nunca irão aparecer :roll:

Terás sempre que adquirir as respectivas culturas iniciais para arrancares com a coisa :wink: Depois é só manter e reproduzir :)

Desculpa pela comparação um pouco descabida :?:

Um Abraço

Jorge Costa

Publicado:

Algumas questões pertinentes dirigidas ao colega jorgehcosta e que podem revelar-se importantes para outros interessados...

Para a alimentação de guppies (jovens e adultos), barbos, bettas, corys e falso néon chinês, fiquei com estas duas hipóteses:

- Vermes de Grindal

- Enquitréas

Assim pergunto em que medida poderei "desempatar" estas duas opções? Talvez se me conseguir responder a esta pergunta em particular... qual delas a mais fácil de manter?

Confesso que inicialmente estava mais inclinado a optar pelas Enquitréas mas com o aproximar do Verão e consequentemente do tempo quente, tenho receio de não conseguir manter a cultura dentro dos 20 graus ou, pior ainda, deixar a temperatura atingir valores superiores aos 24 graus e com isso perder tudo... colocar as culturas no frigorífico também não é algo que me agrade.

:?:

Assim sendo, concorda que os Vermes de Grindal, por suportarem uma maior amplitude térmica, serão a melhor opção em termos de facilidade de manutenção?

Publicado:

Olá Governa :D

As culturas são algo diferentes, principalmente no que toca ao meio de cultura, senão vejamos

:twisted: as Enquitréas vivem num meio completamente inerte: carvão activado

:lol: Os Vermes de Grindal vivem na turfa...

Portanto as enquitréas têm um meio de cultura mais limpo, e com uma durabilidade imensa... (tenho culturas no mesmo recipiente há mais de 8 meses :lol: )

Enquanto que os Vermes de Grindal estão na turfa, e esta estando sempre húmida, tem tendencia ao longo do tempo a começar a decompor, dando origem a algum mau cheiro :x , que obriga a arrancar com novas culturas antes que estas regridam e se perca tudo :(

De qualquer forma as Enquitréas necessitam sempre de um espaço menor que os Vermes de Grindal, e não acredito que não se encontre lá em casa, um local um pouco mais fresco (mesmo no pico do Verão), onde se possa guardar uma caixa pequena (tamanho de 1 caixa de margarina), que nem suja nem deita cheiro :lol:

Em termos de facilidade de manutenção ambas são facilimas de manter, havendo apenas a preocupação de as manter húmidas e alimentadas :D

A desvantagem dos Vermes de Grindal é que temos que mudar parte do substrato de vez em quando ou então arrancar com novas culturas, aproveitando pedaços da antiga :wink:

Parece complicado, mas não é...

Que o digam os colegas que já me visitaram e observaram in loco como se faz :D

Alguns não resistiram e acabaram por levar também para eles, pois vinham com muitos "fantasmas" que aquilo era dificil de manter, ocupava muito espaço, cheirava mal, etc. etc.

Nada disso... :wink:

Um Abraço

Jorge Costa

Publicado:

Como alimentar a artemia?

A Hobby tem o Liquizell e o Mikrozell que recomenda usar assim: Liquizell 2-3 dias após a eclosão e depois passar para Mikrozell até elas estarem adultas e servirem de banquete...

Há mais marcas e produtos. Quais usam/recomendam? E há algum alimento caseiro? (é que trocando sal "especial" por sal grosso poupa-se uma fortuna, se houver outro truque para a comida... só precisamos mesmo dos ovos...)

João Moreira

Publicado:
Como alimentar a artemia?

A Hobby tem o Liquizell e o Mikrozell que recomenda usar assim: Liquizell 2-3 dias após a eclosão e depois passar para Mikrozell até elas estarem adultas e servirem de banquete...

Há mais marcas e produtos. Quais usam/recomendam? E há algum alimento caseiro?

Viva :?

Além de todos esses, podes também usar levedura de cerveja e fermento de padeiro :P

Mas digo-te de antemão, que já mantive uma cultura de artémias adultas, e francamente... não compensa o trabalho que dá :x

Mas podes sempre tentar, é mais uma experiencia interessante 8)

Um Abraço

Jorge Costa

Publicado:

Boas ppl :?

È só para acrescentar que após ter visitado o amigo Jorge Costa pude constatar ao vivo e a cores que é realmente muito simples manter e acondicionar as culturas já para não falar nas informações que ele mesmo fornece para a manutenção e cuidados a ter

Fui dos que acabou por eleminar os " fantasmas" e trazer algo comigo

Desde já fica um grande abraço ao " homem dos mil vermes" 8)

Fiquem bem

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Publicado:
Mas digo-te de antemão, que já mantive uma cultura de artémias adultas, e francamente... não compensa o trabalho que dá :x  

Mas podes sempre tentar, é mais uma experiencia interessante :twisted:

Porque é que não compensa? Não estou a perceber... :cry:

João Moreira

Publicado:
Porque é que não compensa? Não estou a perceber... :(

Penso que a cultura de artémias, apesar de bastante interessante (talvez a melhor?) a nível nutricional para os peixes, terá elevadas despesas associadas, requer demasiado tempo dispendido, maiores cuidados e terá uma taxa de sucesso inferior quando comparada com algumas das culturas do colega jorgehcosta. Julgo que seja a isto que ele se esteja a referir.

Publicado:

Viva ;)

Acho que o colega Governa já disse tudo cabecadura

É tudo isso que menciona, e pelo preço que compramos hoje a artémia congelada (que devo acrescentar é de uma qualidade muito aceitável), não compensa criar artémia...

Começando pelo facto de ser uma cultura muito porca, dispendiosa e pouco produtiva, eu prefiro de longe a artémia congelada :(

Mas como já referi, penso que quem tiver vontade de tentar, não é dificil, e sempre é mais uma experiencia a somar a tantas outras cabecadura

Um Abraço

Jorge Costa

• 3 semanas depois...
Publicado:

gostava de saber se há diferenças nessas culturas vivas para as congeladas é que eu dava-me muito mais geito as congeladas por causa da minha mae odear vermes

Publicado:

Boas Jorge, então pelo que percebi as Enquitréas é das culturas mais fáceis de manter e que duram mais, sei que precisam ficar num local fresco, dentro duma caixa tipo as da manteiga(com furinhos em cima), em carvao activado, qto ao manteu humido é umas borrifadelas la pa dentro certo ? agora queria saber do k é k as alimentamos para cultura sobreviver e a regularidade?

e o mais importante, quando é que se pode combinar para me venderes o suficiente para iniciar a minha cultura ?

:(

Pic_652_1.jpg
Publicado:
gostava de saber se há diferenças nessas culturas vivas para as congeladas é que eu dava-me muito mais geito as congeladas por causa da minha mae odear vermes

As culturas congeladas saem caríssimas a médio e longo prazo, as culturas vivas apenas necessitam de um investimento inicial e são virtualmente ilimitadas.

Nutricionalmente, o alimento vivo é mais valioso que o alimento congelado mas creio que a diferença é praticamente irrelevante.

como posso arranjar as culturas do jorge costa?

Basta contactar o colega jorgehcosta por MP.

:lol:

agora queria saber do k é k as alimentamos para cultura sobreviver e a regularidade?

Retirado dos 'ensinamentos" do nosso colega jorgehcosta:

"(...) a alimentação das enquitréas consiste em alimentos ricos em proteína, neste caso (...) biscoitos para gatos de boa qualidade (quanto mais proteína mencionar na fórmula, melhor). (...) Sempre que a comida desapareça, deverá ser colocada mais. Nunca se deve adicionar mais comida do que o suficiente para 1 ou 2 dias, pois corremos o risco de ela entrar em decomposição, libertando um cheiro nauseabundo, ganhando fungos, e matando a cultura. (...)"

Publicado:
As culturas congeladas saem caríssimas a médio e longo prazo, as culturas vivas apenas necessitam de um investimento inicial e são virtualmente ilimitadas.

Nutricionalmente, o alimento vivo é mais valioso que o alimento congelado mas creio que a diferença é praticamente irrelevante.

Agradeço a resposta

Mas como a minha mãe nao quer cá vermes, digo-lhe que é muito mais caro, se ela manter a sua posição, digo para pagar ela e que eu quero ver os meus peixes em condições.

Obrigado.

Jorgehcosta, podes dizer-me os preços das tuas culturas?

Publicado:
Mas como a minha mãe nao quer cá vermes, digo-lhe que é muito mais caro, se ela manter a sua posição, digo para pagar ela e que eu quero ver os meus peixes em condições.

heheh isso é assim tao simples? a minha mãe so ker é k eu tire o akua do kuarto lol eheheh.

cheers

Pic_652_1.jpg