Recommended Posts

Publicado

Ontem dei com os meus discos muito à superfície da água e milhares de caracóis.

Dei de imediato inicio a uma limpeza dos filtros um fluval 304 e um eheim 2213, o qual está incumbido da filtragem biológica do aqua.

Antes realizei os testes, os quais deram os seguinte valores:

ph 6

amónia 0.1

nititos 0,3

nitratos 5

Procedi de imediato à aspiração do fundo, onde descobri que o alimentador automático da eheim, tinha criado uma camada imensa de granulado no fundo do aquário.

Ao todo relaizei uma tpa na ordem dos 40 a 50 %. Os peixes começaram a nadar normalmente e já não estavam tão cá em cima. Hje realizei os testes novamente e tenho o ph igual, os nitritos em 0.1, os nitratos normais, mas amónia está em 0,1 na mesma.

A acumular a isto, embora julgue que é consequência do que se está a passar tenho uma praga de caracóis daqueles que parecem um cone de gelado. Penso que até poderão ser bons porque se alimentam de dos restos de comida, mas questiono desde já os mais entendidos.

Ao limpar os filtros, deparei-me que o eheim 2213 não estava a deitar água, ou seja não havia filtragem, sendo que o fluval estava completamente saturado.Limpei o fluvalcompletamente e apenas dei uma supervisão no eheim, não tendo procedido à limpeza das cerâmicas e substarto, para não matar as bactérias.

Bom descrito o problema alguem pode dar uma ajuda é que os discos continuam cá em cima, mesmo com agitação da superfície.

Obrigado

Publicado:

Oi!

o aparecimento dos caracois em demasia é deviso provavelmente a um excesso de materia organica no aquario , ou seja mt comida em decomposição , arranja uma boa equipa de limpeza, coidoras , octocinclus , ancistrus , botias etc , e faz uma manutenção regular aos filtros para ver se equilibra isso ,tenta tb fazer o maximo de tpa's possiveis , quanto aos discus estarem a vir a tona provavelmente sera falta de oxigenio na agua , mantem a bomba de ar ligada e ve o que acontece ,se possivel se mais explicito ma descrição do teu aquario , falta saber o volume de agua, quantidade de plantas, se tens ou n co2 , etc

um abraço

william

Publicado:
Oi!

o aparecimento dos caracois em demasia é deviso provavelmente a um excesso de materia organica no aquario , ou seja mt comida em decomposição , arranja uma boa equipa de limpeza, coidoras , octocinclus , ancistrus , botias etc , e faz uma manutenção regular aos filtros para ver se equilibra isso ,tenta tb fazer o maximo de tpa's possiveis , quanto aos discus estarem a vir a tona provavelmente sera falta de oxigenio na agua , mantem a bomba de ar ligada e ve o que acontece ,se possivel se mais explicito ma descrição do teu aquario , falta saber o volume de agua, quantidade de plantas, se tens ou n co2 , etc

um abraço

william

são 240 litros, amazónico, tenho um botia e uma coridora, tenho de colocar mais mas coloquei à quinze dias umas 4 e morreram todas, não percebi muito bem pq.

Quanto ao tpa fiz ontem um, de cerca de 50 %de água. Não me convei fazer mais porque estava a fazer tratamento à hexamita num disco que tem as fezes esbranquiçadas. O co2 neste momento não tem, porque é aqueles kits da nutrafin e acabou tenho de comprar mais.

Publicado:

pois é com esses meninos não podes descurar a limpeza e manutençao frequente do fundo do aqua, dos filtros( pelo menos uma vez por mês), e tpas .... eles comem muito , cagam muito, e consequencia disso é excesso de carga organica.... deves ter em atençao a quantidade de comida que entra no aqua, é que esta em excesso faz aumentar os niveis de nitrato e fosfatos.

é perferivel deixares o alimentador na gaveta

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:
pois é com esses meninos não podes descurar a limpeza e manutençao frequente do fundo do aqua, dos filtros( pelo menos uma vez por mês), e tpas .... eles comem muito , cagam muito, e consequencia disso é excesso de carga organica.... deves ter em atençao a quantidade de comida que entra no aqua, é que esta em excesso faz aumentar os niveis de nitrato e fosfatos.

é perferivel deixares o alimentador na gaveta

fiz mais um tpa com aspiração cerca de 40% da água. Vou esperar umas horas para ver os niveis.

Publicado: (editado)

So para teres uma ideia no meu troco cerca de 40 a 50% de agua de 5 em 5 dias e as vezes dependendo do estado de espirito ate com mais frequencia , sempre que troco a agua aspiro o fundo minuciosamente , com especial atenção entre as plantas e nos cantos que é onde se depositam a maior parte dos detritos , alem disto tenho 15 coridoras , dois botia palhaço xxl e 13 octocinclus afinis pra ajudar na limpeza...

quando dou a comida tb desligo sempre o filtro , faz com que a comida n se espalhe pelo aqua

Editado por william
Publicado:

para evitares futuros problemas dessa natureza , faz tpas todos os dias ou de dois em dois com limpeza do fundo em simultaneo.... assim podes assegurar o equilibrio da água, e mantens baixos niveis de materias organicas

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif