Recommended Posts

Publicado: (editado)

Boas

Eu fiz esta que é do JPM

1 parte figado vitela

1 parte filetes pescada

1 parte mexilhão

1 parte camarão (com casca sem "tampa cabeça" e ponta do rabo)

se deu 500gr mete meia banana, 1 cenoura media, 50 gr espinafre e 1 dente alho (os espinafres e a cenoura cozidos)

Congelas tudo, em bocadinhos e depois picadora molinex (EM CONGELADO....o que não é fácil)

Voilá.

JPM

Os meus Discus, Ram's e Apist. Cac. Double Red adoram, comem aquilo como se fossem uns lordes ;)

cumprimentos,

HRS

Editado por Trocado
Publicado:

Uma compilação das receitas que fui "apanhando" no forum e em sites:

Tipos de Comida:

- artemia,

- krill,

- granulado

- papa caseira (coração de boi)

1 parte figado vitela

1 parte filetes pescada

1 parte mexilhão

1 parte camarão (com casca sem "tampa cabeça" e ponta do rabo)

se deu 500gr mete meia banana, 1 cenoura media, 50 gr espinafre e 1 dente alho (os espinafres e a cenoura cozidos)

Congelas tudo, em bocadinhos e depois picadora molinex (EM CONGELADO....o que não é fácil)

Para dentro da picadora vai TUDO CONGELADO - Para ficar tipo "areia" descongelado fica "àgua"

Depois misturas bem e congelas de novo.

ANTES de alimentar os peixes descongelas.

OUTRA

500 grs. Fígado de boi,

500 grs. de pescada,

250 grs. de gambas,

1 kg. de mexilhões,

500 grs. de espinafres,

Bróculo,

3 cenouras,

1 banana,

1 maça descascada,

1 kiwi,

3 dentes de alho.

Ervilhas lata,

Beterraba, (fonte de carotina, ajuda na cor )

Germen de trigo, (ajuda a limpar a tripa )

Vitaminas.

Eu pico tudo na 1-2-3 e depois de misturar, ainda lá vou com varinha mágica, para aqueles pedaços que escaparam à 1-2-3.

Depois congela-se.

Esta é uma receita para alimentar os Peixes-Disco. É fácil de fazer e pode substituir a alimentação habitual dos discos durante 3 dias por semana. Esta comida dá aos discos uma grande vitalidade e uma vez que se adaptam é sua comida preferida. Com esta dieta se conseguem discos com 15 cm em um ano.

Os discos são considerados um dos peixes mais exigentes quanto à alimentação. Não comem de tudo e chegam, inclusive a morrer de fome se não fornecemos o que gostam. Além disso os discos não aceitam qualquer tipo de comida em flocos, sendo a sua especialmente cara. Insistimos além disso em proporcionar a nossos peixes alimentos frescos e alimentos vivos, não apenas comida em flocos.

Ingredientes:

Procure ingredientes o mais frescos possíveis. Os pesos são dados para os produtos em estado bruto e aproximados. Uma vez limpos e preparados pesarão menos.

E mais uma...

500 gramas de coração de boi

400 gramas de fígado e coração de frango

1 Kg de mexilhões

500 gramas de merluza (ou outro peixe pouco gorduroso) pode ser omitida

250 gramas de camarões inteiros mas sem cabeças

500 gramas de espinafre

3 cenouras médias (salientam as cores)

1 gema de ovo

2 dentes de alho (muito importante, é vermífugo)

4 pílulas de complexo vitamínico Fharmaton (vitaminas e minerais)

Preparação:

Limpe o coração e o fígado, retirando o excesso de gordura e nervos.

Coloque os mexilhões em uma panela com pouquíssima água e leve ao fogo baixo. Quando as conchas se abrirem retire os mexilhões e jogue as cascas fora.

Retire a pele e os espinhos da merluza e descasque o alho.

Triture bem todos os ingredientes em um processador de alimentos, deixando com consistência de pasta de dentes.

Leve a mistura ao banho maria durante 10 minutos para que fique mais consistente.

Coloque um pouco do patê sobre uma folha de alumínio, enrole (deixe com o formato de um salame fino) e congele.

A pasta deve permanecer refrigerada ou congelada se vai conservá-la por longo tempo.

Uso:

Descongele a quantidade necessária para alimentar os peixes diariamente. Não recongele novamente uma vez descongelado. Congelado, dura aproximadamente 2 meses, dependendo do congelador que tivermos, no freezer, chega a 6 meses.

Temos que ser muito cuidadosos na hora de alimentar nossos peixes. Não devem ficar restos no aquário, que se decomporiam rapidamente causando problemas. Alimentar 4 vezes por dia, usando uma pequena quantidade.

Pode ser que seus discos a princípio não gostem do patê. Não se preocupe, dê o patê em pequenas quantidades junto com sua comida habitual e em pouco tempo o comerão sem problemas. Uma vez habituados ao novo sabor, ficarão loucos por ele. Poucas semanas depois de começar a alimentar seus peixes com este patê, verá como seu colorido e crescimento são intensificados sensivelmente

Filipe Ferreira

Publicado:

Aproveitando esta thread do amigo Godlike, e virando um pouco para comidas comerciais, gostava de saber o que dão aos vossos Rams ?

Comprei sabado uns Ram's e de momento só tenho flocos Nutrafin MAX e granulado Dupla Rin L.

Mas os Ram's não parecem gostar muito pois 50% das vezes comem e depois cospem !!! Ambos os tipos de comida !

Que outras coisas comerciais me aconcelham para os Rams ?

Cumps a todos.

Publicado:

Boas,

Eu dou granulado para discus e eles comem muito bem, dou artemia congelada (dou descongelada claro ;)) e eles tb adoram, dou a papa caseira que indiquei em cima e eles tb adoram.... dou flocos para os guppys que lá andam e eles não ligam muito :o

Publicado:
Boas,

Eu dou granulado para discus e eles comem muito bem, dou artemia congelada (dou descongelada claro :)) e eles tb adoram, dou a papa caseira que indiquei em cima e eles tb adoram.... dou flocos para os guppys que lá andam e eles não ligam muito :)

São parvos não? Depois de comidinha da boa querias que voltassem aos flocos...

Eu uso isto:

150 gramas coração de boi

1 cenoura

1 batata

1 ovo

Tudo misturado, picado e congelado. Os meus adoram. Mas os meus são viviparos.

Agora quando acabar (já só tenho uma bola, que dá para 2 vezes) vou fazer só com peixe, camarão, mexilhão, batata, alho, cenoura, ovo, chicha.

Arranjei tambem comida vivae dou tubifex e larvas de mosca vermelha congeladas. 1 vez flocos, 1 vez tubifex, 1 vez papa, 1 vez larvas, 1 vez tubifex, 1 papa, 1 mosca, retorna e tens uma semana feita...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Os meus comem grana da JBL e passam-se com larvas de mosquito vivas... ( estas são de borla)

Flocos não pegam muito, ou melhor comem e cospem.

Como crias as larvas de mosquito?

Essa é uma alimentação segura?

1abrç

Sam

barbatana_userbar.png
Publicado:

Bom passei da Nutrafin para o JBL Gala e a coisa já tá melhor.

Publicado:

Os meus comem tudo , literalmente , flocos , granulado , artemia,krill congelados (tubifex fora da lista , risco de bacterias e doenças afins e nem me digam que e tal eles adoram , claro sangue , mas muitas doenças se originam no tubifex ) por isso riscado da lista pela maneira como as culturas se desenvolvem risco grande de contaminação , incluindo depois de congeladas , tem parasitas que "hibernam" se é que se pode chamar assim e lá vai uma praga pro aqua , nem pensar de resto todos os meus peixes adoram a receita caseira de coração de boi , eu troco alguns items , mas no final é para ter os mesmos compostos proteicos e vitaminicos , incluindo o realce de cores (a quem usa cenoura, eu uso milho cozido) , as diferenças são poucas, e os meus peixes todos sem execpção (o pleco é pastilhas de algas claro) comem a papa caseira , e flocos e granulados e artemia e krill congelados , senão comerem , problema deles ... até os apistos que são mais esquesitos com flocos comem , mas claro artemia é vê-los , até parace que torcem a boca a sorrir pras artemias a cair na água , yumy cheers ... um abraço.

Jose Palma

Publicado:

1abrç

Sam

As larvas de mosquito basta ter recipientes com água velha ao ar livre que as larvas aparecem eu tenho 2 barricas de 200l que serviam para rega mas que de momento são a minha cultura de larvas, ontem adicionei a uma outra uma cultura de arranque de dafnias.

Se é segura ... uns dizem que sim outros que não e só me preocupe é em não ser picado pelos mosquitos no momento da recolha... mas se pesquisares à vários tópicos sobre como manter culturas de comida viva.

Espero ter esclarecido.

• 1 ano depois...
Publicado:

1abrç

Sam

boas!! nao ha a hipotese de usar larvas de moskito vermelhas leofilizadas?? tenho para os meus bettas e exprimentei com os rams, eles comem-nas como rebuçados... vivas nunca tentei, até porque aki onde vivo ja tenho problemas k xegue com moskitos... aos rams dou um pouco de tudo e eles comem bem, adoram as artemias congeladas...

cumps

Publicado:
boas!! nao ha a hipotese de usar larvas de moskito vermelhas leofilizadas?? tenho para os meus bettas e exprimentei com os rams, eles comem-nas como rebuçados... vivas nunca tentei, até porque aki onde vivo ja tenho problemas k xegue com moskitos... aos rams dou um pouco de tudo e eles comem bem, adoram as artemias congeladas...

cumps

Boas

não deves dar muitas larvas aos rams....os parasitas intestinais costumam atacar!

• 2 semanas depois...
Publicado:

Belos cozinheiros que arranjamos :( obrigado pelas dicas

Para combater a seleção de comidas que os peixes vão criando, a melhor maneira é mesmo dar as melhores comidas ao final do dia.

Damos na 1 alimentação do dia flocos, depois granulado e no final do dia artémia ou papa.

Assim conseguimos combater os gostos dos peixes usando a fomeca dos mesmos..

abraço

Cumps