Escumador De Agua Doce - Duvidas


Recommended Posts

olá pessoal, tenho um escumador de agua doce da Schuran (Freshwater Jetskim 150) e quero po-lo a bombar no meu amazonico, porque a carga biológica está a ficar pesadota. Álem disso meti na cabeça que os meus peixes teem direito a água tão boa ou melhor que qualquer marca engarrafada.

agora tenho uma duvida, na tampa do escumador há um tubinho que nitidamente é para ligar a uma mangueira..e no copo tambem há outro. alguem sabe e me pode fazer o favor de esclarecer para que servem estes 2 tubinhos? devo interliga-los com mangueirinha de ar? devo tapar? não faço ideia pra que servem.

obrigado desde já pela v.paciência.

 

obrigado Moderação pela recolocação do topico.... e vá lá malta sabida, uma ajudinha ao Peninha... ou sou o unico em Portugal com um escumador de agua doce????? já tá a bombar....só não sei o que fazer aos buracos aqueles.... :2gunfire:

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

mais de 15 dias e ninguem faz ideia? nem o pessoal dos salgados? aquilo está a bombar a mais de uma semana e tem uma linha fininha de esterco no fundo do copo.... tendo em conta q 3 jaguares e 2 oscares adultos e 2 plecos um com 35cms e outro com 46cms fazem ali as suas necessidades e se alimentam... acho que aquilo não está a sacar a proteina toda q podia...e temo que seja por nao saber o q fazer àqueles tubinhos.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não dá para meteres fotos?

 

Provavelmente vou dizer asneira mas o furo no copo deve ser para meteres um tubo para um garrafao para nao transbordar quando fores de ferias, mas so com fotos posso ter a certeza.

 

O furo na tampa não passa de uma entrada de ar. Não tapes nem ligues lá nada.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Desculpem a minha ignorância, mas estive no Site da Shuran e eles classificam esse equipamento como um Skimmer, e não como Escumador !!!!!!!!!!

 

Se percebi é para remover todo o excesso de proteina, como nos Escumadores dos Salgados?

 

Será que vi bem. O preço ronda os 500€ ???

 

Onde compraste o te Peninha?

 

Saudações amigas,

 

Nelson SAntos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oo ;) pss...

 

Eu tenho dois aquas de Discus daí a minha santa ignorância.

 

Segundo percebo o funcionamente dos escumadores usados nos aquas marinhos são para retirar todo o excesso de matéria organica (proteinas esssencialmente) em excesso no aqua e que só era possivel nos salgados devido as caracteristicas especificas da água...ora se isto é verdade.. como é que esse escumador funciona em água doce ?

 

O site é muito parco em informação...

 

Nelson

Editado por nans
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oo biggrin pss...

 

Eu tenho dois aquas de Discus daí a minha santa ignorância.

 

Segundo percebo o funcionamente dos escumadores usados nos aquas marinhos são para retirar todo o excesso de matéria organica (proteinas esssencialmente) em excesso no aqua e que só era possivel nos salgados devido as caracteristicas especificas da água...ora se isto é verdade.. como é que esse escumador funciona em água doce ?

 

O site é muito parco em informação...

 

Nelson

Amigo Peninha :

Não me vou alongar muito na explicação de como é , e qual o processo fisico em que se baseia a escumação natural e portanto os escumadores , no entanto o processo na prática consta no seguinte : simular/conseguir de alguma forma a formação de espuma tal como a vemos nas ondas do mar na orla da praia uma vez que isso é efectivamente um processo natural de escumação , ora bem , já deve ter reparado também que nos rios temos praias até com areia e ondas ! no entanto não há qualquer formação de espuma e portanto não existe esse processo ! , porquê ? porque simplesmente as caracteristicas da água do mar são completamente diferentes da dos rios , uma delas principalmente pela ausência do cloreto de sódio , e sem este elemento dificilmente se consegue formar espuma nas margens dos rios ( não poluídos claro ! ) , posto isto é efectivamente muito difícil um escumador funcionar decentemente com água doce ! , por outro lado também não sei se o seu aqua é plantado ou não , pois o que vou dizer a seguir pode ser algo contraproducente num plantado , se quer efectivamente uma água muita limpa para além de ter o aqua completamente fechado e com injeção de ar filtrado para a superficie da água -- o meu amigo nem sonha a quantidade de pó que come por dia (ainda é á borla !) -- , eu sugiro que pode ter dois filtros ( internos ou externos ) dedicados , um a fazer só limpeza mecânica portanto no interior só com lã de vidro e uma barreira de espuma média para não deixar passar qualquer vestigio dessa mesma lã e limpá-lo todas as semanas antes da TPA , e outro só com aneis cerâmicos para limpeza biológica e também com barreira de espuma média , este pode ser limpo mensalmente , ainda pode colocar se quiser um terceiro filtro que pode perfeitamente ser interno apenas para limpeza química , isto é cheio de carvão activado (ensacado !) mas também com barreira de espuma mas tem de ser muito fina para não deixar passar quaisquer vestigios de carvão ( estamos a falar de pó !) este não será limpo mas sim o carvão será trocado aí de dois em dois meses (depende do fabricante !), mas atenção num plantado a coisa funciona de modo diferente , pois numa água muito limpa as plantas também têm poucas ou nenhumas substâncias nutritivas e portanto temos que as adicionar artificialmente , isto é , estamos para todos efeitos a sujar a água !!!!

Cumprimentos

EP

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá e obrigado a todos por terem respondido, embora ainda se desconheça o proposito dos ditos buraquitos.

quote de: Nans

Se percebi é para remover todo o excesso de proteina, como nos Escumadores dos Salgados?

Será que vi bem. O preço ronda os 500€ ???

Onde compraste o te Peninha?

Saudações amigas, Nelson SAntos unquote

 

sim é para remover proteina antes que se transforme em amonia etc etc... exatamente como nos salgados

sim custou 515 euros na Aquaplante (e era o preço dele aprox. nos sites alemães)

 

quote de: Nans

Segundo percebo o funcionamente dos escumadores usados nos aquas marinhos são para retirar todo o excesso de matéria organica (proteinas esssencialmente) em excesso no aqua e que só era possivel nos salgados devido as caracteristicas especificas da água...ora se isto é verdade.. como é que esse escumador funciona em água doce ? unquote

 

funciona da mesma maneira que os escumadores dos salgados mas com um sistema de circulação e de mistura do ar com a agua diferente, porque foi estudado para funcionar com agua doce. tem umas repartições interiores no meio do circuito da agua a mais e um injector de ar que tambem é diferente, porque em vez de apenas disponibilizar o ar, injecta-o com alguma pressão para aumentar o nr de bolhas.

 

em relação ao amigo EP, muito obrigado pela ajuda, e suponho que venha dos salgados pela maneira como encara os escumadores... mas este que eu tenho é especifico para agua doce e como já expliquei, funciona... agora que já passaram mais dias já dei conta que devo tapar o tubo que está no copo pois deve tratar-se de uma ligação para quando se está de ferias ou muito tempo sem limpar o copo e a porcaria sair....já tapei e realmente o lixo acumula-se mais lá dentro...suponho que enquanto não tapei andou a sair de volta para o aqua. o mesmo agua onde está este escumador a trabalhar, já tem dois tubos da aquamedic com carvão e resinas ...e um Eheim 2028 prof.II que leva 8 litros de carvão activado que trabalha de dentro da sump para dentro de sump e mais um Cascade 1500 que ainda é maior com filtração mecanica.... e a juntar a isto tudo (já agora a sump é de 200 litros e faz biologica e mecanica) ainda estão duas UVs uma de 9W e outra de 16W... a intenção é fazer alguma concorrencia à Fastio e à Vitalis. e não, este aqua não é plantado nem pode ser, porque tem uns peixes que são umas bestas e nada se aguenta lá dentro a não ser calhau e grandes troncos...e mesmo estes teem que ser deitados para não serem atirados contra o vidro. enfim, estou a descubrir os encantos que deve ter a manutenção de neons e pettitelas.....

 

mais uma vez...obrigado malta e se alguem descubrir ao certo o que fazer com os tais tubinhos, digam...

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

filtro de areia fluidizada e filtro de plantas faziam-te melhor trabalho... o primeiro é uma máquina de transformar amonia em nitratos o segundo e optimo para exportar os nitratos, fosfatos e etc...

 

mais barato, mais bonito e muito mais eficaz....

 

se os escumadores da schuran ja nao sao grande coisa em salgados....quanto mais em doce em que a escumação por si só é muito menos eficiente.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"peninha" o "just me" tem razão!

 

terias agua muito mais limpa se tivesses essa sump de 200l plantada... não digo fazer um plantado na sump (o que não ficava nada mal), mas sim teres uma zona na sump de filtragem mecanica e o resto completamente plantado com plantas de elevado crescimento...

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Peninha :

Pois realmente eu esqueci-me propositadamente de lhe falar em esterilização da água , através de radiação como é o caso do ultra-violeta , é que esta radiação é como o Shelltox : mata que se farta , o problema é que mata indiscriminadamente o que pode produzir males infecções por exemplo , mas também mata o que nos interessa que permaneça vivo , que são as nossas queridas estirpes de bactérias aeróbicas e porventura até as anaeróbicas , caso o amigo Peninha tenha algum sistema de eliminação/recuperação de azoto o que não me parece que seja o caso .

Por outro lado penso que essa da concorrência é desleal ! eh ! eh !

Cumprimentos

EP

Editado por ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Um dos tubos é o tal para vazar o copo, e o segundo deve ser para controlar o Venturi.

 

Digo isto de uma forma um pouco cega. quando puderes mete aí o modelo ou uma foto.

 

 

Creio que é possível ter um escumador em água doce, claro que vamos precisar de maior injecção de água/ar para um corpo de escumador mais pequeno. Além disso a formação de espuma certamente que demora mais. Li algures na net que os escumadores de água doce já se usam em Lagos de Carpas há alguns anos largos. Além disso, a espuma que se irá formar certamente que não é espessa como a dos marinhos, mas no entanto a coloração da água/espuma certamente será acastanhada. o ideal seria ter uma turbina de agulhas na bomba de injecção. Não sei se esse escumador terá.

 

A melhor forma para saber se realmente é viável ou não o uso do escumador, é comprar um escumador com pedra difusora, e nessa pedra ligar uma bomba de ar que tenha algo como 60lts/min.

 

Se alguém tiver uma bomba com esta capacidade seria interessante ver o resultado, a bem da ciência. banana rock

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparei agora que tens aí o modelo..... banana rock

 

 

Fui procurar e deve ser este.:

 

jetskim150-fresh.gif

 

 

Que tem esta descrição.:

 

 

For freshwater applications up to 5000 litres

 

Using the supplied Eheim 1060 pump, water is pumped into the injector and mixed with air.

 

 

Essa bomba creio que tem em separado a needle wheel.

 

 

 

Nesse Esquema apenas mostra 1 tubo, na verdade 2 que são ligados entre si, e que fazem de ligação do copo á bomba, pelo menos é o que parece.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, obrigado por teres ido ver esse desenho..é o mesmo que aparece em todo o lado...mas os tubos que eu falo nunca veem mencionados...um está no copo a uns 2cm de altura e como disse percebi que despeja o estercozito de volta a sump se não se tapar...deduzo portanto q seja para ligar a um copo maior ou um balde grande para se poder deixar aquilo a trabalhar nas ferias...mas tem outro exatamente igual na tampa...e esse ainda não percebi para q serve....o certo é que o desenho do aparelho nunca menciona esses tubos...

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

filtro de areia fluidizada e filtro de plantas faziam-te melhor trabalho... o primeiro é uma máquina de transformar amonia em nitratos o segundo e optimo para exportar os nitratos, fosfatos e etc...

 

se os escumadores da schuran ja nao sao grande coisa em salgados....quanto mais em doce em que a escumação por si só é muito menos eficiente.

em tempos concordei contigo Just Me.... e comprei um fluidizado da Red Sea Merlin Plus 120. e durante meses tentei...mas falhei...aquilo entope desalmadamente, e embora eu o tivesse a trabalhar da ultima divisão da sump para a penultima.... entupiu e entupiu até que desisti.... mudei a areia por uma recarga nova...tirei os tubos de carvão....nada...aquilo trabalhava uma semana e depois piuu. o conceito é bonito.... mas a eficacia real deixou muito a desejar. em relação a ter plantas na sump....ando agora a ler acerca de... mangais e plantação de mangues nas sumps..... é interessante....mas requer talvez mais espaço do que eu disponho. mas não é carta fora do baralho.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para os que ainda desconhecerem a técnica...aí está o site onde eu ando entusiasticamente a estudar o problema

mangues dentro de sumps ou mesmo do aquario são uma realidade e uma forma extremamente eficaz de livrar o aqua de nitratos e fosfatos.

e estou só a falar em agua doce porque em salgados tambem se aplica e com excelentes resultados.

 

http://www.mangrove.at/mangrove/english/in...p;le=1&re=0

 

um dia passo-me e mando vir umas sementes/plantas destes gajos....alguem quer alinhar?

eles fazem 15%de desconto a partir de 20 unidades e eu quero 6.... para aquario e com as caracteristicas que eu apresentei eles indicam como ideal ou seja 100% compativel com as condições de um aqua de agua doce o Bruguiera gymnorrhiza ou Oriental Mangrove.

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu uso Mangues quer em água salgada como água doce.

 

 

A sua eficácia em água doce, quanto a mim, é maior. Não precisas de te preocupar com os níveis de magnésio, essencial para os mangues em água salgada, para poderem exportar o sal.

 

Deduzo isto pois os últimos que introduzi, reparei que cresceram mais rápido em água doce do que em salgada.

 

 

Em relação ao teu escumador, se já tentaram ajudar e sem resultados, o melhor mesmo é por umas fotos.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Esse tubo não será para ligar a um ozonizador?

 

olha..grande ideia, não sei... mas já li varios artigos acerca da eficacia de juntar ozonizadores a escumadores... será? alguem sabe a que nivel do escumador se junta o ozono? é que nunca vi um conjunto desses a trabalhar...na minha ignorancia eu sempre pensei q o ozono seria introduzido ao mesmo nivel do ar, ou seja em baixo....mas pode até nem ser. duvidas mantêm-se, pior...quantomais ideias surgem...menos eu percebo de escumadores ;)

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ozono tem que ser misturado com o ar através do venturi.

 

Para tentares usar ozono tens que medir o constantemente o ORP do teu Aqua. No caso de água doce não sei qual será o ORP indicado.

 

Sim, um ozonizador aumenta o nivel de escumação.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado João, procurei saber acerca do ORP de agua doce e parece haver consenso à volta dos 350. mas para já não vou meter ozonizador.

estou é já à espera de 6 mangues que devem chegar no principio da proxima semana. vou tentar espeta-los num tronco, sempre quero ver se aquelas bestas não se atiram a eles como fizeram a tudo o q era verde até hoje. estou até a enche-los com courgettes para saciar a ganancia por verdura.

entretanto o escumador trabalha de vento em popa. aquilo e os mangues devem acabar com qualquer vestigio de nitratos e fosfatos....

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao filtro de areia fluidizada nao trabalhar e entupir... só vejo duas possibilidades, usaste aquilo como filtro mecânico, que num aquario com essas caracteristicas, sozinho ele nao pode ser...ou o modelo em questão nao é muito bom... Sei quem mantenha 1 filtro unico de areia fluidizada a tratar de cerca de 30.000 litros sem problema, e com variações de carga orgânica diarias, ou seja, com adaptações das colonias de bacterias muito rapidamente.

 

 

O tubo no topo do copo deverá ser para colocar um tubo de saida de ar do escumador se estiveres a utilizar ozono. O objectivo é poderes encaminhar esse ar com algum ozono residual para um filtro de carvão activado, para o conseguires eliminar totalmente antes de o misturares com o ar ambiente.

 

Quanto a mangues em água doce tambem nao me parecem a melhor opção...já que são plantas de crescimento lento. Em agua salgada fazem sentido ja que são das poucas plantas emersas a tolerarem os niveis de salinidade, em agua doce as escolhas são muitas e com ritmos de crescimento maiores (maior exportação de nutrientes) e necessidade de luz bem menores.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a mangues em água doce tambem nao me parecem a melhor opção...já que são plantas de crescimento lento. Em agua salgada fazem sentido ja que são das poucas plantas emersas a tolerarem os niveis de salinidade, em agua doce as escolhas são muitas e com ritmos de crescimento maiores (maior exportação de nutrientes) e necessidade de luz bem menores.

mas quais? é que os mangues, segundo os experts crescem muito mais rapido em agua doce que em salgada e por outro lado o problema aqui são peixes brutos que destroem toda e qualquer planta que eu lá ponha.... anubias - 3 horas.... feto de java - 1 dia..... flutuantes - desaparecem durante a noite....enfim... é o que dá ter loricarideos acima dos 40cm e ciclideos escavadores acima dos 30cm... por isso vou furar uns troncos e espetar lá umas sementes de mangue e esperar q aquilo fique rijo como madeira....para ter alguma planta consumidora de nitratos e de fosfatos.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

já lá estão a bombar 6 mangues, se desta vez aquilo não ficar com ar amazonico mas com pureza de montanha....lá tenho que voltar a planificar tudo de novo. :bad-words: aos nitratos/fosfatos/silicatos e outros atos

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.