HNO3 e aquisição do NO3- pelas plantas

António Vitor

Recommended Posts

O resultado final do ciclo biológico é como sabem este ácido HNO3...

A minha questão é a seguinte...

Como captura a planta o NO3- ?

trocando o NO3- por OH-?

não sei se isto terá lógica...a ideia era disassociar O H+ do NO3- e transformar o H+ em H2O...(mas possivelmente não tem lógica porque talvez como muitas outras moléculas em solução aquosa estão livres e não associadas)...assim de cada vez que recebesse NO3- a planta gerava água.

Porque dentro da planta existe um meio mais ácido que o circundante, e portanto o NO3- é fácilmente atraido para o interior da planta?

aqui também não sei se tem lógica...nem sei se o interior da planta é mais ou menos ácido que o exterior...e talvez isso depende muito de tipo de água em que a planta tem de suportar.

Ora aqui está um tema que sinceramente não domino, alguém sabe responder?

Abraços!

Partilhar nas redes sociais

ok...

já sei mais uns pormenores, gostaria que participassem!

Costantemente entra e sai água no interior da planta, e com ela entra o NO3-.

Dentro da planta o NO3 sofre alterações e transforma-se em NH2, como isso acontece não sei...

ninguém sabe mais pormenores?

Abraços!

pelo k aprendi as plantas tb tem "transpiração" portanto tb libertam água mas julgo n ser por causa dos ioes NO3- e H+

em relação ao facto em solução aquosa os ioes ficarem livres julgo k sim pois os acidos quando se encontram em solução aquosa tendem a separar-se nos ioes k o compoem neste caso H+ e NO3- daí os acidos em solução aquosa serem bons conductores da corrente electrica

Cumprimentos

Ex green goblin

Porque dentro da planta existe um meio mais ácido que o circundante, e portanto o NO3- é fácilmente atraido para o interior da planta?

aqui também não sei se tem lógica...nem sei se o interior da planta é mais ou menos ácido que o exterior...e talvez isso depende muito de tipo de água em que a planta tem de suportar.

Abraços!

acho k um meio ácido nao atrai ioes negativos....... visto os acidos sendo compostos ionicos sao electricamente neutros logo a plante deve ter ioes positivos k se juntam atraves de ligaçoes ionicas ao no3- e formam outra substancia kalker n sei....

fika aki esta teoria...

Cumprimentos

Ex green goblin

água ácida acontece quando há uma proporção muito grande dos tais H+...

era por isso que pensava que poderia atrair os iões negativos..

mas como deves ter razão e as soluções ácidas devem ser electricamente neutras (se tá lá o H+ tem de estar lá outra coisa negativa para equilibrar)

O NO3- entra por difusão (acho), e dentro desta (da planta) é convertido em NH2...

como isto se passa não sei...

portanto haverá trocas, O3 desliga-se do N e entra H2.

Abraços!

Hmmmm

não me parece muito bem...

Libertação de O3 (Ozono!!!) isso é quase impossível pois só a temperaturas muito elevadas ou pressões muito baixas o Oxigénio se transforma em Ozono.

Agora, o Azoto (N2) é o principal consituinte do DNA (ácido desoxiribonucleicoe) e, no caso das plantas, da clorofila.

Daí que seja tão importante para as plantas a adubação com compostos azotados.

O Oxigénio libertado na "absorção" do azoto é utilizado normalmente pela planta (tal como na respiração) libertando-se, depois, CO2 e H2O.

Contudo muito poucos seres vivos conseguem utilizar o azoto na sua forma livre (N2) pelo que apenas os seus compostos (NH3, NO2 e principalmente o NO3) podem ser processados.

O NH3 pela sua toxicidade e o NO2 por impedir as trocas de O2 nos organismos (criando no caso dos animais a transformação da hemoglobina através de reacções permanentes com o Ferro e "sufocando" lentamente) são utilizados pelas plantas em muito pequenas quantidades e apenas quando não existe NO3 disponivel.

Espero ter ajudado nesta questão muito particular.

Abraços,

JNC

P.S.

Ahhh o NO3 é absorvido pelas raízes como qualquer outro nutriente, ou seja, por Osmose.

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

sim não será difusão...

já que o exterior da planta (funciona como membrana de osmose)...acho que eu até já tinha dito isto aqui...

portanto é selectiva...não se trata de simples difusão!

:wink:

Eu não estou a falar de NH4 nem de NH3 nem do que se passa fora da planta, isso já são tópicos fartos de serem falados aqui...

Eu quero algo mais profundo, reacções quimicas no interior da planta entendem?

E estás enganado quando dizes que o ozono só se cria em pressões muito baixas ou temperaturas muito altas!

basta energia...raios UV...

podem-se formar no teu aquário!

Ok eu vou vos dar um link sobre estes assuntos..

não explica lá grande coisa..mas diz que o NO3 é transformado em NH2 no interior da planta (não façam confusão com NH4 e NO2 e outros...)

Se o NO3 torna-se (dentro da planta) em NH2 então O O3 terá de sair...se associado a outra molecula ou não...não faço ideia...mas o O3 sai compreendem?

aqui fica uma leitura em pdf ...

http://www.back-to-basics.net/efu/pdfs/nitrogen.pdf

sim não será difusão...

Eu quero algo mais profundo, reacções quimicas no interior da planta entendem?

Ok eu vou vos dar um link sobre estes assuntos..

não explica lá grande coisa..mas diz que o NO3 é transfomado  em NH2 no interior da planta (não façam confusão com NH4 e NO2 e outros...)

Se o NO3 torna-se (dentro da planta) em NH2 então O O3 terá de sair...se associado a outra molecula ou não...não faço ideia...mas o O3 sai compreendem?

aqui fica uma leitura em pdf ...http://www.back-to-basics.net/efu/pdfs/nitrogen.pdf

suponho k seja se o NO3 se transforma em Nh2 significa k o iao N2- associa-se a 2 ioes H+para fikar electricamente neutro supostamente porke o hidrogenio tem mairo poder redutor que o oxigenio??????'

n sei se isto e possivel pois o acido nitrico n deve ser composto ionico apesar de ser volatil pois se axim foxe tinha de ter esta formula NO porke os ioes de O possuem 2 cargas negativas e os N duas cargas positivas e se a formula for NO3 haverá desikilibrio.....portanto n sei se se poderá aplicar eacções de oxidação-redução neste caso..

Cumprimentos

Ex green goblin

pois era isto que eu gostaria de saber...

:wink:

mas isto não se trata só de quimica passiva...a planta tem muita coisa a dizer...

No fundo são estruturas complexas...verdadeiras fábricas de compostos!

Eu só queria saber o que é que acontecia a este processo

NO3 +? -> NH2 +?

O NH2 deve servir para construir outros compostos mais estáveis...como é óbvio!

Nao tenhu a certeza mas juulgo ser ixto

há os tais ioes h+ e no3- na água...os ioes nh3- sao atraídos para a planta esta absorve-os e atraves duma reacção de oxidação redução absorve os atomos de oxigenio e liberta o azoto k sobra dexa reacção(NO3- passa a N--) e liberta este N-- para a água onde se vao agrupar com os ioes h+ k estao na agua formando NH2...

é uma teoria dum rapax de 15 anos portanto dem um desconto se estiver errada..LoOl :wink:bang

Cumprimentos

Ex green goblin

Bom Dia,

Ok relativamente ao Ozono podes ter razão mas não é muito provavel que venha a acontecer, já no que concerne ao que se passa dentro da planta acho que é qualquer coisa como:

NO3- + CH2O + H+ -> ½ N2O + CO2 + 1½ H2O

Chama-se a este processo Desnitrificação, sendo que o Óxido de Azoto é libertado sob a forma gasosa, assim como o CO2 e a água.

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

ai só n entendo de onde é que vem o CH2O( ?formaldeído ou metanal?), é um composto que a planta produz através da fotossíntese? onde é k a planta vai buscar este composto aldeído julgo eu.. :evil: ?

Cumprimentos

Ex green goblin

Boas outra vez,

Sim [_GrEEn_gObLiN_] tens razão é um aldeído.

Já estudei estas coisas há muitos anos, mas parece-me que a fórmula simplificada da Fotossíntese é qualquer coisa como:

CO2 + 2 H2O + luz = (CH2O) + H2O + O2 ↑

A molécula de (CH2O) produzida na fotossíntese, representa a unidade formadora de carboidratos, matéria prima fundamental para a síntese de todos os compostos orgânicos vegetais e animais. Alguns carboidratos importantes são: glicose, frutose, xilose, sacarose, amido, glicogênio, celulose, hemicelulose e outros.

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Intrust, ok podes ter razão e, ocorrer a tal libertação de N2O...

mas certamente o que acontece de mais importante ao N dentro da planta é a sua inclusão no DNA, presumo que o tal NH2 (obtido por exemplo a partir do NO3-) esteja relacionado com isso!

Bem... incorporar no DNA é uma frase um pouco forte :wink: se bem que ao fim e ao cabo a coisa acaba por acontecer. O dna de uma célula não é suposto sofrer alterações substânciais durante a sua vida útil, apenas sé gerado mais quando essa célula se divide. A dupla hélice divíde-se e fica metade para cada lado, sendo que esta é simétrica (é dupla por redundância) as duas células resultantes herdam cada uma uma metade que vai reagir com os A C G e T livres que por afinidade vão recriar a redundância e repetir o processo. Aí o núcleo de cada uma tem que ser repreenchido de ACGTs livres para a próxima iteração, é durante esta fase que a célula absorve o azoto com que vai criar estes elementos.

Em suma o azoto é realmente usado para gerar DNA, mas não de uma forma tão directa como ficou a pairar nas últimas mensagens...

No fundo uma célula absorve azoto para produzir ACGTs livres a serem incorporados no DNA da próxima geração ;)

Belo tópico,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

O nitrato entra nas plantas através de um transportador na membrana citoplasmática.

O nitrato é então reduzido a nitrito e depois a amónia. A amónia é fixada pela planta através da seguinte reacção:

glutamato + amónia = glutamina

A partir deste aminoácido é possível transferir o azoto para as outras moléculas da célula.

Podem ver muita informação em:

http://www.hort.purdue.edu/rhodcv/hort640c...ake/nu00001.htm

abraços

Luis

Boa tarde,

Bem, parece que está tudo dito.

Excelente informação lmvt :lol:

Já agora uma questão:

Entendo que as plantas terrestres tenham que recorrer a estes processos para assimilarem o Azoto, pois na terra dificilmente encontramos amónia e nitritos. Agora as plantas aquáticas teriam outra facilidade em absorver directamente estes compostos, pois mesmo em quantidades reduzidas é "normal" que existam na água.

Porque será que não acontece (pelo menos de uma forma significativa)? Será que as correntes naturais e o equilíbrio dos ecossistemas "elimina" mesmo a amónia e nitritos das nossas águas?

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão