rodrigogpmm Publicado Junho 15, 2007 Publicado Junho 15, 2007 Bom mais vez venho solicitar o conhecimento dos mais experimentados. Acabei de adquirir um eheim 2229 wet/dry. Como sei é um filtro dedicado exclusivamente à filtragem biológica e foi nesse contexto que o adquiri. O meu projecto visa icluir dois filtros, um 2229, com filtragem biológica e um outro dedicado à filtragem quimica, pouca biológica e mecânica, talvez um 2080. Assim solicito opinião de quais as matérias filtrantes com que devo preencher o interior do 2229, tendo em conta que o aquário tem 400 litros de água e se destina a um biótopo amazónico com discos. Aguardo conselhos Abraço e obrigado a todos. RMM Citar
Mario Oliveira Publicado: Junho 15, 2007 Publicado: Junho 15, 2007 Bom mais vez venho solicitar o conhecimento dos mais experimentados. Acabei de adquirir um eheim 2229 wet/dry. Como sei é um filtro dedicado exclusivamente à filtragem biológica e foi nesse contexto que o adquiri. O meu projecto visa icluir dois filtros, um 2229, com filtragem biológica e um outro dedicado à filtragem quimica, pouca biológica e mecânica, talvez um 2080. Assim solicito opinião de quais as matérias filtrantes com que devo preencher o interior do 2229, tendo em conta que o aquário tem 400 litros de água e se destina a um biótopo amazónico com discos. Aguardo conselhos Abraço e obrigado a todos. RMM Boas eu utilizo EHEIM substrat e tenho obtido optimos resultados. Cumps, MO Citar __________________________________________________ Cumprimentos Mario Rui de Oliveira E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com E-mail pessoal: hdosul@gmail.com
aquapego Publicado: Junho 16, 2007 Publicado: Junho 16, 2007 Bom mais vez venho solicitar o conhecimento dos mais experimentados. Acabei de adquirir um eheim 2229 wet/dry. Como sei é um filtro dedicado exclusivamente à filtragem biológica e foi nesse contexto que o adquiri. O meu projecto visa icluir dois filtros, um 2229, com filtragem biológica e um outro dedicado à filtragem quimica, pouca biológica e mecânica, talvez um 2080. Assim solicito opinião de quais as matérias filtrantes com que devo preencher o interior do 2229, tendo em conta que o aquário tem 400 litros de água e se destina a um biótopo amazónico com discos. Aguardo conselhos Abraço e obrigado a todos. RMM Boas! Tenho um há já algum tempo e sempre funcionou impecavelmente com Ehfisubstrat (cerca de 5/6 Litros) ou então o Ehfisubstrat Pro que é um produto idêntico, mas mais recente e que sinceramente não sei qual é melhor. Cumprimentos Carlos Salgueiro. Citar O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
Luis Dias Publicado: Junho 17, 2007 Publicado: Junho 17, 2007 Assim solicito opinião de quais as matérias filtrantes com que devo preencher o interior do 2229, tendo em conta que o aquário tem 400 litros de água e se destina a um biótopo amazónico com discos. Aguardo conselhos Abraço e obrigado a todos. RMM Viva, Em qualquer seco/humido da eheim, tanto o 2227 como o 2229, deves unicamente usar material com um alto grau de porosidade. A eheim propoe o Ehfisubstrat ou o Ehfisubstrat pro. A razao disto é que o interesse desses filtros nao é reter a materia (por isso tens que por o pre-filtro na sucçao) é sim, alojar bacterias. O Ehfisubstrat pro é um material altamente poroso. Bem mais que o Ehfisubstrat. Cmprts, Luis.Dias Citar
aquapego Publicado: Junho 17, 2007 Publicado: Junho 17, 2007 Viva, Em qualquer seco/humido da eheim, tanto o 2227 como o 2229, deves unicamente usar material com um alto grau de porosidade. A eheim propoe o Ehfisubstrat ou o Ehfisubstrat pro. A razao disto é que o interesse desses filtros nao é reter a materia (por isso tens que por o pre-filtro na sucçao) é sim, alojar bacterias. O Ehfisubstrat pro é um material altamente poroso. Bem mais que o Ehfisubstrat. Cmprts, Luis.Dias Boas Luís! Já passou aqui pelo fórum um tópico sobre estes filtros (seco-húmido) e a questão que se punha na altura era de que estes filtros não eram indicados para plantados devido a oxigenarem demasiado a água em detrimento do CO2. Gostaria que desses a tua opinião, pois eu tenho um plantado, mas gostaria de colocar uns discus. Obrigado e desculpem a intromissão no tópico Um abraço Carlos Salgueiro. Citar O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
Luis Dias Publicado: Junho 18, 2007 Publicado: Junho 18, 2007 Boas Luís! Já passou aqui pelo fórum um tópico sobre estes filtros (seco-húmido) e a questão que se punha na altura era de que estes filtros não eram indicados para plantados devido a oxigenarem demasiado a água em detrimento do CO2. Gostaria que desses a tua opinião, pois eu tenho um plantado, mas gostaria de colocar uns discus. Obrigado e desculpem a intromissão no tópico Um abraço Carlos Salgueiro. Viva Carlos, De facto mantive esse filtro a funcionar durante uns tempos num plantado e o que te posso dizer é que nao é a melhor opçao. Isto se queres ter um plantado à séria, sem ser só as anubias e os fetos ou musgos de java. Basicamente, baseio a minha opiniao em 2 pontos: 1 - a utilizaçao do préfiltro. O pré-filtro nestes filtros é praticamente mandatorio, uma vez que ele nao faz filtragem mecanica. Isto significa que praticamente todos os dias é preciso lavar o préfiltro, sob pena do próprio filtro entupir e deixar de funcionar. Aconteceu-me umas vezes, mas o rutor é forte e nunca aconteceu nada. 2 - o baixo aproveitamento do co2. Este tipo de filtros tem um tubo que entrada e saida de ar, justamente para oxigenar a materia filtrante, obtendo-se assim um maior aproveitamento das bacterias. O problema é que por esse tubo sai praticamente todo o co2 que ponhas dentro do aqua. Só para teres uma ideia tinha pH 7,5 como 2229 e quando o substitui por um velhinho 2224 no dia a seguir tinha pH a 6,4. Is to sem mudar a quantidade de co2 injectado. E pronto, a minha experiencia com 2229 e plantados é esta. No entanto com e só com discus é talvez um dos melhores filtros que possas arranjar. Acho que é impossivel teres amonia e nitritos com este filtro... Cmprts, Luis.Dias Citar
rodrigogpmm Publicado: Junho 18, 2007 Autor Publicado: Junho 18, 2007 Viva Carlos, De facto mantive esse filtro a funcionar durante uns tempos num plantado e o que te posso dizer é que nao é a melhor opçao. Isto se queres ter um plantado à séria, sem ser só as anubias e os fetos ou musgos de java. Basicamente, baseio a minha opiniao em 2 pontos: 1 - a utilizaçao do préfiltro. O pré-filtro nestes filtros é praticamente mandatorio, uma vez que ele nao faz filtragem mecanica. Isto significa que praticamente todos os dias é preciso lavar o préfiltro, sob pena do próprio filtro entupir e deixar de funcionar. Aconteceu-me umas vezes, mas o rutor é forte e nunca aconteceu nada. 2 - o baixo aproveitamento do co2. Este tipo de filtros tem um tubo que entrada e saida de ar, justamente para oxigenar a materia filtrante, obtendo-se assim um maior aproveitamento das bacterias. O problema é que por esse tubo sai praticamente todo o co2 que ponhas dentro do aqua. Só para teres uma ideia tinha pH 7,5 como 2229 e quando o substitui por um velhinho 2224 no dia a seguir tinha pH a 6,4. Is to sem mudar a quantidade de co2 injectado. E pronto, a minha experiencia com 2229 e plantados é esta. No entanto com e só com discus é talvez um dos melhores filtros que possas arranjar. Acho que é impossivel teres amonia e nitritos com este filtro... Cmprts, Luis.Dias O objectivo primordial é sem dúvida criar um biótopo para discos e não um plantado à séria, tipo holandês. Se nesse aspecto é o melhor, então fiz uma boa compra. Atenção aos pré-filtros, fui à aquaplante perguntar e eles têm lá um a funcionar no aqua logo à entrada e não colocam préfiltro, isto porque o préfiltro pode muitas vezes impedir o ciclo seco/húmido, passado a funcionar com filtro de ciclo continuo. Eu confirmei isto, quando retirei o préfiltro começou logo a funcionar o seco húmido. Abraço Citar
Recommended Posts