Será Que Me Podem Ajudar?


racer

Recommended Posts

Olá caros amigos, quero confessar que nunca dei muita importância a fertilizações e niveis de nutrientes nos meus aquas, mas agora deparo-me com imensas dúvidas sobre o assunto porque estou a tentar compreender e fazer tudo como deve ser (aqua novo e a Maria não quer ver algas nem coisa parecida, e eu também não) é o seguinte no fim de semana comprei novo aqua e aumentei quase para o dobro a litragem de água que tinha, ou seja as plantas agora não chegam para nada convém dizer que o antigo também não era muito plantado, agora ficou pior, mas adiante este é para levar a sério mesmo e queria fazer as coisas como deve ser no entanto ao fazer testes á água de nitratos e fosfatos (só tenho estes e os euros também não ajudam)deparo-me com niveis altissimos, sendo que no Domingo passado o aqua levou cerca de 50% de água nova mais a água do aqua antigo,(não será por falta de tpa`s certo??

A minha maior questão será o que devo fazer para baixar estes niveis tão altos para além das tpa`s??

Tenho também KCL caseiro mas não sei que quantidades administrar no aqua será que me compreendem , segundo um amigo meu que diga-se de passagem está com as mesmas dúvidas que eu temos que equilibrar estes 3 nutrientes NPK, e que faço?? meto potássio pra lá pra dentro todos os dias segundo a lógica do que consegui "apanhar" tem que haver uma certa equivalência para as plantas absorverem os 3 nutrientes (que confusão), não sei se me estão a entender porque a explicação não é a melhor mas por favor elucidem-me sobre o caso porque senão isto ainda dá bronca

Qualquer dúvida ou questão que me queiram colocar estão á vontade, afinal de contas o beneficiado das vossas futuras ajudas sou eu , vá lá sejam meiguinhos e pacientes e ajudem este leigo na matéria tá!???

De salientar ainda que o kcl é da HA-1 x Cloreto de Potássio KCL -1500ml e eu não sei quais as quantidades a administrar ;)

 

 

Fiquem bem ;)

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sou expert na matéria mas pelo que sei, para baixares os valores dos nutrientes a mais, convem fazer TPA's. agora deves testar a água com que vais fazer as TPA's para saberes os niveis dos nutrientes dela.

 

 

Os nutrientes para serem utilizados pelas plantas, precisam de estar relacionados e são precisos todos. se falhar algum não são utilizados e sobem claro.

 

convem teres o aquario bem plantado para não teres valores muito altos, digo eu.

 

quanto ao K só sei isto: fertilizar na proporção de 2 ppm de K para cada 1 de NO3 que fertilizem, e de 10 ppm de K por cada 1 ppm de PO4.

 

boa sorte

 

cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testa a agua agora e coloca aqui... pelo menos o NO3 e o PO3

 

as fertilizações dos macros vao depender dos valores que apresentares.. já agora aqui fica a tabela de valores aceitáveis:

 

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testa a agua agora e coloca aqui... pelo menos o NO3 e o PO3

 

as fertilizações dos macros vao depender dos valores que apresentares.. já agora aqui fica a tabela de valores aceitáveis:

 

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

 

 

NO3 e PO4 a zero na água da torneira ou então muito perto disso, a solução não deve ser só pelas tpa´s (digo eu) :snipersmile: mais alguma ajudinha por favor :blush:

 

Fiquem bem 8)

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mediste a agua da torneira e os valores de po4 e no3 deram te muito proximos dos aconselhados ? quem me dera ter uma agua dessas nos meus canos

 

 

De qualquer maneira coloca aqui os valores !

o meu conselho seria arranjares umas plantas de crescimento rapido ou algumas flutuantes pois sao essas que mais rapido irao consumir os nutrientes . faz tpas!! (ainda nao sei quais sao os valores mas se sao perto dos aconselhaveis melhor ainda tens meio caminho andado

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais