Eheim Profisional3 Electronico Ou Nao? (aqua Com Discus)


Recommended Posts

Boas!

 

Tenho um aqua Rena de 150x60x60.

 

Tenho um XP3 da Rena que foi a vida... pelo preço do arranjo decidi comprar um novo.

 

Estou indeciso entre dois...

 

Profissional 3 (2080) e Profissional 3 Electronic (2078)

 

Pelo que estive a ver, o 2080 tem 1700 l/h mas o volume total é enorme! tem 3 cestos mas com uns 25l de capacidade cada e de dimensoes 567x330x330, o fabricante diz ser para aqua's superiores a 1200l

 

o 2078 é o mais recente, é electronico com montes de funcoes, das quais apenas me interessa metade já que o meu interesse é ter os discus, tem 4 cestos mas cada um tem uma capacidade de 14,5l, a dimensão 534x264x264 o fabricante diz que é para aquas até 700l

 

 

Já me disseram que eu com o 2080 tinha que atar os discus com um cordel tal não era a turbulencia na agua.

 

Alguem tem algum destes filtros que me possa dar a opinião?

 

Se alguem puder ajudar agradecia!

Obrigado

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pela capacidade do filtro escolheria o 2080 pois pode por mais matéria filtrante e tem mais 10 litros de área filtrante.Quanto à potencia do filtro em questão lembro que ele tem regulador de caudal por isso demasiada corrente não deve ser problema, o 2078 é melhor a nível de funções mas se não precisa delas não vale a pena...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá floader.

Efectivamente não conheço o 2078, pelo que não te poderei adiantar grande coisa sobre ele.

Mas quanto ao 2080, tenho um a trabalhar, precisamente num aquario com discus, e outro que está à espera de ser montado, num outro aquário.

E o que te posso dizer é que o 2080 é uma máquina impressionante, quer devido à potencia da bomba, os tais 1700 lts/h, quer principalmente pela capacidade do 'canister'. Referiste 25lts, mas essa é a sua capacidade total, em termos de massas filtrantes a capacidade é de 12+1.5 lts= 13,5 lts, salvo erro, 12 nos cestos (4 lts por cesto, então) e 1.5 lt no pré-filtro. O que é, ainda assim, uma muito boa capacidade de filtragem.

Quanto á corrente excessiva, pois é muito facil dilui-la: eu tenho, num aquario com 163 cms de comprimento, cerca de 150 cms de flautas ou spraybars, que diluiem a corrente, mas mantendo a grande circulação que oferece, que vai levar a uma melhor qualidade da agua, e que os discus agradecem....

Ainda como principais atractivos, aponto a facilidade de manutenção e o facto de ter dois pontos de entrada (sucção, no aquario), que permite uma maior eficacia e homogeneidade na captação da agua dentro do aquario.

Como ponto negativo aponto o facto de, comparado com outros filtros de topo (eu conheço pessoalmente o 2028) fazer mais ruido, isto é, o 2028 não se ouve e este ouve-se, embora não seja nada de alarmante ou incomodativo.

Outro ponto negativo é o preço, mas esse temos de o pagar se queremos bom material...

 

Cumprimentos

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Varez - é exactamente a minha opinião!

Fausto Vicente - Ter alguem que já tem o filtro e salientar aspectos positivos e negativos foi simplestemente espectacular.

 

 

Vou optar pelo 2080, com esta area de filtragem e a facilidade de manutenção é, para mim que tenho somente lido, do melhor! tambem tenho um 2250 e fico logo cansado só de pensar em limpar aquilo...

 

Muito Obrigado pelas respostas,

 

Cumpimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu tenho um 2080 e um 2078. Eis as principais diferenças que posso apontar:

 

- o 2080 é bem mais solido e robusto que o 2078. Ve-se que o 2080 foi feito para ser um tanque de guerra. O 2078 é bonitinho, mas é nitidamente um filtro maricas, feito com material que nao deve ter metade da qualidade do 2080.

- 0 2080 tem um fluxo de agua brutal, por vezes exagerado. Chega a 'comer' a comida dos peixes mais rapido que os próprios. Tem duas entradas de agua, e uma unica saida, já dá para ter uma ideia da pressao. A capacidade de filtragem é abismal, cerca de mais 1/3 que o 2078. Digam o que disserem o caudal do 2080 nao é regulavel. A tentativa de o regular com a torneira do filtro, pode significar um rutor novo, pois o que se está, basicamente, a fazer é a estrangular a saida.

- o 2080 é bem mais barulhento que o 2078. O 2078, nao emite qualquer especie de ruido.

- o 2078, com toda a sua electronica consegues, com alguma criatividade, simular estaçoes do ano, o dia e a noite, o fluxo, a maré, etc, etc... para que está interessado em reproduçoes de peixes que se regem por esses factores como 'triggers' este filtro é o ideal. Já reproduzi algumas corys, à custa destas funcionalidades... corys que tive anos a tentar.

- a manutençao do 2078 é mais facil que a do 2080. O regulador de sujidade do 2080 é um bocado da tanga, só lá está para ser mais uma coisa a limpar... a mim, nunca me disse ou indicou nada.

 

Resta dizer que tenho o 2080 num aqua de discus, mas utilizo uma tecnica diferente da do Fausto para a dispersao. (tirei-lhe o dispersor e coloquei tipo bica sobre um vidro, faz um pouco de barulho na queda de agua, mas pouco...corrente, pouco mais que 0). O 2078, vai rodando pelos aquarios das corys.

 

Boa escolha,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.