Nizia Publicado Junho 14, 2007 Publicado Junho 14, 2007 Bom dia.. Eu não tenho experiencia absulutamente nenhuma com peixes, mas sempre me fascinaram. Então á menos de um mês fui á loja de animais e comprei 2 telescopios e 3 peixes laranjas que não faço a minima ideia do que são, mas que confiando no que o homem da loja me disse, eles davam-se bem. Entretanto comprei umas plantas artificiais, e os peixes andavam sempre lá escondidos..sem mais nem menos morreu um peixe pequeno dos laranja e a partir dai os peixes revoltaram-se todos uns contra os outros.. Passados dois ou três dias durante o dia desfizeram as barbatanas do meu telescópio mais pequeno..eu tirei-o do aquario mas acabou por morrer..(isto aconteceu á dois dias, desde então não paro de pesquisar na net) Hoje de manha estava o outro telescopio a tentar morder as barbatanas do outro peixe , não percebo o comportamento dele, visto ele ser um animal sociavél.. Se alguém me conseguir ajudar...agradecia...
pedromelao Publicado: Junho 14, 2007 Publicado: Junho 14, 2007 (editado) Bom, Nizia eu não te posso dizer o que se passa ...mas o pessoal mais experiente pode...mas tens de dar informações do teu aquario para eles te poderem ajudar , ok? As perguntas que eu te vvou a fazer é para eles te poderem ajudar a seguir.Cá vai: -Quantos litros leva o teu aqua? -Qual o tipo de água que pões no aqua(da torneira tratada com anti-cloro ou não , de poço...)? -Tens termóstato?Se sim a que temperatura? -Tens filtro?Se sim qual a sua potência? -Tens bomba de ar e iluminaçao?Qual o pH da sua agua?Dás comida suficiente aos teus peixes?Deixas-te o aquario com o filtro ligado o tempo suficiente para criar o ciclo do azoto? Os teus peixes são todos kinguios...dentro dos kinguios tens muitas espécies como o telescópio e o vulgar peixe vermelho ou laranja que são os que tu tens...sim...eles dão-se bem...os teus peixes são peixes pacíficos..não compreendo por que têm esse comportamento...pode ter a ver com os factores acima...vamos deixar falar o pessoal mais experiente, ok?Se vires que algum peixe está a ser atacado separa o agressor e não o agredido pois o agressor pode simplesmente escolher outra vitíma...mas não o separes num globo daqueles minúsculos... mete-o numa daquelas caixas de arrumaçao.Ok?Espero ter ajudado, aguarda a opinião do pessoal... Um abraço Editado Junho 14, 2007 por pedromelao
huiriea1980 Publicado: Outubro 26, 2007 Publicado: Outubro 26, 2007 Olá Nizia, Os peixes que comprou sao todos da mesma espécie (Carassius auratus), mas foram peixes que através de selecçoes e mutaçoes causadas "de propósito" pelo homem na forma selvagem da espécie, criando várias formas que parecem até ser especies diferentes quando nao o sao, apenas têm formas e cores diversas. O que se deve passar no seu aquario, é que para começar os peixes que tinha já tinham uma hierarquia dentro do cardume que foi alterada com a morte de um peixe, mas a principal razao para as mordide-las poderá ser algum desiquilibrio alimentar: falta de vitaminas, proteinas da alimentaçao que compra podem nao ser da melhor qualidade. Também pode ser a qualidade da água que pode nao ser a melhor: se calhar troca a água do aquario demasiadas vezes, introduzi nova água com cloro (sem o neutralizar com produtos proprios ou tendo agua em recipientes abertos à parte para que o cloro da água desapareça (o cloro da água reage com o ar facilmente, principalmente com a acção dos raios UV do Sol)... a fraca qualidade da agua podera fazer com que os peixes nao consumam convenientemente a alimentaçao que lhes fornece... poderao ser muitas razoes. Tente começar por resolver algum dos pontos que ache que correspnde ao seu caso.
huiriea1980 Publicado: Outubro 26, 2007 Publicado: Outubro 26, 2007 Os peixes que comprou sao todos da mesma espécie (Carassius auratus), mas foram peixes que através de selecçoes e mutaçoes causadas "de propósito" pelo homem na forma selvagem da espécie, criando várias formas que parecem até ser especies diferentes quando nao o sao, apenas têm formas e cores diversas... e a isto chama-se "variedades" e nao especies. Há uma grande variedade de Carassius auratus ou em nome vulgar da espécie pimpao ou simplesmente peixe vermelho. Exemplos de variedades: Cauda de veu, telescopios, cometas, sarazas...
Recommended Posts