Algas No Feto De Java


Kosuta

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Estou a começar a ter um excesso de algas no meu aquário. A montagem tem cerca de 60 dias, podem ver o projecto aqui.

Estou com o pH está a 7, kH a 3, temperatura a 25ºC, ciclo de iluminação de 10H e faço TPAs de 30L semanais.

 

Estou a fertilizar (HA) de 4 em 4 dias de maneira a ter os seguintes níveis:

 

KNO3 (Azoto): 5 a 10ppm

KH2PO4 (Fosfatos): 0,4 a 1,2ppm

K (Potasio): 20 a 30ppm

(e tento seguir a regra de 2 de K para 1 de NO3 e 10de K para 1 de PO4)

 

FE (Ferro): 0,5ppm

Micro: 5ml/Semana

 

Neste momento suspendi a adição de ferro e diminuí um pouco das micros, porque me sugeriram que o aparecimento de certas algas deste tipo está associado a estes dois elementos.

 

DSCN1445.jpg

 

Neste aquário tenho como equipa de limpeza 2 Otocinclus (de momento só consigo encontrar 1, vamos lá a ver o que se passou...) e 10 camarões Neocardina sp "Red Cherry".

 

Como se chama esta alga e que soluções ou medidas devo tomar, para ela não se tornar uma praga? (ela está a crescer, mas duma forma linear e não exponencial)

 

Obrigado,

Sérgio Costa

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que andei a ver na net, penso que esta alga se chama BBA (Black Brush algae) Audouinella species

 

Em muitos tópicos é sugerido que os factores que a despontam são os níveis elevados de Nitratos e Fosfatos.

Uma das soluções apresentadas é a adição de CO2 para o combate desta praga, visto que a BBA não consegue sobreviver em pH inferior a 7 (maioria dos casos). A outra solução que encontrei foi a aquisição de SAE, mas neste caso estou com receio que ele me coma as plantas após o extremínio das algas.

 

Malta preciso da vossa ajuda, estas algas estão a dar cabo do meu feto de java... :P

 

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tive um problema com essas algas e o meu Ph é 6.8 logo elas conseguem viver e estupidamente multiplicar-se em ph abaixo de 7.

 

 

Neste momento já não tenho nada dessas algas e tá aqui a forma que eu consegui resolver meu tópico com info sobre alga

 

cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 7 anos depois...

SAE = Siamese Algae Eater

 

Têm fama de ser eficazes enquanto jovens mas depois tornarem-se em charutos obesos que só querem é comida vulgar que, por serem muito rápidos, conseguem comer em grande quantidade sobrando pouco para os outros peixes. Isto além de crescerem para um tamanho incompatível com muitos dos tanques correntes (12 a 15 cm).

 

Crossocheilus siamensis

 

Crossocheilus-siamensis2.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais