Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Estou aqui com um problema pouco usual(acho eu) :P ,estou com taxas de crescimento brutais e isso tem sido ainda mais notorio no caso da Limnophila sessiliflora,pra terem uma ideia foi podáda no Domingo,quando lhe deixei uns 5 ou 6cm até á superficie,pois bem,hoje já está a entornar á superficie. :oops:

Até ai seria apenas crescimento elevado,mas noto um problema,está a crescer demasiado entre cada nò e assim ao ficar com os caules tão compridos entre cada nó,deixa de ter aquele aspecto de arbusto compacto.

Qual será a causa de tál fenomeno?? :?:

Em termos de luz,tenho mais de 1w por litro,injecto CO2 e tenho um bom substrato fertil.

Grande abraço a todos.

Publicado:
Ola.

Quantas horas de luz por dia?

Abraco,

Forca

Boas Forca,

Tenho estado a fazer 12h por dia,eu sei que é demais e tenho andado pra regular os programadores horarios pra umas 10h no maximo,mas tenho-me esquecido cabecadura ,achas que poderá ser essa a causa?? :|

Publicado:

As lampadas que tens são de quantos K?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:
As lampadas que tens são de quantos K?

Boas João,

Sinceramente não sei dizer cabecadura ,já vinham montadas nos projectores e não têm qq indicação,a principio pareciam-me ter uma temp. de cor bastante alta,mas por comparação a outras lampadas que tive noutros aquas,parecem-me ser na casa dos 6.000K,mas como disse é pura especulação,pq certezas não tenho. :|

Não acredito que com uma foto se possa dissipar essa duvida,mas não custa nada e aqui fica:

cpiadedsc01047hh4.jpg

Publicado:

Olá!

As Limophilas são mesmo assim...

Eu tambem as tenho no meu aqua e trenho de as cortar mais ou menos 2 vezes por semana, pq elas crescem de uma forma brutal!

Publicado:
nada de anormal, essa planta e mesmo assim

Boas,

A foto não é actual,só a coloquei pra tentarem perceber a temperatura de cor da luz,quanto á L. sessiliflora está mesmo com um crescimento anormal banana rock ,na foto seguinte tirada á pouco vê-se bem o que eu digo,caules muito compridos entre cada nó e gostava de saber o que o poderá estar a causar isso.

cpiadedsc01093tw9.jpg

Opiniões precisam-se. biggrin

Publicado:
Olá!

As Limophilas são mesmo assim...

Eu tambem as tenho no meu aqua e trenho de as cortar mais ou menos 2 vezes por semana, pq elas crescem de uma forma brutal!

Boas Karla,

Como é que cortas?presumo que cortes junto á base e replantas de novo a parte superior,certo??

Publicado:

Boas,

Também tenho a sessiflora e posso dizer que o crescimento é mesmo assim. Quanto ao facto dos espaços entre os nós aumentarem, pode ter a ver com as lâmpadas, mas neste caso acho que não há nenhuma anormalidade. Se quiseres que fique mais compacta, dá-lhe um bocado mais de espaço. Eu nem sequer replantei, os novos pés começaram a surgir das partes inferiores e eles próprios foram à procura de luz.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado: (editado)

esse espaço tambem e normal, as podas podes simplesmente cortar por cima que a planta espalha-se bem sozinha e torna-se mais compacta

Editado por silver_fox

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

o meu aquário

segundo os meus conheciemntos empiricos. elas crescem muito e bem.

a difrença entre nós deve-se sobretudo a luz.

mais K e lumens menos crescimento em altura , maior na horizontal com menos diferença entre nós.

Editado por kromo
Publicado:

Eu tenho andado atento a todos os posts antigos que falam de podas, mas algumas duvidas insistem em ficar.

Sei que há plantas que se devem podar, e a partir do local onde se corta crescem dois rebentos.

De outras que se cortam bem rente ao substrato.

Outras que se cortam de x em x runners

E por ai fora.

Não sei se existe algum sitio na net onde haja um "guião" de como podar a espécie x, y e ....

Em relação á Limnophila sessiliflora, o que faço ás minhas é:

Podar umas quantas vezes o ramo principal, e quando os nós estam muito largos, corto a parte de cima (6 ou 7 cms +/-) e planto a parte de cima só. Depois corto o principal "antigo" junto ao solo, para começar do zero.

Não sei se fui explicito.

Mas Luís, o crescimento é mesmo assim, extremamente rápido, se alguma vez tiveste um mais lento, nessa altura é que devia ser anormal.

Não se esqueçam da minha pergunta ou dica.

Cumprimentos

Ilídio Cruz

The Dream One

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Publicado:
Eu tenho andado atento a todos os posts antigos que falam de podas, mas algumas duvidas insistem em ficar.

Sei que há plantas que se devem podar, e a partir do local onde se corta crescem dois rebentos.

De outras que se cortam bem rente ao substrato.

Outras que se cortam de x em x runners

E por ai fora.

Não sei se existe algum sitio na net onde haja um "guião" de como podar a espécie x, y e ....

Em relação á Limnophila sessiliflora, o que faço ás minhas é:

Podar umas quantas vezes o ramo principal, e quando os nós estam muito largos, corto a parte de cima (6 ou 7 cms +/-) e planto a parte de cima só. Depois corto o principal "antigo" junto ao solo, para começar do zero.

Não sei se fui explicito.

Mas Luís, o crescimento é mesmo assim, extremamente rápido, se alguma vez tiveste um mais lento, nessa altura é que devia ser anormal.

Não se esqueçam da minha pergunta ou dica.

Cumprimentos

Boas MemySelfAndI,

Será que posso sinplesmente cortar as partes superiores que já estão á superficie,não as replantar(o espaço é curto) e deixar apenas a parte inferior a alguns centimetros da superficie e essas partes inferiores cortadas a meio em vez de rente a solo vão desenvolver-se e crescer na mesma?? :-D

O SilverFox diz que sim(foi o que percebi),mas a verdade é que á expriencia cortei no Domingo um caule a meio e a parte inferior até agora ainda não se desenvolveu,já as partes superiores replantadas...Nossa Senhora...crescem brutalmente. cabecadura

Publicado:

Olá!

O que eu faço as minhas é exactamente o que já foi dito.

Normalmente corto-as cerca de 10/15 cm acima do areão, porque elas crescem tão depressa que em 1/1.5 semana já cá estão em cima outra vez!! :-D

A parte de cima não volto a plantar, porque como normalmente nascem 2 rebentos no nó onde a planta é cortada, não há necessidade, mas isso é uma opção, se quiseres podes voltar a plantá-las.

Eu deixo assim para que fique mais com um aspecto arbustro.

O espaço entre as folhas no caule tem a ver com a iluminação. Quanto mais forte e mais k tiver mais na horizontal crescem.

Publicado:

Não sei há quanto tempo tens as lâmpadas, nem de que tipo são, mas é preciso ter em atenção que elas perdem rendimento ao longo do tempo!

Mesmo continuando a funcionar!

Essa perda de rendimento pode não ser detectável a olho nú mas estar a influenciar as tuas plantas!

Quanto às podas que faço nas minhas, normalmente corto imediatamente a seguir a um nó! Dava para re-plantar a parte acima da zona cortada mas, neste momento, não o quero fazer (apenas por questões estéticas)!

Zé Pedro

DBDportugal.gif

Publicado:
Não sei há quanto tempo tens as lâmpadas, nem de que tipo são, mas é preciso ter em atenção que elas perdem rendimento ao longo do tempo!

Mesmo continuando a funcionar!

Essa perda de rendimento pode não ser detectável a olho nú mas estar a influenciar as tuas plantas!

Quanto às podas que faço nas minhas, normalmente corto imediatamente a seguir a um nó! Dava para re-plantar a parte acima da zona cortada mas, neste momento, não o quero fazer (apenas por questões estéticas)!

Boas,

Essa questão não se coloca,as lâmpadas têm 3 semanas de uso,estou seriamente inclinado a pensar que a forma de crescimento da planta está relacionada com a temperatura de cor das lâmpadas.

Vou tentar arranjar lâmpadas com um valor de Kelvins superior e ver a reacção.

• 1 ano depois...
Publicado:

Sempre conseguiste descobrir o prq do crescimento rápido ???? É que eu tenho exactamente o mesmo problema !!!

Publicado:

é para tentarem rapidamente alcançar mais luz... como dito anteriormente, mais luz e/ou mais azulada resolve o "problema"

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
é para tentarem rapidamente alcançar mais luz... como dito anteriormente, mais luz e/ou mais azulada resolve o "problema"

tenho aquario de 220 litros e tenho 130W de luz, axo que n deve ser da luz...

Publicado:

130W de que luz?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
130W de que luz?

ups... devia estar a dormir, tenho 4 x 30W no total de 120W :lol:

Editado por Psicadelic
Publicado:

Já agora, quais as medidas do aquário?

Quanto ao crescimento rápido, a planta é mesmo assim, tem taxas de crescimento brutais se tiver as condições mínimas necessárias. Agora, se começa a aumentar o espaçamento entre nós, mais luz e/ou mais azulada como disse o Just-Me, não promovendo assim tanto o crescimento vertical.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:
Já agora, quais as medidas do aquário?

Quanto ao crescimento rápido, a planta é mesmo assim, tem taxas de crescimento brutais se tiver as condições mínimas necessárias. Agora, se começa a aumentar o espaçamento entre nós, mais luz e/ou mais azulada como disse o Just-Me, não promovendo assim tanto o crescimento vertical.

As dimensões do aquário são 100 x 40 x 50 e as luzes que tenho são:

------------------------------- 18 000K

------------------------------- 10 000K

------------------------------- 6 000K

------------------------------- A que vem com o aquário de origem

A de 18 000 K é da Aquaglow se n estou em erro e dizem que é engano devem ser aproximadamente uns 10 000 K a sua luz é para o roxo.

Devo mudar alguma coisa ? Sei que tenho que comprar a quarta mas ainda n houve carcanhol :P

Publicado:

Com essa iluminação há sempre plantas que conseguirás manter, tudo depende do que queiras fazer. No entanto, eu no início da montagem teria optado pelas T5, até pela dimensão do aquário. Tinhas dito que o aquário tinha 220 litros, mas afinal tem apenas 200L teóricos...

Lâmpadas T8, já as cheguei a comprar a 3 ou 4€...

One Fish Standing

Kurichiba