Jacinto Silva Publicado Abril 12, 2004 Publicado Abril 12, 2004 Caros amigos, Adquiri recentemente um Hypancistrus Zebra, com cerca de 5 cm. Surge-me agora a curiosidade de saber se é macho ou fêmea???... Através de algumas pesquisas que efectuei, obtive pouca informação acerca desta minha curiosidade. Apenas consegui saber que "em adultos os machos Hypancistrus Zebra têm a cabeça e os raios operculares mais alongados do que as fêmeas". Como o animal ainda só tem 5 cm e como não tenho outro para servir de termo de comparação, envio algumas fotos do mesmo para que alguém me possa dar uma ajuda nesta questão ou no caso de ser impossível quer pela idade do "bicho" ou pela falta de qualidade das fotos, me indiquem onde poderei obter mais informação sobre esta belíssima espécie. Obrigado, Jacinto Silva[/img]
João Nuno Cruz Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 Boas Jacinto, Foste tu que compraste o zebra ao Licínio? É lindo esse peixe. :D Vê neste link: http://www.planetcatfish.com/catelog/loric...ancis/168_f.php Abraços, JNC Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Jacinto Silva Publicado: Abril 13, 2004 Autor Publicado: Abril 13, 2004 Ok Intrust, O peixe é bonito, não é?... confirmo que comprei ao Licínio. A tua ajuda foi impecável. Entrei no endereço que me deste e já dá para ter uma idéia!!!... Pela análise comparativa de imagens parece-me que o meu é um macho, porque o 1º raio da barbatana peitoral é mais largo que as fêmeas, apresentadas nas imagens do site. De qualquer modo e só por curiosidade, a informação que obtive através do site que me indicaste, contradiz em certa medida a informação do livro que eu li - "Manual completo do aquário - Editora Civilização", porque este livro refere que "os machos adultos têm a cabeça e os raios operculares mais alongados do que as fêmeas" enquanto que o site diz que nos machos "o 1º raio da barbata opercular é mais larga e a cabeça mais larga quando vista de cima"... ou é da tradução ou então é da minha falta de entendimento,não sei,... de qualquer modo vou acreditar até prova em contrário que o meu é um macho!!! Se houver pessoal que possa crescentar algo mais a este assunto, agradeço... Jacinto Silva
Tomás Mendes Publicado: Abril 13, 2004 Publicado: Abril 13, 2004 parabens pelo novo habitante... isso cresce ate qts cms ?
João Nuno Cruz Publicado: Abril 13, 2004 Publicado: Abril 13, 2004 Boas Jacinto, Pois é, nestes casos é sempre complicado tirar conclusões pois os pormenores muitas vezes são quase imperceptíveis e muito mais se não existir um termo de comparação. Desde que soube que se estuda a inclinação do crâneo de algumas corydoras para determinar se são ou não espécies distintas ou apenas variações de espécies existentes, já credito em tudo!! Os plecos e afins, como é o caso do teu, tem também, por vezes, variações imperceptiveis para amadores (como eu) no que toca às espécies, agora imagina lá no que concerne ao Sexo dos bichos. Já agora dá um look a este link muito interessante sobre a reprodução desses meninos (ainda nos vamos lançar os dois no negócio de reprodução dos Zebras): http://www.fishbreeding.dk/frame.html?arti...zebra.html~Main Abraços, JNC Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Jacinto Silva Publicado: Abril 13, 2004 Autor Publicado: Abril 13, 2004 Boas GoORiLaZ, Em dois locais que pesquisei este bhichinho apresenta dimensões diferentes, no site que o Intrust indicou refere 8 cm e no livro que vi fala em 10cm, penso que andará por estas medidas. Não é de grandes dimensões relativamente a espécies idênticas... Jacinto Silva
Jacinto Silva Publicado: Abril 13, 2004 Autor Publicado: Abril 13, 2004 Intrust, Gostei muito do 2º link que me indicaste. Aquilo é relatório para se estudar com calma...e aprender um bom pedaço sobre o tema!!! A reprodução dos Hypancistrus Zebra não é nada que não me esteja a passar pela cabeça!!! Vamos com calma...é um bom desafio!!! Neste FORUM, não me recordo bem onde, li algo sobre a reprodução desta espécie em Portugal. Esse contacto poderá ser também muito útil!!! Um abraço, Jacinto Silva
picanco Publicado: Abril 14, 2004 Publicado: Abril 14, 2004 Viva, Pela experiência que tenho tido com esta espécie tenho quase a certeza absoluta que é um macho ou muito me engano..... Fui dar uma olhadela também a um atlas super completo que tenho onde aparecem 2 fotografias (1 macho e 1 femea) e onde comprovei que era mesmo um macho. Pelo menos por enquanto e com a definição dos traços que apresenta tudo indica que é um macho. Esta espécie atinge um comprimento máximo de 15cm mas normalmente ficam-se pelos 10-12cm (eu já vi um com 15cm há 2 anos na Interzoo em Nuremberg, era um SHOW!!!) Curiosidade: os machos adultos dão dentadas muito fortes !!!! Já reproduzem esta espécie nos Estados Unidos (Florida), tive a ver uma reportagem sobre esta espécie, reproduzem-nos em tanques ao ar livre. Uma coisa que eu reparei foi no substrato, não é nada bom para essa espécie... o ideal era um substrato fino e não rugoso.. cuidado que o animal ainda se aleija !!!!! Esse peixe necessita de bastantes esconderijos e raizes são indispensáveis. Quando tinha os meus alimentava-os com rodelas de pepino, courgette e batata ( devoram pepino! - experimenta e vais ver!), punha há noite e retirava de manhã - atenção com a duração destes legumes no aquário porque baixam relativamente o ph, relembro que o ph ideal para esta espécie é de 7 (também vi num livro que tenho só de loricarideos do brasil) mas toleram entre 5,5 - 7,2. Como são peixes herbivoros deve-se dar também umas pastilhas de spirulina de vez em quando, plantas não devem faltar no aquário e o ideal era haver sempre umas alguitas...! Esta espécie come também frutas e alguns grãos mas foi coisa que nunca experimentei por ter um bocado de medo.. Enquanto tive os meus (cerca de 20 e também com +- 5-6cm) nunca me morreu nenhum o que foi muito bom. Depois foram vendidos e sei de alguns que ainda se encontram vivinhos e de perfeita saúde!! Espero que tenha sido útil. Conserve-o bem pois é uma espécie simplesmente espectacular e muito difícil de encontrar..!! Cumprimentos, Bruno Brito.
CaPiTaO IgLo Publicado: Abril 14, 2004 Publicado: Abril 14, 2004 Boas. Bem esse peixe é um espectaculo, quanto custou? a mim disseram-me que esse peixe aparecia cá em portugal 1 vez em 6 meses e custava 30 contos... estava a pensar ter um, mas quando ouvi isto desisti logo. sabes-me dizer onde o compraste? quanto custou? se é facil de encontrar??? fica bem AnYbOdY WaNt A DoUrAdInHo??? food
João Nuno Cruz Publicado: Abril 14, 2004 Publicado: Abril 14, 2004 Boas Capitao, No local onde o Jacinto comprou esta maravilha estava a €75. Não sei é se vão aparecer mais. Se estiveres interessado diz. Abraços, JNC Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
zeka Publicado: Abril 14, 2004 Publicado: Abril 14, 2004 ois!! gostava de acrescentar (ou corrigir umas coisas;)) ao k foi dito: é o seguinte: ao contrario do k a maioria das pessoas pensa, a maior parte dos plecos n sao vegetarianos, e dividem-se ora vegetarianos ora essencialmente carnivoros, ha claro uns poucos k sao omnivoros, mas os hypancystrus n! a alimentaçao deles rekere claro uma percentagem vegetal ,mas o grosso deve ser carne!! otra coisa: é ainda impossivel destinguir o sexo, ja k somente se nota, kuando aparecem no maxo e nas barbatanas peitorais pelos bem notaveis(alias cm mts loricarideos)...restante informaçao - PLANETCATFISH.COM-o site mais completo da net!! ja agora ,zebras com 15cm??hehe....na natureza ainda (com dificuldade acredito) agora em cativeiro duvido k passem dos 8/9cm...e com MTS ANOS,abraço
Jacinto Silva Publicado: Abril 14, 2004 Autor Publicado: Abril 14, 2004 Boas PESSOAL, Procurando responder a todos, na medida do possível gostaria de dizer : Relativamente a ser macho ou fêmea, neste momento faço exactamente a mesma leitura do PICANCO, ou seja, tem todo o aspecto de ser um macho, devido a largura da 1ª risca da barbatana peitoral ser larga... Mas o comentário do ZEKA é pertinente quando diz que o peixe ainda não é adulto. De facto as informações que obtive relativamente ao sexo dos hypancistrus referem-se sempre ao estado adulto... Sobre o substrato do meu aqua ser muito áspero, é verdade de facto é do tipo poroso. Este aqua não está preparado para este tipo de peixe, mas pretendo mudá-lo brevemente para outro aqua, devidamente preparado para a espécie, com troncos, algumas plantas, enfim vou aproveitar para caprichar tentando recriar o ambiente natural dos Zebras. O PH do meu aqua está estável em 6,8 e o Hypancistrus foi adquirido hà 15 dias. Come bem as pastilhas TAB JBL e também o granulado para discus da SERA. Respondendo ao CaPiTaO IgJo o preço que o INTRUST disse está quase certo,...custou 70 Euros e foi aquirido em Aveiro numa loja de animais existente no Hiper Carrefour. Nas leituras que fiz referem que o Hypancistrus é maioritáriamente omnívoro, comendo pequenos invertebrados aquáticos; tubifex, dáfnias, minhocas e que preferem carne a vegetais. Portanto o facto de serem omnívoros inclui a carne e os vegetais... Estou bastante entusiasmado com esta espécie e penso que não deve ser difícil de reproduzir em cativeiro??? Cumps ao pessoal, Jacinto Silva
Jacinto Silva Publicado: Abril 14, 2004 Autor Publicado: Abril 14, 2004 CORECÇÂO: O ZEKA não disse que o peixe ainda não é adulto, eu é que subentendi das palavras dele quando diz : " é ainda impossível distinguir o sexo.." Jacinto Silva
picanco Publicado: Abril 16, 2004 Publicado: Abril 16, 2004 ois!! gostava de acrescentar (ou corrigir umas coisas;)) ao k foi dito: é o seguinte: ao contrario do k a maioria das pessoas pensa, a maior parte dos plecos n sao vegetarianos, e dividem-se ora vegetarianos ora essencialmente carnivoros, ha claro uns poucos k sao omnivoros, mas os hypancystrus n! a alimentaçao deles rekere claro uma percentagem vegetal ,mas o grosso deve ser carne!! CONFIRMO EM ABSOLUTO ! otra coisa: é ainda impossivel destinguir o sexo, ja k somente se nota, kuando aparecem no maxo e nas barbatanas peitorais pelos bem notaveis(alias cm mts loricarideos)...restante informaçao - PLANETCATFISH.COM-o site mais completo da net!! CONFIRMO TAMBÉM MAS PELA EXPERIÊNCIA QUE TENHO COM LORICARIDEOS TUDO INDICA QUE É UM MACHO - POSSO ESTAR ENGANADO. ja agora ,zebras com 15cm??hehe....na natureza ainda (com dificuldade acredito) agora em cativeiro duvido k passem dos 8/9cm...e com MTS ANOS,abraço NUM DOS ATLAS QUE POSSUO DIZ QUE ATINGE 15CM DE COMPRIMENTO MÁX. MEU AMIGO, NÃO POSSO PRECISAR QUE TINHA 15CM MAS SE NÃO TINHA BEM POUCO FALTAVA.. INFORMEI-ME ACERCA DO MESMO PEIXE E PARECE QUE JÁ HÁ MUITOS ANOS QUE É MANTIDO EM CATIVEIRO.
Jacinto Silva Publicado: Abril 16, 2004 Autor Publicado: Abril 16, 2004 Boas Pessoal, Queria desde já agradcer toda a coaboração prestada, os novos concimentos que me foram transmitidos e o grande interesse demonstrado por alguns elementos deste forum, acerca duma espécie tão maravilhosa como é o Hypancistrus Zebra. Apesar de algumas pequenas diferenças de opinião, acerca da definição do sexo do exemplar que mostrei, queria apenas acrescentar que as fotos não mostram a cabeça deste exemplar vista de cima, a qual é muito larga relativamente ao comprimento do corpo e que comparado com os exemplares fêmeas adultas que vi em imagens, leva-me a reforçar a ideia de que possa ser um macho. Contudo são apenas opiniões um pouco prematuras, por este ter apenas 5 cm, portanto ainda pouco desenvolvido. Gostaria de continuar a falar neste forum sobre os Hypancistrus Zebra partilhado conhecimentos e de manter o contacto agradável com as pessoas que qeiram trocar ideias sobre esta espécie. Um abraço a todos e muito obrigado. Jacinto Silva
Antonio DSM Publicado: Abril 16, 2004 Publicado: Abril 16, 2004 http://www.planetcatfish.com/core/index.htm Aqui encontra-se linndas fotos e alguma informação k possa vir a ser util[/url] Cumprimentos Ex green goblin
Jacinto Silva Publicado: Abril 17, 2004 Autor Publicado: Abril 17, 2004 Boas, Tenho andado a pesquizar no site que vocês me indicaram, Intrust, Picanco e [_GrEEn_gObLiN-], e de facto aquilo é uma maravilha, sobretudo em termos de imagens. Fica-se com uma ideia espectacular dos tipos de HYPANCISTRUS que existem (um mundo que nos deixa completamente boquiabertos... N deles...). e dá para tirar muitas ideias que pretendo vir a aplicar. Para tentar a reprodução... tem que ser com muita calma e "TEMPO" (daquele com que se compram as cerejas e outras coisas... ) de facto os Hypancistrus têm preços altíssimos!!!. Para quem estiver interessado aconselho vivamente a consulta do site já referido. Um abraço. Jacinto Silva
Jacinto Silva Publicado: Maio 14, 2004 Autor Publicado: Maio 14, 2004 Boas, Retomei este tópico porque entretanto adquiri um 2º exemplar de Hypancistrus Zebra e obtive novas fotos, as quais talvez possam ajudar na sexagem dos bichinhos. Peço ajuda a quem quiser participar na sexagem destes 2 peixes. As 3 primeiras fotos são do "Zumbi" que adquiri mais recentemente: As 3 fotos seguintes são do "Zeco" que adquiri em 1º lugar e que mostrei no início deste tópico. Sem querer influenciar ninguém parece-me que "Zeco" seja um macho e no caso de "Zumbi" a situação está mais difícil porque de facto tanto me parece poder ser um macho como uma fêmea!!! Li em um dos links que foram indicados neste tòpico que o dimorfismo sexual poderá ser notado desde muito cedo, nesta espécie, no entanto no caso de "Zumbi" é-me difícil distinguir. Obrigado a todos. Jacinto Silva
João Nuno Cruz Publicado: Maio 14, 2004 Publicado: Maio 14, 2004 Boas Jacinto, A mim parece-me que são dois machos, mas tenho alguma dificuldade em na sua identificação Já agora consulta estes links, estão fantásticos: http://pub157.ezboard.com/fthetropicaltank...picID=557.topic http://www.scotcat.com/articles/article28.htm Abraços, JNC[/url] Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
pandadosmares Publicado: Maio 14, 2004 Publicado: Maio 14, 2004 Olá, parabéns pelos magnificos exemplares podes tirar as tuas conclusões neste site http://www.qems.biz/zebra.htm Salvem a Natureza, Reciclem www.pandadosmares.net Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252
Visitante Publicado: Maio 15, 2004 Publicado: Maio 15, 2004 Oi ppl Pois é lindao esse peixe . Queria acrescentar que os machos teem a cabeça mais larga que as femeas e sao maiores,esta especie esta cassificada como semi rara devido a procura,mas tb a recolha que fazem no rio Xingu onde se reproduzem 6 meses no ano. Actualmente o rio Xingu esta sob guarda para que a especie se possa reproduzir normalmente . Desde ja te dou os parabéns pq eu a 1 ano e meio que espero o meu casal e até agora nada ,aqui na Suiça o preço nas lojas é de 13cts por peixe,eu no nosso clube de aquariofilia tenho por 10 cts o casal mas até agora nada . Boa sorte pra ti e pra eles. Adulto atinge os 10 cm.
Recommended Posts