Hugo Félix Publicado Junho 13, 2007 Publicado Junho 13, 2007 Olá a todos, Comprei agora um filtro fluval 404 que para já (até comprar outro) vou usar conjuntamente com o filtro interno. A minha dúvida é em relação às camadas de filtragem daquilo... que matérias me aconselham a por e em que locais? Muito obrigado! Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
mrebelo Publicado: Junho 13, 2007 Publicado: Junho 13, 2007 Boas eu tenho um igual ao teu... No ultima, ou primeira, melhor dizendo a do fundo tenho lã de vidro, depois tenho uma cerâmicas pouco porosas, so para reter algumas bactérias e sujidade que passem, e neste quando quero coloco carvão, no seguinte coloquei as cerâmicas que vêm com o filtro e no ultimo sera siporax, que têm uma maior superficie para as bactérias... Citar
Hugo Félix Publicado: Junho 13, 2007 Autor Publicado: Junho 13, 2007 Boas eu tenho um igual ao teu... No ultima, ou primeira, melhor dizendo a do fundo tenho lã de vidro, depois tenho uma cerâmicas pouco porosas, so para reter algumas bactérias e sujidade que passem, e neste quando quero coloco carvão, no seguinte coloquei as cerâmicas que vêm com o filtro e no ultimo sera siporax, que têm uma maior superficie para as bactérias... Muito Obrigado! Era mesmo esse o tipo de resposta que pretendia! Abraço Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
mrebelo Publicado: Junho 13, 2007 Publicado: Junho 13, 2007 Muito Obrigado! Era mesmo esse o tipo de resposta que pretendia! Abraço Fico contente por ter ajudado... Posso desde já dizer-te que realizas-te uma boa compra...o meu funciona já há dois meses e só posso dizer bem, silencioso, e mudar de um interno daqueles acuplados ao aquá, podes imaginar a diferença e a actual facilidade na manutenção... Mas no geral digo-te o filtro é do melhor... Citar
Fausto Vicente Publicado: Junho 13, 2007 Publicado: Junho 13, 2007 Olá. Tenho um desses quase há três anos,e posso garantir que é muito bom. O alinhamento sugerido pelo rebelo é porreiro. Apenas te sugiro, como variante, e se não te importares de teres um tempo de manutenção algo mais reduzido, é que coloques tambem alguma lã de vidro a seguir ás 1ªs ceramicas, no 2º cesto a contar de baixo. Vai-te fazer uma segunda linha de filtragem mecanica fina, antes da agua ir para a 'zona biologica'...resulado: melhor qualidade da agua, mas espaços de manutenção mais curtos.... Pessoalmente, e presentemente, tenho outro alinhamento, mas não serve de 'modelo', pois esta a trabalhar conjugado com um outro, e cada um está dedicado a um tipo de filtração, pelo que, como disse, não é modelo para o que pretendes... Cumps Fausto Vicente Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Hugo Félix Publicado: Junho 14, 2007 Autor Publicado: Junho 14, 2007 Já montei o filtro... deu algum trabalho com os tubos mas consegui montar. Vou tentar explicar como montei e vocês dizem-me se estará bom ou não... Montei o tubo que puxa a água dentro da caixa do filtro que vinha com o aquário... continuei a funcionar com o filtro interno que tinha, uma vez que este novo ainda não está maturado, logo não convinha desligar o 1º. A saída do filtro novo, pus do lado oposto à saída do filtro interno, estando ambos ligados... A ideia era a água sair de um e entrar noutro... Acham que fiz bem? O Alinhamento usado no filtro foi: De baixo para cima: Sera Biofibres Cerâmica que vinha com o filtro e sera siporax Turfa e um espaço vazio para o carvão (quando precisar) e no último cesto lã de vidro. O que acham? Obrigado, Abraços a todos. Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
mrebelo Publicado: Junho 14, 2007 Publicado: Junho 14, 2007 Já montei o filtro... deu algum trabalho com os tubos mas consegui montar. Vou tentar explicar como montei e vocês dizem-me se estará bom ou não... Montei o tubo que puxa a água dentro da caixa do filtro que vinha com o aquário... continuei a funcionar com o filtro interno que tinha, uma vez que este novo ainda não está maturado, logo não convinha desligar o 1º. A saída do filtro novo, pus do lado oposto à saída do filtro interno, estando ambos ligados... A ideia era a água sair de um e entrar noutro... Acham que fiz bem? O Alinhamento usado no filtro foi: De baixo para cima: Sera Biofibres Cerâmica que vinha com o filtro e sera siporax Turfa e um espaço vazio para o carvão (quando precisar) e no último cesto lã de vidro. O que acham? Obrigado, Abraços a todos. Boas, em relação a montagem fizes-te tudo como manda a lei..lol, e manter o filtro interno é o melhor, fiz o mesmo e não me arrependo, afinal não perdi nenhum peixe na mudança de filtros e isso é o fundamental. E a caixa do aquario, que calculo seja do filtro interno vai depois manter ou retirar??? Dá trabalho, fiz o mesmo no meu, mas retira, pois é melhor para a filtragem e mesmo para a circulação da agua, que vai entrar para o filtro... Em relação ao alinhamento, eu colocava ou uma esponja daquelas super finas logo a seguir as biofibras, ou colocava mesmo lã de vidro, para evitar que passe sujidade para as cerâmicas... Em relação a trufa não sei se é o melhor local, pois nunca usei, mas isso o pessoal dos discos que normalmente a usa deverá saber melhor isso... Em relação ao carvão, eu prefiro colocar antes das cerâmicas de filtração biológica e por uma razão simples...Só uso carvão após os tratamentos, para limpar os residuos, logo se o coloco depois da filtragem biológica, o medicamento ou seja o que for vaio passar primeiro pelas minhas bactérias, logo como sabemos alguns medicamentos podem matar as bactérias, e se for por um periodo prolongado pior, logo a meu ver e aqui é a minha opinião pessoal, acho que o carvão deve ser colocado logo a seguir a filtragem mecânica, antes da biológica... Sendo assim e repito na minha opinião, coloco no sentido da agua, filtragem mecânica, química e no fim biológica... Citar
Hugo Félix Publicado: Junho 16, 2007 Autor Publicado: Junho 16, 2007 Boas, em relação a montagem fizes-te tudo como manda a lei..lol, e manter o filtro interno é o melhor, fiz o mesmo e não me arrependo, afinal não perdi nenhum peixe na mudança de filtros e isso é o fundamental. E a caixa do aquario, que calculo seja do filtro interno vai depois manter ou retirar??? Dá trabalho, fiz o mesmo no meu, mas retira, pois é melhor para a filtragem e mesmo para a circulação da agua, que vai entrar para o filtro... Em relação ao alinhamento, eu colocava ou uma esponja daquelas super finas logo a seguir as biofibras, ou colocava mesmo lã de vidro, para evitar que passe sujidade para as cerâmicas... Em relação a trufa não sei se é o melhor local, pois nunca usei, mas isso o pessoal dos discos que normalmente a usa deverá saber melhor isso... Em relação ao carvão, eu prefiro colocar antes das cerâmicas de filtração biológica e por uma razão simples...Só uso carvão após os tratamentos, para limpar os residuos, logo se o coloco depois da filtragem biológica, o medicamento ou seja o que for vaio passar primeiro pelas minhas bactérias, logo como sabemos alguns medicamentos podem matar as bactérias, e se for por um periodo prolongado pior, logo a meu ver e aqui é a minha opinião pessoal, acho que o carvão deve ser colocado logo a seguir a filtragem mecânica, antes da biológica... Sendo assim e repito na minha opinião, coloco no sentido da agua, filtragem mecânica, química e no fim biológica... Boas, Fiz hoje uma TPA e aproveitei para trocar o alinhamento do filtro, tendo ficado então como me sugeriste... Assim, de baixo para cima, ficou: Biofibras Lã de Vidro Turfa e espaço para o Carvão quando for preciso Cerâmica. Penso que assim fica melhor, não achas? Obrigado pela ajuda, Abraço. Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
Recommended Posts