Alguém Faz Ideia...


Windrider

Recommended Posts

Pois é... em todo o seu esplendor. Tenho muita pena, isso é difícil de eliminar...

Filamentosas brancas, com estrutura radicular?

Nunca tinha visto tal coisa.

Desculpem lá o abuso, mas sabem-me dizer onde posso encontrar mais informação sobre isso?

Abraços.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filamentosas brancas, com estrutura radicular?

Nunca tinha visto tal coisa.

Desculpem lá o abuso, mas sabem-me dizer onde posso encontrar mais informação sobre isso?

Abraços.

Boas,

 

Uma pequena pergunta indiscreta :wink: essa pedra pertence ao teu áqua?

Tens a certeza que a alga é branca ou é cinza?

 

Fico a aguardar uma resposta.

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filamentosas brancas, com estrutura radicular?

Nunca tinha visto tal coisa.

Desculpem lá o abuso, mas sabem-me dizer onde posso encontrar mais informação sobre isso?

Abraços.

 

 

Se agrupares as questões no tópico do teu aquário, pode tornar mais fácil as resposta. Ficam logo no contexto (parametros, fauna, etc,)

 

As filamentosas "brancas" geralmente são chamadas de algas filamentosas verdes, podendo no entanto ter diferentes colorações.

 

É usual aparecerem no inicio das montagens, uma boa equipe de limpeza logo de inicio será essencial para controlar o seu crescimento. Pelo setup que colocaste, não tens SAE e o nº de camarões para o tamanho do aquário pode ser reduzido.

 

Se me lembro o André Silvestre (um pedaço de Sintra) e acho que o FAAO (Discus 240lts) tiveram disso no inicio das suas montagens. Podes procurar a solução aí. acho que o que adoptaram foi fertilizar apenas com potássio retirando o No3 e o Po4.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa pedra pertence ao teu áqua?

Não é numa pedra é na ponta de um tronco ramificado.

E, para o bem ou para o mal, pertence ao meu aqua.

 

a alga é branca ou é cinza

Não sei se é alga (raios me pisquem se me convenço que é uma alga) mas lá que é branca, isso é.

Amanhã, vou ver se consigo tirar uma fotografia melhor e meto aqui.

De qualquer moda, aquela coisa é muito bonita e graciosa.

 

Se agrupares as questões no tópico do teu aquário, pode tornar mais fácil as resposta. Ficam logo no contexto (parametros, fauna, etc,)

Não deixas de ter alguma razão.

Mas a mim pareceu-me ser mais lógico deixar este tipo de questões no capítulo (sub-fórum) mais adequado.

Julgo que facilita a utilização futura da informação por parte de outros utilizadores.

Os Senhores Moderadores (Fauuuuuuustooooooo) farão o favor de dizer o que será mais razoável e útil para o fórum.

 

não tens SAE e o nº de camarões para o tamanho do aquário pode ser reduzido

Não tenho, não senhor.

Nem quero ter.

Crescem muito e chateiam os meus peixes.

Camarões, tenho para aí uns 15 caridina e não sei quantos neocaridina sinensis.

Devem ser para aí uns 20. Mas alguns são muito pequenitos.

Até agora têm chegado. Se for o caso, meto mais.

 

acho que o que adoptaram foi fertilizar apenas com potássio retirando o No3 e o Po4

Eu meto K todos os dias, desde o primeiro dia.

NO3 não é preciso porque a comidinha dos discus chega para manter aquilo entre os 5 e os 10. Nem para baixo, nem para cima.

Tenho é metido todas as semana um bocado de PO4, porque anda sempre muito por baixo e tenho de injectar para o deixar entre os 0,5 e 1.

Mas vou procurar onde me indicaste.

No "Plantado" (tópico que conheço bem, por já o ter lido de trás para a frente e da frente para trás), não me recordo de ter visto falar de algas brancas.

Mas vou insistir.

E vou outra vez ao tópico do André Silvestre, que é sempre um gosto de ler e de ver.

 

De qualquer modo, muito obrigado aos dois.

Abraços

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho, não senhor.

Nem quero ter.

Crescem muito e chateiam os meus peixes.

 

Pois, poucos devem ser aqueles que os querem, mas mais cedo ou mais tarde com excepto nos aquários mais pequenos, todos os temos de meter a eles ou outros com a mesma função, como os Amecas.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, poucos devem ser aqueles que os querem, mas mais cedo ou mais tarde com excepto nos aquários mais pequenos, todos os temos de meter a eles ou outros com a mesma função, como os Amecas.

 

Pois...

Se tiver que ser, lá será.

Mas só obrigado...

Abraço

P

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mas essas algas proliferaram muito ou simplesmente são pequenos casos isolados?

Se for apenas umas alguitas, eu não me preocuparia muito com elas. Apenas ficava de olho para ver se a coisa não evoluia... Porque uma vez que consigas equilibrar a fertilização vs comida que dás aos peixes, as algas acabam por desaparecer!

 

Uma coisa que ainda me intriga e pelos vistos também acontece contigo é o PO4. Com peixes deste tamanho e devido á sujeira que eles fazem, considerando que não aspiramos constantemente o fundo, como é que o PO4 não dispara? Eu estou constantemente com carências de PO4 e para comprovar a minha teoria, meti plantas de crescimento lento... O PO4 simplesmente desaparece e inclusivé apararecem-me filamentosas verdes (tufos) no musgo, eleocharis... ou seja em várias partes do áqua. Para resolver este problema tenho fertilizado com PO4 e K á força toda e tem resultado em pleno!

Para teres uma ideia fertilizo de manhã, á tarde e assim que as luzes se desligam... é um absurdo, mas é verdade! Isto para poder manter os parametros de PO4 entre 1 - 2ppm. Se não fertilizar durante um dia ou 2 os valores de PO4 vão para 0 - 0.5ppm e lá aparecem as ditas filamentosas....

 

Pelo que vi no teu áqua já tens a pedra coberta de alga verde, não é que tenha algum mal... antes a verde que a alga peteca (tufos pretos), mas isso representa carência de PO4.

Habitua-te á luta com as algas, porque vão-te dar mais trabalho que os próprios Discos! Considerando que tens discos pequenos, vais passar por uma fase complicada! O facto de quereres alimentar os gajos á força toda e não considerando que dás comida congelada, vai fazer com que tenhas oscilações de NO3, neste caso lá começa a luta com o alguedo!

Mas assim também dá pica, porque se fosse tudo um "mar de rosas" perdias a motivação... podes sempre fazer como alguns artistas... tiras os discos e metes á parte do plantado, enches-lhe a barriguinha e depois quando for para tirar umas fotos á maneira, voltas a por os gajos lá dentro! :mrgreen:

 

Desde que as algas não sejam em demasia, não me preocupava com isso. As algas fazem parte de um plantado, seja ele novo, em evolução e mesmo maduro!

Neste momento e mais uma vez continuo a fazer mais uns testes ao meu plantado. Vou tentar fazer um estudo exaustivo quanto a fertilizações vs comida vs TPA vs CO2. Se as algas aparecerem paciência... se conseguir equilibrar e manter as melhores condições para plantado, melhor! Significa que estou apto para o desafio que se segue!!!!

 

Quanto aos SAES, podes meter sem problemas... os discos desenrascam-se! Mas se queres limpar alguma coisa ou torná-los uteis, tens de meter um cardume 5 no minimo!!! Ideal 8 a 10 SAES...

Se estás a pensar em reprodução nesse áqua, aí não metia nem cardinais nem neons, os SAES são rápidos mas têm medo!!!

 

 

Abraço e boa sorte!

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que ainda me intriga e pelos vistos também acontece contigo é o PO4. Com peixes deste tamanho e devido á sujeira que eles fazem, considerando que não aspiramos constantemente o fundo, como é que o PO4 não dispara? Eu estou constantemente com carências de PO4 e para comprovar a minha teoria, meti plantas de crescimento lento... O PO4 simplesmente desaparece e inclusivé apararecem-me filamentosas verdes (tufos) no musgo, eleocharis... ou seja em várias partes do áqua. Para resolver este problema tenho fertilizado com PO4 e K á força toda e tem resultado em pleno!

Para teres uma ideia fertilizo de manhã, á tarde e assim que as luzes se desligam... é um absurdo, mas é verdade! Isto para poder manter os parametros de PO4 entre 1 - 2ppm. Se não fertilizar durante um dia ou 2 os valores de PO4 vão para 0 - 0.5ppm e lá aparecem as ditas filamentosas....

 

E quais os valores e fertilização de ferro que fazes?

 

Eu associo essas algas ao ferro, o que me aconteceu durante bastante tempo era que não havendo fosfatos o ferro também não era consumido. Por isso a fertilização de fosfatos ajuda a controlar isso.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas assim também dá pica, porque se fosse tudo um "mar de rosas" perdias a motivação...

Exactamente.

De outra maneira, como é que se brincava aos deuses.

A graça disto é controlar um pequeno mundo, onde podes compreender os mecanismos de funcionamento e controlar os seus parâmetros de acordo com um determinado objectivo.

Já imaginaste como o mundo seria diferente se Alguém tivesse mão na válvula de CO2 da terra?

Giro, não é?

 

Mas essas algas proliferaram muito ou simplesmente são pequenos casos isolados?

Não.

É apenas um ponto focalizado, na ponta de um tronco.

Como disse, se é efectivamente uma alga, nem sequer a vou remover, até porque a acho muito bonita.

Tinha era receio que fosse outra coisa qualquer (inclinava-me para um fungo) e tinha receio da sua eventual toxicidade para os peixes.

Como também muito bem dizes, as algas fazem parte deste mini-ecossistema.

Desde que controladas (nisso é que é preciso ser rigoroso), muitas delas até emprestam uma beleza especial ao aqua.

A minha pedra sem aquela camada de veludo verde no topo não era a mesma.

Ademais, desde que um começou a comer daquilo, os outros seguiram a moda.

Se os gajos gostam, é porque é bom.

Logo, não se mexe.

 

Uma coisa que ainda me intriga e pelos vistos também acontece contigo é o PO4.

Rigorosamente a mesma coisa.

E eu ainda tenho mais razões para estar intrigado.

É que, no meu caso, entram doses industriais de poluentes orgânicos no aqua.

É artémia ou krill congelados pela manhã, é papa ao almoço e é granulado ao jantar.

Muito, que eu não deixo os gajos passarem fome.

É certo que eu compenso isso com TPA à bruta (pelo menos 15% por dia), mas a verdade é que os nitratos não sobem acima de 10 e os fosfatos tendem a zero.

Tenho de os injectar para manter a relação 1:10 para os nitratos.

Não faço é como tu, já que só injecto quando os nitratos chegam aos 10.

É muito curioso.

O que acontece é o seguinte: Os NO3 a 5, PO4, a 0,1.

Começam a crescer algas.

OS NO3 chegam aos 10 e, durante dois ou três dias, meto PO4.

Quando estes atingem 1,0, paro.

Dois dias depois, no máximo, NO3 e PO4 a zero.

As plantas, logo que encontram o equilíbrio, mamam tudo.

E as algas diminuem drasticamente, quase para vestígios.

Recomeço a brincadeira.Mantenho sempre apenas a injecção de 15ml de BrightyK por dia.

É muito engraçado.

Vamos ver se continuámos a trocar impressões sobre esta estranha questão, a ver se se chega a alguma conclusão quanto ao funcionamento deste equilíbrio.

 

podes sempre fazer como alguns artistas... tiras os discos e metes á parte do plantado, enches-lhe a barriguinha e depois quando for para tirar umas fotos á maneira, voltas a por os gajos lá dentro! :mrgreen:

Nunca.

O aqua é dos peixes.

As plantas são apenas um exercício, no qual me meti pela experiência, muito por causa do teu aqua yikes

 

Quanto aos SAES, podes meter sem problemas... os discos desenrascam-se!

Só optarei por isso se vier a ter uma infestação que não consiga controlar com o jogo NO3/PO4/K.

Até agora as coisas têm corrido bem.

Se for mesmo preciso, penso nisso.

 

Abraço

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quais os valores e fertilização de ferro que fazes?

 

Eu associo essas algas ao ferro, o que me aconteceu durante bastante tempo era que não havendo fosfatos o ferro também não era consumido. Por isso a fertilização de fosfatos ajuda a controlar isso.

 

Boas Zé,

 

Fertilizar com Ferro e Fosfatos no mesmo dia é incorrecto, então fertilizo com Ferro num dia e Macros no dia seguinte. Alterno as fertilizações e o único fertilizante diário é o Potássio.

 

Uma coisa que tenho notado é que sempre que adiciono ferro, tenho problemas... A minha água deve ser rica em ferro ou pelo menos o suficiente para alimentar as plantas. Com TPAs de 3 em 3 dias noto que K e PO4 é mais que suficiente para um bom desenvolvimento das plantas. Se fertilizo com ferro, BOOM... filamentosas!

 

Mas a minha água já foi muito melhor, já tive áquas montados em que com uma TPA de 50% por semana era mais que suficiente para alimentar as plantas, não precisava sequer de fertilizar!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esqueci-me de um pequeno pormenor.... nos áquas anteriores também não tinha discos!

Alimentava os peixes 1x por dia e...e...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Ps. Stendker Discos a caminho... banana rock

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a minha água já foi muito melhor, já tive áquas montados em que com uma TPA de 50% por semana era mais que suficiente para alimentar as plantas, não precisava sequer de fertilizar!!!

 

A ideia que tenho é a água tem vindo a perder qualidade nestes últimos tempos, de uma forma generalizada.

A minha em Outubro tinha ph de 7 e agora passa os 8 em alguns dias, por exemplo.

O mesmo acontece com os nitratos.

Uns dias tem outros dias não.

Por isto estou a mudar para água de uma fonte que para já me apresenta melhores resultados nos testes.

 

Vou ver se arranjo uma análise detalhada da água, porque apesar dos testes estarem ok e ser água analisada pela câmara eu sou um bocado desconfiado... banana rock

Editado por jonasguindaste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.