Visitante Publicado Abril 12, 2004 Publicado Abril 12, 2004 Tenho um aqua salgado a cerca de 4 meses, (220 lts) com cerca de 20Kg de Rocha viva e povoado por 3 palhaços e 4 donzelas. Tudo estava a correr bem até que detectei uns pontos brancos em duas donzelas, depois de ler um tópico sobre assunto fiquei com dúvidas quanto ao tratamento a executar. Todos os peixes continuam a comer bem. Peço desde já a vossa ajuda....pois tenho pouca experiência neste mundo dos salgados. Obrigado Pedro Moura
Hugo RSF Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 Primeiro que tudo, bem vindo ao forum. Prenche o resto dos teus dados (de onde és e afins) para não estarmos sempre a perguntar isso e coloca o setup do teu aqua no respectivo tópico para também não estar-mos sempre a perguntar. Em segundo lugar, parece-me que 7 peixes para 220 litros é demasiado, sobretudo tratando-se de... donzelas, precisamente. Terceiro, diria que se 7 peixes, para 220 litros é muito, 7 peixes em 4 meses é um tiro no escuro. :D Quarto, não percebo muito de salgados, espera que o pessoal mais entendido te ajude... Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Daniel Teixeira Publicado: Abril 13, 2004 Publicado: Abril 13, 2004 Costumo ter esse problema com os palhaços que tenho (2). Costumo apenas baixar um pouco a salinidade, e ver se o peixe come. Se comer deixo-o estar, porque acaba por passar. Até agora não o tem afectado, parece que é comum nestes pixitos. Pessoal experiente falem........... concordo com o Hugo, tanto peixe em 4 meses....
Luis C Lopes Publicado: Abril 13, 2004 Publicado: Abril 13, 2004 Boas, Desde que estejam a comer bem e movimentar-se bem nãi faças nada. Isso acaba por passar. Um abraço Abraço, Luis Lopes
Marco Madeira Publicado: Abril 13, 2004 Publicado: Abril 13, 2004 parece que é comum nestes pixitos...Nao e comum em nenhum peixe...!! apenas revela que o peixe nao esta bem e pode ser causado por muitos e variados factores. Mas se estiver a comer e meio caminho andado para resolver a situacao... concordo com o Hugo, tanto peixe em 4 meses.... tudo dito !!... Abraço...
Hugo RSF Publicado: Abril 13, 2004 Publicado: Abril 13, 2004 Continuo a pensar que essa questão do:" AHhhh... é normal o peixe estar doente, acontece sempre...", seja para um anjo, cirurgião ou qualquer outro ser vivo, não encaixa bem... Se está doente, é porque algo lhe aconteceu. Considero uma leviandade, dizer-se que um peixe lá apanhou pontos brancos outra vez, ou lá tem outra ves os parasitas. Se está doente, algo não está bem, digo eu... Não está em questão, se a doença passa e vai e volta ou não. Está em questão o princípio que este tipo de doenças são normais e então não é preciso fazer (quase) nada que há-de passar... Mas idto digo eu que não pesco nada disto Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Marco Madeira Publicado: Abril 13, 2004 Publicado: Abril 13, 2004 sim Hugo... tens razao... no caso do tratamento imediato ao peixe, `e que mais vale nao fazer nada se ele esta gordo e a comer bem que o proprio organismo ira engarregar-se de tratar da doenca. nesse caso e apenas nesse caso... Mas em relacao aos peixes estarem sempre ou de vez em quando nessa situacao, isso e que nao e normal, nem deve acontecer num aquario estabilizado. Nao e comum em nenhum peixe...!! apenas revela que o peixe nao esta bem e pode ser causado por muitos e variados factores. foi isso que quiz dizer com esta afirmacao... nao e normal e nem deve acontecer e voltar a acontecer em nenhum peixe. Abraço...
Hugo RSF Publicado: Abril 13, 2004 Publicado: Abril 13, 2004 Sim, falei em termos gerais não na sequência do teu post. Até porque só li o teu post depois de escrever o meu Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Daniel Teixeira Publicado: Abril 13, 2004 Publicado: Abril 13, 2004 Não digas que não é comum porque por exemplo, os palhaços, basta stressarem e às vezes ficam com pontos brancos. O melhor remédio e simplesmente deixá-los acalmar e ver se passa. Com certeza que todos nós cada vez que espirramos não vamos a correr tomar antigripine Claro que não quero dizer com isto que não fico preocupado, pois ando sempre preocupado com o palhacito dado pela minha menina.
Marco Madeira Publicado: Abril 13, 2004 Publicado: Abril 13, 2004 Não digas que não é comum porque por exemplo, os palhaços, basta stressarem e às vezes ficam com pontos brancos. Oi... desculpa Paulo mas nao concordo. Por exemplo, tenho um palhaço com seis anos (esta comigo desde quase o principio) e nunca teve pontos brancos... quem diz ele diz outros peixes que tenho á bastante tempo e nunca tiveram pontos brancos nem outra doença. Não é normal e não devia ser comum, isso posso te assugurar... Abraço...
A l e x a n d r e Publicado: Abril 13, 2004 Publicado: Abril 13, 2004 Também tive um palhaço (Ocellaris) durante uns 4 ou 5 anos e só me lembro de ver um e apenas um ponto branco numa barbatana e isto depois de introduzir um cirurgião com essa doença. Agora tenho dois clarkiis há quase um ano e nunca tiveram pontos. Se aparecem muitas vezes é porque há alguma coisa de errado nas condições em que o animal habita. m a n k l i t Aluga-se este espaço.
Hugo RSF Publicado: Abril 14, 2004 Publicado: Abril 14, 2004 Com certeza que todos nós cada vez que espirramos não vamos a correr tomar antigripine Paulo, com esta frase dizes tudo. É certo que não tomamos logo antigripe, mas também é certo que se espirrares é porque algo não está bem Eu não percebo muito disto, mas continua a fazer-me alguma confusão este pensamento de que é normal os peixes estarem "anormais". O que é que querem... Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Mário Sustelo Publicado: Maio 7, 2004 Publicado: Maio 7, 2004 Caros Amigos, comparar pontos brancos com uma contipação parece á primeira vista absurdo, mas se pensarmos que nos contipamos quando: andamos em ambientes poluidos trabalhamos demais, dormimos de menos stressamos com o transito e o trabalho ou somos expostos á doença quer dizer, por alguma razão o nosso sistema imunitário baixa e lá vem o bichinho "constipação" e nos ataca. Então se calhar não estamos a fazer uma má comparação. Resta saber é se: é normal estarmos sempre constipados? Não. Se um peixe está sempre a apanhar pontos brancos ou qualquer outra doença significa que: O aquário tem pouco espaço ou que por alguma razão o peixe stressa. O aquário precisava que o dono fizesse uns testesitos antes de pensar em pôr qualquer medicação, porque a maior parte das doenças provem de um valor fora de sitio. Talvez variar mais a alimentação. Vêr se o próprio tipo de iluminação está correcto para o aquário em questão. No fundo o que os meus colegas anteriormente disseram, será que está tudo bem com o ambiente desse aquário? Agora só em ultimo pensar em tratamentos dentro desse aquário. Fica Bem!! Mário Sustelo
Recommended Posts