Recommended Posts

Publicado

Tenho um aqua salgado a cerca de 4 meses, (220 lts) com cerca de 20Kg de Rocha viva e povoado por 3 palhaços e 4 donzelas.

Tudo estava a correr bem até que detectei uns pontos brancos em duas donzelas, depois de ler um tópico sobre assunto fiquei com dúvidas quanto ao tratamento a executar.

Todos os peixes continuam a comer bem.

Peço desde já a vossa ajuda....pois tenho pouca experiência neste mundo dos salgados.

Obrigado

Pedro Moura

Publicado:

Primeiro que tudo, bem vindo ao forum. Prenche o resto dos teus dados (de onde és e afins) para não estarmos sempre a perguntar isso e coloca o setup do teu aqua no respectivo tópico para também não estar-mos sempre a perguntar.

Em segundo lugar, parece-me que 7 peixes para 220 litros é demasiado, sobretudo tratando-se de... donzelas, precisamente. :?

Terceiro, diria que se 7 peixes, para 220 litros é muito, 7 peixes em 4 meses é um tiro no escuro. :D

Quarto, não percebo muito de salgados, espera que o pessoal mais entendido te ajude...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Costumo ter esse problema com os palhaços que tenho (2). Costumo apenas baixar um pouco a salinidade, e ver se o peixe come. Se comer deixo-o estar, porque acaba por passar.

Até agora não o tem afectado, parece que é comum nestes pixitos.

Pessoal experiente falem...........

concordo com o Hugo, tanto peixe em 4 meses....

Publicado:

Boas,

Desde que estejam a comer bem e movimentar-se bem nãi faças nada.

Isso acaba por passar.

Um abraço

Abraço,

Luis Lopes

Publicado:
parece que é comum nestes pixitos...
Nao e comum em nenhum peixe...!! help

apenas revela que o peixe nao esta bem e pode ser causado por muitos e variados factores.

Mas se estiver a comer e meio caminho andado para resolver a situacao... :)

concordo com o Hugo, tanto peixe em 4 meses....

tudo dito !!... :oops:

Abraço...

Publicado:

Continuo a pensar que essa questão do:" AHhhh... é normal o peixe estar doente, acontece sempre...", seja para um anjo, cirurgião ou qualquer outro ser vivo, não encaixa bem...

Se está doente, é porque algo lhe aconteceu.

Considero uma leviandade, dizer-se que um peixe lá apanhou pontos brancos outra vez, ou lá tem outra ves os parasitas. Se está doente, algo não está bem, digo eu...

Não está em questão, se a doença passa e vai e volta ou não. Está em questão o princípio que este tipo de doenças são normais e então não é preciso fazer (quase) nada que há-de passar...

Mas idto digo eu que não pesco nada disto 8)

Publicado:

sim Hugo... tens razao...

no caso do tratamento imediato ao peixe, `e que mais vale nao fazer nada se ele esta gordo e a comer bem que o proprio organismo ira engarregar-se de tratar da doenca. nesse caso e apenas nesse caso...

Mas em relacao aos peixes estarem sempre ou de vez em quando nessa situacao, isso e que nao e normal, nem deve acontecer num aquario estabilizado. 8)

Nao e comum em nenhum peixe...!!  

apenas revela que o peixe nao esta bem e pode ser causado por muitos e variados factores.  

foi isso que quiz dizer com esta afirmacao... nao e normal e nem deve acontecer e voltar a acontecer em nenhum peixe.

Abraço...

Publicado:

Sim, falei em termos gerais não na sequência do teu post. Até porque só li o teu post depois de escrever o meu 8)

Publicado:

Não digas que não é comum porque por exemplo, os palhaços, basta stressarem e às vezes ficam com pontos brancos. O melhor remédio e simplesmente deixá-los acalmar e ver se passa.

Com certeza que todos nós cada vez que espirramos não vamos a correr tomar antigripine :twisted:

Claro que não quero dizer com isto que não fico preocupado, pois ando sempre preocupado com o palhacito dado pela minha menina.

Publicado:

Não digas que não é comum porque por exemplo, os palhaços, basta stressarem e às vezes ficam com pontos brancos.

Oi...

desculpa Paulo mas nao concordo. Por exemplo, tenho um palhaço com seis anos (esta comigo desde quase o principio) e nunca teve pontos brancos... quem diz ele diz outros peixes que tenho á bastante tempo e nunca tiveram pontos brancos nem outra doença. Não é normal e não devia ser comum, isso posso te assugurar...

Abraço...

Publicado:

Também tive um palhaço (Ocellaris) durante uns 4 ou 5 anos e só me lembro de ver um e apenas um ponto branco numa barbatana e isto depois de introduzir um cirurgião com essa doença.

Agora tenho dois clarkiis há quase um ano e nunca tiveram pontos.

Se aparecem muitas vezes é porque há alguma coisa de errado nas condições em que o animal habita.

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Publicado:
Com certeza que todos nós cada vez que espirramos não vamos a correr tomar antigripine

Paulo, com esta frase dizes tudo.

É certo que não tomamos logo antigripe, mas também é certo que se espirrares é porque algo não está bem bang

Eu não percebo muito disto, mas continua a fazer-me alguma confusão este pensamento de que é normal os peixes estarem "anormais". O que é que querem... :wink:

• 4 semanas depois...
Publicado:

Caros Amigos,

comparar pontos brancos com uma contipação parece á primeira vista absurdo, mas se pensarmos que nos contipamos quando:

andamos em ambientes poluidos

trabalhamos demais, dormimos de menos

stressamos com o transito e o trabalho

ou somos expostos á doença

quer dizer, por alguma razão o nosso sistema imunitário baixa e lá vem o bichinho "constipação" e nos ataca.

Então se calhar não estamos a fazer uma má comparação.

Resta saber é se: é normal estarmos sempre constipados?

Não.

Se um peixe está sempre a apanhar pontos brancos ou qualquer outra doença significa que:

O aquário tem pouco espaço ou que por alguma razão o peixe stressa.

O aquário precisava que o dono fizesse uns testesitos antes de pensar em pôr qualquer medicação, porque a maior parte das doenças provem de um valor fora de sitio.

Talvez variar mais a alimentação.

Vêr se o próprio tipo de iluminação está correcto para o aquário em questão.

No fundo o que os meus colegas anteriormente disseram, será que está tudo bem com o ambiente desse aquário?

Agora só em ultimo pensar em tratamentos dentro desse aquário.

Fica Bem!!

Mário Sustelo