Massas Filtrantes


nmota

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Existem neste fórum vários tópicos onde se discute a ordem de colocação das massas filtrantes nos baldes dos filtros. Essa ordem tem que respeitar o sentido do fluxo da água. Tenho lido (se não estou em erro) que a primeira matéria filtrante deverá ser aquela que impede a passagem das impurezas maiores, como tal deverá ser uma esponja ou algo similar e só depois é que deverão ser colocadas as matérias para filtragem biológica.

No entanto, estive a ler um panfleto publicitário da JBL onde indicam precisamente o contrário. Primeiro dizem para colocar a matéria de filtragem biológica (cerâmica) e só depois a esponja ou espuma.

Quem tem razão?

 

Aqui fica a digitalização do tal panfleto:

 

filtragemcb7.jpg

 

Obrigado.

 

Nuno Mota

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

As cerâmicas usadas no 1º estágio não são para filtragem biológica mas para filtragem mecânica. No caso da JBL, é o Cermec. São cilindros não porosos que servem para reter partículas maiores sem reduzir o fluxo do filtro (o que acontece com as esponjas). As cerâmicas para filtragem biológica são porosas, de forma a promover a fixação de bactérias. No caso da JBL é o Biomec.

 

Ou seja, são cerâmicas diferentes para diferentes funções. Vê o site da Eheim, onde explicam as diferenças: http://www.eheim.de/eheim/inhalte/index.js...tail_27600_ehen

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo então tudo o que se tem dito é completamente correcto...

 

Certo???

 

Somente a JBL promove e bem uma melhor filtragem mecânica...

 

Eu por acaso tenho lã de vidro e somente depois as cerâmicas de filtragem mecânica, mas para a proxima vou testar ao contrário, pois aparentemente deverá ser melhor...

 

Seja como for devemos agradecer ao Paulo pelo seu contributo e colaboração, que veio pelo menos a mim entender um pouco melhor o conceito que as empresas têm em relação a filtragem mecânica...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei agora um filtro externo novo que ja vinha com matérias filtrantes.. e segui as instruções para as colocar. O que diz lá é: Cerâmicas no 1º compartimento e por cima uma esponja, no 2º compartimento Bioballs e por cima mais uma esponja, e no 3º compartimento uma esponja e mais outra esponja mas esta bastante mais fininha.. será que está correcto? Já agora, para que servem as bioballs?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei agora um filtro externo novo que ja vinha com matérias filtrantes.. e segui as instruções para as colocar. O que diz lá é: Cerâmicas no 1º compartimento e por cima uma esponja, no 2º compartimento Bioballs e por cima mais uma esponja, e no 3º compartimento uma esponja e mais outra esponja mas esta bastante mais fininha.. será que está correcto? Já agora, para que servem as bioballs?

 

Boa noite.

As bioballs servem para "fixação" de bactérias.

São "pecinhas" que, teóricamente, têem muita superficie mas dificilmente ficam obstruidas,

Quanto ao resto....poderiamos passar dias a discutir o assunto.

O melhor é....o que, contigo, funcionar melhor.

Na MINHA OPINIÃO primeiro esponja grossa depois esponja mais fina depois bioballs por ultimo, CASO NECESSARIO, filtragem quimica (turfa, carvão, resinas, etc, etc.).

JPM

 

Ps- 1º no sentido de deslocação da àgua.

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

As bioballs servem para "fixação" de bactérias.

São "pecinhas" que, teóricamente, têem muita superficie mas dificilmente ficam obstruidas,

Quanto ao resto....poderiamos passar dias a discutir o assunto.

O melhor é....o que, contigo, funcionar melhor.

Na MINHA OPINIÃO primeiro esponja grossa depois esponja mais fina depois bioballs por ultimo, CASO NECESSARIO, filtragem quimica (turfa, carvão, resinas, etc, etc.).

JPM

 

Ps- 1º no sentido de deslocação da àgua.

 

Pois eu à pouco quando disse o material filtrante enganei-me.. não estava de acordo com o fluxo da água, sendo assim tenho: esponja fina, esponja grossa, bioballs, esponja grossa, cerâmicas e outra esponja grossa.. axo que está optimo porque limpou-me a água em poucas horas.. e ela estava bem sujinha..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu à pouco quando disse o material filtrante enganei-me.. não estava de acordo com o fluxo da água, sendo assim tenho: esponja fina, esponja grossa, bioballs, esponja grossa, cerâmicas e outra esponja grossa.. axo que está optimo porque limpou-me a água em poucas horas.. e ela estava bem sujinha..

 

 

Boas!

 

Penso que corrigia aí qualquer coisinha, senão repara: se colocares esponja fina como primeiro contacto com as impurezas, o filtro vai perder mais rápidamente o seu caudal. Certo? Então deverias colocar: 1.º Esponja grossa 2.º bioballs 3.º esponja grossa 4.º cerâmicas e finalmente esponja fina. A esponja fina será mudada mais fácilmente, porque é a que fica logo à vista quando se abre o filtro. Além disso é mudada mais vezes que as outras matérias.

Como resultado de muitos anos de experiências, verifiquei que bastava substituir a esponja fina (última etapa) que fazia a retenção das partículas mais pequenas. Claro que estou a falar de filtros com uma capacidade de filtragem biológica grande!

Ou seja em equipa (bactérias) que está a vencer não se mexe (bioballs ou cerâmica de boa qualidade). Eu prefiro bioballs (Dupla). Eu tenho um filtro que só faço limpeza de 6 em 6 meses e mesmo assim quando o abro pergunto-me: abri para quê? Os resíduos são insignificantes! Aqueles onde tenho esponjas costumo alternar, ou seja ao fim de 2 meses retiro apenas a esponja e não mexo nas matérias biológicas e passados mais 2 meses limpo tudo tendo o cuidado de deixar talvez 1/3 de bioballs que não lavo.

E o resultado é: nitratos = 0 . Tenho que adubar com Azoto e potássio (KNO3).

Mas atenção isto é fruto apenas da minha experiência e não tem qualquer fundamento científico, nem deverá ser exemplo para ninguém. Como se costuma dizer cada caso é um caso ou seja por sua conta e risco!

 

Cumprimentos

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei agora um filtro externo novo que ja vinha com matérias filtrantes.. e segui as instruções para as colocar. O que diz lá é: Cerâmicas no 1º compartimento e por cima uma esponja, no 2º compartimento Bioballs e por cima mais uma esponja, e no 3º compartimento uma esponja e mais outra esponja mas esta bastante mais fininha.. será que está correcto? Já agora, para que servem as bioballs?

 

Se estas a falar de um filtro da tetra tec, recomendo-te que substituas as bioballs por ceramica porosa (tipo substract pro).

As bioball são pouco eficazes se não estiverem em contacto com o ar dai serem mais usadas em colunas e sumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estas a falar de um filtro da tetra tec, recomendo-te que substituas as bioballs por ceramica porosa (tipo substract pro).

As bioball são pouco eficazes se não estiverem em contacto com o ar dai serem mais usadas em colunas e sumps.

 

Sim é um tetratec.. obrigado pela dica! mas esclareçam-me então uma coisa.. é bom que a água entre 1º em contatco com cerâmicas para haver uma filtração biológica e só depois com outras massas filtrantes para fazer uma filtração mecÂnica?? ou será ao contrário? :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na MINHA OPINIÃO primeiro esponja grossa depois esponja mais fina depois bioballs por ultimo, CASO NECESSARIO, filtragem quimica (turfa, carvão, resinas, etc, etc.).

JPM

 

Ps- 1º no sentido de deslocação da àgua.

 

;)

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Continua-se a falar de cerâmicas como se todas tivessem a mesma função.

Repito: as cerâmicas não porosas como o EHFI MECH da Eheim, não é para filtragem biológica, é pra filtragem mecânica (vê aqui: http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=730 )

 

Para a filtragem biológica são utilizadas as bioballs (de preferência num sistema seco-húmido, como uma sump) ou cerâmicas porosas, como o EHFI SUBSTRAT ou o Sera Siporax.

 

De notar que todas as superfícies conseguem fixar bactérias (como as esponjas e até mesmo o carvão activado) mas existem materiais que o fazem de uma forma melhor, devido à sua superfície porosa.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.