davidbraga Publicado Junho 11, 2007 Publicado Junho 11, 2007 Boas mais uma vez, venho agora em nome de um amigo meu que tem um pequeno lago de 400 litros. O rapaz realmente adora aquilo mas... já lhe falta a paciência, pois todos os fins de semana tem de limpar as paredes do lago e mudar os ditos 400litros de água . A água ao fim de 4/5 dias começa a ficar verde e ao fim dos tais 7 dias já não consegue ver os peixes. Pensei então em colocar um filtro UV, como ele tem um genero de fonte achei que poderia-mos liga-lo em serie e aproveitar a corrente de água da tal fonte e ai resolver o problema da água verde. Será a mais correcta e eficas maneira de resolver a água verde da fonte? Se está for uma boa solução qual será a potencia indicada? Obrigado a todos David Braga
Martouf Publicado: Junho 12, 2007 Publicado: Junho 12, 2007 Boas. Solucionar o problema das algas em lagos não é fácil. Como disse um filtro UV tende a reduzir o problema mas pode revelar-se insuficiente. As algas, tal como a maioria das plantas necessitam fundamentalmente de duas coisas para prosperarem, luz e nutrientes. Para minimizar o problema pode tentar negar-lhe ambos, além de as "matar" recorrendo ao UV. Para lhes negar luz e nutrientes pode recorrer a algumas das sugestões abaixo. - arranjar uma forma de produzir sombra sobre o lago, minimizando a luz solar directa sobre o mesmo; - colocar plantas aquáticas ou palustres que compitam directamente pelos nutrientes; - colocar plantas flutuantes (produzem sombra e consomem nutrientes, mas têm de ser controladas); Não conheço nenhuma "fórmula" que estabeleça a relação de volume/circulação/potência UV, normalmente faz-se por tentativa/erro. Pode sempre ir ajustando o tempo de exposição (pela redução do caudal ou deixando a lampâda UV mais tempo ligada) até garantir um resultado satisfatório. Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.
nunoni Publicado: Junho 12, 2007 Publicado: Junho 12, 2007 UV são rotineiramente utilizados em lagos e piscinas de dimensões muito maiores; por ex. a JBL tem UV para lagos até 30 ou 40 mil litros... essa tal fonte deve estar em circuito fechado com o lago, certo? É só uma questão de ver qual a potência de UV necessária para manter a água cristalina (para 400 l tenho ideia que 15W ou pouco mais devem chegar), e depois ver o que é que o fabricante diz em termos de fluxo aconselhado, e ver se a fonte está mais ou menos dentro desse valor. verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
Just_me Publicado: Junho 12, 2007 Publicado: Junho 12, 2007 UV são rotineiramente utilizados em lagos e piscinas de dimensões muito maiores; por ex. a JBL tem UV para lagos até 30 ou 40 mil litros... essa tal fonte deve estar em circuito fechado com o lago, certo? É só uma questão de ver qual a potência de UV necessária para manter a água cristalina (para 400 l tenho ideia que 15W ou pouco mais devem chegar), e depois ver o que é que o fabricante diz em termos de fluxo aconselhado, e ver se a fonte está mais ou menos dentro desse valor. UV ou... sulfato de cobre (atenção as dosagens abaixo de um certo limiar é um algicida potente sem afectar fauna(excepto invertebrados) e plantas superiores, sendo até possivel tomar banho no lago) a UV só mata algas em suspensão, e num lago existem sempre pontos com menor circulação que podem fazer de incubadoras de algas. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
davidbraga Publicado: Junho 12, 2007 Autor Publicado: Junho 12, 2007 Pois é pessoal estou bastante inclinado para o UV, vou ver esses da JBL. Não que as ideia das plantas e do cobre sejam, mas penso que para a pessoa em causa e sabendo de ante mão, que tem medo de não ver os peixes com as plantas e de os matar com o sulfato, considero a tal lampada UV de 15 ou +W. Pelo que percebi a lampada requer um fluxo de água com uma determinada litragem por hora. Será que essa caracteristica também se deve aplicar ás convencionais lampadas UV que transformamos para um DIY destinado à aquariofilia? Se for esse o caso o melhor é comprar uma bomba de água com fluxo ajustavel. O que dizem?
kromo Publicado: Junho 14, 2007 Publicado: Junho 14, 2007 UM Lago é um aquario na rua... os principios são os mesmos.
nunoni Publicado: Junho 15, 2007 Publicado: Junho 15, 2007 Será que essa caracteristica também se deve aplicar ás convencionais lampadas UV que transformamos para um DIY destinado à aquariofilia? quais lâmpadas? Quais DIY? UV para água cristalina têm que ser UV-C. E o UV-C mata - a radiação tem que ficar contida num recipiente que não a deixe passar. Há por aí vários projectos DIY. Na minha opinião, mesmo os muito bons não ficam significativamente mais baratos dos que os UV-C bem comprados (i.e. na ebay alemã). Os pontos essenciais que tornam a coisa cara é a própria lâmpada e o tubo de quartzo que a envolve. Há em DIY quem não use, e ponha a lâmpada em contacto directo com a água, mas aí a lâmpada dura menos, e é melhor que seja feito por quem percebe para não haver fugas que possam pôr em a água em contacto com a corrente eléctrica... como disse, há neste fórum alguns DIY muito bons. verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
Recommended Posts