Transporte De Água


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Certamente que para fazer as TPA's cada um de nós tem uma técnica própria... eu pessoalmente ando a usar garrafões de 5L de água...

 

No entanto queria ver se arranjava um recipiente maior (quanto maior, melhor) para não ter de andar com garrafões pra trás e para a frente...

 

 

Alguém conhece um sítio onde possa arranjar disso?

 

Obrigado

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu faço directo da torneira para o aqua com uma mangueira , mt lentamente e com a bomba de ar ligada , se fosse ao balde ou com garrafões demorava um dia inteiro! help

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu faço directo da torneira para o aqua com uma mangueira , mt lentamente e com a bomba de ar ligada , se fosse ao balde ou com garrafões demorava um dia inteiro! help

 

Como uso agua de osmose tenho um recepiente de 80L (que da para 1 TPA) num WC, faço la a osmose e tratamento para aumentar a dureza e ficar com o PH que eu quero. De seguida tenho uma bomba de circulação a qual ligo uma mangueira e ca vai disto para dentro do agua. O unico se não é que ando sempre a desenrolar e enrolar 15m de mangueira.

 

Cumps,

MO

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como uso agua de osmose tenho um recepiente de 80L (que da para 1 TPA) num WC, faço la a osmose e tratamento para aumentar a dureza e ficar com o PH que eu quero. De seguida tenho uma bomba de circulação a qual ligo uma mangueira e ca vai disto para dentro do agua. O unico se não é que ando sempre a desenrolar e enrolar 15m de mangueira.

 

Cumps,

MO

 

Então, mas e para tirar a água do Aquário?

 

E tratamento de cloro, não fazem?

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, mas e para tirar a água do Aquário?

 

E tratamento de cloro, não fazem?

 

Para tirar uso a mesma mangeuira, com o poder da gravidade vai tudo para a sanita. Como tenho osmose não faço tratamento de cloro.

 

Cumps,

MO

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para tirar uso a mesma mangeuira, com o poder da gravidade vai tudo para a sanita. Como tenho osmose não faço tratamento de cloro.

 

Cumps,

MO

 

No meu caso acho que não consigo... é um longo caminho e não devo ter folêgo para puxar a água help

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso acho que não consigo... é um longo caminho e não devo ter folêgo para puxar a água help

 

A mangueira que eu uso tem cerca de 15m, só precisa de folgo para a agua passar por cima do aquario, a gravidade trata do resto. Se tiveres folgo para tirar a agua para um balde consegues fazer o resto tambem. Cuidado é para não "esquecer" a mangeuira dentro do aqua e esvaziar o mesmo por completo. A minha tem uma curva com uma ponta que 15cm assim mesmo se eu esquecer ele nunca tira mais agua que isso.

 

Cumps,

MO

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, mas e para tirar a água do Aquário?

 

E tratamento de cloro, não fazem?

 

 

para tirar a agua é com uma mangueira fininha direto para o esgoto , aproveito e aspiro o fundo do aqua tb, quanto ao cloro n faço tratamento nenhum, apenas ligo bomba de ar que faz cm que o cloro desapareça mais depressa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Certamente que para fazer as TPA's cada um de nós tem uma técnica própria... eu pessoalmente ando a usar garrafões de 5L de água...

 

No entanto queria ver se arranjava um recipiente maior (quanto maior, melhor) para não ter de andar com garrafões pra trás e para a frente...

Alguém conhece um sítio onde possa arranjar disso?

 

Obrigado

 

Eu uso um balde

tenho a agua a repousar em jerrycans de 20l e quando faço o tpa verto do jerry para o balde (prai 5l de cada vez para não dar cabo das costas) e do balde para o aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso garrafoes de 5 L.

 

encho o garrafao com água da troneira deixo arejar durante 2 dias. Portanto ao 2º dia retiro 5 litros do aqua e posteriormente meto os 5 litros arejados la dentro, em cada 2 dias repito o processo.

 

Uso o escoamento por gravidade que basicamente é meter o recipiente donde se quer RETIRAR a agua a um nivel mais elevado que o recipiente que vai RECEBER a agua. Meto o tubo de plastico dentro do garrafão, elevo-o acima do nivel do aqua, na outra ponta dou uma inspiradela com a boca para fazer pressão e puxar a agua, meto-o dentro do aqua e voilá lá vem ela, depois é ler o jornal e esperar que os 5L escorram para o aquario.

 

Simples, sem stress e sem choques termicos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas dicas...

 

O tópico serviu para tentar arranjar uma maneira de não andar a acartar com garrafões de 5L de um lado para o outro.

 

A ideia da mangueira é boa, mas tenho a mangueira no quintal... problema... só dá água fria.

 

A ideia seria mesmo tentar arranjar um garrafão de 20L... sempre eram menos viagens... :P

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu uso uma mangueira que ligo á torneira da banheira...

Uma ponta na torneira e outra dentro do aquario... ligo a agua como se tivesse a pôr mais agua no aquario... mas so ligo para encher a mangueira com agua... depois desligo a agua e tiro a mangueira da torneira... meto a mangueira no chao da banheira... e a gravidade trata do resto... devagarinho mas certinho... sem dores nas costas e chao molhado... depois é so encher tambem com a mangueira... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu uso uma mangueira que ligo á torneira da banheira...

Uma ponta na torneira e outra dentro do aquario... ligo a agua como se tivesse a pôr mais agua no aquario... mas so ligo para encher a mangueira com agua... depois desligo a agua e tiro a mangueira da torneira... meto a mangueira no chao da banheira... e a gravidade trata do resto... devagarinho mas certinho... sem dores nas costas e chao molhado... depois é so encher tambem com a mangueira... ;)

 

exactamente como eu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma última pergunta...

 

Vou amanhã comprar a mangueira e experimentar o vosso sistema... tratamento de cloro, usam alguma coisa?

 

Há alguma coisa, algum "dispositivo" que se possa por à saída da torneira, e à entrada da mangueira para "limpar" o cloro?

 

Obrigado,

 

 

Abraços a todos,

 

Hugo

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma última pergunta...

 

Vou amanhã comprar a mangueira e experimentar o vosso sistema... tratamento de cloro, usam alguma coisa?

 

Há alguma coisa, algum "dispositivo" que se possa por à saída da torneira, e à entrada da mangueira para "limpar" o cloro?

 

Obrigado,

Abraços a todos,

 

Hugo

 

 

Existe varias situações que podes usar para remover o cloro.

 

1. Deixar a agua dentro de um recipiente durante 2 ou 3 dias

2. Deitar a agua com muita pressão para dentro de um recepiente de forma que ela faça muita espuma

3. Meter uma bomba de ar com uma pedra difusora dentro do recepiente e deixar estar durante 24 horas

4. Usar produtos a venda para o efeito.

 

Cumps

MO

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe varias situações que podes usar para remover o cloro.

 

1. Deixar a agua dentro de um recipiente durante 2 ou 3 dias

2. Deitar a agua com muita pressão para dentro de um recepiente de forma que ela faça muita espuma

3. Meter uma bomba de ar com uma pedra difusora dentro do recepiente e deixar estar durante 24 horas

4. Usar produtos a venda para o efeito.

 

Cumps

MO

 

Sim, mas para isso a água arrefecia e não me convinha.

 

A ideia era tentar arranjar uma espécie de filtro para limpar o cloro.

 

Produtos para a água já eu punha nos garrafões...

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas para isso a água arrefecia e não me convinha.

 

A ideia era tentar arranjar uma espécie de filtro para limpar o cloro.

 

Produtos para a água já eu punha nos garrafões...

 

Podes usar um filtro de carvão. Fazes algo tipo DIY ou existem uns filtros tipo "canister" que podes usar. Outra solução seria usares um filtro externo com carvao para "bombar" a agua nova para o aquario. Atenção é que o PH a saida da torneira será diferente depois de remover o cloro e pode ser diferente do que tu precisas no aqua.

 

Para mim o ideal é agua para TPAs ser sempre tratada num recipiente proprio, nunca bombar agua directo da torneira. Mas isso sou eu com a pancada dos Discos.

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comigo é assim:

Começo por dizer que são 52 litros, ou no mínimo 39, de 15 em 15 dias. Isto parece-me importante pois há aí malta a trabalhar com volumes muito maiores e com frequências muito maiores, o que depois faz diferença quando se avalia o método.

 

Encho dois baldes de 13 litros cada com água tirada a grande pressão com o telefone do chuveiro para tentar logo à partida começar a eliminar o cloro. Depois, no mínimo 24 horas depois, saco a água que pretendo do aqua com um sifão e um terceiro balde que serve para limpezas da minha mulher cá em casa. Aqui tenho de ter muito cuidado para o tubo do sifão não tocar no balde pois este é utilizado com detergentes, mas como esta água vai directa prá sanita, eu faço assim...

 

No fim de ter tirado a água que quero mudar, trago um dos baldes e, com a ajuda de um escadote, coloco-o em cima do canto direito do aquario. Tenho de ter muito cuidado para que fique bem assente e não haja nenhum desastre!

Volto a utilizar o sifão para o transbordo, lento mas sempre dá para ir vendo televisão enquanto a água passa :)

 

Como muitas vezes faço 39 ou 52 litros, e os dois baldes previamente preparados só tinham 26 litros, enquanto avanço para o segundo balde já enchi um terceiro com mais água. Depois faço o mesmo com um quarto balde. Naturalmente que assim só dois dos baldes que meto no aqua entram sem cloro, mas nunca notei problemas nisso (estou a falar do um aqua com 180 litros reais! Ou seja, entram 26 com cloro por dissipar e mesmo assim quando coloco a água nos baldes faço-o sempre a grande pressão...)

 

Já pensei em arranjar uma bomba de água para sacar a água dos baldes pró aqua mas para tall teria de colocar uma torneira que me permitisse condicionar o fluxo de água para que esta não entrasse com muita velocidade. Neste processo tenho receio que talvez possa queimar a bomba de água que estaria sempre a forçar água que não podia sair à velocidade bombeada por causa da torneira. Ainda tenho de pensar bem nisto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas respostas.

 

Eu o que faço é tirar a água do aquário com garrafões...

 

Ir à banheira encher garrafões.

 

Usar produto para tratar o cloro...

 

Deixar acalmar durante um tempo...

 

E despejo no aquário.

 

 

A ideia seria evitar estes passeios com os garrafões... ou seja, arranjar uma mangueira desde o aquário até à sanita e tirar a água que queria através da gravidade (isto é fácil).

 

Para voltar a por a água no aquário, ligava a mangueira à torneira e cá vai disto.

 

O que fica aqui a falhar é o tratamento do cloro... será que posso usar o produto dentro do aquário, usando a quantidade equivalente aos litros de água que mudei?

 

Obrigado mais uma vez.

 

Abraços.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montei hoje o meu esquema novo de transporte de Água, com a dita mangueira.

 

Resultou lindamente, sem trabalho absolutamente nenhum.

 

Medi a distância do aquário à banheira, comprei uma mangueira... e cá vai disto... liguei-a à torneira, e comecei a mandar água, até a mangueira encher.

 

Quando encheu, desliguei e puxei a água para trás, começando a esvaziar o aquário... depois foi esperar que a gravidade fizesse o seu trabalho e que esvaziasse até +/- onde eu queria (geralmente 50%).

 

De seguida, liguei novamente na torneira e cá vai disto.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Questões que se levantam:

1. As torneiras são, regra geral, longe do aqua. Então, como fazem para a ponta da mangueira que está no aqua não sair de dentro dele enquanto estão perto da torneira?

 

2. Este método não me parece permitir o aspirar do fundo, certo?

 

3. Só será viável em zonas que não tenham a água canalizada com níveis elevados de cloro... E no dia em que houver um pico de cloro... podem haver problemas uma vez que a água não 'descansa'.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Questões que se levantam:

1. As torneiras são, regra geral, longe do aqua. Então, como fazem para a ponta da mangueira que está no aqua não sair de dentro dele enquanto estão perto da torneira?

 

2. Este método não me parece permitir o aspirar do fundo, certo?

 

3. Só será viável em zonas que não tenham a água canalizada com níveis elevados de cloro... E no dia em que houver um pico de cloro... podem haver problemas uma vez que a água não 'descansa'.

 

1- Prendes a mangueira com qq coisa de modo a que não saia... ou pedes a alguém para a segurar

 

2- Aspira na boa, uma vez que até tem bastante pressão.

 

3- Para isso usa tratamento anti-cloro, eu sempre usei.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.