Recommended Posts

Publicado

A planta que está nesta imagem é musgo de java ou é uma mistura entre musgo e algas?!

A pergunta é estranha, mas o que se passa é o seguinte:

Eu coloquei musgo de java num tronco há algum tempo. Entretanto ele parecia que não desenvolvia mas de um momento para o outro começou a crescer a um ritmo razoável. Eu sempre estranhei um pouco o facto das ramificações serem um pouco mais finas do que as que eu conheço como sendo musgo.

Hoje cortei um bom pedaço dele e resolvi colocar aqui para ver se me podem ajudar.

Aquelas folhas não pertencem à planta. São folhas de flutuantes que ficaram ali presas

musgo-1.jpg

Nota:

Isto não está a crescer em mais lado nenhum do aqua (se fosse algas à partida minava-me o aqua e as outras plantas todas que tenho).

Que vos parece?!

Obrigado

banner_forum1.png
Publicado:

Olá.

Isso não é musgo. É uma alga filamentosa verde. O facto de crescer apenas numa zona não elimina a hipótese de ser uma alga. As algas desenvolvem-se em nichos, por isso se houver um local dentro do aquário que seja mais favorável ao seu desenvolvimento é lá elas vão aparecer.

A causa é provavelmente níveis de PO4 baixos.

Publicado: (editado)

Obrigado pela resposta.

É melhor retirar a totalidade das algas ou há algum inconveniente em deixar ficar alguns tufos?

É que estas algas até formam um efeito engraçado no local onde estão.

Edit:

Eu já tive em tempos algas filamentosas verdes nas plantas que entretanto conseguir eliminá-las e os filamentos eram muito mais finos que estes. Estes filamentos são mais compacto e têm um comportamento de crescimento muito idêntico ao do musgo.

Editado por MiguelMartinho
banner_forum1.png
Publicado:

Mesmo sendo mais grossos, e concordando com o André ao afirmar que é apenas algas filamentosas, basta um deslize maior do que o que já tens nos nutrientes e não ficaram apenas nos tufos mas em todo o lado.

Penso que o melhor é tirares todas e colocares musgo de verdade.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

Bom dia

São sem dúvida algas filamentosas.

O melhor mesmo é tirares a mistura de musgo e algas e colocares musgo novo.

Franfish

Editado por Franfish