Recommended Posts

Publicado

Boa tarde.

Preciso da vossa ajuda.

Tenho um aqua de água doce com ciclideos e quero mudar o aquario para agua salgada.

O meu aquario é de 1,5m x 50 cm x 60 cm, tenho como iluminacao uma calha da jebo com 4 lampadas power compact de 55watts cada, e como filtragem 1 filtro 2217 e um 2215 ( tenho por aqui um 2213 tb) tenho uma cabeça da eheim de 600l/h tb.

Tenho espaço no movel para por uma sump nao muito grande, mas nao sei qts litros é aconselhado.

Gostaria de saber o que posso aproveitar e o que tenho que adquirir (que modelos aconselham preço qualidade) e preços aproximados. Obrigado e agradeço as vossas respostas.

Publicado:

Boas , antes de td teres muitos €´s de parte ! Ou então vais começar a comprar material ao poucos...

Agora aconselho-te a comprares um escumador bom

( como ex: http://horizonteaquatico.vstore.ca/index.p...b425c52e3f44b5b )

Teres bombas de circulação , o quadruplo pelo menos do total de litragem

Uma sump de 100 ltrs

Areão e Muita rocha viva!

Bem não sei se está certo senão mas espera por mais comments...

Abrs

Coral Gigante! (clica)

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Publicado:

Boas!

Além do que o pypo disse, tens que ter muita paciência e saber esperar pela a altura certa para começar a colocar vivos.

Em relação ao filtro, se tiveres uma boa rocha viva e areia, não precisas dele para nada!

A iluminação, dá para inicio, mas depois acponcelhava a mudares para T5 ou HQI, não sou muito a favor dessas lampadas, e ainda por cima ser da jebo, uma franca qualidade!

Para colocares sump, terás que furar o aqua ou colocares um overflow!

Mais dúvidas?

Abraços,

Pedro.

Publicado:

Obrigado pelas vossas respostas. Estou a pensar furar o aqua.

Aproveito para deixar aqui um esquema de como estou a pensar montar o aqua. Digam o que melhoravam e deem opinioes .

aquacopylo8.jpg

Publicado:

Boas!

O esquema parece bom, mas tens que ter atenção no seguinte:

a passagem de um aqua da sump para outro, deve ser feito com cuidado, fazer um boraco na madeira de forma ao tubo passar sem que afecte a estrutura, vai levar muitos Kg em cima!

Depois o retorno vai chegar com menos força ao lado esquerdo por causa da distância que a água tem que percorrer!

Abraços,

Pedro.

Publicado:

a mesa é de inox e é oca no meio onde passam os tubos. Só tem uma placa de madeira por cima para ficar liso onde assenta o aquario.

Publicado:

Já sabes os diâmetros dos furos da coluna seca?

Porque queres duas saídas da bomba de retorno?

Agora não percebi muito bem a mesa/suporte, mas e que tal se fizeres so um aquário a servir de sump? Em vez de fazeres três? Não sei talvez seja eu que não esteja a perceber o esquema que fizestes...

Coral Gigante! (clica)

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Publicado:

aquelas duas saidas estao ligadas a um SCWD.

A mesa do aquario ja estava feita para o de agua de doce, e foi feito para no meio levar um aquario pequeno e de lado os filtros...

Sendo assim ou mando cortar a mesa para por so um aquario, ou meto os 3 aquarios...

Ainda nao sei bem o que fazer..

Publicado:
aquelas duas saidas estao ligadas a um SCWD.

A mesa do aquario ja estava feita para o de agua de doce, e foi feito para no meio levar um aquario pequeno e de lado os filtros...

Sendo assim ou mando cortar a mesa para por so um aquario, ou meto os 3 aquarios...

Ainda nao sei bem o que fazer..

Para mim tens 2 opções...deixas ficar essa mesa com os 3 aqua e para fazeres a passagem de água ligas-os pos tubos e só fazes o buraco na mesa para o tubo passar, nada maios que isso, senão afectas a estrutura de sustentação do aqua e a mesa pode ceder!

A outra opção é mandares fazer uma bancada em aço galvanizado e depois tapas com MDF, Contraplacado, Aglomerado, PVC...

Eu tapei com plavas de alveolado....Plastico! Podes ver aqui.

Abraços,

Pedro.