Marco Monteiro Publicado Junho 8, 2007 Publicado Junho 8, 2007 Olá pessoal, tou a montar um aqua para Discus com algumas plantas. Queria saber se me podiam esclarecer o motivo pelo qual algumas plantas estão a ficar com as folhas escuras, como esta Echinodorus Ozelot na foto: Por baixo do areão tenho substrato e pastilhas próprias para as plantas, mesmo assim não entendo porque algumas folhas começaram a ficar neste estado. Obrigado, Um abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
Luis carrilho Publicado: Junho 8, 2007 Publicado: Junho 8, 2007 (editado) Olá pessoal, tou a montar um aqua para Discus com algumas plantas. Queria saber se me podiam esclarecer o motivo pelo qual algumas plantas estão a ficar com as folhas escuras, como esta Echinodorus Ozelot na foto: Por baixo do areão tenho substrato e pastilhas próprias para as plantas, mesmo assim não entendo porque algumas folhas começaram a ficar neste estado. Obrigado, Um abraço, Boas Marco, Ás vezes uma pesquisazita evita de se fazerem certas perguntas,vê lá a Ozelot aqui no site da tropica: http://www.tropica.com/default.asp PS-Desculpa Marco,pensei que te estavas a referir ás pintas escuras,mas só depois reparei que o que referes é outra coisa. Um abraço. Editado Junho 8, 2007 por Luis carrilho
Marco Monteiro Publicado: Junho 8, 2007 Autor Publicado: Junho 8, 2007 Olá Luís, eu conheço bem o site da tropica e não é de facto das pintas escuras características da "Ozelot" que me refiro. Obrigado na mesma, Um abraço Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
Marco Monteiro Publicado: Junho 9, 2007 Autor Publicado: Junho 9, 2007 Bom dia pessoal, ninguém tem uma sugestão para este problema que coloquei? É que parece que de dia pra dia está a alastrar, não só nesta planta como também nas outras! Um abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
Marco Monteiro Publicado: Junho 10, 2007 Autor Publicado: Junho 10, 2007 Olá pessoal, será possível tratar-se de alguma carência de ferro? Abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
Marco Monteiro Publicado: Junho 10, 2007 Autor Publicado: Junho 10, 2007 Boas pessoal, é só para partilhar convosco este momento que acabei de assistir. Embora não tenha resolvido esta questão das manchas nas plantas, acabei de assistir a um espectáculo maravilhoso: as minhas plantas desataram a fazer "perling", é lindíssimo, assisti a duas colunas de bolhas a correrem em direcção à superfície e as folhas das plantas têm carradas de bolhas de O2. Isto é um bom sinal, certo? Um abração, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
Marco Monteiro Publicado: Junho 11, 2007 Autor Publicado: Junho 11, 2007 Olá pessoal, tou a montar um aqua para Discus com algumas plantas. Queria saber se me podiam esclarecer o motivo pelo qual algumas plantas estão a ficar com as folhas escuras, como esta Echinodorus Ozelot na foto: Por baixo do areão tenho substrato e pastilhas próprias para as plantas, mesmo assim não entendo porque algumas folhas começaram a ficar neste estado. Obrigado, Um abraço, Olá pessoal, será que nenhuma alma caridosa com experiência em plantas me pode ajudar com esta questão? Estou farto de pesquisar e os recursos já estão praticamente esgotados, sem chegar a conclusão alguma.... Abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
paulosaints Publicado: Junho 11, 2007 Publicado: Junho 11, 2007 Olá Marco. Não nenhum expert nem nada que se pareça, mas posso dizer que o pearling é bom sinal. Quanto ao problema da tua planta, não posso dizer muito. Pode ajudar um pouco se pôres o setup e rotina de fertilização. Uma coisa pode ajudar, a carência de ferro nota-se nas folhas novas. Paulo
Marco Monteiro Publicado: Junho 11, 2007 Autor Publicado: Junho 11, 2007 (editado) Olá Marco. Não nenhum expert nem nada que se pareça, mas posso dizer que o pearling é bom sinal.Quanto ao problema da tua planta, não posso dizer muito. Pode ajudar um pouco se pôres o setup e rotina de fertilização. Uma coisa pode ajudar, a carência de ferro nota-se nas folhas novas. Paulo Olá paulo, de facto o pearling levou-me a concluir que as coisas estão a evoluir no bom sentido, foi um espectáculo maravilhoso visualizar aquelas colunas de oxigénio a correr pelo aquário. Relativamente à questão que coloquei já me foram avançadas várias hipóteses, incluindo a carência em ferro, pelo que desde ontem comecei a fertilizar as plantas com JBL Ferropol. O aqua tem 100x40x50, substrato da Sera com pellets activas à base de ferro e outros nutrientes, areão do rio amazonas, duas lampadas T8 de 30w/cada (sei que é fraquito mas também não quero nenhum plantado holandês). Por enquanto não adicionei ainda CO2 mas estou a ponderar comprar um sistema. A qualidade da água está boa, faltando medir ainda os níveis de fosfatos e ferro. Um abração, Editado Junho 11, 2007 por marcomonteiro Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
Marco Monteiro Publicado: Junho 13, 2007 Autor Publicado: Junho 13, 2007 Olá pessoal, apesar de ainda não ter conseguido uma única ajuda, aqui fica mais um pormenor interessante: ontem quando cheguei a casa a echinodorus ozelot que viram na foto com a folha negra estava completamente limpa, parecendo inclusive que a folha foi renovada. Que será que aconteceu aqui? Um abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
paulosaints Publicado: Junho 13, 2007 Publicado: Junho 13, 2007 Olá Marco. Será que era uma alga? Existe uma alga castanha bastante parecida com o que tinhas na folha.
Marco Monteiro Publicado: Junho 13, 2007 Autor Publicado: Junho 13, 2007 Olá Marco. Será que era uma alga? Existe uma alga castanha bastante parecida com o que tinhas na folha. Olá Paulo, tudo bem? De facto também já me ocorreu, mas eu passei a mão várias vezes e aquilo parecia queimado, não saia de forma alguma. Ontem quando cheguei tinha um tufo escuro num canto da folha (amontoado) e a folha estava renovada, se reparares até está mais clarinha que as outras folhas mais velhas Um abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
Recommended Posts