Recommended Posts

Publicado

Olá

SET UP

Aquário 80 x 45 x 35 - +/- 112Lts

Filtro com esponja, acrílico e algodão filtrante

Temp. 26ºC

Iluminação: 2 x Fluorescente de 18W cada (acho eu)

PH- 7,8

Flora.

Anubias nanas

Musgo de java nos pequenos furos das pedras

Pedras esburacadas

Areia Filtro de Piscina (comprado no AKI 25 kg por 10€)

Fauna:

1 x Plecostomos

1 x Limpa Vidros

1 x Coridora

1 x Ciclideo Metalic Yellow

1 x Cilcideo ???

Vou tirar fotos para colocar aqui, e depois aceitamos todo o tipo de comentários (sugestões, etc).

Publicado:
Olá

SET UP

Temp. 26ºC

PH- 7,8

Flora.

Anubias nanas

Pedras esburacadas

Fauna:

1 x Plecostomos

1 x Limpa Vidros

1 x Coridora

1 x Cilcideo ???

Vou tirar fotos para colocar aqui, e depois aceitamos todo o tipo de comentários (sugestões, etc).

na minha opiniao vais estar a gastar electricidade a mais com essas duas lampadas, 18W sao suficientes para um aqua de ciclideos africanos...

se é para ciclideos africanos, aumenta a temp para rodar os 28º/29º

as pedras e a areia, nao fazem parte da flora....

limpa-vidros, é AJAX...lol deves tar a falar de CAE

nao conheço esse ciclideo metalic yellow vai ao google na secçao imagens e vê se nao estas a falar de electric yellow (labidochromis caeruleus) se for, iras estar a construir um aqua de Mbunas do Malawi (muito boa escolha na minha opiniao) e nesse caso deves passar o ph a rondar os 8.1/8.2...

em relaçao a flora, podes tambem colocar umas valisnerias que da um efeito lindo neste tipo de aquas...

espero que tenhas levado as minhas criticas, como construtiva e nao distrutivas...fico a espera da evoluçao da coisa.... mais alguma coisa, é so pedires...

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:

Tal como em muitas outras áreas uma boa iluminação é importante para o aspecto do aquário. Um aquário mal iluminado parece um aquário desleixado e os aquários de ciclídeos normalmente não têm muita iluminação.

Se quiseres ter um aquário bonito, os 18 x 2 W não é nada demais, pelo contrário.

Publicado:

Agradeço as vossas sugestões.

Claro que não levo nada para o lado destrutivo mas sim para o lado construtivo.

Agradeço todo o tipo de comentários e sugestões.

Eu sei que me enganei na colocação da flora. Como não sei alterar o primeiro topico que coloquei deixei lá estar apesar de estar enganado.

Em relação ao peixe (Limpa Vidros) eu coloquei este nome devido a ser vendido assim nas lojas de animais e por não saber o nome correcto dele. Ele é parecido ao Otocinclus Afinis mas é amarelo e maior e com uma risca mais escura ao londo de todo o corpo.

Vinha mesmo hoje para rectificar o nome dos ciclideos.

1 x Electric Yellow

1 x Borkley Kadanga

Ainda não compramos mais porque não sabemos que podem ou não estar juntos no mesmo aquário. Achamos que um é carnivoro e outro herbivoro, verdade?

Por acaso consegue-se saber se são machos ou femeas?

Obrigado!

P.S. Esqueçi das fotos na pen em casa. Quinta feira vou ver se não me esqueço de trazer e colocar aqui no forum.

Publicado:

SET UP Correcto

Temp. 28ºC

Iluminação: 2 x Fluorescente de 18W cada

PH- 8,0

Flora.

Anubias nanas

Decoração:

Pedras esburacadas

Fauna:

1 x Plecostomos

1 x Limpa Vidros (do tipo de Otocinclus afinis mas amarelo com risca ao longo do corpo, não sei o nome dele, geralmente é vendido como Limpa Vidros)

1 x Coridora

1 x Ciclideo Electric Yellow

1 x Cilcideo Borkley Kadanga

Publicado:

Misturar espécies antes de as conhecer não costuma ser boa politica. Eu sacava o provavel CAE (verifica se é esse na procura do forum ou no google - chinese algae eater) a coridora e o pleco, porque não têem nada a ver...

Depois arranjava umas 4 femeas e 1 macho de uma espécie de ciclideos africanos e chegava bem para o tamanho do aqua. Quando começarem a reproduzir, distribuias pelo forum banana rock

Boa sorte.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado: (editado)

Já agora, para modificares os posts, carregas no edit.

Editado por Ricardo Diogo

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Olá

SET UP

Temp. 26ºC

PH- 7,8

Flora.

Anubias nanas

Pedras esburacadas

Fauna:

1 x Plecostomos

1 x Limpa Vidros

1 x Coridora

1 x Cilcideo ???

Olá Nuno,

em primeiro lugar não posso deixar de relembrar que aquários com uma frente inferior a 120cm são sempre muito complicados de proporcionar boas condições e qualidade de vida aos ciclídeos africanos. Se 80cm de comprimento já se tornam insuficientes, 35 cm de altura nem vou comentar (desculpa a minha sinceridade, mas tento sempre fazer com que as pessoas entendam o conceito deste hobbie que é a aquariofilia - manter a qualidade de vida dos nossos amiguinhos).

Em relação à temperatura não sou da opinião em manter a água em torno dos 28/29ºC, pois 24-26º serão mais do que suficiente. Com uma temperatura tão elevada, como muitos costumam defender, os peixes crescem desmesuradamente e num curto espaço de tempo, o que diminui contudo a sua longevidade. A iluminação, embora não seja tão necessário num aquário de ciclideos africanos que por norma tem muito poucas plantas ou mesmo nenhumas, deve ser mantida para realçar as cores dos peixes e dar alguma vida ao aquário. Deves no entanto ter algum cuidado quanto à exposição diária de luz para que rapidamente não comecem a proliferar as algas.

O peixe que referes como sendo um Ciclideo Borkley Kadanga designa-se por Copadichromis borleyi (Kadango) e pertence à categoria de Haplochromis (peixes que coabitam nas zonas mais arenosas) do Lago malawi, ao contrário do Labidochomis Caeruleus que é um Mbuna (peixes que coabitam nas zonas mais rochosas do lago).

Não crítico a mistura das duas categorias do lago, nem mesmo das três, pois eu próprio no meu aqua tenho algumas espécies non-mbunas. Contudo, acho que deverias repensar o teu aquário (principalmente nas medidas) e tentar investir em algo mais gratificante para os peixes e para ti mesmo. Mesmo que mantenhas uma única espécie nesse aquário, vais ver que com o tempo irás te fartar de olhar sempre para os mesmo peixinhos.

Um abração e boa sorte,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

Meu Blog

Publicado:

O Cop. Borley Red Kadango é um peixe deslumbrante e majestoso. Ênfase no majestoso. Esse animal necessita de espaço e não só devido ao tamanho, mas principalmente porque é um peixe de águas abertas que necessita de muito espaço para nadar. Mínimo 1,5m de comprimento. Por outro lado é um peixe muito pacífico e se não for o rei do aquário passa um mau bocado, em especial se tiver mbunas acima dele.