Injecção De Co2...em Qq Circunstancia?


Luis carrilho

Recommended Posts

Boa noite a todos,

A duvida é a seguinte,em virtude de a agua da rede nesta zona apresentar alguns problemas cronicos(ph e dureza altissimos e por vezes valores de fosfatos altos)decidi ao montar o plantado usar agua de osmose,a qual fica com um PH um pouco baixo e dureza tanbem bastante baixa,fazendo testes a agua do aqua tenho apurado valores de PH 6 e KH 2,indo ver á tabela a relação dos dois valores para achar o valor do CO2 dissolvido,reparo que tenho um excesso de CO2 na agua:

tabela113gm2.gif

 

Sendo assim,continua a justificar-se a injecção de CO2 durante todo o periodo diurno??é que numa agua que já contem de origem um valor relativamente alto de CO2 presente,estar ainda a injectar durante varias horas não será prejudicial aos peixes??

Reparei que ao fim de algumas horas de fotoperiodo e consequente injecção,os peixes começam a ter maior dificuldade na respiração,pelo que nessa altura tenho desligado o CO2.

Que me aconselham a fazer?

Um abraço a todos.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O único conselho que te posso dar é que esquece a tabela... olha antes para os peixes e para as plantas. Eles dir-te-ão se tens excesso ou carências de CO2.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O único conselho que te posso dar é que esquece a tabela... olha antes para os peixes e para as plantas. Eles dir-te-ão se tens excesso ou carências de CO2.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Boas Luis,

Isso é um pouco relativo,no caso dos peixes a reacção é notoria,já que respiram com maior dificuldade e por vezes á superficie,já no caso das plantas,a minha falta de expriencia com elas aliada ao facto de ainda estarem plantadas á muito pouco tempo,não me permite tirar grandes conclusões.

De qq modo,já desliguei o CO2 á algumas horas e o comportamento dos peixes melhorou e as plantas parecem estar a "funcionar" normalmente,a Blyxa por ex. está a libertar bastante oxigenio,o que indica uma boa fotossintese,certo?

Sendo assim depreendo das tuas palavras que devo estar atento as esses pequenos sinais ao decidir se ligo o CO2 ou não,correto?

Mas da expriencia que tens,conheces casos de pessoal que devido ao uso da agua de osmose,acabe por não usar ou usar pouco a injecção de CO2,devido ao facto de esta já vir algo enriquecida com esse elemento??

Um abraço.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola ;) !!!

Estava por aqui a ler o que escreves-te, quanto a água de osmose nunca utilizei logo não posso dizer-te se possui muito ou pouco Co2 dissolvido nela, mas o que te posso dizer e o que o Luis te disse , lá por teres valores baixos de pH e Kh não quer dizer que tenhas muito Co2 , senão para o injectarmos no aqua bastava fazermos baixar os valores desses dois parametros e na realidade não é isso que se passa ...

Quanto as plantas, la por notares aquelas bolhas tambem não quer dizer que seja O2, pode ser um caso de falso pearling.... !!!

 

Abraço

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

Isso é um pouco relativo,no caso dos peixes a reacção é notoria,já que respiram com maior dificuldade e por vezes á superficie,já no caso das plantas,a minha falta de expriencia com elas aliada ao facto de ainda estarem plantadas á muito pouco tempo,não me permite tirar grandes conclusões.

De qq modo,já desliguei o CO2 á algumas horas e o comportamento dos peixes melhorou e as plantas parecem estar a "funcionar" normalmente,a Blyxa por ex. está a libertar bastante oxigenio,o que indica uma boa fotossintese,certo?

Sendo assim depreendo das tuas palavras que devo estar atento as esses pequenos sinais ao decidir se ligo o CO2 ou não,correto?

Mas da expriencia que tens,conheces casos de pessoal que devido ao uso da agua de osmose,acabe por não usar ou usar pouco a injecção de CO2,devido ao facto de esta já vir algo enriquecida com esse elemento??

Um abraço.

 

 

Boas!

 

O teu problema, que não chega a ser problema(!) é possivelmente estares a injectar demasiado CO2 para a quantidade de plantas que tens. O facto de estarem plantadas à muito pouco tempo significa também que não há ainda um equilíbrio perfeito, por conseguinte terás que corrigir a quantidade de CO2 a injectar. Convém não esquecer que os peixes também o produzem..., mas CO2 é sempre necessário para ter bonitas plantas, a não ser que tenhas muito poucas... E se colocasses o SETUP completo? Estamos para aqui a escrever sem bases! A única base que temos é: se...

 

Um abraço

Carlos Salgueiro

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O teu problema, que não chega a ser problema(!) é possivelmente estares a injectar demasiado CO2 para a quantidade de plantas que tens. O facto de estarem plantadas à muito pouco tempo significa também que não há ainda um equilíbrio perfeito, por conseguinte terás que corrigir a quantidade de CO2 a injectar. Convém não esquecer que os peixes também o produzem..., mas CO2 é sempre necessário para ter bonitas plantas, a não ser que tenhas muito poucas... E se colocasses o SETUP completo? Estamos para aqui a escrever sem bases! A única base que temos é: se...

 

Um abraço

Carlos Salgueiro

Boas aquapego,

No meu outro topico(plantação por estaca)já deixei +- o setup,mas não custa nada voltar a colocar.

Bem é um pequeno aqua em que estou pela 1ª vez a exprimentar um plantado,já tive diversos doces e até salgados,mas plantado é a 1ª vez.

Tem cerca de 40lt brutos,a iluminação são 3PL que dão uma relação superior a 1w por litro,o substracto tem cerca de 8cm e é constituido por uma base de humus da Prodac no fundo,seguido de uma camada intermedia de substracto fertil Aquabassis Plus da JBL,terminando em 3cm de areão fino de rio no topo.

Peixes são 6 neons negros,1 Ramirezi e 1 Cory,tenho tanbem 4 Japonicas.

Plantas são varias,Ludwigia Rubin,L. sessiflora,Egeria,Eusteralis stellata,Blyxa etc.

O CO2 é a habitual mistura caseira,com difusor em escadinha.

Está montado á pouco mais de uma semana e tirando o problema descrito tudo tem corrido bem,inclusive com um crescimento assinalavel das plantas.

cpiadedsc01044qy4.jpg

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola ;) !!!

Estava por aqui a ler o que escreves-te, quanto a água de osmose nunca utilizei logo não posso dizer-te se possui muito ou pouco Co2 dissolvido nela, mas o que te posso dizer e o que o Luis te disse , lá por teres valores baixos de pH e Kh não quer dizer que tenhas muito Co2 , senão para o injectarmos no aqua bastava fazermos baixar os valores desses dois parametros e na realidade não é isso que se passa ...

Quanto as plantas, la por notares aquelas bolhas tambem não quer dizer que seja O2, pode ser um caso de falso pearling.... !!!

 

Abraço

Rui Santos

Boas Kebras,

se bem percebi o que é o falso pearling,não parece ser o caso,até pq não foi algo imediato,só ao fim de algumas horas de luz é que as plantas,principalmente a Blyxa começaram a libertar bolhas e isso leva-me a acreditar que com efeito é oxigenio producto de uma fotossintese bem sucedida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Bem resolvi pôr a cuca a funcionar(pra variar :laugh: )e cheguei a uma conclusão,com efeito estava a injectar demasiado CO2 para o volume de agua que tenho,basta ver que estava a usar uma garrafa reactora de 2LT(grande abuso :) )para um aqua de 40lt brutos,a quantidade de CO2 que aquela coisa deitava éra demais,sendo assim fiz o seguinte,coloquei cerca de 40cl da mistura numa garrafa de 0.5lt e...voilá,fiquei com uma saida de CO2 muito mais ajustada ao volume de agua que tenho,parece-me que consegui agora o tál equilibrio,uma vez que as plantas estão espantosas e o comportamento e respiração dos peixes está perfeitamente normal.

Neste momento estou a começar a ter um bom problema :) ,não estava á espera de um crescimento tão rapido e vigoroso por parte das plantas,sem querer exagerar tenho aqui plantas que cresceram 6 ou 7cm numa semana...brevemente terei que começar a podár,mas com plantas plantadas á tão pouco tempo...a intuição está-me a dizer que deverei tentar adiar ao maximo a 1ª póda,para as plantas ganharem a maxima força. :wink:

E voçês que me dizem??

Grande abraço a todos.

 

PS-Pra terem uma ideia do crescimento comparem estas fotografias tiradas com 2 dias de diferença:

 

06/06/07-22.01h

cpiadedsc01044rl5.jpg

08/06/07-14.49h

cpiadedsc01046sl9.jpg

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais