Recommended Posts

Publicado

Boas!

Tenho um aqua com 200L com um cardume de 20 cardinais, 5 corys, dois Bótia Palhaço, 2 Ramirezis e um Discu Vermelho Turquesa. (eu sei que não é aconselhável ter só um Discu mas por enquanto tem de ser).

Ele sempre foi tímido e ja esperava que o seu comportamento não fosse normal devido a não estar em cardume mas à noite sai sempre e anda calmamente pelo aqua todo e não costuma ter medo das pessoas que se aproximam. Tem actualmente 10cm e cores vivas. Come de tudo, artémia, granulado da Sera e papa caseira.

Recentemente começou a roçar-se nas plantas e a ficar MUITO assustadiço. Quando entro em casa e me aproximo do aqua ele dispara em todas as direcções, batendo contra os vidros acabando por se esconder. Passado uns minutos lá aparece ele, porreiro da vida mas continua a roçar-se de vez em quando nas plantas.

Estou a pensar em fazer um tratamento com Tremazol porque, pelo que li no Fórum, os sintomas parecem ser compatíveis com parasitas das guelras.

Acham este o tratamento mais adequado? Se sim, onde posso comprar Tremazol ou Praziquantel? Já procurei em várias lojas e não encontro em lado nenhum...

PH=6.5

Temp.=29º

TPA´s=35% de 3 em 3 dias (água do garrafão)

Obrigado!

Publicado:
Boas!

Tenho um aqua com 200L com um cardume de 20 cardinais, 5 corys, dois Bótia Palhaço, 2 Ramirezis e um Discu Vermelho Turquesa. (eu sei que não é aconselhável ter só um Discu mas por enquanto tem de ser).

Ele sempre foi tímido e ja esperava que o seu comportamento não fosse normal devido a não estar em cardume mas à noite sai sempre e anda calmamente pelo aqua todo e não costuma ter medo das pessoas que se aproximam. Tem actualmente 10cm e cores vivas. Come de tudo, artémia, granulado da Sera e papa caseira.

Recentemente começou a roçar-se nas plantas e a ficar MUITO assustadiço. Quando entro em casa e me aproximo do aqua ele dispara em todas as direcções, batendo contra os vidros acabando por se esconder. Passado uns minutos lá aparece ele, porreiro da vida mas continua a roçar-se de vez em quando nas plantas.

Estou a pensar em fazer um tratamento com Tremazol porque, pelo que li no Fórum, os sintomas parecem ser compatíveis com parasitas das guelras.

Acham este o tratamento mais adequado? Se sim, onde posso comprar Tremazol ou Praziquantel? Já procurei em várias lojas e não encontro em lado nenhum...

PH=6.5

Temp.=29º

TPA´s=35% de 3 em 3 dias (água do garrafão)

Obrigado!

Olá,

penso que puderias colocar um pouco de sal na água, 1 colher de sal por litro de água, mas acho que o deverias fazer em outro aquário, baixa um pouco a temperatura e oxigena bem a água.

Nuno Silva

Publicado:
Olá,

penso que puderias colocar um pouco de sal na água, 1 colher de sal por litro de água, mas acho que o deverias fazer em outro aquário, baixa um pouco a temperatura e oxigena bem a água.

Obrigado Nuno. Mas quanto tempo é que devo manter o Discu nessa condições? Horas, dias?

Publicado:
Obrigado Nuno. Mas quanto tempo é que devo manter o Discu nessa condições? Horas, dias?

Sal nao!! vai-te matar as corydoras! corrijam-me se estiver errado. Mas tenho quase a certeza

Publicado:

Se quizeres fazer tratamento no comunitário eu diria que o melhor era o esha2000, se tiveres ampulárias, retira-as primeiro. Se quizeres fazer com formol ou sal, faz num aquário à parte, embora o formol seja para um tratamento mais forte, por vezes à peixes que não aguentam. Quanto aos outros peixes estão normais? Se também se coçam, faz mesmo tratamento no comunitário.

Publicado:

Já fiz o tratamento com esha 2000 no comunitário porque ele também tinha, na altura, uma barbatana em más condições. A barbatana ficou boa mas ele continua muito assustadiço e a roçar-se.

Os outros peixes continuam normais.

Ele já está assim há pelo menos um semana. Os sintomas não se parecem agravar, isso é que acho estranho...Ele come, respira bem e tem as cores vivas. As guelras parecem normais. É só mesmo o roçar e as cacetadas nos vidros (aí uma ou duas vezes por dia) que me preocupam!

Acham que deva fazer o Tremazol? Tenho medo que o tratamento com sal seja demasiado extremo.

Obrigado

Publicado:

Boas

Já fiz o tratamento com esha 2000 no comunitário porque ele também tinha, na altura, uma barbatana em más condições. A barbatana ficou boa mas ele continua muito assustadiço e a roçar-se.

Os outros peixes continuam normais.

Ele já está assim há pelo menos um semana. Os sintomas não se parecem agravar, isso é que acho estranho...Ele come, respira bem e tem as cores vivas. As guelras parecem normais. É só mesmo o roçar e as cacetadas nos vidros (aí uma ou duas vezes por dia) que me preocupam!

Acham que deva fazer o Tremazol? Tenho medo que o tratamento com sal seja demasiado extremo.

Obrigado

Tens de tentar ver se o roçar que falas, é para se coçar ou se é simplesmente porque quando se assusta e foge pelo aquário vai roçando. Porque se ele come e não tem mais nenhuns sintomas, eu aguardava para ver se haverá evolução.

Agora deves rápidamente arranjar companhia para ele, pois sozinho só stressa mais.

De qualquer forma a Aquaplante em Benfica tem o Tremazol.

Vai dando noticias

Um Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Publicado:

Obrigado Manuel!

O roçar não é durante as fugas. Ele está calmo e depois começa a dirigir-se a uma determinada planta (é sempre a mesma) e roça-se nela, só uma vez. Passados uns minutos faz a mesma coisa, não é constante mas é diário.

Vou esperar mais uns dias a ver se piora ou não.

Obrigado pelas dicas.

Abraço

Publicado:

Mas ele tem algum opérculo fechado, ou apenas se roça de vez em quando, podes fazer o tratamento com o sal não é assim tão agressivo, 1 colher de sopa para 40 litros, sal marinho, não é sal da cozinha, nem purificado, sal marinho.

Publicado: (editado)

Esperemos que esteja errado , pode ser costia , um parasita aparentado do ictio , mas dificil ou quase impossivel cura , JBL punktol + 50% de JBL ektol crystal , baseado em solução salina , em isolamento(quarentena) para os parasitas que se libertarem ao sobreviver não se adiram a outros peixes . Melhor das hipoteses , irritação na água , se ele se rocar na zona da guelra , toxicidade da água , nicotina , falta de oxigénio , mas nestas também o verias a respirar á tona de água como a querer ar de fora de água , amonia , nitrite, fosfatos testa a água ,e ainda pode ser flukes , o parasita das guelras , aí observarás do lado onde se roça a guelra mais vermelha e sobressaida se for flukes , no estágio inicial não vÊs grande diferença entre as guelras , mas se atacar mais uma vÊs bem a olho nú , de resto alguns parasitas fazem isso , começava com tratamento para parasitas e com solução salina , sal talvez seja muito forte , vendem-se produtos baseados em soluções salinas para fazer isso mesmo , soltar os parasitas do animal , é pra isso que o sals erve , e ainda subir temperaturas , costia não se reproduz a 30º , nem o ictio , os flukes desconheço , quanto a ser a toxicidade da água 10% TPA todos os dias , um baldinho de água por dia no meu 200l , nada que mate ng :) e resolvido ....

p.s. se for só o discu em tratamento 32º de temperatura ele gosta mas os parasitas não :) um abraço

um abraço,

José Palma

Editado por netmaniac
Publicado:

Obrigado pelas respostas!

Os parâmetros da água estão normais e estáveis (aguinha do garrafão...pudera...) e o Discu respira pelos dois operáculos normalmente.

O que quer que seja, já se alastrou a outro Ramirezi. Fiz há pouco o tratamento com Tremazol e daqui a 6 horas faço uma TPA de 80%. Daqui a 7 dias faço o mesmo.

Espero que o problema fique resolvido.

Obrigado mais uma vez!

Publicado:

Boas!

Depois de 2 dias do 1º tratamento com Tremazol, o Discu continua a roçar-se nas plantas e entretanto tenho um Ramirezi a dar as últimas... Está practicamente parado no fundo do aqua e respira com dificuldade, mesmo depois de ligar a bomba de ar.

Os parâmetros da água continuam estáveis:

PH=6

Temp=29º

Alguém me pode ajudar?

Publicado:
Boas!

Depois de 2 dias do 1º tratamento com Tremazol, o Discu continua a roçar-se nas plantas e entretanto tenho um Ramirezi a dar as últimas... Está practicamente parado no fundo do aqua e respira com dificuldade, mesmo depois de ligar a bomba de ar.

Os parâmetros da água continuam estáveis:

PH=6

Temp=29º

Alguém me pode ajudar?

E o sal já tentaste

Nuno Silva

Publicado:

Olá Nuno. Ainda não fiz o tratamento com sal mas vou fazer.

Tinhas dito uma colher de sal por litro? De certeza?

E as Corys, posso mantê-las no aqua?

Publicado:

Ok. Meti agora o sal marinho.

Confirmem-me só se não faz mesmo mal às Corys e quando devo fazer a próxima TPA, por favor.

Obrigado!

Publicado:

Confirmem-me só se não faz mesmo mal às Corys e quando devo fazer a próxima TPA, por favor.

Obrigado!

Olá,

O sal é 1 colher de sopa para 20 litros mas como tens outros peixes faz 1 colher de sopa para 40 litros.

Nuno Silva

Publicado:

Obrigado!

Olá.

As corys não toleram nada bem o sal. Atenção!

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

Olá.

O sal não parece resultar. Continua tudo na mesma mas agora os Ramirezis estão a roçar-se mais.

Gostava que me dissessem se o tratamento com sal só se faz uma vez ou se devo fazer vários dias seguidos.

E TPA´s como é?

Obrigado

Publicado:
Olá.

O sal não parece resultar. Continua tudo na mesma mas agora os Ramirezis estão a roçar-se mais.

Gostava que me dissessem se o tratamento com sal só se faz uma vez ou se devo fazer vários dias seguidos.

E TPA´s como é?

Obrigado

Olá,

Tens d eter umpouco mais de calma, é natural o peixes rossarem-se pois os parasitas estão a morrer e ficam mais "xatos", controla o ph e faz trocas de água assim que ele começar a subir depois, esperas vês como reagem os peixes e se não melhorarem, mais sal.

Nuno Silva

Publicado:

Boas

Então como é que está a correr.

Estão melhores, ou continua tdo na mesma.

Dá novidades.

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Publicado:

Continuam a roçar-se de vez em quando. Ainda não percebi se é com mais frequência.

Entretanto nasceram umas centenas de Ampulárias...

Publicado:

UPDATE..

Nunca me tinha contecido...Perdi três Rams, dois Bótia Palhaço e catorze Cardinais.

Tentei de tudo: começei com esha 2000, depois Tremazol, sal marinho e esha exit.

Primeiro foram os parasitas, internos e externos, depois o Ictio....enfim...respeitei à risca todas as indicações dos medicamentos bem como as TPA´s e tempos entre os tratamentos.

Depois disto tudo o Discu continua a roçar-se nas plantas de vez em quando. Fora isso está tudo de volta ao normal (espero eu)...

Entretanto tenho aí umas 200 ampulárias recém-nascidas e a crescerem a olhos vistos... O que é que eu faço a tanto caracol??

Obrigado a todos pelas dicas e preocupação...

Abraços