johnyboygomez Publicado Junho 7, 2007 Share Publicado Junho 7, 2007 Boas! Tenho um aqua com 200L com um cardume de 20 cardinais, 5 corys, dois Bótia Palhaço, 2 Ramirezis e um Discu Vermelho Turquesa. (eu sei que não é aconselhável ter só um Discu mas por enquanto tem de ser). Ele sempre foi tímido e ja esperava que o seu comportamento não fosse normal devido a não estar em cardume mas à noite sai sempre e anda calmamente pelo aqua todo e não costuma ter medo das pessoas que se aproximam. Tem actualmente 10cm e cores vivas. Come de tudo, artémia, granulado da Sera e papa caseira. Recentemente começou a roçar-se nas plantas e a ficar MUITO assustadiço. Quando entro em casa e me aproximo do aqua ele dispara em todas as direcções, batendo contra os vidros acabando por se esconder. Passado uns minutos lá aparece ele, porreiro da vida mas continua a roçar-se de vez em quando nas plantas. Estou a pensar em fazer um tratamento com Tremazol porque, pelo que li no Fórum, os sintomas parecem ser compatíveis com parasitas das guelras. Acham este o tratamento mais adequado? Se sim, onde posso comprar Tremazol ou Praziquantel? Já procurei em várias lojas e não encontro em lado nenhum... PH=6.5 Temp.=29º TPA´s=35% de 3 em 3 dias (água do garrafão) Obrigado! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno da Silva Publicado: Junho 7, 2007 Share Publicado: Junho 7, 2007 Boas! Tenho um aqua com 200L com um cardume de 20 cardinais, 5 corys, dois Bótia Palhaço, 2 Ramirezis e um Discu Vermelho Turquesa. (eu sei que não é aconselhável ter só um Discu mas por enquanto tem de ser). Ele sempre foi tímido e ja esperava que o seu comportamento não fosse normal devido a não estar em cardume mas à noite sai sempre e anda calmamente pelo aqua todo e não costuma ter medo das pessoas que se aproximam. Tem actualmente 10cm e cores vivas. Come de tudo, artémia, granulado da Sera e papa caseira. Recentemente começou a roçar-se nas plantas e a ficar MUITO assustadiço. Quando entro em casa e me aproximo do aqua ele dispara em todas as direcções, batendo contra os vidros acabando por se esconder. Passado uns minutos lá aparece ele, porreiro da vida mas continua a roçar-se de vez em quando nas plantas. Estou a pensar em fazer um tratamento com Tremazol porque, pelo que li no Fórum, os sintomas parecem ser compatíveis com parasitas das guelras. Acham este o tratamento mais adequado? Se sim, onde posso comprar Tremazol ou Praziquantel? Já procurei em várias lojas e não encontro em lado nenhum... PH=6.5 Temp.=29º TPA´s=35% de 3 em 3 dias (água do garrafão) Obrigado! Olá, penso que puderias colocar um pouco de sal na água, 1 colher de sal por litro de água, mas acho que o deverias fazer em outro aquário, baixa um pouco a temperatura e oxigena bem a água. Nuno Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
johnyboygomez Publicado: Junho 7, 2007 Autor Share Publicado: Junho 7, 2007 Olá, penso que puderias colocar um pouco de sal na água, 1 colher de sal por litro de água, mas acho que o deverias fazer em outro aquário, baixa um pouco a temperatura e oxigena bem a água. Obrigado Nuno. Mas quanto tempo é que devo manter o Discu nessa condições? Horas, dias? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cmcndsc Publicado: Junho 7, 2007 Share Publicado: Junho 7, 2007 Obrigado Nuno. Mas quanto tempo é que devo manter o Discu nessa condições? Horas, dias? Sal nao!! vai-te matar as corydoras! corrijam-me se estiver errado. Mas tenho quase a certeza Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fjmr123 Publicado: Junho 7, 2007 Share Publicado: Junho 7, 2007 Se quizeres fazer tratamento no comunitário eu diria que o melhor era o esha2000, se tiveres ampulárias, retira-as primeiro. Se quizeres fazer com formol ou sal, faz num aquário à parte, embora o formol seja para um tratamento mais forte, por vezes à peixes que não aguentam. Quanto aos outros peixes estão normais? Se também se coçam, faz mesmo tratamento no comunitário. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
johnyboygomez Publicado: Junho 7, 2007 Autor Share Publicado: Junho 7, 2007 Já fiz o tratamento com esha 2000 no comunitário porque ele também tinha, na altura, uma barbatana em más condições. A barbatana ficou boa mas ele continua muito assustadiço e a roçar-se. Os outros peixes continuam normais. Ele já está assim há pelo menos um semana. Os sintomas não se parecem agravar, isso é que acho estranho...Ele come, respira bem e tem as cores vivas. As guelras parecem normais. É só mesmo o roçar e as cacetadas nos vidros (aí uma ou duas vezes por dia) que me preocupam! Acham que deva fazer o Tremazol? Tenho medo que o tratamento com sal seja demasiado extremo. Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fausto Vicente Publicado: Junho 7, 2007 Share Publicado: Junho 7, 2007 Topico movido para sub-forum correcto FV "O que não nos mata, torna-nos mais fortes" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Manuel Carvalho Publicado: Junho 7, 2007 Share Publicado: Junho 7, 2007 Boas Já fiz o tratamento com esha 2000 no comunitário porque ele também tinha, na altura, uma barbatana em más condições. A barbatana ficou boa mas ele continua muito assustadiço e a roçar-se. Os outros peixes continuam normais. Ele já está assim há pelo menos um semana. Os sintomas não se parecem agravar, isso é que acho estranho...Ele come, respira bem e tem as cores vivas. As guelras parecem normais. É só mesmo o roçar e as cacetadas nos vidros (aí uma ou duas vezes por dia) que me preocupam! Acham que deva fazer o Tremazol? Tenho medo que o tratamento com sal seja demasiado extremo. Obrigado Tens de tentar ver se o roçar que falas, é para se coçar ou se é simplesmente porque quando se assusta e foge pelo aquário vai roçando. Porque se ele come e não tem mais nenhuns sintomas, eu aguardava para ver se haverá evolução. Agora deves rápidamente arranjar companhia para ele, pois sozinho só stressa mais. De qualquer forma a Aquaplante em Benfica tem o Tremazol. Vai dando noticias Um Abraço Um Abraço Manuel Carvalho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
johnyboygomez Publicado: Junho 8, 2007 Autor Share Publicado: Junho 8, 2007 Obrigado Manuel! O roçar não é durante as fugas. Ele está calmo e depois começa a dirigir-se a uma determinada planta (é sempre a mesma) e roça-se nela, só uma vez. Passados uns minutos faz a mesma coisa, não é constante mas é diário. Vou esperar mais uns dias a ver se piora ou não. Obrigado pelas dicas. Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fjmr123 Publicado: Junho 8, 2007 Share Publicado: Junho 8, 2007 Mas ele tem algum opérculo fechado, ou apenas se roça de vez em quando, podes fazer o tratamento com o sal não é assim tão agressivo, 1 colher de sopa para 40 litros, sal marinho, não é sal da cozinha, nem purificado, sal marinho. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
netmaniac Publicado: Junho 8, 2007 Share Publicado: Junho 8, 2007 (editado) Esperemos que esteja errado , pode ser costia , um parasita aparentado do ictio , mas dificil ou quase impossivel cura , JBL punktol + 50% de JBL ektol crystal , baseado em solução salina , em isolamento(quarentena) para os parasitas que se libertarem ao sobreviver não se adiram a outros peixes . Melhor das hipoteses , irritação na água , se ele se rocar na zona da guelra , toxicidade da água , nicotina , falta de oxigénio , mas nestas também o verias a respirar á tona de água como a querer ar de fora de água , amonia , nitrite, fosfatos testa a água ,e ainda pode ser flukes , o parasita das guelras , aí observarás do lado onde se roça a guelra mais vermelha e sobressaida se for flukes , no estágio inicial não vÊs grande diferença entre as guelras , mas se atacar mais uma vÊs bem a olho nú , de resto alguns parasitas fazem isso , começava com tratamento para parasitas e com solução salina , sal talvez seja muito forte , vendem-se produtos baseados em soluções salinas para fazer isso mesmo , soltar os parasitas do animal , é pra isso que o sals erve , e ainda subir temperaturas , costia não se reproduz a 30º , nem o ictio , os flukes desconheço , quanto a ser a toxicidade da água 10% TPA todos os dias , um baldinho de água por dia no meu 200l , nada que mate ng e resolvido .... p.s. se for só o discu em tratamento 32º de temperatura ele gosta mas os parasitas não um abraço um abraço, José Palma Editado Junho 8, 2007 por netmaniac Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
johnyboygomez Publicado: Junho 8, 2007 Autor Share Publicado: Junho 8, 2007 Obrigado pelas respostas! Os parâmetros da água estão normais e estáveis (aguinha do garrafão...pudera...) e o Discu respira pelos dois operáculos normalmente. O que quer que seja, já se alastrou a outro Ramirezi. Fiz há pouco o tratamento com Tremazol e daqui a 6 horas faço uma TPA de 80%. Daqui a 7 dias faço o mesmo. Espero que o problema fique resolvido. Obrigado mais uma vez! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
johnyboygomez Publicado: Junho 10, 2007 Autor Share Publicado: Junho 10, 2007 Boas! Depois de 2 dias do 1º tratamento com Tremazol, o Discu continua a roçar-se nas plantas e entretanto tenho um Ramirezi a dar as últimas... Está practicamente parado no fundo do aqua e respira com dificuldade, mesmo depois de ligar a bomba de ar. Os parâmetros da água continuam estáveis: PH=6 Temp=29º Alguém me pode ajudar? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno da Silva Publicado: Junho 10, 2007 Share Publicado: Junho 10, 2007 Boas! Depois de 2 dias do 1º tratamento com Tremazol, o Discu continua a roçar-se nas plantas e entretanto tenho um Ramirezi a dar as últimas... Está practicamente parado no fundo do aqua e respira com dificuldade, mesmo depois de ligar a bomba de ar. Os parâmetros da água continuam estáveis: PH=6 Temp=29º Alguém me pode ajudar? E o sal já tentaste Nuno Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
johnyboygomez Publicado: Junho 11, 2007 Autor Share Publicado: Junho 11, 2007 Olá Nuno. Ainda não fiz o tratamento com sal mas vou fazer. Tinhas dito uma colher de sal por litro? De certeza? E as Corys, posso mantê-las no aqua? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fjmr123 Publicado: Junho 11, 2007 Share Publicado: Junho 11, 2007 Depois diz aí como estão as coisas, tenta o sal, mal não faz, não esquecer sal marinho, não pode ser sal purificado, 1 colher de sopa para cada 40 litros de água. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
johnyboygomez Publicado: Junho 11, 2007 Autor Share Publicado: Junho 11, 2007 Ok. Meti agora o sal marinho. Confirmem-me só se não faz mesmo mal às Corys e quando devo fazer a próxima TPA, por favor. Obrigado! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno da Silva Publicado: Junho 11, 2007 Share Publicado: Junho 11, 2007 Ok. Meti agora o sal marinho. Confirmem-me só se não faz mesmo mal às Corys e quando devo fazer a próxima TPA, por favor. Obrigado! Olá, O sal é 1 colher de sopa para 20 litros mas como tens outros peixes faz 1 colher de sopa para 40 litros. Nuno Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fausto Vicente Publicado: Junho 11, 2007 Share Publicado: Junho 11, 2007 Ok. Meti agora o sal marinho. Confirmem-me só se não faz mesmo mal às Corys e quando devo fazer a próxima TPA, por favor. Obrigado! Olá. As corys não toleram nada bem o sal. Atenção! Cumps Fausto "O que não nos mata, torna-nos mais fortes" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
johnyboygomez Publicado: Junho 11, 2007 Autor Share Publicado: Junho 11, 2007 Olá. O sal não parece resultar. Continua tudo na mesma mas agora os Ramirezis estão a roçar-se mais. Gostava que me dissessem se o tratamento com sal só se faz uma vez ou se devo fazer vários dias seguidos. E TPA´s como é? Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno da Silva Publicado: Junho 11, 2007 Share Publicado: Junho 11, 2007 Olá. O sal não parece resultar. Continua tudo na mesma mas agora os Ramirezis estão a roçar-se mais. Gostava que me dissessem se o tratamento com sal só se faz uma vez ou se devo fazer vários dias seguidos. E TPA´s como é? Obrigado Olá, Tens d eter umpouco mais de calma, é natural o peixes rossarem-se pois os parasitas estão a morrer e ficam mais "xatos", controla o ph e faz trocas de água assim que ele começar a subir depois, esperas vês como reagem os peixes e se não melhorarem, mais sal. Nuno Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Manuel Carvalho Publicado: Junho 14, 2007 Share Publicado: Junho 14, 2007 Boas Então como é que está a correr. Estão melhores, ou continua tdo na mesma. Dá novidades. Abraço Um Abraço Manuel Carvalho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
johnyboygomez Publicado: Junho 16, 2007 Autor Share Publicado: Junho 16, 2007 Continuam a roçar-se de vez em quando. Ainda não percebi se é com mais frequência. Entretanto nasceram umas centenas de Ampulárias... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joao costa Publicado: Junho 17, 2007 Share Publicado: Junho 17, 2007 Tenta omnipur da Sera Obrigado Joao Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
johnyboygomez Publicado: Junho 24, 2007 Autor Share Publicado: Junho 24, 2007 UPDATE.. Nunca me tinha contecido...Perdi três Rams, dois Bótia Palhaço e catorze Cardinais. Tentei de tudo: começei com esha 2000, depois Tremazol, sal marinho e esha exit. Primeiro foram os parasitas, internos e externos, depois o Ictio....enfim...respeitei à risca todas as indicações dos medicamentos bem como as TPA´s e tempos entre os tratamentos. Depois disto tudo o Discu continua a roçar-se nas plantas de vez em quando. Fora isso está tudo de volta ao normal (espero eu)... Entretanto tenho aí umas 200 ampulárias recém-nascidas e a crescerem a olhos vistos... O que é que eu faço a tanto caracol?? Obrigado a todos pelas dicas e preocupação... Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts