Luis Rodrigues Publicado: Novembro 5, 2007 Publicado: Novembro 5, 2007 Ora bem... novidades... hmmm... Hoje (ou ontem, domingo) lá fui buscar água ao Cabo Raso, e acabei por trazer mais dois habitantes para o Atsu I Sangoshou... um deles é o menino que se segue, um Gobiodon Okinawae quase com 3 cms (chegam a perto dos 4cms) e é um espetáculo de personalidade: O outro inquilino é um Lysmata Amboinensis ainda relativamente "pequeno" e ainda tímido, pois anda sempre lá para o meio das rochas, mas um dia destes lá conseguirei tirar uma foto... não é que não saibam como é um Amboinensis, mas não sabem como é o meu... eh eh eh Quanto aos palhaços, já acabaram as mordidelas, e com isto já reparei nos "tremeliques" do que era a víctima das mordidas, e daí depreendo que esse é o macho e o outro a fêmea... vamos ver o que o futuro nos reserva então... EPA!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tens de nos dizer onde se apanha o Gobio e o lysmata!!!! Eu no cabo raso so apanho nassarios, turbos, ermitas e camarões da nossa costa!!!! Quanto aos palhaços, bem, tens um casal de certeza absoluta. Alias, sempre tive a essa certeza. A femea será a maior!! abraço
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Novembro 5, 2007 Autor Publicado: Novembro 5, 2007 EPA!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tens de nos dizer onde se apanha o Gobio e o lysmata!!!! Eu no cabo raso so apanho nassarios, turbos, ermitas e camarões da nossa costa!!!! Quanto aos palhaços, bem, tens um casal de certeza absoluta. Alias, sempre tive a essa certeza. A femea será a maior!! abraço eh eh eh claro que digo, mas olha que não foi bem no Cabo Raso... e para apanhar estes sacanas não foi só com rede... também foi com notas :-D quanto aos palhaços, não tenho um casal não... tenho um BELO casal! (Ó pra mim todo babado...)
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Novembro 17, 2007 Autor Publicado: Novembro 17, 2007 Foto fresquinha (com poucos minutos) após a TPA semanal: Novidades: uma pedra com parazoanthus gracilis adquirida na semana passada e uns zoanthus "emprestadados" do meu irmão... (ao menos o aquário fica mais composto até ele desmontar o cubo dele para o levar pró Algarve... e pode ser que ele se esqueça deles aqui no meu... yeah, right!) Por enquanto, adições ao sistema, irão ficar em stand-by... pois vou realizar um projecto pessoal no inicio do próximo mês... e tenho que poupar... depois "posto" uma foto aqui... tem "algo" ligado a peixes também... mais precisamente uma Koi
FilipeASilva Publicado: Dezembro 14, 2007 Publicado: Dezembro 14, 2007 Então ... Nada de NEW???? Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Dezembro 17, 2007 Autor Publicado: Dezembro 17, 2007 Então ...Nada de NEW???? eh eh eh Tu és lixado... há algumas coisas novas sim, mas ainda não me deu para tirar fotos... Uns "durinhos" que um dos meus "mesttres" me arranjou... mais uma pocillopora que acomprei... e por enquanto mais nada. Ainda não mexi no layout porque, além de ter algumas feridas abertas nas mãos (o frio não perdoa), actualmente só mexo 1 vez por semana em água salgada (nas TPA's), devido à tattoo que fiz recentemente e que ainda não está terminada (tenho receio de, nos entretantos, ir com a mão molhada com água salgada ao local da tatuagem... e água salgada e tattoos não se dão nada bem!). A ver se entretanto coloco então uma fotos geral da minha banheira...
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Janeiro 26, 2008 Autor Publicado: Janeiro 26, 2008 (editado) Ora bem... já lá vai mais de um mês desde a minha ultima intervenção aqui no tópico do meu aquário... e de lá para cá houveram alguns upgrades e alguns downgrades... ora vejamos: o gobiodon okinawae era um peixito espetacular, mas resolveu fazer ninho na frag de millepora... resultado: umas coralites desapareceram... e começou a definhar. Acabei por vender o malandro. Entretanto passei da Lifetech 2x55W PC para uma 4x39W T5 e de corais, a ver se faço uma lista de tudo o que povoa o Atsu I Sangoshou... Mais tarde virão fotos. Abraço Editado Janeiro 26, 2008 por zaad
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 27, 2008 Publicado: Janeiro 27, 2008 Sim, o que o pessoal quer é ver fotos! MEGA ARQUIVO
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Fevereiro 1, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2008 (editado) A pedido de várias famílias, aqui vão elas: Esqueci-me de referir que a minha família de palhaços aumentou para os 5 individuos... e ainda andam numa de estabelecer a hierarquia dentro da colónia... Desculpem a qualidade das fotos, foi tudo tirado com telemóvel... entretanto farei o setup actualizado do Atsu I . vá, comecem lá a dar-me na cabeça... eh eh eh Editado Fevereiro 4, 2008 por zaad
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Fevereiro 4, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2008 (editado) Vou então fazer a actualização do meu setup: Data de montagem: 20/08/2007 Aquario: 90 x 40 x 40 - 144Lt Iluminação: 4x39W T5 14.000K + 1x25W T8 Actínica Movimentação/bombas: 2xWave Marea 2400 l/h + 1 Powerhead 700 l/h Escumador: Aquamedic Minifloater Substracto Tipo/Quantidade: +- 6 cms areão com 1 a 2mm de diâmetro Rocha viva (Kg): 10 kg de Rocha Viva + 7 kg Rocha Morta (entretanto já colonizada) Aquecimento: 1 termostato de 200W Peixes: 5 Amphirion Ocellaris Corais: Actinodiscus Vários Rodachtis Verde, Beje com pontas verdes Zoanthus Vários Green Star Polips Sarcophyton Sarcophyton "tapete" de pontas verdes Xénias ?brancas? Parazoanthus Gracilis Montipora Australiencis Montipora sp. Laranja e Verde Acanthastrea lordhowensis Verde Seriatopora histrix Pocillopora Damicornis Castanha, Laranja Invertebrados: 1 Lysmata Amboinensis 2 Lysmata Seticaudata 1 Lysmata Debelius 3 Ermitas Patas Vermelhas 5 Ermitas Patas Brancas 5 Ermitas PatasVerdes 4 Turbo snails 4 Cerithes Alguns Lusoturbos Alguns Nassarios Outros: Vários Ophiuros, Lapas, Bristle Worms, etc. Macroalgas: "Esparguette" verde Manutenção: Trocas de 20 lts semanais com água natural, reposição com Osmose Inversa + Kalk E penso que seja tudo... Agora... quanto a upgrades/adições futuras: Outro escumador mais potente Introdução de 1 Amboniensis e 1 Debelius (este último terá que ser muito bem ponderado) Introdução de um Ctenochaetus Strigosus Começar a pensar numa sump Começar a pensar num refúgio Editado Fevereiro 4, 2008 por zaad
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Fevereiro 27, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2008 Hoje o meu "menino" faz 6 meses e 5 dias... e as coisas estão a compor-se... em princípio corais não levará muito mais.... é deixá-los crescer... E com a aquisição da Canon 400D aqui está uma imagem dele... (atenção que só a máquina é que é boa... o fotógrafo nem por isso)
Hugo Costa Coelho Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Hoje o meu "menino" faz 6 meses e 5 dias... e as coisas estão a compor-se... em princípio corais não levará muito mais.... é deixá-los crescer... E com a aquisição da Canon 400D aqui está uma imagem dele... (atenção que só a máquina é que é boa... o fotógrafo nem por isso) Que e isto com uma maquina dessas e so postas uma foto querro mais muito mais
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Pois, realmente.....queremos mais fotos e uma geral com o resto da iluminação ligada! MEGA ARQUIVO
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Fevereiro 27, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2008 errrr.... Pedro... a iluminação tá toda ligada, a foto é que está escura demais.... eu disse que o problema era do fotógrafo... :D Quanto a mais fotos... calma... além de ainda estar a aprender a mexer com a máquina, quero ver se um amigo meu me arranja uma lente com duplicador que ele tem...
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Fevereiro 27, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2008 Se dissesses que a foto era boa é que eu me admirava... eh eh eh
Hugo Costa Coelho Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Se dissesses que a foto era boa é que eu me admirava... eh eh eh Tanta conversa, vai dar ao dedo e mostra ao pessoal
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Fevereiro 27, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2008 Vou dar ao dedo, mas só mais logo quando chegar a casa... vou ver como é que faço para pôr a foto mais clara .png' alt=':biggn:'>
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Epah...colocas a máquina em P, depois vais ao ISO e colocas a 400 ou 800...experimentas e vês comol fica melhor, mas quanto maior o ISO, menos qualidade terá a foto, mas nada de grandes perdas! Um dia vou aí ver o aqua! .png' alt=':biggn:'> MEGA ARQUIVO
Ricardo Ruffo Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Boas Acompanhei este tópico ao inicio, e depois esqueci-me dele, lol. Gostei de ver a evolução, sempre feita com calma, que é o mais importante. O layout está bacano, só acho que tá muito amontoado, e tens muitas coisas na parte da frente do aqua, cobrindo quase por completo a areia. Acho que fica sempre melhor, ver-se uma boa quantidade de areia à mostra, para se notar um contraste. De resto também gostei dos corais que tens .png' alt=':biggn:'> Cumps
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Fevereiro 28, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2008 Pedro, obrigado pelo conselho... por enquanto é a descoberta de novos parâmetros de fotografia... vamos ver no que é que vai dar. Ricardo, realmente está um amontoado de calhaus, e se fosse hoje, provavelmente não teria feito desta maneira, mas enfim... só com o tempo e experiência é que aprendemos, mesmo seguindo os bons conselhos que todos me têem dado. Também é verdade que alguns dos corais que estão no Atsu I Sangoshou são do meu irmão, pois ele teve uma quebra enorme no cubo dele, e infelizmente perderam-se algumas peças muito engraçadas. Quando estabilizarmos o cubo de novo, os corais voltarão para a sua "casa". Mas também ouve vantagens em trazê-los para o meu, por exemplo o esqueleto de euphylia, que tem 3 rebentos, estiveram largos meses no cubo sem que houvesse desenvolvimento, mas passado 1 mês ou 2 no meu aquário, notou-se um crescimento dos mesmos. Uma coisa que me preocupa é também o facto de alguns dos corais (principalmente os vários frags de Pocilloporas) perderem a cor original e tornarem-se acastanhados, alaranjados ou mesmo bejes... embora a Millepora verde, após os ataques do Gobiodon Okinawae, esteja a recuperar, os pólipos cada vez mais saídos e a tonalisade verde a aparecer nas pontas dos ramos. Penso que isso seja devido ao upgrade que fiz na iluminação com a calha que comprei na Horizonte Aquático A ilusão de que o areão está completamente coberto é devido ao areão de coral grosso vivo que arranjei no início da montagem para acelerar o processo de "dar vida" ao areão, mas será um ponto a ver e resolver. Entretanto penso que a fase de montagem do Atsu I Sangoshou terminou, e com isso irei abrir um tópico na parte das fotos com esta última foto geral e com o setup e vou iniciar-me por lá a partir de agora. Vou estar sempre agradecido a todos os que me ajudaram, quer com ideias, quer com conselhos, dúvidas (para me obrigarem a investigar), frags, etc etc etc. E dentro do possível tento fazer a todos os que se iniciam no mundo dos salgadinhos.
Recommended Posts