Recommended Posts

Publicado:

Boas!

É isso mesmo, faz as contas de ministro e vais adicionando a água conforme é necessário!

Sobre o caminho da bicharada, não fui o único! O pessoal está sempre pronto a ajudar!

• Replies 95
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Eu sei que não foste o único, por isso que no tópico da colecta disse, como realmente achei, que o pessoal é 5 estrelas bigsmile

E já agora, na 6ª feira devo de ir até S. Martinho (pois segundo o que me disseram lá os eremitas são mais que as mães...) e se assim for, devo de trazer "alguns" a mais que colocarei à disposição de quem precisar :) mas não gosto de oferecer o que não tenho, portanto, espero que na 6ª à noite tenha boas notícias para o pessoal...

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

Ora bem... actualizações... seguindo religiosamente a ordem das TPA's, não tenho falhado com nenhuma. Assim como a reposição de água de osmose com kalk.

Além da lifetech 2x55W PC, também coloquei uma T8 de 25W actínica com que inicio e finalizo o foto período.

Já adicionei mais rocha viva (já não falta tudo) e algumas "bichezas": uns nassários, uns patas verdes e brancas, cerites e turbos.

Também já tenho (e espero que não me cruxifiquem por isso, é que às vezes é bastante difícil gerir os impulsos) alguns "moles" lá dentro, nomeadamente 4 actinodiscus, 1 ricordea, 1 mini sarcophyton, 1 pé de xénias brancas, 1 pouco de GSP, todos estes colocados por mim. Na última rv que comprei, vinha também alguns pólipos de palytoas e um micro sarcophtyton (com cerca de meio cm de diâmetro).

Todos eles se apresentam bem visualmente tendo mesmo o micro sarcophyton me presentado com os pólipos esticados no final do dia em que entrou para o aquário.

Mais logo colocarei uma foto actualizada (tirada ontem) para todos verem e poder também explicar a evolução do layout com a adição de mais rv.

Editado por zaad
Publicado:

E tal como falei, aqui está a foto do meu Atsu I Sangoshou:

atsui_004.jpg

Ora bem... a ideia é colocar mais rocha do lado esquerdo, e do lado direito queria ver se arranjava uma rocha +- grandita para colocar no canto direito e mais umas pequenas para colocar em cima da gruta... ainda não sei... terei que estudar assim que comprar mais rocha viva.

O que acham?

Boas, antes do mais gosto do nome do teu aqua!

gosto de o ler "atsu I Sangoshou" para dentro... he he

bem a meu ver penso que estas a meter muita rocha pequena! devias meter uma maior...

tens ai uma coluna seca certo? porque é que não metes la dentro o termómetro sem a ventosa? e o densímetro, porque é que está sempre dentro do mesmo?

abrs

Editado por pypo

Coral Gigante! (clica)

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Publicado:

Epa

sinceramente, não gosto do teu layout.

Tambem não tenho grandes sugestões..mas pronto.

De resto parece saudavel e as tpa´s e o resto demonstram o teu cuidado. Os vivos não tens problema, convem é não abusar.

abraço

Boas, antes do mais gosto do nome do teu aqua!

gosto de o ler "atsu I Sangoshou" para dentro... he he

bem a meu ver penso que estas a meter muita rocha pequena! devias meter uma maior...

tens ai uma coluna seca certo? porque é que não metes la dentro o termómetro sem a ventosa? e o densímetro, porque é que está sempre dentro do mesmo?

abrs

pypo, a ideia agora é complementar com 1 ou 2 rochas maiorzinhas... queria criar uma quantidade engraçada de "câmaras" no meio das rochas, daí ter ido mais para as pequenas... quanto ao termometro e o densímetro... ainda não os tirei mais por esquecimento... eh eh eh ;)

Epa

sinceramente, não gosto do teu layout.

Tambem não tenho grandes sugestões..mas pronto.

De resto parece saudavel e as tpa´s e o resto demonstram o teu cuidado. Os vivos não tens problema, convem é não abusar.

abraço

Luis, cada um é livre de gostar ou não... claro... e eu quero é o máximo de opiniões e sugestões possíveis...

não gostas porquê? não precisas de sugerir nada, basta que me chames a atenção para os pontos que não gostas... ;)

mas de depois no Cabo Raso levares com um balde de água pela cabeça abaixo... aviso já que vai ser sem querer... eh eh eh ;)

Editado por zaad
Publicado:

Bem Ricardo

para já, nunca vou apanhar agua contigo. Parece perigoso. :)

quanto ao layout, bem, para já quando ganhar cor vai ficar composto. Depois, o lado direito tá demasiado recto, tudo com a mesma altura. O esquerdo ta muito "paredão". E não gosto da pedra demasiado "quadradona" que tens em cima da gruta.

è sempre complicado criticar, a pessoa pode levar a mal, e gostos, são gostos, todos temos diferentes...

abraço

Publicado:
Bem Ricardo

para já, nunca vou apanhar agua contigo. Parece perigoso. :)

quanto ao layout, bem, para já quando ganhar cor vai ficar composto. Depois, o lado direito tá demasiado recto, tudo com a mesma altura. O esquerdo ta muito "paredão". E não gosto da pedra demasiado "quadradona" que tens em cima da gruta.

è sempre complicado criticar, a pessoa pode levar a mal, e gostos, são gostos, todos temos diferentes...

abraço

Luís, quanto às apanhas de água, eu prometo que me porto bem... desde que leves a tal mão cheia de areão vivo... eh eh eh senão, sais de lá.... hmmmm... como é que se diz.... molhado? :)

quanto à parte das críticas... se eu não quisesse que me criticassem, não colocaria aqui o meu projecto... portanto, AI DE TI que deixes de críticar! combinado?

em relação ao layout, não te esqueças que ainda está em desenvolvimento, ainda me faltam, pelo menos, uns 4 kg de rv...portanto ainda vai levar uma reviravolta... "me aguardem!"

a pedra que está em cima da gruta, vou aproveitar para colocar algumas das pedrinhas pequenas e aproveito por ser o centro do layout, para colocar corais que necessitem de muita luz e/ou muita corrente, ou simplesmente para colocar corais de destaque, mas não vai obrigatoriamente ficar com o "telhado" direitinho... ;)

Pedro, quanto ao layout já ando com umas ideias... mais parecidas com o inicio de tudo... eh eh eh

Mas o que me trouxe desta vez aqui foi o seguinte:

1º - começaram a aparecer uns bichinhos brancos BASTANTE pequenos, com cerca de meio milímetro de comprimento a vaguear pelo vidro... alguém tem ideia do que são?

2º - em duas das minhas rochas vivas começaram a aparecer umas manchas cor de laranja que sobressaiem bastante quando tenho só a actínica ligada... alguma ideia sobre isto? segue foto das manchas para melhor visualizarem:

atsui_005.jpg

Editado por zaad
Publicado:

essas coisas laranjas devem de ser esponjas! não dá para ver bem... esses bichos que falas devem ser apenas bicho sem nome específico :D

Coral Gigante! (clica)

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Publicado:

Boas

a 1ª ja te disse, será alga coralina, penso eu de que.

a 2ª tb penso ser alga coralina. Existem varias especies de alga coralina e com diferentes cores. Posso estar enganado, claro..

Publicado:

Boas!

Ora, as coisas laranjas devem ser mesmo a coralina a aparecer ou alguma alga!

As coisas brancas mexem-se? Se sim, eu também já tive disso, mas depois desapareceram! Pode ser algum bicharoco que evolui e torna-se em algum outro animal da equipe de limpeza!

Publicado:

Quanto às manchas laranjas, era bom se fosse a coralina... pelo menos noto uma evolução de movimentação relativa dessas manchas...

Em relação aos bicharocos, mexem-se sim senhor... e eu passei o limpador magnético por cima deles... se foram futuros membros da equipe de limpeza, espero que hajam muitos mais.

Na questão da fauna piscícula para o meu aquário já me decidi por 4 residentes (a comprar daqui a algum tempo, claro está!) 2 palhaços e 2 cardinais... se entretanto puder colocar mais algum, não vou sair das espécies pequenas... claro!

Publicado:

Olá,

Pois é... o layout está mauzito!!! Penso que sei porquê - a causa na minha opinião é teres muita rocha pequena que dá um aspecto muito falso. Com umas pedras grandes resolvias isso e não ficaria tão ao monte!

As manchas laranja são mesmo coralina, pois tal como o Luis diz e muito bem, há muitas espécies diferentes.

Colocava era um Lysmata e uma Tridacnia, fora os corais!

Colocar um Lysmata até concordo, agora uma tridacna agora nem pensar!!! Podes colocar mais peixes além dos mencionados...

Abraço,

Diogo

Publicado:
Olá,

Pois é... o layout está mauzito!!! Penso que sei porquê - a causa na minha opinião é teres muita rocha pequena que dá um aspecto muito falso. Com umas pedras grandes resolvias isso e não ficaria tão ao monte!

Diogo, eu tenho noção disso, mas foi o que eu podia na altura... vou entretanto arranjar umas 2 ou 3 pedras maiores, e retirar algumas das mais pequenas e colocá-las na minha coluna "molhada" ou arranjá-las a alguém que precise... se bem que as pedras pequenas até dão jeito para prender as mudas que apareçam... :laugh:

Quanto ao lysmata, vou colocar dois, um lysmata amboinensis e um lysmata seticaudata (este já o tenho, mas está no cubo do meu irmão...)

Em relação à Tridacna, se colocar, será mesmo muiiiiiiiiiiiiiito mais tarde... eh eh eh

Já agora Diogo...

Colocar um Lysmata até concordo,

Isso até tá a ser díficil, pelo menos arranjá-lo nos fóruns, pois tu és mais rápido que eu nas teclas, e quando chego, já os tens todos reservados para ti... :wink:

Lá vou ter que ir ver nas lojas... eh eh eh

-----

Já agora... já começo a ver a coralina a aparecer na rocha morta... meio tímida, mas está a aparecer!!!

Editado por zaad

Meninos, eu disse que está a aparecer na rocha morta... os vidros vou andar sempre em cima deles para limpar ( é o que vale não ter o aquário encostado à parece... eh eh eh ) no máximo dos máximos, a coralina irá cobrir o acrílico da coluna molhada, nada mais.

E nos próximos dias, mais rv vai entrar... em principio 2 ou 3 rochas com o total de 3 Kg!!! weeeeeeeeeeeeeee

Depois é começar a fuçar corais moles!! :shock::?:arrow:

Editado por zaad
Publicado:

Olá,

Já agora Diogo...

Isso até tá a ser díficil, pelo menos arranjá-lo nos fóruns, pois tu és mais rápido que eu nas teclas, e quando chego, já os tens todos reservados para ti... :P

Lá vou ter que ir ver nas lojas... eh eh eh

Pois... já cá estam 2 amboinensis em casa e bem grandes por sinal!

Abraço,

Diogo