Desiquilibrio Po4 E No3

Dopamind

Recommended Posts

Boas.

Esta questão vai para o Luís Fortunato ( ou não ) , porque é sem dúvida o mais empenhado neste tema.

PO4 - 4 mg/lt

NO3 - 0.5 mg / lt

A questão é : como consigo corrigir este desiquilibrio , visto que os TPA não resolvem a questão.

Cumprimentos

Gonçalo Veiga

Partilhar nas redes sociais

peço perdão nao só ao dopamind mas tambem ao Luis Fortunato por responder por si ehhe (e peço ainda que me corrija se estiver errado :D

tens o fosfato PO4 muito elevado.. deveria estar por volta de 1 ppm quanto aos nitratos NO3 estao muito baixos deviam estar por volta dos 10 ppm no maximo

faz tpas.. experimenta aumentar o NO3 até aos niveis adequados e se tiveres o K (potassio) nos niveis correctos esse fosfato deve voltar aos niveis normais, ainda assim convinha dizeres como fertilizas o K

se disse alguma barbaridade corrijam-me por favor

Editado por andrecardoso

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Boas.

Esta questão vai para o Luís Fortunato ( ou não ) , porque é sem dúvida o mais empenhado neste tema.

PO4 - 4 mg/lt

NO3 - 0.5 mg / lt

A questão é : como consigo corrigir este desiquilibrio , visto que os TPA não resolvem a questão.

Cumprimentos

Gonçalo Veiga

Boas Gonçalo,

embora a questão não seja dirigida a mim penso que posso dar uma ajudinha...

Dizes que as tpa´s não resolvem o problema, mas já testaste a água das tpa´s para ver que valores tinha de PO4? se não, aconselhava-te a faze-lo.

Quanto aos valores em si penso que se aumentares o NO3 para níveis aceitáveis (5 a 10 ppm) e juntamente com este adicionares K (cerca do dobro do que adicionas de NO3) os valores devem voltarao normal mais cedo ou mais tarde...

PS: Esses valores de PO4 também podem ser devido a um excesso de alimentação, que alimentação costumas dar aos peixes? alimento congelado? quantas vezes ao dia?

Já agora um setup mais pormenorizado do teu aqua acho que ajudava bastante (CO2, iluminação, flora, etc).

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

peço perdão nao só ao dopamind mas tambem ao Luis Fortunato por responder por si ehhe (e peço ainda que me corrija se estiver errado :D

tens o fosfato PO4 muito elevado.. deveria estar por volta de 1 ppm quanto aos nitratos NO3 estao muito baixos deviam estar por volta dos 10 ppm no maximo

faz tpas.. experimenta aumentar o NO3 até aos niveis adequados e se tiveres o K (potassio) nos niveis correctos esse fosfato deve voltar aos niveis normais, ainda assim convinha dizeres como está o K

se disse alguma barbaridade corrijam-me por favor

Boas André

Obrigado pela ajuda,

Não me digas que tenho de comprar mais um teste para o K, é que eles são um balurdio.o excesso de potássio faz aumentar os fosfatos?

Estou a fazer TPas de 10 lts (aqua é de 50lt) de 3 em 3 dias , o que é que me aconselhas?

Cumps

Quanto aos valores em si penso que se aumentares o NO3 para níveis aceitáveis (5 a 10 ppm) e juntamente com este adicionares K (cerca do dobro do que adicionas de NO3) os valores devem voltarao normal mais cedo ou mais tarde...

Olá.

Eu, por acaso, tenho o problema ao contrário.

No3 em valores decentes (ora 5, ora 10, ora outra vez 5), mas apesar de meter K diariamente, não há maneira de os PO4 subirem (não passam de 0,1).

É estranho, porque tenho discus e a carga poluente (nomeadamente da alimentação com comida congelada) é pesada.

Estou a fazer a fertilização da ADA, seguindo as recomendações deles (mas apenas com metade da dose) e queria ver se continuava a seguir.

Mas, se calhar, lá vou ter de meter PO4, pois começam a aparecer as primeiras greenspot (o aqua tem pouco mais de um mês).

Se alguém quiser dar alguma sugestão alternativa, fico grato.

Abraços.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Boas Gonçalo,

embora a questão não seja dirigida a mim penso que posso dar uma ajudinha...

Dizes que as tpa´s não resolvem o problema, mas já testaste a água das tpa´s para ver que valores tinha de PO4? se não, aconselhava-te a faze-lo.

PS: Esses valores de PO4 também podem ser devido a um excesso de alimentação, que alimentação costumas dar aos peixes? alimento congelado? quantas vezes ao dia?

Já agora um setup mais pormenorizado do teu aqua acho que ajudava bastante (CO2, iluminação, flora, etc).

Abraço

Olá Murkas

A ajuda é sempre bem vinda seja de quem for.

Já testei os valores da agua dos Tpas e não tem fosfatos. Quanto á comida tenho muito cuidado pq sei quais são os resultados do excesso.

o meu setup

Aquario 60cm*30cm*30cm

Fauna:

6 Neons Chines

3 Otos

6 Guppys

Vários Red Cherrys ( género praga )

Flora

1 Anubia anã

2 Anubias Barteri

Bacopa australis

limnophila sessiliflora

Hemianthus Callitrichoides cuba

Microsorum Narrow

Criptocoryne wendtii brown

Criptocoryne willisii

eleocharis acicularis

Ludwigia arcuala

PH - 7.2

GH - 60 mg/lt CaCO3 - 3.36 gH

KH - 90ml lt - 5.04gh

Co2 1 bolha por segundo

Iluminação 2x24wats Pll 10.000k

Abraço

Gonçalo Veiga

Boas,

então se a água com que fazes as tpa´s não contiver fosfatos se fizeres várias tpa generosas os fosfatos vão obrigatoriamente baixar. O que pode acontecer é que o teste só vá até aos 4ppm e se os valores estiverem bastante mais altos, mesmo com uma tpa esses mesmos valores não desçam abaixo dos 4ppm.

Outra hipótese é o teste já ter entregue a alma ao criador...

Um último reparo quanto á iluminação, eu no teu lugar mudava pelo menos uma das lâmpadas de 10000K para uma a rondar os 6500K pois esta temperatura de cor assemelha-se mais á luz solar e sempre ficavas com um espectro mais alargado utilizando duas lâmpadas diferentes.

De resto o meu conselho é que arranjes fertilizantes NPK em separado e corrijas os valores tanto do NO3 como do PO4.

Valores aceitáveis de nutrientes:

NO3 --> 5 a 10 ppm

PO4 --> 0.5 a 1 ppm

K --> 10 a 20ppm (há quem defenda 30 ppm como máximo)

PS: não existem testes de K para a aquariofilia, sendo este adicionado a olho...

Abraço

Editado por Murkas

quando perguntei pelo K era exatamente isso.. como estavas a fertilizar o "potassio" de qualquer maneira nao te preocupes porque K a mais nao te vai trazer algas

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Olá.

Eu, por acaso, tenho o problema ao contrário.

No3 em valores decentes (ora 5, ora 10, ora outra vez 5), mas apesar de meter K diariamente, não há maneira de os PO4 subirem (não passam de 0,1).

É estranho, porque tenho discus e a carga poluente (nomeadamente da alimentação com comida congelada) é pesada.

Estou a fazer a fertilização da ADA, seguindo as recomendações deles (mas apenas com metade da dose) e queria ver se continuava a seguir.

Mas, se calhar, lá vou ter de meter PO4, pois começam a aparecer as primeiras greenspot (o aqua tem pouco mais de um mês).

Se alguém quiser dar alguma sugestão alternativa, fico grato.

Abraços.

PBL

Olá Windrider,

o facto de adicionares K á água não faz co que o PO4 aumente (bem pelo contrário), pois se houver N a níveis aceitáveis e K com fartura, sempre que haja PO4 presentes este será assimilado, pelo que podes tentar aumentar um pouco a alimentação para tentar subir os fosfatos (mas como tens um aqua de discus e eu de discus não percebo nada, apenas que são exigentes com a qualidade da água) aconselho mesmo a que arranjes um fertilizante de PO4...

Abraço

quando perguntei pelo K era exatamente isso.. como estavas a fertilizar o "potassio" de qualquer maneira nao te preocupes porque K a mais nao te vai trazer algas

Boas André,

de facto K a mais não traz algas ao aquário por si só, mas excesso de K pode levar a não assimilação de Ca e de Mg o que pode comprometer o crescimento das plantas (só chamo atenção para este ponto pois aprendi ás minhas custas o que dá fertilizar com K "á bruta")

Abraço

Boas André,

de facto K a mais não traz algas ao aquário por si só, mas excesso de K pode levar a não assimilação de Ca e de Mg o que pode comprometer o crescimento das plantas (só chamo atenção para este ponto pois aprendi ás minhas custas o que dá fertilizar com K "á bruta")

Abraço

Muito Obrigado, pela informação, o lindo da Aquariofilia é que estamos sempre a aprender....

Abraço

GVeiga

Muito Obrigado, pela informação, o lindo da Aquariofilia é que estamos sempre a aprender....

Abraço

GVeiga

Eu também agradeço muito as informações.

Mais alimentação creio que não é caminho, pois já abuso um bocado.

Só à custa de TPA diária de 15% é que consigo manter os NO3 a níveis decentes para os discus.

Vou experimentar meter P devagarinho e com cautela.

Que dose diária recomendam para 600l de água, com o objectivo de tentar chegar dos 0,1 aos 0,5?

E, já agora, qual a apresentação do PO4 que costumam usar?

Abraços

PBL

Eu também agradeço muito as informações.

Mais alimentação creio que não é caminho, pois já abuso um bocado.

Só à custa de TPA diária de 15% é que consigo manter os NO3 a níveis decentes para os discus.

Vou experimentar meter P devagarinho e com cautela.

Que dose diária recomendam para 600l de água, com o objectivo de tentar chegar dos 0,1 aos 0,5?

E, já agora, qual a apresentação do PO4 que costumam usar?

Abraços

PBL

Quanto a fertilizante de PO4 podes fazer tu próprio o teu ou podes comprar já feito (só conheço o da HA patrocinador aqui do fórum).

Deixo uns links sobre fertilização DIY:

->http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=24244

->http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=17053

->http://aquariofilia.do.sapo.pt/calculadora/index.htm (Calculadora para calcular a quantidade de composto preciso para fazer subir xppm)

Uma pesquisa pode ainda dar-te mais umas boas leituras sobre o assunto

Abraço

Olá.

:lol: Estão a ver porque é que eu tinha uma assinatura, "a modos que" ofensiva?

Não porque eu não gosto de explicar as coisas (dá para ver pelo número de mensagens e pela minha profissão), mas sim porque não sou o único que sei explicar... sem contar que há gente tão, ou mais qualificada nos mais diversos temas que englobam a aquariofilia...

Eu peço/pedia que não me enviassem perguntas por MP, por várias razões:

1º - Porque não tenho tempo para responder como quero...

2º - Eu não sei tudo...

3º (e mais importante) - Se perguntarem no Fórum, a pergunta fica disponível para mais gente responder (1º e 2º), e além disso, estão a ajudar pessoas que futuramente coloquem perguntas iguais ou equivalentes...

Quanto ao que escreveram aqui no tópico, não tenho nada a apontar...

O K não faz aumentar o PO4... pelo contrário, até o pode fazer diminuir pois estão a aobrigar as plantas a consumir nutrientes... mas atenção, o consumo por parte das plantas tem de ser visto como um equilíbrio... se falha algo, estão a comprometer todo o resto. Imaginem como um relógio, se uma peça importante falhar, não funciona... há algumas que não estando lá, aquilo ainda funciona, mas não a 100%...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

3º (e mais importante) - Se perguntarem no Fórum, a pergunta fica disponível para mais gente responder (1º e 2º), e além disso, estão a ajudar pessoas que futuramente coloquem perguntas iguais ou equivalentes...

Olá.

Tens toda a razão.

A discussão dos problemas a nível particular diminui muito o potencial de informação do forúm.

O fórum existe precisamente para isso, para que a informação e a troca de ideias sejam públicas e de acesso geral.

Abraços

PBL

(obrigado pelas dicas uma vez mais, Murkas, a ferramenta de cálculo é utilíssima)

(quanto ao PO4, vou optar por uma coisa de pacote, para não me meter em sarilhos :lol:)

Editado por Windrider