O desprezado Cloro !

António Vitor

Recommended Posts

Bom, depois de ler um post do Roger Miller na lista das plantas (por email), fiquei a reflectir sobre o assunto...

In addition to those nice positively charged electrolytes plants must carry  

enough negatively charged electrolytes (anions) to balance the charges.  

Oddly, there's hardly anything on the list of essential elements that forms  

anions and those aren't found in plants at levels that are high enough to  

come anywhere near balancing the charge.

Plant analyses I've seen show concentrations of chloride -- a common anion --  

far in excess of the plant's nominal requirement for chlorine.  I've seen  

fluids in plant cells refered to in literature as potassium chloride  

solutions.  I think it's interesting that chloride -- a constituent that some  

aquarists rumor over and many aquarists want to avoid -- may be even more  

important than it's role as a trace nutrient might imply.

I understand that plants can generate organic anions to :D balance the  

charges.  But from the analyses I've seen it seems that plants will use  

chloride when they can get it.  Using chloride may save the carbon and the  

energy that the plants would otherwise expend to make organic anions.

Roger Miller

não vou traduzir, mas o que essencialmente ele aqui diz é que o cloro (anião Cl-, não confundir com a molecula Cl2 para desinfecção!), é excelente para a regulação osmótica da planta e para transporte na sua "seiva" de outros nutrientes... ele até o eleva a importâncias acima dos outros traces!

Quando a planta pode o usar...ela não perde a oportunidade!

Agora é assim, se o aquário contiver Na+ (catião sódio), e se juntarmos o Cl- estamos efectivamente a deitar sal para o aquário...portanto na minha opinião Cl- será e sempre será um trace... O Roger Miller pode ter razão, ser o mais importantes dos traces...mas não deixa de ser um elementos vestigial ou trace como quiserem chamar...

Algumas opiniões sobre isto?

Abraços!

Partilhar nas redes sociais

boas antónio!

não é nada de novo.

todos os organismos vivos necessitam de Na+ e Cl- para equilibrio osmótico.

Agora é assim, se o aquário contiver Na+ (catião sódio), e se juntarmos o Cl- estamos efectivamente a deitar sal para o aquário...

isto não é verdade.

mesmo quando introduzes Coloreto de sódio no aquário, os iões presentes separam-se, e passas a ter Na+ e Cl-, não é por mais nada que, se numa solução aquosa de NaCl colocares dois eletrodos, um negativo e um positivo, os iões de Na são atraídos para o eletrodo negativo e os iões de Cl são atraídos pelo eletrodo positivo.

adicionar Cl ao aquário não me parece necessário....

ele já existe em qauntidades suficientes para as plantas na água da torneira.

abraços!

Categoria: Humano.

claro, claro, mas André, eu só queria dizer que se tivesse o tal Na+, era como se tivessemos a colocar sal ao juntal Cl- (que efectivamente se "disassociam" em Na+ e Cl- na água foi o que tinha dito).

Isso de estar em boas quantidades sempre é capaz de não ser verdade, aliás este post do roger miller vem depois de um outro, em que a água do índividuo tinha valores ridiculos de minerais dissolvidos, parecido com água de osmose.

este julgando ser boa táctica juntar sal, fez...e mesmo a tal vesicularia morreu, a que dizem que aguenta sal. Depois chegou à conclusão que seria as proporções entre os nutrientes e não as quantidades o mais importante!

O aquariofilo que estou a falar vivia antes numa zona de águas duras, e, quando juntava sal não provocava mal algum, portanto a desproprocionalidade do sal em relação a outros minerais dissolvidos foi de facto a razão do problema dele.

O Roger também refere que as plantas conseguem usar esquemas que evitem o uso de Cl-, com aniões orgânicos, ora isso é prova que nos seus habitats nem sempre o Cl se encontra presente, senão não haveria o tal processo alternativo, que como diz o Roger é problemático para as plantas (requer mais energia)...

E repara há quem use água de osmose (ou pense em fazê-lo), fica aqui o aviso que até discos se deram mal... e não foi por causa do pH.

haverá água de osmose e água de osmose!

Abraços!

boas!

o sal de cozinha só é problema se tornar a solução hipertónica.

esta solução hipertónica pode ser conseguida com qualquer elemento, seja com fosfato, nitrato, ferro, enfim, tudo!

tudo depende da concentração.

a concentração de sal no nosso corpo não é a mesma que nos oceânos :D .

a concentração de sal no nosso corpo é de: 0,9%, nada parecido com os oceânos.....

abraços!

Categoria: Humano.

André tens razão, fui induzido a erro por um documentário que vi!

:)

Acho que será as proporções que serão similares dos sais e não somente do Na+ e Cl-.

Mas também temos de ter consciência que os oceanos antes eram bem mais "doces". e talvez tenha sido isso o referido no tal documentário.

In fact, seawater is around 3.5% dissolved salts by weight. That's about three times as salty as human blood. That's way more salt than we can safely metabolize.
Portanto a água do mar é 3x mais salina que o nosso sangue, talvez esteja de acordo com os valores do sal quando os nossos antepassados ainda eram peixes e viviam no mar, com a movimentação dos continentes algum do sal retido no interior dos continentes (algum deste sal ainda está retido nos continentes) tenha alcançado os oceanos...e aí permanecerá para sempre. Este processo continua e com ele a salinização lenta mas progressiva dos mares!

Percentage Concentration of Mineral Salts in Various Land Animals

Item------------------Sodium Potassium Calcium Magnesium Chlorine

Sea Water--------------100--------3.6-------3.9-------12.1------179.7

Human body fluid------100--------3.5-------1.7--------0.8-------71.0

(percentage concentration of sodium set at 100 in each fluid for comparison sake)

W.T. Keeton, “Biological Science”, W.W. Norton & Co: New York, 1967 p:272

tirado daqui:

http://www.unmaskingevolution.com/pdf_dl/o...ht/Bodysalt.PDF

Abraços!

Isto é muito interessante. Pessoalmente a química envolvida à volta dos sais ultrapassa-me. Mas segundo entendí pode não ser absurdo largar uma pedrita de sal grosso no frasco dos traces :)

Ou uma pedrita de sal grosso por volume de água por unidade de tempo num plantado.

Alguém tem sugestões em relação às concentrações a usar?

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

também não faço ideia!

:)

vai depender da água que se tenha...em relação á água da epal (que tu e eu usamos) não sei...também porque esta água varia ligeiramente com o tempo e a estação.

abraços!

E ainda varia mais entre mim e tí, dependendo da construção dos tubos. Não acredito que a tua água também saia da torneira com pH9 :)

No netanto, mesmo sem se saber as concentrações exactas podem sempre administrar-se uma dose muito ligeira, garantidamente no safe-side, tipo uma pedra de sal grosso por 50l. Se for realmente trace como dizes n faz diferença.

Por outro lado, se as plantas absorvem o cloro do NaCl então elas "adocificam" a água, pelo que deverias poder usar o nível de sal dissolvido como referência.

Somente ideias,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!