Luis carrilho Publicado Junho 4, 2007 Share Publicado Junho 4, 2007 Olá a todos, Em plantas de multiplicação por estaca,é obrigatório plantar cada estaca individualmente ou podemos agrupar 4 ou 5 estacas e plantar em conjunto? Comprei a um membro do forum uns 15 pés de Ludwiga repens(em exelente estado e com uma cor optima) e ao chegar a casa depois de uns pequenos arranjos,fui plantá-las no aqua,mas o facto de ainda não ter comprado uma pinça de plantar aliado ao facto de o aqua ser pequeno e já estar um pouco cheio de plantas,fez-me desenrascar a coisa plantando não individualmente mas sim em 3 grupos de 5 estacas cada. Poderei deixar ficar assim,ou será mesmo imperativo replantar cada estaca individualmente?? Tanbem noto outro pequeno problema,plantando em grupos acaba por ficar uma massa algo compacta de folhas que deixam as folhas mais baixas quase sem luz,isso acaba por ter consequencias negativas ou a fotossintese feita maioritariamente pelas folhas superiores consegue compensar a falta de luz das inferiores? Grande abraço a todos. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Kebras Publicado: Junho 4, 2007 Share Publicado: Junho 4, 2007 Boas !!! Na pergunta já tens a resposta, um dos problemas de não plantares pé a pé é mesmo esse, logo de inicio as plantas formam um arbusto compacto prejudicando seriamente as folhas que estão a um nivel inferior, e na maioria das vezes acabam por definhar... pois não recebem luz, não realizam a fotossintese e o resultado depois são caules nus, e la em cima uma grande moita, e não é isso que se pretende, mesmo num arbusto bem formado ha que ir podando para permitir que as folhas de baixo recebam luz e ao mesmo tempo uma compactação saudavel, formando aquelas moitas muito bonitas e saudaveis ... Outro dos problemas é ao plantares dessa forma, não permites um bom desenvolvimento das raizes pois estas não têm espaço para se expandir livremente, e mesmo que tenhas um bom substrato com a granulometria certa, as proprias raizes podem acabar por se estrangular a elas mesmas e prejudicam o crescimento da planta ..... Fica daqui um conselho, se queres manter um aquario plantado é indispensavel uma pinça e uma tesoura de poda ... Não precisa ser das melhores marcas !!! Um abraço e força com isso :D Cumps Rui Santos http://aquanaturae.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis carrilho Publicado: Junho 4, 2007 Autor Share Publicado: Junho 4, 2007 Boas !!! Na pergunta já tens a resposta, um dos problemas de não plantares pé a pé é mesmo esse, logo de inicio as plantas formam um arbusto compacto prejudicando seriamente as folhas que estão a um nivel inferior, e na maioria das vezes acabam por definhar... pois não recebem luz, não realizam a fotossintese e o resultado depois são caules nus, e la em cima uma grande moita, e não é isso que se pretende, mesmo num arbusto bem formado ha que ir podando para permitir que as folhas de baixo recebam luz e ao mesmo tempo uma compactação saudavel, formando aquelas moitas muito bonitas e saudaveis ... Outro dos problemas é ao plantares dessa forma, não permites um bom desenvolvimento das raizes pois estas não têm espaço para se expandir livremente, e mesmo que tenhas um bom substrato com a granulometria certa, as proprias raizes podem acabar por se estrangular a elas mesmas e prejudicam o crescimento da planta ..... Fica daqui um conselho, se queres manter um aquario plantado é indispensavel uma pinça e uma tesoura de poda ... Não precisa ser das melhores marcas !!! Um abraço e força com isso Cumps Rui Santos Boas Rui, Pois,com efeito fiz a pergunta mas já esperava essa resposta,mas calha bem,amanhã vou receber umas plantas novas e vou replantar tudo com mais calma. Quanto a substracto,fiz uma base com Humus da Prodac,seguido de uma boa camada de substrato fertil Aquabassis plus da JBL e no topo 3cm de areão fino de rio e pra já tudo está a correr bem. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wilchespires Publicado: Junho 6, 2007 Share Publicado: Junho 6, 2007 (editado) "se queres manter um aquario plantado é indispensavel uma pinça e uma tesoura de poda ... Não precisa ser das melhores marcas !!! " Saudações, li este post e a sua resposta com entusiasmo, estou-me a iniciar neste hobby mas penso que ñ tenho feito as coisas bem. Primeiro, tenho sustrato (ñ sei a marca) espalhado em 70% do Aqua, mas tenho tado a plantar mesmo onde ñ levou qse substrato, é possivel compensar isto com fertilizantes e substrato liquido? Além de ter a msm dúvida que o Luís, tenho também areão grosso :/ já que falaste em pinça de plantar e tesoura, tens ideia de quanto custa esse material de marcas mais económicas? Cumprimentos Editado Junho 6, 2007 por wilchespires CumprimentosHenrique Wilches Pires Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis carrilho Publicado: Junho 6, 2007 Autor Share Publicado: Junho 6, 2007 Saudações, li este post e a sua resposta com entusiasmo, estou-me a iniciar neste hobby mas penso que ñ tenho feito as coisas bem. Primeiro, tenho sustrato (ñ sei a marca) espalhado em 70% do Aqua, mas tenho tado a plantar mesmo onde ñ levou qse substrato, é possivel compensar isto com fertilizantes e substrato liquido? Além de ter a msm dúvida que o Luís, tenho também areão grosso :/ já que falaste em pinça de plantar e tesoura, tens ideia de quanto custa esse material de marcas mais económicas? Cumprimentos Boas Wilchespires, Em relação ás perguntas sobre fertilização,prefiro que seja alguem que realmente saiba do assunto a esclarecer-te uma vez que nisto de plantados tanbem sou maçarico. Quanto ás pinças posso-te dizer que comprei numa loja dos 300 um conjunto de pinças por 1.50€ e a maior délas dá perfeitamente pra desenrascar,alias ontem fartei-me plantar Blyxa com ela. Aproveito pra deixar uma foto do aqua,eu sei que está imensamente longe da perfeição de algumas obras-de-arte que por aqui tenho visto,mas deiem-me o desconto de ser mesmo a 1ª expriencia com plantados. Um abraço a todos. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wilchespires Publicado: Junho 7, 2007 Share Publicado: Junho 7, 2007 Boas Wilchespires,Em relação ás perguntas sobre fertilização,prefiro que seja alguem que realmente saiba do assunto a esclarecer-te uma vez que nisto de plantados tanbem sou maçarico. Quanto ás pinças posso-te dizer que comprei numa loja dos 300 um conjunto de pinças por 1.50€ e a maior délas dá perfeitamente pra desenrascar,alias ontem fartei-me plantar Blyxa com ela. Aproveito pra deixar uma foto do aqua,eu sei que está imensamente longe da perfeição de algumas obras-de-arte que por aqui tenho visto,mas deiem-me o desconto de ser mesmo a 1ª expriencia com plantados. Um abraço a todos. Boas, apesares de também seres novo nisto já tens um plantado com apresentação e as plantas parecem estar muito bem tratadas. Inda ñ tenho fotos do meu e confesso estar muito longe do que gostava e do que se pode considerar apresentavel, mas vou começar a procurar as pinças pois esta manha encontrei varias plantas a flutuar :/ Obrigado por responderes e força nesse Plantado Abraço CumprimentosHenrique Wilches Pires Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Junho 7, 2007 Share Publicado: Junho 7, 2007 Boas, apesares de também seres novo nisto já tens um plantado com apresentação e as plantas parecem estar muito bem tratadas. Inda ñ tenho fotos do meu e confesso estar muito longe do que gostava e do que se pode considerar apresentavel, mas vou começar a procurar as pinças pois esta manha encontrei varias plantas a flutuar :/ Obrigado por responderes e força nesse Plantado Abraço Boas, quanto ás pinças também ando á procura de uma e encontrei no patrocinador do fórum HA. Tem uma pinça com cerca de 20cm por 6 aerios... até agora foi a mais em conta que encontrei. Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Kebras Publicado: Junho 7, 2007 Share Publicado: Junho 7, 2007 Boas !!! Bem quanto á pergunta sobre a fertilização, é possivel sim compensares o défice de nutrientes ao nivel do substrato com fertilização liquida, alias salvo as cryptos e echinodorus por ex., as plantas absrovem os nutrientes maioritariamente ao nivel da coluna de água ... Mas para uma situação ideal eu diria que se compensam, isto é , um bom substrato fertil aliado a uma fertilização liquida cuidada, será o ideal !!! Existem muitos tópicos sobre, nutrientes e fertilização pelo forum dá ai uma vista de olhos neles ... Mais uma coisa, sempre que fertilizes tanto liquida como ao nivel de substrato, pastilhas etc. , tens que injectar Co2 no aqua, senão as plantas não conseguem assimilar todos os nutrientes que estás a fornecer e o resultado e um boom de algas .... Quanto as pinças e tesouras o Murkas já mencionou um bom site onde vendem material bom a preços acessiveis, se não quiseres ir por esse site tenta aqui no forum nos classificados há sempre alguem com material para venda ... Luis o aqua está porreiro para primeiro plantado, escolhes-te as blyxas para plano frontal quando elas começarem a crescer vais ter ai um matagal,nem vês depois as plantas que estão no plano traseiro hehehehehe , mas isso deixo para tu descobrires a medida que fores entrando nisto dos plantados ... Que iluminação é que estás a usar ? são três calhas ? Um abraço Rui Santos http://aquanaturae.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis carrilho Publicado: Junho 7, 2007 Autor Share Publicado: Junho 7, 2007 (editado) Boas !!! Bem quanto á pergunta sobre a fertilização, é possivel sim compensares o défice de nutrientes ao nivel do substrato com fertilização liquida, alias salvo as cryptos e echinodorus por ex., as plantas absrovem os nutrientes maioritariamente ao nivel da coluna de água ... Mas para uma situação ideal eu diria que se compensam, isto é , um bom substrato fertil aliado a uma fertilização liquida cuidada, será o ideal !!! Existem muitos tópicos sobre, nutrientes e fertilização pelo forum dá ai uma vista de olhos neles ... Mais uma coisa, sempre que fertilizes tanto liquida como ao nivel de substrato, pastilhas etc. , tens que injectar Co2 no aqua, senão as plantas não conseguem assimilar todos os nutrientes que estás a fornecer e o resultado e um boom de algas .... Quanto as pinças e tesouras o Murkas já mencionou um bom site onde vendem material bom a preços acessiveis, se não quiseres ir por esse site tenta aqui no forum nos classificados há sempre alguem com material para venda ... Luis o aqua está porreiro para primeiro plantado, escolhes-te as blyxas para plano frontal quando elas começarem a crescer vais ter ai um matagal,nem vês depois as plantas que estão no plano traseiro hehehehehe , mas isso deixo para tu descobrires a medida que fores entrando nisto dos plantados ... Que iluminação é que estás a usar ? são três calhas ? Um abraço Rui Santos Boas Rui, São 3 projectores PL,contas feitas ao volume real de agua deverei ter algo em torno dos 1.3w por litro,neste momento estão todos com lampadas iguais,a temp. de cor não sei precisar mas creio ser na casa dos 6.000K,por isso estava a pensar fazer alguma mistura de espectros e colocar alguma mais "quente" da casa dos 4.000k e se encontrar(é capaz de ser dificil)uma mais "fria" na casa dos 8.000k. Aproveito pra referir que o aqua está montado á cerca de uma semana e que estou a ter taxas de crescimento elevadissimas,a titulo de exemplo posso dizer que o Hemianthus á direita cresceu uns 5cm numa semana e já tem alguns pés fora de agua,se isto continua assim a seguir começam as duvidas sobre tecnicas de póda(lol). Grande abraço Rui. Editado Junho 7, 2007 por Luis carrilho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wilchespires Publicado: Junho 7, 2007 Share Publicado: Junho 7, 2007 (editado) Boas Wilchespires,Em relação ás perguntas sobre fertilização,prefiro que seja alguem que realmente saiba do assunto a esclarecer-te uma vez que nisto de plantados tanbem sou maçarico. Quanto ás pinças posso-te dizer que comprei numa loja dos 300 um conjunto de pinças por 1.50€ e a maior délas dá perfeitamente pra desenrascar,alias ontem fartei-me plantar Blyxa com ela. :D Aproveito pra deixar uma foto do aqua,eu sei que está imensamente longe da perfeição de algumas obras-de-arte que por aqui tenho visto,mas deiem-me o desconto de ser mesmo a 1ª expriencia com plantados. Um abraço a todos. Boas, andei parte da manha à procura de algo c que se parecesse com pinças q servissem pra plantar m ñ tive sucesso. já agora uma pergunta, a maior q referiste q comprimento tem? É msm pinça ou é tipo tesoura c 2 argolas prós dedos? Abraço Editado Junho 7, 2007 por wilchespires CumprimentosHenrique Wilches Pires Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wilchespires Publicado: Junho 7, 2007 Share Publicado: Junho 7, 2007 (editado) Boas !!! Bem quanto á pergunta sobre a fertilização, é possivel sim compensares o défice de nutrientes ao nivel do substrato com fertilização liquida, alias salvo as cryptos e echinodorus por ex., as plantas absrovem os nutrientes maioritariamente ao nivel da coluna de água ... Mas para uma situação ideal eu diria que se compensam, isto é , um bom substrato fertil aliado a uma fertilização liquida cuidada, será o ideal !!! Existem muitos tópicos sobre, nutrientes e fertilização pelo forum dá ai uma vista de olhos neles ... Mais uma coisa, sempre que fertilizes tanto liquida como ao nivel de substrato, pastilhas etc. , tens que injectar Co2 no aqua, senão as plantas não conseguem assimilar todos os nutrientes que estás a fornecer e o resultado e um boom de algas .... Quanto as pinças e tesouras o Murkas já mencionou um bom site onde vendem material bom a preços acessiveis, se não quiseres ir por esse site tenta aqui no forum nos classificados há sempre alguem com material para venda ... Luis o aqua está porreiro para primeiro plantado, escolhes-te as blyxas para plano frontal quando elas começarem a crescer vais ter ai um matagal,nem vês depois as plantas que estão no plano traseiro hehehehehe , mas isso deixo para tu descobrires a medida que fores entrando nisto dos plantados ... Que iluminação é que estás a usar ? são três calhas ? Um abraço Rui Santos Ok, por acaso já tou a usar CO2 caseiro desde hoje ao meio-dia :D Já há alguns dias q começaram a aparecer algas no Aqua (Aquelas castanhas), espero que isto tb a ajude a combate-las. Bem então posso começar a pensar na fertilização. Ando é aborrecido por ñ conseguir plantar cm deve ser, mto por culpa do areão! Vou continuar á procura das pinças, d preferencia as mais económicas Obrigado a tds Editado Junho 7, 2007 por wilchespires CumprimentosHenrique Wilches Pires Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis carrilho Publicado: Junho 7, 2007 Autor Share Publicado: Junho 7, 2007 (editado) Boas, andei parte da manha à procura de algo c que se parecesse com pinças q servissem pra plantar m ñ tive sucesso. já agora uma pergunta, a maior q referiste q comprimento tem? É msm pinça ou é tipo tesoura c 2 argolas prós dedos? Abraço É mesmo pinça,a maior tem cerca de 18cm,bem sei que não é a solução ideal mas...1.50€(o conjunto) na loja dos 300... :D Editado Junho 7, 2007 por Luis carrilho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wilchespires Publicado: Junho 7, 2007 Share Publicado: Junho 7, 2007 (editado) É mesmo pinça,a maior tem cerca de 18cm,bem sei que não é a solução ideal mas...1.50€(o conjunto) na loja dos 300... :D Nd cm umas fotos pa responder a td sem dúvida q pode ñ ser o ideal, m por 1.50 ñ deve haver melhor votos de que continue td a correr pelo melhor Abraço Editado Junho 7, 2007 por wilchespires CumprimentosHenrique Wilches Pires Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Junho 7, 2007 Share Publicado: Junho 7, 2007 Olá. Eu como até agora sempre tive aquários baixos, uso uma pinça igual à 3ª a contar de cima, e não tenho qualquer razão de queixa. Tenho também uma da Horizonte Aquático, mas até à data nunca a usei... isto somente porque não tenho CO2 para montar os meus aquários. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts