Projecto Ciclídeos Africanos (240lts)


MakoShark2

Recommended Posts

Viva,

 

Tenho nas mãos (é uma maneira de dizer bowdown ) um belíssimo aqua de 240lts (120x40x50) que estou

a reservar para um biótopo de ciclídeos africanos. Escolhi este biótopo porque já tenho um pequeno

plantado de 60lts Sul-Americano (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=64009) e queria

variar para além da beleza dos ciclídeos africanos que me encanta já há algum tempo.

 

Assim sendo e dado que o meu conhecimento é fraco (mas aprendo depressa) nos Tanganyka/Malawi,

tenho aqui algumas questões.

 

Estou indeciso entre Tanganyka e Malawi (e nada de misturas!)

 

Pelo que já vi a diversidade de comunidades é maior nos Tanganyka (rock, shell, open water) e talvez

por isso mais compexa (?).

 

Daquilo que pude ver, no Malawi os peixes são mais coloridos, no entanto o formato dos mesmos não

varia tanto quanto no Tanganyka (talvez pela diversidade de espécies).

 

Creio que em termos construção os dois biótopos são mais ou menos semelhantes excepção feita

pela necessidade de recriar os domínios das espécies do Tanganyka (rock, shell, open water).

Outra diferença é que no Tanganyka as plantas são "mais" viáveis que no Malawi.

 

Há já algumas coisas que tenho mais ou menos assente.

 

Para o substrato vou recorrer à areia de praia, e a pedra deverá vir do MaxMat ou da zona de Alcobaça.

No caso de Tanganyka posso optar por algumas plantas como Valisnérias, anúbias e talvez Cerratophylum.

3 x Termostato de 100w ou 2 x Termostato de 150w.

 

Na filtragem tenho ainda algumas dúvidas, mas vou tentar assegurar os 5x240lts por hora.

O filtro poderá ser um DIY (bomba + depósito com massa filtrantes) ou 2 ou 3 Eihem (tipo copo) ou ainda

uma SUMP.

 

Ainda vou ter de arranjar uma calha (de preferência integral ou vidro com calha suspensa) e um móvel

que poderá ser DIY mas provavelmente será adquirido numa loja da especialidade.

 

As espécies de peixe são uma completa incógnita e aí ainda tenho que aprender muito.

 

Pessoal, o que acham?

 

Obg pela ajuda.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como te disse no outro tópico, não serei a pessoa mais adequada para te ajudar e esclarecer pois estou agora a começar neste mundo dos CA's.

 

Apens te posso dizer que o que me levou a optar pelo Tanganyika foi essencialmente a sua complexidade gerada pela multiplicidade de formas, cores, comportamentos, habitats,...

 

Espero que te dês bem com este projecto.

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, o que acham?

Boas!

Em primeiro lugar acho que deves começar por uma fauna mais ou menos ao teu gosto. Isto porque senão não seras tu a construir o aquario/fauna/flora mas sim o pessoal.

Coloca duvidas sobre o que pretendes e não esperes que seja o pessoal a dar as opiniões, porque senão vais ter opinões consoante o gosto de cada um que te tentara ajudar.

Venham dai as tuas ideias ;)

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal.

 

Obg. pelo feedback.

 

Quanto a dúvidas mais concretas, bom...

 

Antes de tudo, gostava que me confirmassem (ou não) as minhas suposições.

 

Para 240lts, 300w de aquecimento (será melhor 2 ou 3 termostatos?) e 5x240lts de filtragem serão suficientes?

 

Da vossa experiência o que aconselham, filtro DIY (tipo bomba com reservatório para massas filtrantes) ou 2 ou 3 filtros tipo copo ou ainda uma SUMP?

 

Quanto à iluminação, qualquer coisa à volta dos 60w penso que será suficiente.

 

Em termos de espécies e sabendo desde já que não pretendo um concenso (cada um terá a sua opinião) o que me podem dizer

quanto a Tanganyka vs Malawi.

 

- Comportamento (sabendo que todos eles são ciclídeos, e logo agressivos).

- Dificuldade de manter.

- Cor e formato.

 

Obg. pela vossa ajuda.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para 240lts, 300w de aquecimento (será melhor 2 ou 3 termostatos?) e 5x240lts de filtragem serão suficientes?

3 para quê, para teres o aquario cheio de termostastos? Se a zona onde o aquario vai ficar não for muito fria se calhar até com um de 200w te consegues safar.

Quanto a filtragem, os 5x que pretendes são optimo.

 

Da vossa experiência o que aconselham, filtro DIY (tipo bomba com reservatório para massas filtrantes) ou 2 ou 3 filtros tipo copo ou ainda uma SUMP?

A minha experiencia é apenas com filtros internos e externos.

Mais uma vez 2 ou 3 filtros "tipo copo" - será filtros externos? E porque não um mais potente que te faça logo a filtragem total ou entao 1 externo + 1 interno?

 

Quanto à iluminação, qualquer coisa à volta dos 60w penso que será suficiente.

Sim é mais que suficiente.

 

Em termos de espécies e sabendo desde já que não pretendo um concenso (cada um terá a sua opinião) o que me podem dizer quanto a Tanganyka vs Malawi.

Malawi, peixes maiores, mais coloridos, mais agressivos (algumas especies)...

Tanganyika peixes mais pequenos (algumas especies), comportamentos diferentes, cores e formas diferentes...

 

- Comportamento (sabendo que todos eles são ciclídeos, e logo agressivos).

Nem por isso porque em ambos os lagos há peixes calmos.

- Dificuldade de manter.

Talvez sejam mais dificil de manter os tangas ( por exemplo caso dos tropheus devida a sua alimentação), mas...

- Cor e formato.

Cor - Malawi

Formato - Tanganiyka

Essa e a minha opinião banana rock

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma hipótese pouco lembrada (eu lá vou tentando), mas considera também um aquário só de peacocks machos do malawi.

 

Pouca pedra e muita areia fina pra eles sifonarem.

 

Eles não se metem muito com as plantas ao contrário dos mbunas e são menos agressivos.

 

Estou praqui eu a fazer publicidade a eles, mas na verdade eles não precisam...

 

wallpaper02.jpg

 

Mas isto vai depender do teu gosto: se gostas de aquário com peixes mais agressivos (mbunas) ou mais pacatos (peacocks). E não é boa ideia misturá-los. E também não é nada boa ideia ter femeas, porque essa gente hibrida toda.

Editado por Arquimedes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal.

 

Já tenho uma calha em mente, uma da Hagen com 2x40w (acaba até por ser luz a mais, mas bom a calha é boa).

O móvel também deverá ser da mesma linha.

 

Quanto a termos, tinha pensado inicialmente em dois de 150w (um em cada canto) para assegurar a distribuição e boa gestão de calor no aqua.

Acho então que vou optar por esta solução.

 

Quanto ao filtro, aqui ainda há alguma indecisão, sendo que de momento pondero, um ou dois DIY, ou um ou dois Eihem (ainda não sei quais).

A questão dos dois filtros é para facilitar a arrumação e transporte dos mesmo, sendo que se algum deles avariar sempre fica o outro (excepto se forem

os dois ao ar, ao mesmo tempo nyah) e também por uma questão de orçamento (filtros a fazer + de 1200lts/h = upa upa puxadote).

 

Hoje dei um pulinho à loja para estes ciclídeos de perto, e bom...

Ainda tenho que investigar muito sobre as espécies.

 

Vou pesquisar sobres estes "peacocks" (Aulonacaras)...

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pesquisar os filtros externos e...

 

A ser externo terá que ser Eihem (tenho um 2213 que é uma maravilha).

 

Na vossa opinião qual destas duas será a melhor combinação (ou pfv sugiram outra que achem mais adequada).

 

Eihem Classic 2217 (1000lts/h) + Eihem Classic 2213 (400lts/h)

 

ou

 

2x Eihem Professionell 2224 (700lts/h cada um).

 

Comentem pfv.

 

Obg.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

O tempo passa e as indecisões vão-se transformando em decisões.

 

À partida vou optar por 2 filtros 2224 para filtragens, o que perfaz cerca de 1400lts/h a um custo de apenas 16W. Para 240lts de Malawi, o que acham?

 

Estou cada vez mais inclinado para o biótopo Malawi, pela coloração dos peixes, mas sobretudo porque fico fascinado com aquilo que vou lendo sobre os Mbunas.

 

Sabendo que existem três grandes grupos de peixes no lago Malawi, até que ponto acham viável uma selecção mista de Mbunas com Haps para um aqua de 240lts?

já percebi que é difícil misturar peakocks com outra coisa qualquer (pelo seu temperamento tímido e calmo) e mesmo entre eles deve se ter cuidado (híbridos).

 

Outra questão, sabendo também que os Mbunas são eseencialmente herbívoros, o uso de plantas no aqua será problemático (valisnérias, anúbias, feto de java)?

 

Obg.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mbunas e haps no mesmo aquário acho que dará em aquários de 2 metros pra cima, desde que os peixes sejam escolhidos com muito cuidado e sejam criados 2 ambientes muito diferentes para uns e outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mbunas e haps no mesmo aquário acho que dará em aquários de 2 metros pra cima, desde que os peixes sejam escolhidos com muito cuidado e sejam criados 2 ambientes muito diferentes para uns e outros.

 

Pois, já estive a pesquisar e realmente é ideia de maçarico (Mbunas+Haps).

 

Bom, já tenho uma ideia mais ou menos clara de um aqua Malawi, no meu caso optaria por um aqua de Mbunas.

 

Vou ainda avaliar a opção Tanganyka.

 

Estive hoje a ver os filtros da Rena, pareceram bons, mas acho que vou mesmo ficar pelos Eheim.

 

Vou dando notícias.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom pessoal,

 

Passada uma semana, já tomei algumas decisões e começei a adquirir material.

 

Esta semana deve chegar o móvel (Hagen Waterhome 240) e a calha (Hagen Light-Glo 120) de 2x40w (para já vou ligar apenas uma lampâda).

Para a filtragem irei encomendar um 2227 wet/dry (950l/h) e im 2224 (700l/h) ficando assegurada a meta de 5X por hora.

O aquecimento será entregue a dois termos jaeger de 150W cada.

 

O biótopo vencedor acabou por ser o Lago Malawi - Mbunas.

 

Após muita leitura (aqui no forum, net e nalguns livros) optei por este eco-sistema essencialmente por estas.

 

- diversidade, coloração e vivacidade dos Mbunas.

- pH e dureza mais baixa que Tanganyka (a água da minha rede sai com pH por volta de 7 e com kH e dH muito baixos, vou ter recorrer a buffers nas TPAs).

 

Reconheço que os Troféus do Tanganyka também são bem bonitos, coloridos e vivos, mas para um principiante uma espécie tão delicada que requer algum

espaço (240Lt é capaz de ser à justa) e alguma exclusividade em termo de coexistência, não me parece ser a melhor aposta.

 

Para além dos Troféus há outra espécie do Tanganyka da qual tenho muita pena perscindir, o Atolamprologus Calvus.. Fiquei fascinado por este peixe...

 

Assim sendo, já começei a ver umas espécies e há já duas que me prenderam os olhos.

 

Cynotilapia afra (Cobue) http://www.cichlid-forum.com/profiles/species.php?id=1371

Pseudotropheus Saulosi http://www.cichlid-forum.com/profiles/species.php?id=1

 

Sei que os Saulosi são relativamente fáceis de arranhar, os Cynotilapia afra também são assim?

 

Obg.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesta fase faltam "apenas" os filtros e aquecedores que deverão chegar para o mês que vem.

 

Tenho ainda algumas questões para resolver (decidir).

 

- Iluminação:

A calha alberga duas lâmpadas de 40W.

Sei que bastaria apenas uma. Provavelmente apenas terei uma ligada e pontualmente ligarei a outra.

A minha dúvida, qual o melhor espectro?

Tinha pensado numa power ou aqua-glo (ambas 18.000K, a aqua é mais branca) como principal e uma actínia (azulada) para segunda (marine-glo).

O que acham?

 

- Substracto:

Aqui irei recorrer a areia de praia ou areia de piscina misturada com areia de coral.

 

- Hardscape:

Estive no maxmat e pude ver a tal pedra regional e outras que por lá andavam.

Vi uma muito bonita esverdeada, arredondada e leve, embora tenha desconfiado que fosse cimento amassado, trouxe uma pedra para fazer o teste

de alcalinidade e não reagiu, portanto ficou excluída.

Para além da pedra regional, também estou a ponderar os seixos e pedras da praia, ou pedra do rio alcoa (bastante calcária e completamente branca).

 

Isto leva a outra questão que é, a preparação do aquário para receber os calhaus.

Tinha pensado em colocar um filtro de fundo para proteger o vidro, mas falaram-me também que aqueles aqua-pads vendidos para colocar por debaixo

do aqua. são inertes e também pode ser colocados dentro do aqua. O que acham disto?

Queria ver se evitar colar pedras aos vidros.

 

- Habitantes:

Esta questão irá provavelmente ficar em aberto até ao fim da ciclagem do aqua.

Como já adiantei, irei ficar pelos Mbunas, pelo seu comportamento, cores e também dimensões do aqua.

Há uma questão que ainda não consegui esclarecer é, qual seria o número aceitável de peixes e espécies

diferentes num aqua de 240Lt. Alguma opinião?

 

Mas bom, depois de ler muito, já tenho as ideias mais claras.

 

Há duas espécies que penso estã seguras.

 

- Cynotilapia afra (Cobue).

- Pseudotropheus Saulosi.

 

Outras ainda em estudo são:

 

Iodotropheus sprengerae.

- sobretudo pelas cores, que varia um pouco do azul/amarelo dos Mbunas.

- Sei que são tímidos, e por isso há que evitar co-habitantes agressivos, mas esses também os quero evitar.

 

Labidochromis caeruleus.

- Muito comum, mas muito bonito.

Labidochromis textilis.

- Bonitos e pacíficos.

 

Metriaclima callainos.

- várias variantes.

Metriaclima estherae

- várias variantes.

 

Pseudotropheus acei.

- Bonito, também diverge um pouco dos azuís e amarelos.

Pseudotropheus flavus.

Pseudotropheus sp. "Elongatus Ruarwe"

- Não sei se esta variante será para o agressivo como é comum nos elongatus (parece que defendem afincadamente o território).

 

Estava a pensar um conjunto de cada família, com famílias ainda não sei em que número, mas à partida mais fémeas que machos.

O que acham?

Estou aberto a sugestões, dentro da trilema, não muito agressividade - equilíbrio de cores - máximo 15cm.

 

Vá lá pessoal opinem, e dêem uma ajudinha.

 

ps: amanhã devem surgir as primeiras fotos.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então pessoal!!! Não dão aí uma ajudinha?!?!

 

Primeiras fotos.

Não têm grande piada, mas dá pare ver como estão a correr as coisas.

 

aquab_02.jpg

 

aquab_01.jpg

 

Despesas até à data.

 

Aquário 120x40x50: - (oferecido).

Móvel Hagen Profesional Waterhome 240L: 230.40 eurs

Calha Hagen Professional Waterhome 120x40: 135.50 eurs.

AquaPad JBL: 9.95 eurs.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais