Windrider Publicado Junho 3, 2007 Publicado Junho 3, 2007 (editado) Ora muito bem: eu tenho duas luminárias 4xT5 39W directamente em cima das travessas do aqua. Resulta daí uma muito deficiente distribuição de luz e, pior, uma concentração exagerada na zona superficial, que não é tolerável. Os discus, quando se chegam à borda d'água na zona central ficam translúcidos. Isto não pode ser. Uma vez que o aqua tem dois metros de comprimento, não tenho como fixar as calhas com os suportes de origem (aliás, diga-se em abono da verdade, que são uma boa porcaria), já que, a meio, apenas tenho uma travessa e não há espaço. Solução: pendurá-las. Pois, parece fácil, mas o tecto é de pladur. Aquilo aguentará? Já alguém exprimentou? Existe alguma peça especial que permita distribuir o peso lá em cima (estava a pensar nalguma coisa que abrisse em estrela)? Ou tem de ser fixada à placa de suporte do tecto falso. Digam qualquer coisinha, sff, antes que eu espete com aquilo em cima do aqua. Obrigado. Abraços. PBL (já agora, se não for abusar, qual a distância da linha de água. Creio que já vi aqui a indicação de 30cm para as HQI. Mantêm-se para as T5?) Editado Junho 3, 2007 por Windrider Citar http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
David Nunes Publicado: Junho 3, 2007 Publicado: Junho 3, 2007 Viva, Diz-me se o pladur está assente no tecto ou se tem caixa de ar???? Se estiver assente directamente no tecto a solução é furares o pladur dum lado ao outro até apanhares o tecto vês a distancia e compras buchas e parafusos suficientemente grandes que possam atravessar o Pladur e fixar directamente no tecto de Betão!!!! Se tiver caixa de ar resolves com cunhas em ferro que formem um T, Cortas um rectangulo suficientemente grande de forma a que passe a Cunha e ao fim é só disfarçar o buraco com massa propria para Pladur!!!! Citar O Jogo Online do momento: http://s3.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=19464
indian_joe Publicado: Junho 3, 2007 Publicado: Junho 3, 2007 Olá Windrider, Se fosse eu no teu lugar não as suportava no pladur pois é capaz de não aguentar... O pladur é um material resistente, mas as calhas metálicas que suportam esse tecto falso não são suficientes para suportar a tua calha de iluminação, pelo que te resta a solução de suportá-las na laje (Tecto real), para isto terás que recortar o pladur e após a montagem rematá-lo. Quanto à distância a que deves colocar a calha do aqua (Altura), não existem restrições quanto mais perto melhor, as plantas agradecem... as HQI's essas sim não devem ser colocadas junto à linha de água. Um abraço José Graça Citar GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0 Cumprimentos, José Graça
zecacpinto Publicado: Junho 4, 2007 Publicado: Junho 4, 2007 Boas!!! Na minha opiniao, penso que com os apliques certos, nao haveria problema, e com 4 ou 6 apoios na canha ficava mt bem. isto e claro tendo como referencias de trabalhos que tenho visto em pladur... pois eu suporto extintores de 6kg com trez apoio mt proximos e nao cai... Mas agora dizem mas nao se pendura extintores no tecto, e eu digo pois nao... Ha umas buchas proprias para pladur que se aplicam com um alicate proprio e se expandem dentro do plador criando uma grande superficie de contacto. espero ter esclarecido... PS: Nao digo que seja a soluçao masi segura do mundo... cumps Citar FEEDBACK
José Manuel Martins Sousa Publicado: Junho 4, 2007 Publicado: Junho 4, 2007 Caro Windrider Se o espaço vazio entre os paineis de Pladur do tecto falso e a laje de betão não for muito grande, que penso ser o seu caso, o ideal seria utilizar buchas metálicas de 6mm ou 8mm cravadas directamente no betão e utilizar varão roscado cujo comprimento cortava à medida para acertar com a altura da calha (este varão existe no mercado - no AKI e outros- em ferro galvanizado, em aço inox e ainda em Nylon, já roscados e com um comprimento de 1 metro). Como alternativa (e a mais simples de executar), será utilizar umas buchas metálicas especiais para Pladur que têm uma boa capacidade de carga aguentando perfeitamente o peso da calha. Com um pouco de sorte poderá coincidir com uma das réguas metálicas do próprio sistema do tecto falso que se encontram escondidas no tecto sobre o Pladur e onde este se encontra aparafusado, e aí sim, adeus preocupações. Cumprimentos Martins de Sousa Citar
Windrider Publicado: Junho 4, 2007 Autor Publicado: Junho 4, 2007 Muito obrigado a todos pelas vossas preciosas contribuições. Acho que vou arriscar no pladur com as tais buchas... Pode ser que tenha sorte e acerte com as guias metálicas. Abraços. PBL Citar http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
Recommended Posts