Recommended Posts

Publicado (editado)

Ora muito bem: eu tenho duas luminárias 4xT5 39W directamente em cima das travessas do aqua.

Resulta daí uma muito deficiente distribuição de luz e, pior, uma concentração exagerada na zona superficial, que não é tolerável.

Os discus, quando se chegam à borda d'água na zona central ficam translúcidos.

Isto não pode ser.

Uma vez que o aqua tem dois metros de comprimento, não tenho como fixar as calhas com os suportes de origem (aliás, diga-se em abono da verdade, que são uma boa porcaria), já que, a meio, apenas tenho uma travessa e não há espaço.

Solução: pendurá-las.

Pois, parece fácil, mas o tecto é de pladur.

Aquilo aguentará?

Já alguém exprimentou?

Existe alguma peça especial que permita distribuir o peso lá em cima (estava a pensar nalguma coisa que abrisse em estrela)?

Ou tem de ser fixada à placa de suporte do tecto falso.

Digam qualquer coisinha, sff, antes que eu espete com aquilo em cima do aqua.

Obrigado.

Abraços.

PBL

(já agora, se não for abusar, qual a distância da linha de água. Creio que já vi aqui a indicação de 30cm para as HQI. Mantêm-se para as T5?)

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Publicado:

Viva,

Diz-me se o pladur está assente no tecto ou se tem caixa de ar????

Se estiver assente directamente no tecto a solução é furares o pladur dum lado ao outro até apanhares o tecto vês a distancia e compras buchas e parafusos suficientemente grandes que possam atravessar o Pladur e fixar directamente no tecto de Betão!!!!

Se tiver caixa de ar resolves com cunhas em ferro que formem um T, Cortas um rectangulo suficientemente grande de forma a que passe a Cunha e ao fim é só disfarçar o buraco com massa propria para Pladur!!!!

Publicado:

Olá Windrider,

Se fosse eu no teu lugar não as suportava no pladur pois é capaz de não aguentar... O pladur é um material resistente, mas as calhas metálicas que suportam esse tecto falso não são suficientes para suportar a tua calha de iluminação, pelo que te resta a solução de suportá-las na laje (Tecto real), para isto terás que recortar o pladur e após a montagem rematá-lo.

Quanto à distância a que deves colocar a calha do aqua (Altura), não existem restrições quanto mais perto melhor, as plantas agradecem... as HQI's essas sim não devem ser colocadas junto à linha de água. bowdown

Um abraço

José Graça

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Publicado:

Boas!!!

Na minha opiniao, penso que com os apliques certos, nao haveria problema, e com 4 ou 6 apoios na canha ficava mt bem. isto e claro tendo como referencias de trabalhos que tenho visto em pladur... pois eu suporto extintores de 6kg com trez apoio mt proximos e nao cai... Mas agora dizem mas nao se pendura extintores no tecto, e eu digo pois nao... ;)

Ha umas buchas proprias para pladur que se aplicam com um alicate proprio e se expandem dentro do plador criando uma grande superficie de contacto.

espero ter esclarecido...

PS: Nao digo que seja a soluçao masi segura do mundo... bigsmile

cumps

Publicado:

Caro Windrider

Se o espaço vazio entre os paineis de Pladur do tecto falso e a laje de betão não for muito grande, que penso ser o seu caso, o ideal seria utilizar buchas metálicas de 6mm ou 8mm cravadas directamente no betão e utilizar varão roscado cujo comprimento cortava à medida para acertar com a altura da calha (este varão existe no mercado - no AKI e outros- em ferro galvanizado, em aço inox e ainda em Nylon, já roscados e com um comprimento de 1 metro).

Como alternativa (e a mais simples de executar), será utilizar umas buchas metálicas especiais para Pladur que têm uma boa capacidade de carga aguentando perfeitamente o peso da calha. Com um pouco de sorte poderá coincidir com uma das réguas metálicas do próprio sistema do tecto falso que se encontram escondidas no tecto sobre o Pladur e onde este se encontra aparafusado, e aí sim, adeus preocupações.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Publicado:

Muito obrigado a todos pelas vossas preciosas contribuições.

Acho que vou arriscar no pladur com as tais buchas...

Pode ser que tenha sorte e acerte com as guias metálicas.

Abraços.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!