ShinSeiki Publicado Junho 1, 2007 Publicado Junho 1, 2007 Boas, comprei recentemente um aqua de 250 litros pois o meu ja está a ficar algo apinhado, para poupar uns cobres pensei em usar um movel que tenho cá em casa para o suportar, mas será que aguenta o peso? ja tenho visto moveis DIY que me parecem bem mais frageis a suportar aquarios bem maiores, mas venham daí essas opinioes. nota:o aqua não ficará directamente sobre o movel, tenho uma placa cortada á medida para o peso ser distribuido uniformemente. fotos: Desculpem a qualidade das fotos, mas teve que ser com o telemovel Citar
luisferreira Publicado: Junho 1, 2007 Publicado: Junho 1, 2007 Boas! Eu nao sou nem de perto um entendedor disto mas na minha opiniao o aqua se vai ficar em cina da placa a placa devia também estar apoiada em todo o comprimento ,acho eu, mas de qualquer forma espera pelos entendidos e prós no assunto um abraço e boa sorte! luis Citar
mulato Publicado: Junho 1, 2007 Publicado: Junho 1, 2007 Tambem nao sou pro no assunto,mas acho que é mais uma opniao. Diz-me uma coisa. Qual o comprimento do movel e do aquario? Acho que o movel é um bocado fragil para tantos litros. cumps Citar
Daniel Fortes Publicado: Junho 1, 2007 Publicado: Junho 1, 2007 Boas! Acho que o móvel é um pouco frágil. Penso que esse móvel não tem nenhuma travessa em ferro a unir os dois pés, o equilíbrio do móvel é apenas feito pelos parafusos que prendem os ferros à estrutura lateral e ao tampo, se esses parafusos cederem, adeus aquário! Tudo isto partindo do principio que o móvel tem o mesmo comprimento do aquário, se o móvel for ligeiramente mais comprido que o aquário e deduzindo mais uma vez que este não tem nenhuma travessa o tampo vai vergar e certamente os parafusos do tampo mais tarde ou mais cedo vão ceder. È claro que isto é apenas uma opinião e nada disto são verdades absolutas, apenas tento equacionar todas as hipóteses a fim de evitar um acidente! Abraço, Daniel Fortes Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
ShinSeiki Publicado: Junho 1, 2007 Autor Publicado: Junho 1, 2007 (editado) Tudo isto partindo do principio que o móvel tem o mesmo comprimento do aquário, se o móvel for ligeiramente mais comprido que o aquário e deduzindo mais uma vez que este não tem nenhuma travessa o tampo vai vergar e certamente os parafusos do tampo mais tarde ou mais cedo vão ceder.È claro que isto é apenas uma opinião e nada disto são verdades absolutas, apenas tento equacionar todas as hipóteses a fim de evitar um acidente! por acaso é o oposto, é ligeiramente mais comprido, por isso tenho um "tampo para ele assentar" não sei bem o que entendes por travas, mas o aspecto do movel por baixo, onde o tampo assenta é este: obrigado pelas opinioes dadas ate agora. Editado Junho 1, 2007 por ShinSeiki Citar
mjviegas Publicado: Junho 1, 2007 Publicado: Junho 1, 2007 Na minha opinião esse móvel não vai suportar o peso do aquário... O peso que fica no meio não está devidamente apoiado, já para não falar que no total o peso ficará apenas assente nos pés (conforme já referenciado noutra resposta. É melhor pensar noutra solução. M. João Citar http://www.iscem.pt
ShinSeiki Publicado: Junho 1, 2007 Autor Publicado: Junho 1, 2007 Na minha opinião esse móvel não vai suportar o peso do aquário... O peso que fica no meio não está devidamente apoiado, já para não falar que no total o peso ficará apenas assente nos pés (conforme já referenciado noutra resposta. É melhor pensar noutra solução. M. João E verdade, este topico foi mais para me "desimaginar" de pensar sequer em por o aquario ali... obrigado pelas respostas a todos e um grande abraço. Citar
Daniel Fortes Publicado: Junho 1, 2007 Publicado: Junho 1, 2007 Quando colocasses o aquário em cima do móvel, penso que não iria ceder instantaneamente, mas imagina que o chão não está nivelado ou que alguém se desequilibra e se apoia na lateral do aquário, 300Kg impulsionados por uma pequena força imagina a carga que é exercida sobre os parafusos que prendem os pés! Neste tipo de movimento a carga é exercida quase na totalidade nos parafusos que o trancam mesmo que os pés fossem num material “indestrutível”! Abraço, Daniel Fortes Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
Recommended Posts