cesar_dias Publicado Abril 10, 2004 Publicado Abril 10, 2004 ORa viva a todos, Peço aqui esclarecimentos ao entendidos de plantas Encontrei numa loja alguns pés desta cabomba castanho/rosada, mas lembrei-me de ter encontrado algures na literatura da especialidade referencia a uma cabomba com este aspecto e que era muito exigente e dificil de manter... acabei por deixa-la na loja e investigar mais um pouco acerca desta planta. Conclusão: Na literatura que tenho em casa, a unica cabomba com este aspecto, é chamada de Cabomba Piauhyensis... na tropica a unica com este aspecto é chamada de Cabomba furcáta... depois de mais alguma pesquisa, encontrei alguns locais onde diziam que são a mesma coisa... outros que são plantas diferentes. Mas toda a informação que reuni, aponta para um nível bastante elevado de cuidados (exigente em luz, CO2, agua muito limpida...). A questão é: Alguém mantém este tipo de planta com um bom nível de desenvolvimento? que tipo de iluminação usam? que tipo de adubação usam? (CO2 sei que é obrigatorio:)). Actualmente tenho um aqua de 100x30x40 com um 2x30W da aquapor, estou a pensar trocar as lampadas que vinham incluidas... este tipo de plantas rosadas/avermelhadas necessitam de luz com alguma compontente azul, certo? estava a pensar comprar uma da Sera de 10.000 K e outra que ainda não sei ao certo qual. Será o mais adequado? Cumprimentos, Cesar Dias
André Nóbrega Publicado: Abril 10, 2004 Publicado: Abril 10, 2004 hello hello! a primeira coisa que tens a fazer é mandares-me por MP o nome e localização da loja onde encontraste a planta, só assim a conseguirás manter . agora a sério, a luz que tens é insuficiente para a Cabomba carolíneana, quanto mais para esta... ela precisa de azul, mas a lampada não precisa de ser azul, uma lampada branca serve (4200K a 6500K). deixa as lampadas da Srea e compra umas Philips day-light, são baratas e excelentes. abraços! Categoria: Humano.
cesar_dias Publicado: Abril 10, 2004 Autor Publicado: Abril 10, 2004 Essas philips day-light ja tenho procurado pelos aki's maxmat's e afins nao tenho encontrado (pelo menos de 90Cm). Mas esta semana devo ir ao centro a trabalho e vou ver na casa das lampadas a ver o q têm de day-light de 90 Cm. Com a iluminação actual a cabomba caroliniana desenvolve-se razoavelmente Vou tentar com duas day-light da philips então (se encontrar) e tentar a cabomba mais rosada a ver o que dá :D Cumprimentos, Cesar Dias
Recommended Posts