Recommended Posts

Publicado

Boas, caros amigos venho pôr aqui uma dúvida, pois quero construir um aquário para substituição de outro que irá encaixar em um móvel, por isso as medidas pouco usuais deste (880c*450a*420l), as minhas dúvidas consistem nos seguintes parametros:

.tenho em mente utilizar vidro de 10mm de espessura pois não quero meter travessas ou outro tipo de reforço (chega, ou aconselham outra espessura?)

.estou com dúvidas também em que técnica utilizar (se todos os vidros pousados na base, se todos á volta da base ou ainda as laterais em cima da base e o frontal e traseiro fora desta)

resumindo precisava que me dessem umas dicas das vossas próprias experiências, conselhos e materiais a usar, pois tenho pesquisado sobre o assunto e cada vez estou mais indeciso de como fazer o meu, se não se importarem aconselhem-me e elucidem-me sobre as vossas opiniões quanto a este assunto.

Agradecendo desde já a vossa atenção, fico á espera de respostas.

Fiquem bem :Fade-color

o peixinho ta molhado

Publicado:

Boas,

Ainda ontem estive a ver um aqua (com cerca de 3 anos) com 90x45x45 e estava feito com vidro de 8mm, sem travessas e com uma ligeira barriguinha no vidro frontal. Partimos do principio que se fosse vidro de 10 mm não teria problemas nenhuns.

Visto que também ando a pesquisar a construção de aquas, para mim seria com os vidros colados à base, sendo que os frontais encostam também aos laterais.

O João Marques deu-me este link que penso ser extremamente elucidativo !! - http://www.reefforum.net/showthread.php?t=3609

Espero ter ajudado!

Mega abração,
ALLEN

Publicado:

Boas André, por acaso já tinha visto este link e achei-o muito interessante, mas não sei se reparaste muita gente pergunta o porquê da colagem dos vidros ser lateral e a única resposta que vejo é a maior facilidade de colagem dos vidros, a minha questão será, qual a maneira mais segura entendes? Peço ao pessoal que tem experiência na matéria, para nos elucidar deste assunto por favor.

PS-Obrigado pela ajuda André banana rock

Fiquem bem :)

o peixinho ta molhado

Publicado:

Boas....

Vamos lá ver se te consigo explicar !?!? banana rock

Tudo tem a ver com as propriedades mecânicas do silicone ! Os silicones têm um melhor comportamento às forças de tracção, do que às forças de corte.

Quando colocas o vidro frontal encostado ao de fundo, estás a sujeitar o silicone a uma força de tracção - visto que a pressão da coluna de água empurra o vidro (há silicones que aguentam cargas de 20Kg/cm2 às tensões de tracção) !

Se colocares o vidro frontal em cima do de fundo, estarás a sujeitar o silicone a uma força de corte - não quer dizer que o silicone não aguente, não tem é um rendimento tão bom.

De salientar que, se colocares os laterais com a mesma largura que o de fundo, vais ter mais pontos de apoio para os vidros frontais ! - ficando silicone à tracção em baixo e dos lados.

Espero não ter sido muito confuso !? :)

Mega abração,
ALLEN

Publicado:

Boas.........não podias era ter sido mais elucidativo, :) tá decidido vou tratar de comprar o vidro e ver se faço uma coisa em condições, era de uma explicação dessas que estava á espera para passar do plano á práctica, agora sim compreendo o porquê da colagem dos vidros ser feita nas laterais da base, muito obrigado André e boa sorte para o teu também. banana rock

Fiquem bem 8)

o peixinho ta molhado

• 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!