Recommended Posts

Publicado

Adquiri um sistema uv 9w para um aqua de 90l e passados 2 dias não vejo grandes alterações na agua do mesmo....será mito?

está colocado á saida do filtro exterior.

postem esxperiencias com este sistema se puderem.

Publicado:

Boas.

Nem sempre se vêem as coisas.

Se tinhas a àgua verde, por expl., deverias ver alterações, caso a tivesses transparente, não verás grandes alterações.

O UV serve para controle de doenças, algas, etc.

...e NÃO é mito.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Qual o efeito visual que esperavas? Agua cristalina?

O filtro de uv mata bactérias e todos os microorganismos que passam através dele, se tinhas a água turva, primeiro convém saber qual a sua causa. Para mim a principal função do filtro uv é evitar a proliferação de bactérias, fungos, etc. Pode não ter de apresentar necessariamente uma diferença visual significativa, dependendo do estado em que se encontrava a tua água. Convém também saber qual a potência do filtro que está a usar com o uv, pois se a água passar pelo mesmo depressa demais os efeitos dos uvs são nulos pois não têm tempo de actuar, como já foi dito aqui em tópicos anteriores, é como passar a mão por uma chama, só queima dependendo do tempo de exposição.

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Publicado: (editado)

tenho um tetra 600l hora e o uv esta na linha de saida do filtro... claro que os 600l não são reais... mas mesmo assim... será muito rápido para um bom trabalho do uv? deveria fazer um T na saida do filtro para o uv...?

comprei pois tive um problema... um oscar juvenil que tenho ficou com parasitas internos e com a boca cheia de fungos...ou bacterias... o qual está num hospital com flagil, os niveis foram medidos... parecem.me bons e fiz troca parcial de agua.

a mesma continua a parecer.me um pouco esverdeada, não muito...mas tenho este problema fungal!!!

Editado por madezion
Publicado:
tenho um tetra 600l hora e o uv esta na linha de saida do filtro... claro que os 600l não são reais... mas mesmo assim... será muito rápido para um bom trabalho do uv? deveria fazer um T na saida do filtro para o uv...?

comprei pois tive um problema... um oscar juvenil que tenho ficou com parasitas internos e com a boca cheia de fungos...ou bacterias... o qual está num hospital com flagil, os niveis foram medidos... parecem.me bons e fiz troca parcial de agua.

a mesma continua a parecer.me um pouco esverdeada, não muito...mas tenho este problema fungal!!!

No meu caso para uma lâmpada com a mesma potência, foi-me aconselhado uma circulação de água na ordem dos 200/300 litros/hora.

O meu está ligado a um filtro de 500 L/h, mas estou a pensar em liga-lo a uma bomba independente de 200 L/h. Como o aquário não apresenta nenhum tipo de problemas visíveis, também não sei até que ponto poderá optimizar o seu funcionamento. Nunca aqui foi falado, mas como o efeito dos uvs tem a ver com o tempo de exposição e como o meu filtro é caseiro, acredito que tendo este uma capacidade maior que o normal, a agua permanece mais tempo em contacto com a lâmpada, sendo o seu efeito mais prolongado!

Corrijam-me se estiver enganado.

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas, eu tenho um aqua de 90 litros e um canister fluval 305 com uma calha de 2*50W e estou com um problema que é a água que esta sempre verde, faz fiz varias vezes testes á agua mas nao acusa nada, astá sempre tudo normal. Não consigo resolver o problema. Será que o filtro UV é a solução mais eficaz??

Cumprimetos

Nuno Oliveira

Publicado:
Boa noite.

Vai-te resolver o problema mas ficas sem saber o que o originou.

JPM

Boa noite,

Pois, mas eu ja não sei mais o que experimentar!

Os testes à água estão todos bons, ja reduzi o tempo de luz e mesmo a potencia, ja coloqeui um produto para clarear (aqua Clear), este ultimo resolve mas apenas por 2 ou 3 dias!.

Cumprimentos

Nuno

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!