aquapego Publicado Maio 29, 2007 Publicado Maio 29, 2007 Boas pessoal! Agradecia a vossa ajuda para as seguintes dúvidas: os manómetros que são utilizados nas botijas da imperial servem para os sistemas de CO2 dos nossos aquários? A outra questão é a seguinte: o CO2 das botijas da imperial pode ser utilizado nos nossos aquários? Obrigado desde já pela vossa ajuda Carlos Salgueiro. Citar O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
Luís Fortunato Publicado: Maio 29, 2007 Publicado: Maio 29, 2007 Olá. 1ª pergunta: Que eu saiba, sim. Um sistema de CO2 pressurizado é gerlamente composto pelos seguintes módulos: Botija, que contém CO2 líquido e gasoso, a uma pressão não superior a 55 bar (depende da temperatura); Redutor, que reduz a pressão de saída da garrafa para 1 bar +/-; Válvula de agulha, que reduz ainda mais a pressão, permitindo assim regular facilmente o caudal de CO2. Resta agora saber que módulos é que tem um sistema de injecção de CO2 em bebidas. Eu creio que não têm válvula de agulha. Ou seja, que são somente a botija e o redutor. Se o redutor te permitir regular a pressão de saída, para 1 bar +/-, e lhe conseguires adicionar uma válvula de agulha posteriormente, então serve de certeza para aquariofilia. 2ª pergunta: Sim... serve. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
aquapego Publicado: Maio 29, 2007 Autor Publicado: Maio 29, 2007 Olá. 1ª pergunta: Que eu saiba, sim. Um sistema de CO2 pressurizado é gerlamente composto pelos seguintes módulos: Botija, que contém CO2 líquido e gasoso, a uma pressão não superior a 55 bar (depende da temperatura); Redutor, que reduz a pressão de saída da garrafa para 1 bar +/-; Válvula de agulha, que reduz ainda mais a pressão, permitindo assim regular facilmente o caudal de CO2. Resta agora saber que módulos é que tem um sistema de injecção de CO2 em bebidas. Eu creio que não têm válvula de agulha. Ou seja, que são somente a botija e o redutor. Se o redutor te permitir regular a pressão de saída, para 1 bar +/-, e lhe conseguires adicionar uma válvula de agulha posteriormente, então serve de certeza para aquariofilia. 2ª pergunta: Sim... serve. Cumprimentos Luís Fortunato Olá Luís! Obrigado pela tua rápida resposta. Amanhã mesmo vou ver uma que tem manómetros e verifico o que dá para regular, mas tenho quase a certeza que não tem nenhuma válvula de agulha, espero é que dê para aplicar uma e também a válvula solenóide. É que por acaso hoje perguntei a um amigo que tem um restaurante quanto custava uma garrafa das pequenas e o "gajo" respondeu-me que pagava apenas 20€ pelo gaz (10Kg) e já com manómetros... e como os €€€ estão escassos nos tempos que correm temos que aproveitar estas ocasiões, daí a minha urgência!! Antes que ele se arrependa... Um Abraço Carlos Salgueiro. Citar O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
José Manuel Martins Sousa Publicado: Maio 29, 2007 Publicado: Maio 29, 2007 Olá O equipamento de regulação de pressão que vem no sistema de CO2 da imperial não tem válvula de agulha. Com este sistema de regulação de pressão terás dificuldade em manter estável o caudal de injecção de CO2, no entanto é possível e terás apenas de exercer mais vigilância no equipamento. Tens de instalar um contador de bolhas para controlar a injecção do CO2. A instalação de uma válvula solenóide para suspender a injecção de CO2 é possível, devendo esta estar ligada a um interruptor horário, funcionando perfeitamente independente do sistema de CO2. Cumprimentos Martins de Sousa Citar
aquapego Publicado: Maio 29, 2007 Autor Publicado: Maio 29, 2007 Olá O equipamento de regulação de pressão que vem no sistema de CO2 da imperial não tem válvula de agulha. Com este sistema de regulação de pressão terás dificuldade em manter estável o caudal de injecção de CO2, no entanto é possível e terás apenas de exercer mais vigilância no equipamento. Tens de instalar um contador de bolhas para controlar a injecção do CO2. A instalação de uma válvula solenóide para suspender a injecção de CO2 é possível, devendo esta estar ligada a um interruptor horário, funcionando perfeitamente independente do sistema de CO2. Cumprimentos Martins de Sousa Olá José! Obrigado também pela tua ajuda, mas vou tentar realmente colocar a válvula de agulha. Obrigado Um abraço Carlos Salgueiro. Citar O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
riki1972 Publicado: Maio 30, 2007 Publicado: Maio 30, 2007 (editado) Boa noite, Peço desculpa ao dono do topico pela intrumição mas queria fazer uma pergunta se calhar estupida mas que ainda não consegui encontrar resposta. O gás que está dentro das tais botijas da imperial é o CO2 que precisamos para as nossos aquarios? Cpmts, Henrique Editado Maio 30, 2007 por riki1972 Citar Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)
Jatbas Publicado: Maio 30, 2007 Publicado: Maio 30, 2007 É, por isso já sabem, quando tiverem a rasca deitem uma cerveja no aqua para diluir co2 Citar AquaWizard
Gimbras Publicado: Maio 31, 2007 Publicado: Maio 31, 2007 Olá José! Obrigado também pela tua ajuda, mas vou tentar realmente colocar a válvula de agulha. Obrigado Um abraço Carlos Salgueiro. Amigo, Os manómetros já vêm com o regulador e com a válvula de agulha.... já imaginaste a imperial a sair á pressão de 1 bar??? Digo isto porque tenho um sistema desses da imperial... e foi um amigo meu que me arranjou a botija com os manómetros..... Botija essa que já carreguei e vi em vários sitios e todas têm a valvula de agulha....... Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Carlos Leitão Publicado: Maio 31, 2007 Publicado: Maio 31, 2007 Olá Luís! Obrigado pela tua rápida resposta. Amanhã mesmo vou ver uma que tem manómetros e verifico o que dá para regular, mas tenho quase a certeza que não tem nenhuma válvula de agulha, espero é que dê para aplicar uma e também a válvula solenóide. É que por acaso hoje perguntei a um amigo que tem um restaurante quanto custava uma garrafa das pequenas e o "gajo" respondeu-me que pagava apenas 20€ pelo gaz (10Kg) e já com manómetros... e como os €€€ estão escassos nos tempos que correm temos que aproveitar estas ocasiões, daí a minha urgência!! Antes que ele se arrependa... Um Abraço Carlos Salgueiro. Olá Carlos Parece-me que nesses casos o equipamento não pertence aos "gajos", mas ao fornecedor da cerveja/co2 e realmente paga apenas o consumo do gaz mas nunca é proprietário do equipamento. Entendi que ele te vendia tudo por 20€, certo ?? Cumps CLeitão Citar
aquapego Publicado: Maio 31, 2007 Autor Publicado: Maio 31, 2007 Olá Carlos Parece-me que nesses casos o equipamento não pertence aos "gajos", mas ao fornecedor da cerveja/co2 e realmente paga apenas o consumo do gaz mas nunca é proprietário do equipamento. Entendi que ele te vendia tudo por 20€, certo ?? Cumps CLeitão Olá Carlos! É verdade, as garrafas são propriedade dos fornecedores de cerveja, mas sabe como é, quem compra muito tem sempre uns "bónus" e possivelmente este é mais um no meio de tantos outros. Abraço Carlos Salgueiro. Citar O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
papagui Publicado: Fevereiro 10, 2012 Publicado: Fevereiro 10, 2012 Ola Bom Dia. Eu tb tenho uma botija dessas com manómetro, que me deram, mas esta vazia. Ainda não a experimentei. Não sei se o manómetro esta bom ou não. Estava a pensar em trocar a botija, mas pediram me perto de 40 €. É um pouco caro... A minha questão é se posso utilizar também uma válvula solenoide? Desde ja agradeço a ajuda. Cumps. Citar
Recommended Posts