Botija + Manómetros Da Imperial


Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Agradecia a vossa ajuda para as seguintes dúvidas: os manómetros que são utilizados nas botijas da imperial servem para os sistemas de CO2 dos nossos aquários?

A outra questão é a seguinte: o CO2 das botijas da imperial pode ser utilizado nos nossos aquários?

 

Obrigado desde já pela vossa ajuda

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

1ª pergunta: Que eu saiba, sim. Um sistema de CO2 pressurizado é gerlamente composto pelos seguintes módulos:

 

Botija, que contém CO2 líquido e gasoso, a uma pressão não superior a 55 bar (depende da temperatura);

Redutor, que reduz a pressão de saída da garrafa para 1 bar +/-;

Válvula de agulha, que reduz ainda mais a pressão, permitindo assim regular facilmente o caudal de CO2.

 

Resta agora saber que módulos é que tem um sistema de injecção de CO2 em bebidas. Eu creio que não têm válvula de agulha. Ou seja, que são somente a botija e o redutor. Se o redutor te permitir regular a pressão de saída, para 1 bar +/-, e lhe conseguires adicionar uma válvula de agulha posteriormente, então serve de certeza para aquariofilia.

 

2ª pergunta: Sim... serve.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

1ª pergunta: Que eu saiba, sim. Um sistema de CO2 pressurizado é gerlamente composto pelos seguintes módulos:

 

Botija, que contém CO2 líquido e gasoso, a uma pressão não superior a 55 bar (depende da temperatura);

Redutor, que reduz a pressão de saída da garrafa para 1 bar +/-;

Válvula de agulha, que reduz ainda mais a pressão, permitindo assim regular facilmente o caudal de CO2.

 

Resta agora saber que módulos é que tem um sistema de injecção de CO2 em bebidas. Eu creio que não têm válvula de agulha. Ou seja, que são somente a botija e o redutor. Se o redutor te permitir regular a pressão de saída, para 1 bar +/-, e lhe conseguires adicionar uma válvula de agulha posteriormente, então serve de certeza para aquariofilia.

 

2ª pergunta: Sim... serve.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Olá Luís!

 

Obrigado pela tua rápida resposta. Amanhã mesmo vou ver uma que tem manómetros e verifico o que dá para regular, mas tenho quase a certeza que não tem nenhuma válvula de agulha, espero é que dê para aplicar uma e também a válvula solenóide. É que por acaso hoje perguntei a um amigo que tem um restaurante quanto custava uma garrafa das pequenas e o "gajo" respondeu-me que pagava apenas 20€ pelo gaz (10Kg) e já com manómetros... e como os €€€ estão escassos nos tempos que correm temos que aproveitar estas ocasiões, daí a minha urgência!! Antes que ele se arrependa...

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O equipamento de regulação de pressão que vem no sistema de CO2 da imperial não tem válvula de agulha. Com este sistema de regulação de pressão terás dificuldade em manter estável o caudal de injecção de CO2, no entanto é possível e terás apenas de exercer mais vigilância no equipamento. Tens de instalar um contador de bolhas para controlar a injecção do CO2.

A instalação de uma válvula solenóide para suspender a injecção de CO2 é possível, devendo esta estar ligada a um interruptor horário, funcionando perfeitamente independente do sistema de CO2.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O equipamento de regulação de pressão que vem no sistema de CO2 da imperial não tem válvula de agulha. Com este sistema de regulação de pressão terás dificuldade em manter estável o caudal de injecção de CO2, no entanto é possível e terás apenas de exercer mais vigilância no equipamento. Tens de instalar um contador de bolhas para controlar a injecção do CO2.

A instalação de uma válvula solenóide para suspender a injecção de CO2 é possível, devendo esta estar ligada a um interruptor horário, funcionando perfeitamente independente do sistema de CO2.

Cumprimentos

Martins de Sousa

 

 

Olá José!

 

Obrigado também pela tua ajuda, mas vou tentar realmente colocar a válvula de agulha.

 

Obrigado

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Peço desculpa ao dono do topico pela intrumição mas queria fazer uma pergunta se calhar estupida mas que ainda não consegui encontrar resposta.

O gás que está dentro das tais botijas da imperial é o CO2 que precisamos para as nossos aquarios?

 

Cpmts,

Henrique

Editado por riki1972

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José!

 

Obrigado também pela tua ajuda, mas vou tentar realmente colocar a válvula de agulha.

 

Obrigado

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

Amigo,

 

Os manómetros já vêm com o regulador e com a válvula de agulha.... já imaginaste a imperial a sair á pressão de 1 bar???

Digo isto porque tenho um sistema desses da imperial... e foi um amigo meu que me arranjou a botija com os manómetros..... Botija essa que já carreguei e vi em vários sitios e todas têm a valvula de agulha....... :bad-words:

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís!

 

Obrigado pela tua rápida resposta. Amanhã mesmo vou ver uma que tem manómetros e verifico o que dá para regular, mas tenho quase a certeza que não tem nenhuma válvula de agulha, espero é que dê para aplicar uma e também a válvula solenóide. É que por acaso hoje perguntei a um amigo que tem um restaurante quanto custava uma garrafa das pequenas e o "gajo" respondeu-me que pagava apenas 20€ pelo gaz (10Kg) e já com manómetros... e como os €€€ estão escassos nos tempos que correm temos que aproveitar estas ocasiões, daí a minha urgência!! Antes que ele se arrependa...

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

Olá Carlos

 

Parece-me que nesses casos o equipamento não pertence aos "gajos", mas ao fornecedor da cerveja/co2 e realmente paga apenas o consumo do gaz mas nunca é proprietário do equipamento.

Entendi que ele te vendia tudo por 20€, certo ??

 

Cumps

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos

 

Parece-me que nesses casos o equipamento não pertence aos "gajos", mas ao fornecedor da cerveja/co2 e realmente paga apenas o consumo do gaz mas nunca é proprietário do equipamento.

Entendi que ele te vendia tudo por 20€, certo ??

 

Cumps

CLeitão

 

 

Olá Carlos!

 

É verdade, as garrafas são propriedade dos fornecedores de cerveja, mas sabe como é, quem compra muito tem sempre uns "bónus" e possivelmente este é mais um no meio de tantos outros.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Ola Bom Dia.

 

Eu tb tenho uma botija dessas com manómetro, que me deram, mas esta vazia. Ainda não a experimentei. Não sei se o manómetro esta bom ou não.

Estava a pensar em trocar a botija, mas pediram me perto de 40 €. É um pouco caro...

A minha questão é se posso utilizar também uma válvula solenoide?

Desde ja agradeço a ajuda.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.