Novo Setup - 370 Litros Tanganyika (actualização 14 Junho 08)


Recommended Posts

Boas,

 

Afinal nem tudo são rosas neste meu aquário... hoje de manhã, quando me preparava para alimentar os meninos deparei-me com duas cenas tristes... ou seja duas mortes!!!

 

Um Tropheus e um Julidochromis transcriptus... mortos! :P:mrgreen:

 

Ainda ontem à noite os estive a observar a todos depois de lhes dar comida e tudo estava bem e agora, durante a noite, isto?!

 

Como foi agora de manhã e estava de saída para o trabalho não pude fazer mais nada a não ser retirar os cadáveres do aquário e não pude controlar os parâmetros da água :mrgreen:

 

Espero não ter nenhuma desgraça quando chegar a casa!

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • Replies 171
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas a todos,

 

 

Passou-se um mês desde a última actualização neste tópico e vou fazer novo update!

 

Primeiro, o balanço do bloat que atacou o aquário:

 

- 4 Tropheus mortos

- 4 Tropheus sobreviventes

- Mais o Julidochromis que morreu juntamente com o primeiro Tropheus

 

Ou seja, 50% da colónia foi-se! Actuei com Flagyl e a coisa ficou-se por aqui!

 

Depois disto, entraram mais 3 Tropheus pelo que actualmente tenho 7!

 

Entrou também um Julidochromis transcriptus para substituir o que morreu!

 

De lá para cá tudo parece ter voltado à normalidade. Os Tropheus andam lindos e muito activos e começo a ter alguns (dos que sobreviveram) a ficar bem granditos e com cores lindas!

 

Apenas um, talvez o que está no fundo da hierarquia, anda sempre a levar porrada dos outros e tem uma barbataba peitoral ratada e com pouca mobilidade, mas está activo e alimenta-se bem!

 

Novidades?!

 

Os Julidochromis transcriptus parecem ter-se decidido com a entrada do novo pois de imediato os dois que já cá estavam ocuparam, juntos, o monte de pedras do lado esquerdo.

 

Neste momento não deixam que ninguém se aproxime demasiado das rochas starwars começo a suspeitar de algo... até porque um deles quase nunca sai de dentro das rochas!

 

Mais novidades?!

 

Uma imagem vale mais do que mil palavras... vejam bem...

 

p9090001copyrd7.jpg

 

p9090006copyrs4.jpg

 

p9090008copysk7.jpg

 

Pois é... depois de muito andar para frente e para traz os ocellatus decidiram-se :smilecolros:

 

Consigo contar cerca de 15 alevins... são mesmo muito pequenos!

 

Ambos os progenitores os protegem afincadamente sobretudo de um Tropheus que está completamente obcecado com os alevins e está sistematicamente a tentar "debicar" um ou outro e ainda do cão danado do marlieiri! Mas este fica-se pelo Show off!

 

Que conselhos me podem dar acerca deste processo? Tenho algumas dúvidas quanto à alimentação dos pequenitos e está fora de questão separá-los pois não tenho condições para isso!

 

E a barbatana do Tropheus? Farei alguma coisa?

 

Abraços a todos

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JN, antes de mais nada, PARABÉNS!

 

Se os ocelatus forem como os multies, não precisas de fazer absolutamente nada, os meus cuidam, protegem e alimentam as crias :) se assim for, estás à vontade.

 

O meu aquário como é mono espécie, a única ameaça que eles têem, são os outros multies, mas nem é nada de especial.

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Apesar das boas novidades...

 

... hoje, contudo, não estou tão animado...

 

... apesar do esforço dedicado dos dois progenitores parece-me que os Hashasin cá do sitio têm levado a melhor, pois hoje só consegui contar 7 alevins!!! :P

 

Tinha dito a mim próprio, desde o início que no meu aquário iria funcionar a selecção natural e, mantive-me convicto depois de ter conseguido criar 8 em 9 alevins de Cyprichromis!!!

 

Mas agora, ao olhar para a preocupação e trabalho dos progenitores e, ainda assim, ver que se calhar não vão conseguir safar nenhum...

 

... começo a vacilar! :(

 

O que também me preocupa é o Tropheus... parece estar a ir-se abaixo!!! Tem a barbatana muito danificada, apesar de nadar bem e de se mostrar ao outros, parece-me menos activo e não mexe aquela barbatana!!!

 

Espero que não seja mais um princípio de desgraças!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois bem, definitivamente, penso que da "colheita" de ocellatus não vai sair nada!

 

A Fêmea já mudou a concha de posição pelo menos 3 vezes para ser menos importunada pelos "abutres" e penso que, se ainda tiver pequenotes, serão uns 2 ou 3!!! :wacko:

 

Mas, pelo menos, começaram a reproduzir... pode ser que tenha sido apenas o princípio! Vamos ver!

 

Quanto ao Tropheus, ele anda bem mas penso que continua a ser importunado! O problema é que não tenho como o separar para além de que, quando o voltasse a colocar, se calhar voltava ao mesmo! Mais uma vez... Vamos ver!

 

Definitivamente penso que uma das cypris está com um abcesso, pois tem a boca inchada... tadinha! :evil:

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns JN Cruz...

 

Vista toda a evolução é muito interessante ler o tópico todo seguido.

 

Isto porque aguardo a chegada do meu novo aquario (1,20m de frente). E o teu tópico dá para tirar muitas ideias.

 

Depois se precisar de ajuda já sei a quem recorrer :-D

 

Abraço

Editado por Goodfeeling
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me agora...Já que tens a experiência podes-me ajudar...

 

Aqui ficam as "tuas" perguntas.

 

Não pretendo roubar o tópico :o e não vale a pena criar outro... por agora.

 

 

2ª Questão - Serão as rochas, por si só, suficientes para me subirem o pH e a dureza para os parâmetros necessários ou terei que investir mais alguns €uros em areia de coral ou aragonite? O que me recomendam?

O Buffet resulta?

 

3ª Questão - Partindo do princípio que consigo atingir os parâmetros necessários, será que as TPA's periódicas previstas (20% semana) com água da rede vão fazer flutuar significativamente os referidos parâmetros ou deverei pré acondicionar a água das TPA's?

A todas as TPA´s?

 

 

5ª Questão - Como planeio instalar os dois filtros (partindo do pressuposto que serão suficientes) como deverá ser efectuada a sua instalação? Cruzada (entrada de água de um de um lado do aquário e saída do outro lado e vice versa) ou em paralelo (as duas entradas de água do mesmo lado e as duas saídas do outro lado)?

Como fizeste?

 

7ª Questão - No que concerne à movimentação da água, pensava utilizar bombas submersíveis fracas (160 a 200 l/h) para evitar o aparecimento de zonas mortas no aquário pois este é muito comprido. Faz sentido? Se sim, como e onde deverão ser instaladas?

 

14ª Questão - Equipa de manutenção / limpeza. O que considerar?

 

Obrigado,

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JN, em relação ao tropheus, experimenta colocar uma rede de alto a baixo no aquário, numa das pontas, de maneira que ele esteja separado dos outros para recuperar, mas mantendo o contacto visual...

 

 

Boas,

 

Essa é uma possibilidade! Obrigado pela dica.

 

Agora vou sair uns dias, espero que quando voltar tudo esteja bem e depois logo vejo o que faço.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me agora...Já que tens a experiência podes-me ajudar...

 

Aqui ficam as "tuas" perguntas.

 

Não pretendo roubar o tópico ;) e não vale a pena criar outro... por agora.

2ª Questão - Serão as rochas, por si só, suficientes para me subirem o pH e a dureza para os parâmetros necessários ou terei que investir mais alguns €uros em areia de coral ou aragonite? O que me recomendam?

O Buffet resulta?

 

3ª Questão - Partindo do princípio que consigo atingir os parâmetros necessários, será que as TPA's periódicas previstas (20% semana) com água da rede vão fazer flutuar significativamente os referidos parâmetros ou deverei pré acondicionar a água das TPA's?

A todas as TPA´s?

5ª Questão - Como planeio instalar os dois filtros (partindo do pressuposto que serão suficientes) como deverá ser efectuada a sua instalação? Cruzada (entrada de água de um de um lado do aquário e saída do outro lado e vice versa) ou em paralelo (as duas entradas de água do mesmo lado e as duas saídas do outro lado)?

Como fizeste?

 

7ª Questão - No que concerne à movimentação da água, pensava utilizar bombas submersíveis fracas (160 a 200 l/h) para evitar o aparecimento de zonas mortas no aquário pois este é muito comprido. Faz sentido? Se sim, como e onde deverão ser instaladas?

 

14ª Questão - Equipa de manutenção / limpeza. O que considerar?

 

Obrigado,

 

Luís

 

Boas,

 

Obrigado pelas palavras anteriores.

 

Fico contente que o tópico esteja a ser útil a terceiros ;)

 

Quanto às tuas questões...

 

Buffer - Sim! Resulta! Aliás, sem ele não tinha conseguido atingir os valores que tenho. As pedras e areia da praia, mesmo com areia de coral moida nos filtros não era suficiente. E sim! Adiciono o Buffer em todas as TPA's, na devida proporção, claro!

 

No que concerne à filtragem e movimentação da água, fiz o seguinte: Filtros montado em Paralelo (tomadas de água de um lado e saídas do outro) e para a circulação de água estou a utilizar apenas um filtro interno de 900 l/h.

 

Quanto à equipa de limpeza tenho apenas uma Neritina natalensis e duas Pomaceas bridgesii.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Último update... "Zero Alevins de ocellatus!!!"

 

Pois é verdade, neste momento nem um sobrou para amostra! Entre o Jullidochromis marlieri e um Tropheus devem ter sido todos comidos!

 

A fêmea já abandonou a concha e agora parece meia perdida! Também fiz uma pequena alteração às conchas não deixando nenhuma tão próxima das rochas para ver se numa próxima postura não são tão importunados!

 

A minha dúvida é que agora a fêmea não ocupa nenhuma das conchas! Será que fiz asneira?!

 

O Tropheus "manco" continua bem e a comer e penso que está a recuperar dos danos!

 

Bem... logo vos informo se ouver mais novidades!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Alguém conhece por aí um dentista de confiança e baratinho?!

 

É que tenho três Cyprochromis leptosoma "mpulungu" com abcessos e vou ter que cuidar bem delas ::D:

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Alguém conhece por aí um dentista de confiança e baratinho?!

 

É que tenho três Cyprochromis leptosoma "mpulungu" com abcessos e vou ter que cuidar bem delas 8)

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Boas!

Conheço alguns, mas será que ainda nao aprendeste que muitos doces provoca caries :)

Agora já nao há nada a fazer :)

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fêmea já abandonou a concha e agora parece meia perdida! Também fiz uma pequena alteração às conchas não deixando nenhuma tão próxima das rochas para ver se numa próxima postura não são tão importunados!

 

A minha dúvida é que agora a fêmea não ocupa nenhuma das conchas! Será que fiz asneira?!

 

Fizeste bem em afastar as conchas das rochas, sem dúvida!

 

Asneira não fizeste... tens agora é que dar tempo ao tempo.

 

Abraço,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou fazer um pequeno update pois estou um pouco confuso com o comportamento dos meus ocellatus.

 

Como sabem, perderam todos os "pequenotes" e fiz uma pequena alteração na disposição das conchas! O que acontece agora é que a fêmea, apesar de ter muitas conchas disponíves, não ocupa nenhuma!!

 

Penso que o problema é que o macho não a deixa fazê-lo pois veio ocupar a concha que era dela! E ela fica-se na areia!! :-D

 

Não percebo, porque isto acontece... parece que voltaram à estaca 0, ou melhor -1!!!

 

Entretanto parece-me que das 3 cyps fêmeas prenhes, apenas duas o estão neste momento, a mais pequena também perdeu os ovos! Mas se as duas levarem a incubação até ao fim... devo ter um acrescento grande de peixes!!!

 

Entretanto, quem também se decidiu foram as pomaceas e detectei uma postura na tampa do aquário!

 

No caso dos Julidochromis transcriptus tenho assistido a um comportamento muito interessante. Depois de terem passado muito tempo cada um para o seu canto e sem se tolerarem mutuamente, dois deles ocuparam o mesmo monte de rochas e andam sempre juntos! Presumo que tenham formado casal...

 

... entretanto, começaram a escavar toda a areia em volta das rochas criando quase um bunker! O mais interessante é que não deixam que ninguém se aproxime das rochas... nem mesmo as pomaceas ou os cyps que andam mais por cima!!!

 

Por fim, o meu Tropheu manco!!! Não sei o que se passa com ele, mas não anda bem, mas também não anda mal!!! :-D

 

Continua activo, mas está cada vez mais magro! Já recuperou da barbatana, mas come muito pouco e na maior parte das vezes cospe a comida... e já faz isto desde que lhe descobri a barbatana ratada (3 semanas)!!!

 

Bem... este é o estado actual das coisas, vou tentar em breve actualizar uma foto geral pois quanto aos habitantes, para já, não tenho nada de especial a mostrar!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Editado por João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas ora cá vai mais um update... e com novidades!!!

 

Como já andava a desconfiar os Julidochromis transcriptus "kissi" estiveram a dar-lhe!!!

 

Vi peixinhos de pelo menos 3 tamanhos diferentes o que me leva a crer que não foi de agora...

 

Peço desculpa pela qualidade das fotos mas eles são mesmo pequenos e a máquina não ajuda!

 

O que me preopcupa agora é a femea ocellatus!!! Continua a ser agredida pelo marlieri (esse cão danado que não lhe arranjo destino) e está cega de um olho! A verdade é que o marlieri está sempre a agredi-la naquele olho e ela já nada toda de lado para ver para onde vai... e o problema é que já nem acerta na comida!!!

 

Como não tenho condições de os separar e não arranjo forma de retirar o marlieiri para outro lado... acho que vou cometer uma atrocidade... :D

 

Bem... ficam as fotos (más).

 

Conseguem ver o pequenito??

pa100044copyey6.jpg

 

E nesta??

pa100042copywx2.jpg

 

Esta acho que é a mãe babada e que está sempre de guarda nas imediações das rochas!!

p9180002copynw4.jpg

 

Abraços a todos

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me preopcupa agora é a femea ocellatus!!! Continua a ser agredida pelo marlieri (esse cão danado que não lhe arranjo destino) e está cega de um olho! A verdade é que o marlieri está sempre a agredi-la naquele olho e ela já nada toda de lado para ver para onde vai... e o problema é que já nem acerta na comida!!!

João Nuno Cruz

Boas!

Quanto as julis, agora e sempre a abrir, tipo coelhos :D

Relativamente a femea ocelatus, ou retiras o marlieri ou colocas a menina numa maternidade para, ao menos estar protegida dele e poder alimentar-se como deve ser e claro, o mais importante, recuperar e cicatrizar o olho (perdido).

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

Decididamente vou ter que separar a fêmea ocellatus para ver se recupera, mas em simultâneo, tenho que dar um caminho ao marlieri!!

 

Isto entrou num rodopio que não sei onde vai parar! Depois do julies (ontem), hoje foram os Cyprichromis... pois é... tenho mais cinco pequenos habitantes no aquário!

 

Estes nasceram da única das 3 fêmeas que levou a incubação até ao fim, curiosamente foi a mais pequena e mais nova das três que estiveram a incubar... curioso não é?!

 

Coitada dela já nem conseguia manter a boca fechada mas fez tudo direitinho até ao fim!!

 

Fica a única foto decente que consegui arranjar!!!

 

pa120012copyws6.jpg

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não sei o que dás aos peixes que isso são só posturas :)

 

Este aquário e as tuas experiências são um excelente exemplo, para quem se quer iniciar no africnos.

 

Um abraço

 

 

Boas...

 

É verdade Nuno... pela forma como isto anda cá em casa já disse à minha mulher para ter cuidado pois se calhar até com "vapores" ainda arranjamos mais um pimpolho cá para casa :P

 

Obrigado também pelo comentário acerca do aquário e do tópico!

 

Faço questão de manter este tópico sempre actualizado para que, quem tiver paciência possa acompanhar tudo e não tenha tanta dificuldade em começar como eu tive no início!

 

Fico, obviamente, muito feliz se este tópico servir para alguém e quando (e já aconteceu por duas ou três vezes) serve de incentivo para mais alguém se iniciar nos Tangas.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

É verdade Nuno... pela forma como isto anda cá em casa já disse à minha mulher para ter cuidado pois se calhar até com "vapores" ainda arranjamos mais um pimpolho cá para casa :D

 

Obrigado também pelo comentário acerca do aquário e do tópico!

 

Faço questão de manter este tópico sempre actualizado para que, quem tiver paciência possa acompanhar tudo e não tenha tanta dificuldade em começar como eu tive no início!

 

Fico, obviamente, muito feliz se este tópico servir para alguém e quando (e já aconteceu por duas ou três vezes) serve de incentivo para mais alguém se iniciar nos Tangas.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

 

:) banana rock banana rock

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Depois de ter desmontado praticamente todo o aquário para poder "pescar" uns Cyprichromis e o Cão Danado (Julidochromis marlieiri) aproveitei para fazer uma pequena reformulação ao lay out do aquário e retirei uma (BOA) quantidade de pedras do monte do lado direito!

 

O aquário ganhou um aspecto mais leve e mais "clean" mas agora acho-o um pouco "vazio" e "despido"... isto há cada coisa 8)

 

Será que meto por aqui mais alguma espécie? Ou substituo? O que me dizem?

 

Neste momento tenho:

 

- 7 Tropheus sp. black "Pemba"

- 14 Cyprichromis leptosoma "Mpulungu" + 5 alevins - 3 Machos, 5 Fêmeas e 6 Juvenis... mais os 5 Alevins

- 1 Casal Julidochromis transcriptus "kissi" + inúmeros alevins

- 1 Julidochromis transcriptus "kissi" - solteiro

- 1 Lamprologus ocellatus "gold" - Viúvo (pois... e fêmea foi-se mesmo :lol: )

 

 

Bem deixo-vos umas fotos:

 

pa210052copytm1.jpg

 

pa210074copymu3.jpg

 

pa210089copylf5.jpg

 

pa210090copyuf8.jpg

 

pa210092copyva7.jpg

 

Abraços a todos,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ter desmontado praticamente todo o aquário para poder "pescar" uns Cyprichromis e o Cão Danado (Julidochromis marlieiri) aproveitei para fazer uma pequena reformulação ao lay out do aquário e retirei uma (BOA) quantidade de pedras do monte do lado direito!

O aquário ganhou um aspecto mais leve e mais "clean" mas agora acho-o um pouco "vazio" e "despido"... isto há cada coisa 8)

Será que meto por aqui mais alguma espécie? Ou substituo? O que me dizem?

João Nuno Cruz

Ate que enfim, esse "cão" ja foi :lol:

Relativamente a mais alguma especie deixo-te uma(s) sugestão(ões):

Aumenta a colonia de tropheus ou;

Umas ophtalmotilapias ou Paracyprichromis ficavam bem ai, ou;

Uma colonia de multis ou smilis, ou;

Um casal de Calvus ou de Sumbu´s.

É claro que podes optar por várias sugestões, como por exemplo mais tropheus e uma colonia de conchicolas, ou as Ophtalmotilapias e a tal colonia de conchicolas, ou os Sumbu´s e os conchicolas ou... mesmo outras especies nao mencionadas por mim :)

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ate que enfim, esse "cão" ja foi :lol:

Relativamente a mais alguma especie deixo-te uma(s) sugestão(ões):

Aumenta a colonia de tropheus ou;

Umas ophtalmotilapias ou Paracyprichromis ficavam bem ai, ou;

Uma colonia de multis ou smilis, ou;

Um casal de Calvus ou de Sumbu´s.

É claro que podes optar por várias sugestões, como por exemplo mais tropheus e uma colonia de conchicolas, ou as Ophtalmotilapias e a tal colonia de conchicolas, ou os Sumbu´s e os conchicolas ou... mesmo outras especies nao mencionadas por mim :)

 

 

Boas,

 

A minha ideia passa por meter uns Paracyprichromis (um trio) mas esses não vão ocupar muito espaço... penso eu!

 

Por isso pensava em algo mais para além deles e, de preferência, para a "água" ... mas as opções, que não são muitas, por exemplo Ophtalmotilapias, passam por retirar os Tropheus.

 

Queira peixes para "água" pois ainda não desisti de ter uns Eretmodus ou uns Tanganicodus 8)

 

Os Calvus também não estariam fora de questão...

 

... ideias a maturar.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia passa por meter uns Paracyprichromis (um trio) mas esses não vão ocupar muito espaço... penso eu!

Não me parece que esses meninos ocupam muito espaço, eu criei uma zona com rocha para a entrada deles (2 casais), onde espero que se instalem e ai se reproduzam, e estou a falar de uma zona de uns 50cm.

Alem de que são peixes pacificos e que não dão guerra a ninguem.

Contudo, tudo bem planeado e retirando a julie a mais, na minha opinião ainda podes colocar uma mini-colonia de multis :D

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais