Nelson Mangana Publicado: Julho 2, 2007 Publicado: Julho 2, 2007 é impressao minha, ou tiveste um boom de algas no aqua, fika muito natural, mas nao tera sido rapido demais? E quem vai agradecer são os Tropheus! Boas João! Muito bom o layout e a fauna. Estás de parabéns para quem foi a primeira vez que montou um tanga Abraço Nelson Mangana
Carlos Couceiro Publicado: Julho 2, 2007 Publicado: Julho 2, 2007 E quem vai agradecer são os Tropheus!Boas João! Muito bom o layout e a fauna. Estás de parabéns para quem foi a primeira vez que montou um tanga mas os tropheus alimentam-se de algas nas rochas?! desculpa a minha ignorancia, mas de tropheus nunca me interecie mto por saber ser um peixe para pessoal com mais experiencia e com aquas bem espaçosos.... mas mesmo assim...esse boom nao foi rapido demais?! o que o terá provocado?
João Nuno Cruz Publicado: Julho 2, 2007 Autor Publicado: Julho 2, 2007 Boas pessoal. Antes de tudo o resto fico satisfeito com as vossas opiniões e por terem gostado, porque a mim está a satisfazer-me imenso Como o Nelson disse, é o meu primeiro aquário dedicado ao Lago Tanganyika... vendo bem é o meu primeiro aquário dedicado apenas a ciclideos e tudo tem sido feito com muitas dúvidas e muito de trabalho de pesquisa e, claro... com muita ajuda externa neste e noutros espaços como esta a femea gold? ja a viste novamente ou continua desaparecida? Definitivamente... deve ter morrido! Eventualmente está no meio das rochas e como os níveis de amónia / nitritos estão controlados... não estou muito preocupado! E quem vai agradecer são os Tropheus!Boas João! Muito bom o layout e a fauna. Estás de parabéns para quem foi a primeira vez que montou um tanga Eh eh eh... quem diria que chegaria aqui! Vamos ver como corre daqui para a sempre... agora é que podem começar os problemas! Espero que não! mas os tropheus alimentam-se de algas nas rochas?! desculpa a minha ignorancia, mas de tropheus nunca me interecie mto por saber ser um peixe para pessoal com mais experiencia e com aquas bem espaçosos.... Sim... os Tropheus, no seu habitat natural alimentam-se exclusivamente de algas nas rochas. Quanto aos Tropheus serem peixes para pessoal experiente... bem... não me considero como tal! É claro que exigem cuidados específicos, mas isso todos os peixes para estarem efectivamente bem! Tens razão quanto ao espaço... claramente! mas os tropheus alimentam-se de algas nas rochas?! desculpa a minha ignorancia, mas de tropheus nunca me interecie mto por saber ser um peixe para pessoal com mais experiencia e com aquas bem espaçosos.... O boom de algas deve-se ao facto de o aquário estar num local onde recebe, indirectamente, luz do dia mas muito ténue. Este facto faz com que se desenvolvam rapidamente algas castanhas que é o que tenho. Não me incomodam e até lhes acho piada, como dizes, dão um ar natural ao aquário! E os Tropheus agradecem. Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Jacinto Silva Publicado: Julho 2, 2007 Publicado: Julho 2, 2007 Olá João Nuno, Desde já os meus sinceros parabéns. Tives-te muito bom gosto na escolhas dos peixes. As fotos e o desenvolvimento do tópico estão excelentes!!! Assim vale a pena ver-se um aqua. Continua a preveligiar-nos com as tuas actualizações. Um grande abraço.
João Nuno Cruz Publicado: Julho 3, 2007 Autor Publicado: Julho 3, 2007 (editado) Olá João Nuno, Desde já os meus sinceros parabéns. Tives-te muito bom gosto na escolhas dos peixes. As fotos e o desenvolvimento do tópico estão excelentes!!! Assim vale a pena ver-se um aqua. Continua a preveligiar-nos com as tuas actualizações. Um grande abraço. Obrigado Jacinto, Como disse fica combinada uma visita lá a casa, combina com o Licínio também! Entretanto vou actualizar a fauna actual para que tenham a noção global de como está o aquário: - 8 Tropheus sp. black "pemba" - juvenis (os maiores têm cerca de 4 cm) - 12 Cyprichromis leptososma "mpulungu" - 1M + 2F adultos (uma das quais está a incubar) e 9 juvenis. Nestes os dois maiores, têm cerca de 4/5 cm e começam formar as cores, penso que são os dois machos, os mais pequenos (2) têm cerca de 1,5 cm. 3 - Jullidochromis transcriptus "kissi" - deviam ser 4! Mas enfim... 1 - Jullidochromis marlieri - população por identificar. Veio trocado e terá que sair mais dia menos dia 2 - Lamprologus ocellatus "gold" - Supostamente uma Fêmea e um Macho, mas isto está por confirmar 2 - Pomacea bridegii 2 - Neritina natalensis Estava nos meus planos colocar uns Eretmodus cyanostictus... mas não está fácil arranjar Espero que com o crescimento das várias espécies, principalmente os Cyprichromis e Tropheus o aquário se companha mais, pois apesar de gostar do seu aspecto geral da fauna escolhida, acho que está um pouco despido e estou sempre tentado a meter mais uma espécie Resta-me deixar mais uma foto dos 3 Cypris, na qual podem ver a fêmea a incubar (peço desculpa aos mais sensíveis pela qualidade da foto, mas mau fotógrafo e máquina pior dá nisto ) e, porque não, um pequeno video da suposta fêmea ocellatus em plena actividade de escavação, espero que gostem: Abraços, João Nuno Cruz Editado Julho 3, 2007 por JN Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
João Nuno Cruz Publicado: Julho 4, 2007 Autor Publicado: Julho 4, 2007 Boas pessoal, O comportamento dos ocelaltus cada vez me intriga mais e começo a convenver-me que devem fazer parte da Opus Gay Aceitam-se apostas na identificação dos sexos deles com base nas fotos já colocadas e respectivas legendas Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Carlos Couceiro Publicado: Julho 5, 2007 Publicado: Julho 5, 2007 Boas pessoal,O comportamento dos ocelaltus cada vez me intriga mais e começo a convenver-me que devem fazer parte da Opus Gay Aceitam-se apostas na identificação dos sexos deles com base nas fotos já colocadas e respectivas legendas Abraços, João Nuno Cruz no post #63 Os dois ocellatus A suposta fêmea ocellatus as legendas na minha opiniao, esta correctas....1ª um casal, 2ª uma femea no post #75 Uma foto melhor (finalmente ) do suposto macho ocellatus... será? A suposta fêmea em grande plano: A mesma em actividades de escavação: E outravez: Os dois juntos... o suposto macho à esquerda e ela à direita: aqui, o que dizes ser a suposta femea, penso ser um macho ainda juvenil na fase de transaçao.... de resto, apenas quero salientar que nao sou nem de perto nem de longe um expert nisto e que é apenas a minha modesta opiniao, espera por opinioes mais certas....de qualquer das maneiras, ainda é cedo(penso eu) para eles mostrarem o seu comportamento natural....
João Nuno Cruz Publicado: Julho 5, 2007 Autor Publicado: Julho 5, 2007 Boas, Pois é _pinguim_ no primeiro post a que tu dizes ser uma fêmea foi a que morreu e o outro (macho?) mantém-se, no segundo post o suposto macho é o mesmo que vimos anteriormente, a suposta "ela" é que é outra, mas tu dizes que te parece um macho Confesso que não faço a mímina ideia... por isso deixo aqui mais umas fotos para tentar ajudar... As duas primeiras fotos são "dela"?! Depois, como estava com o dedo no gatilho... lá foram mais umas quantas Fêmea?! Um curioso Uma pequena reunião... O macho cyprichromis ... sempre dificil de fotografar Uma das fêmeas... sei que a foto está fraca, mas tem um pormenor delicioso que não quiz deixar passar... De resto o aquário continua a evoluir aparentemente bem, os parâmetros da água (todos) estão dentro do normal e estáveis e os peixes estão activos e a começarem a afirmar-se no seu comportamento. Ahh... pelo menos um dos Cyprochromis juvenis é mesmo um macho! Ainda com apenas 5 cm e sem a cor azulada que os caracteriza (apenas nas barbatanas se nota) já se começa a mostar às fêmas adultas fazendo aquela dança fabulosa. Isto claro até o macho adulto correr com ele... eh eh eh Vamos lá, as apostas relativas aos ocies mantêm-se Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Carlos Couceiro Publicado: Julho 6, 2007 Publicado: Julho 6, 2007 Vamos lá, as apostas relativas aos ocies mantêm-se love you espero mesmo estar engando, mas mais uma vez me parece um macho.... o outro é macho garantido....
João Nuno Cruz Publicado: Julho 7, 2007 Autor Publicado: Julho 7, 2007 Boas, A saga dos ocellatus continua e por isso decidi abrir um novo tópico por conta deles, ainda assim obrigado pelas indicações. Hoje reparei um comportamento interessante entre os Tropheus. Desde que entraram, faz amanhã (hoje) uma semana, dois deles parecem ter perdido quase por completo as riscas e começam a ficar com a cor muito definida. Entre eles parece que existe uma disputa para ver quem é o Boss O que me intriga é que um deles iniciou a "tremer" para um ou outro dos Tropheus, mostrando-se e exibindo-se, naquilo que parece ser algo parecido ao ritual de casamento. E intriga-me porque acho que são ainda muito pequenos. É normal este tipo de comportamento tão cedo? Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Carlos Couceiro Publicado: Julho 8, 2007 Publicado: Julho 8, 2007 como ja disse, sou um leigo em tropheus, mas pode ajudar na sua afirmaçao perante um hierarquia a ser definida, em prencipio devera ser esse um macho a afirmar-se perante uma femea...
João Nuno Cruz Publicado: Julho 13, 2007 Autor Publicado: Julho 13, 2007 Boas, Depois de algum tempo sem dar notícias sobre o aquário acho que vale a pena um pequno update. Os Tropheus estão fabulosos e não param de "embirrar" uns com os outros, mas parece haver já um dominante no meio do grupo! Estão a ficar com muita cor e permanecem muito activos. Depois de alguns dias meios estranhos à comida, agora parecem já aceitar bem e já lutam por ela com os outros peixes. No cardume de Cypris e entre os juvenis existe claramente um macho. Começa já a mostar alguma cor e até já se tenta "mostrar" às duas fêmeas adultas... até que o macho adulto vem correr com ele A fêmea que está a incubar deve estar mesmo a largar os alevins... faz amanhã 3 semanas cá em casa e já vinha a incubar quando cá entrou. Hoje vi-a particularmente activa a afugentar todos os que se aproximam dela... e presumo que seja um comportamento normal dela a querer libertar a prole Os julidochromis também estão bem e a crescer a um ritmo impressionante... então o safado do marlieri - vai ter mesmo que sair! Dos três kissi um deles foi relegado para um canto e mal sai de lá... apenas se aventura no escuro Acham que deva intervir? Os ocellatus... bem... enfim... acho que a coisa se começa a compor! Pelo menos já se toleram, pois até aqui mal o suposto macho via o outro era logo uma corrida para o afastar. Hoje já os vi próximos um do outro sem correrias e sem show off... será que já atinaram? Os Eretmodus.... ahh! Esperem... esses ainda não chagaram... aguardam uma boleia Bem... ficam só umas fotozitas... espero que gostem. Aguardo pelos vossos comentários. Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
João Nuno Cruz Publicado: Julho 14, 2007 Autor Publicado: Julho 14, 2007 Bom dia pessoal, Hoje há mais novidades :D ... as minhas suspeitas confirmaram-se e já tenho mais nove pequenos habitantes no aquário... pois é... a fêmea Cyprichromis largou os filhotes e consigo contar 9, se bem que um me parece estar morto! Planeava comprar hoje uma maternidade daquelas de acrilico para meter a fêmea pois reparei que ontem ela afastava todos os que se aproximavam dela e pensei que deveria querer largar os filhotes! Hoje de manhã... lá estavam eles... seis todos juntos a nadar em cardume e todos satisfeitos e outros três juntos do outro lado do aquário entre as folhas das valisnerias. Vou comprar a dita maternidade e tentar apanhá-los (vai ser uma tarefa herculea) para os meter lá para engordarem. Se conseguir depois meto umas fotos. Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Pedro Azeitona Publicado: Julho 14, 2007 Publicado: Julho 14, 2007 Olá João. Tenho seguido com bastante interesse, o desenrolar de todo este teu projecto, e só te posso dizer uma coisa, estás francamente de parabens. Tudo o q fizes-te, foi bem pensado, desde o layout ás especies, acho q és um exemplo a seguir para todo aquele q se iniciar como para todos os outros q tenham duvidas, pois podem consultar todo o desenrrolar desta magnifica montagem tanto aqui como no barbatana " só um reparo " penso q lá á mais capitulos mais conteudo ( a malta de lá é pro ). Os teus tropheus, estão bastante bonitos e pelo q dizes já se mostram, " tipo eu é q mando" eu tb tenho 6 irmãos desses e estão q nem texugos. Fica bem.
João Nuno Cruz Publicado: Julho 15, 2007 Autor Publicado: Julho 15, 2007 Olá João.Tenho seguido com bastante interesse, o desenrolar de todo este teu projecto, e só te posso dizer uma coisa, estás francamente de parabens. Tudo o q fizes-te, foi bem pensado, desde o layout ás especies, acho q és um exemplo a seguir para todo aquele q se iniciar como para todos os outros q tenham duvidas, pois podem consultar todo o desenrrolar desta magnifica montagem tanto aqui como no barbatana " só um reparo " penso q lá á mais capitulos mais conteudo ( a malta de lá é pro ). Os teus tropheus, estão bastante bonitos e pelo q dizes já se mostram, " tipo eu é q mando" eu tb tenho 6 irmãos desses e estão q nem texugos. Fica bem. Obrigado pelas palavras... são um bom incentivo para continuar a desenvolver este projecto. De facto tens razão... no Barbatana existem mais capítulos, mas também como dizes, a um nivel bem mais avançado. A discussão que lá se criou foi fundamental para levar isto a bom porto. Mais novidades... Confirma-se que dos 9 Cyprichromis... apenas 8 estão vivos! O nono retirei sem vida junto à superficie e perto das folhas de Valisneria... curiosamente... era o maior de todos! Decidi não separar os alevins e vou deixa-los no aquário, quem se safar... é porque mereceu! Mas estou curioso para ver o que sucede nestas primeiras 24 horas (antes de apagarem as luzes ainda contei os 8 ). Como podem ver, confirma-se que nascem com as barbatanas amarelas! Contudo as novidades não se ficam por aqui... não sei se me estou a precipitar ou não, mas suspeito que dentro em breve a população de ocellatus vai aumentar :D Pois é... como todos vós me disseram, o tempo dita as regras, e sempre parecem ser macho e fêmea! Como referi anteriormente eles já se toleravam e, de vez em quando já os via juntos. Contudo, hoje observei um comportamento diferente: A fêmea ficava junto à concha com a cabeça quase no seu interior e o macho aproximava-se. Nesse momento, a fêmea introduzia-se dentro da concha, apenas com a barbatana caudal de fora e toda eriçada a abanar-se para o macho que por ali ficava junto e depois afastava-se. Quando cheguei a casa à noite, reparei que a fêmea não sai de ao pé da concha por nada deste mundo (nem para me morder como é hábito dela) entrando e saindo de vez em quando. Por coriusidade acendi a luz da sala para ver onde estava a dormir, pois ele costumava dormir na areia mas relativamente longe da concha, e agora está dormir mesmo à entrada da mesma com a cabeça quase no seu interior!!!! Será que a minha suspeita é verdadeira? Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
João Nuno Cruz Publicado: Julho 15, 2007 Autor Publicado: Julho 15, 2007 Boas, Acho que me precipitei ou, então, percebo menos disto do que pensava!!! Hoje, quem assumiu a defesa da concha da fêmea foi o macho! Não sai dali e, inclusivamente, corre com ela se esta se tentar aproximar! Que se passa aqui? será tudo apenas show off? No que diz respeito as Cypris... os 8 por cá andam o que muito me satisfaz! Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Nelson Mangana Publicado: Julho 15, 2007 Publicado: Julho 15, 2007 Tenho seguido com bastante interesse, o desenrolar de todo este teu projecto, e só te posso dizer uma coisa, estás francamente de parabens.Tudo o q fizes-te, foi bem pensado, desde o layout ás especies, acho q és um exemplo a seguir para todo aquele q se iniciar como para todos os outros q tenham duvidas, pois podem consultar todo o desenrrolar desta magnifica montagem tanto aqui como no barbatana " só um reparo " penso q lá á mais capitulos mais conteudo ( a malta de lá é pro ). Sem dúvida o João está de parabens não só pelo projecto, mas pelo informar o pessoal do desenrolar e do dia-a-dia do aquario. Servirá sem duvida para futuros iniciantes de tangas, pois muitas vezes o pessoal precipita-se, não aceita as opiniões dos outros, e sobretudo, não respeita os peixes. Parabens grande João Abraço Nelson Mangana
João Nuno Cruz Publicado: Julho 16, 2007 Autor Publicado: Julho 16, 2007 Sem dúvida o João está de parabens não só pelo projecto, mas pelo informar o pessoal do desenrolar e do dia-a-dia do aquario.Servirá sem duvida para futuros iniciantes de tangas, pois muitas vezes o pessoal precipita-se, não aceita as opiniões dos outros, e sobretudo, não respeita os peixes. Parabens grande João banana rock É esse o objectivo dos foruns... aprender e ensinar, partilhando a informação e conhecimento que temos e, principalmente, o que adquirimos. É óbvia a minha satisfação que achem este tópico interessante e por isso continuarei a actualizar sempre que haja informação ou dúvidas relevantes. Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Nuno Correia Publicado: Julho 16, 2007 Publicado: Julho 16, 2007 Viva, Isso está-se a compor. Muito bom. Quem tinha razão sobre o tempo de incubação dos Cyprichromis? http://tropheu.blogspot.com
João Nuno Cruz Publicado: Julho 16, 2007 Autor Publicado: Julho 16, 2007 Viva, Isso está-se a compor. Muito bom. Quem tinha razão sobre o tempo de incubação dos Cyprichromis? LOL Grande Nuno... não sei o que seria de mim sem os teus conselhos Obrigadão... ao fim de 48 horas ainda conto 8 Mini Cyprichromis e estão bem activos e comilões. É impressionante mas em apenas 48 horas nota-se que já engordaram e começam a aventurar-se pelo aquário... Pelo comportamento do Macho (que agora já tem concorrência apesar de ser ainda juvenil) acho que não deverá tardar a aumentar a prole Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Nuno Correia Publicado: Julho 16, 2007 Publicado: Julho 16, 2007 LOL Grande Nuno... não sei o que seria de mim sem os teus conselhos Um abraço http://tropheu.blogspot.com
Nelson Mangana Publicado: Julho 16, 2007 Publicado: Julho 16, 2007 Pelo comportamento do Macho (que agora já tem concorrência apesar de ser ainda juvenil) acho que não deverá tardar a aumentar a prole Bem sendo assim acho que vou abdicar dos meus e esperar pelos teus Abraço Nelson Mangana
João Nuno Cruz Publicado: Julho 17, 2007 Autor Publicado: Julho 17, 2007 Bem sendo assim acho que vou abdicar dos meus e esperar pelos teus LOL, Tem calma... pode ser só fogo de vista! Contudo se estes 8 chegarem a juvenis com 3/4 cm... vão estar disponiveis Abraço, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
João Nuno Cruz Publicado: Agosto 2, 2007 Autor Publicado: Agosto 2, 2007 Boas, Depois de algum tempo sem actualizar o post, é tempo de fazer um update! Principais novidades: - Acho que tenho uma fêmea Cyprichromis a incubar - Dos vários Cyprichromis juvenis que adquiri, pelo menos dois são machos. Um deles apesar de ainda relativamente pequeno (5/6 cm) já mostra as suas cores e também já se "mostra" às fêmeas, mas é de imediato corrido pelo macho adulto! É uma delicia observar ester meninos em plena corte!! - Os ocelatus é que nem andam nem desandam, ela fica-se pela concha meia dentro, mas com a cauda de fora a abanar-se... ele vai lá e, primeiro, manda-lhe umas dentadas e, depois, mete-se por cima da concha a tremelicar ... será que vai ser desta?! - Os Tropheus desenvolvem-se bem e tudo parece estar muito estável... não tarda começo a "inventar" a ver onde posso meter mais uns peixitos, sem esquecer, claro, que ainda vou meter os Eretmodus!! - Uns Paracyprichromis acho que até caiam bem ou uma xenos, se bem que para areia estou bem servido de peixes, ou então mais um shell (brevis, punks ou outro ), vamos ver... Uma fotozitas para acabar ... Geral actualizada: O penetra que ainda anda por cá (não consigo arranjar solução para ele)... Um dos "kissi" - estão fabulosos Os dois "namoradinhos" que não se decidem... Ela em actividade de escavação Espero que gostem e quero ouvir as vossas opiniões sobre as minhas ideias... Abraços, Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Recommended Posts