Recommended Posts

Publicado

boa tarde.

desde já peço desculpas pelo spam..

não sei se estou a colocar uma pergunta demasiado parva mas..

o que gostaria de saber é: quais as plantas que fazem mais fotosintese e assim produzem mais oxigenio?? não sei se existem algumas em especial..

é que o meu problema é a agua das TPAs ser muito escaça em oxigenio, até já me provocou algumas mortes, e queria resolver isto de uma forma mais definitiva..

muito obrigada

www.meusoliloquio.blogspot.com

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Publicado:
boa tarde.

desde já peço desculpas pelo spam..

não sei se estou a colocar uma pergunta demasiado parva mas..

o que gostaria de saber é: quais as plantas que fazem mais fotosintese e assim produzem mais oxigenio?? não sei se existem algumas em especial..

é que o meu problema é a agua das TPAs ser muito escaça em oxigenio, até já me provocou algumas mortes, e queria resolver isto de uma forma mais definitiva..

muito obrigada

Boas,

antes de mais, penso que não há perguntas estúpidas.

Possivelmente não sou a pessoa mais indicada para te esclarecer a duvida, mas vou tentar.

As plantas que teem crescimento rápido, obrigatoriamente realizam mais fotossíntese.... Se estiver a pensar mal,agradeço que me corrijam.

Agora fiquei com uma duvida, como sabes que a tua agua é "escassa em oxigénio"!?

Não tens agitação na superfície!?

Cumps,

BM

"A verdade é dura como o diamante, mas delicada como a flor de pessegueiro" -Gandhi

Publicado:

Sim em parte é correcto que se a planta crescer muito é sinal de grande produção de oxigenio mas não que dizer que produza mais oxigenio do que outras plantas de crescimento mais lento...

Depende tambem da area da folha das plantas e da luz que tens para elas...

Esta claro que a agitação da agua do aquario provoca uma grande adição de oxigenio e em expecial se o aquario for aberto por cima...

Espero ter ajudado...

Publicado:
Agora fiquei com uma duvida, como sabes que a tua agua é "escassa em oxigénio"!?

Não tens agitação na superfície!?

Cumps,

BM

é o seguinte.. já repararam que quando se faz TPAs com agua da torneira o aqua fica cheio de bolhinhas em todo o lado?? pois bem,. com a agua que sai do meu poço, que é a que tenho disponivel para TPAs não fica nem uma bolha, alem disso... tenho peixes a morrer e quando faço uma TPA os peixes ficam todos muito aflitos a respirar muito rapido e a superficie.. eu penso que o problema é mesmo falta de oxigenio, mas pode ser alguma doença. mas isso já não é aqui com o pessoal das plantas.. (não digo isto no sentido depreciativo)

obrigada pela ajuda..

já agora podiam indicar-m alguns nomes dessas plantas que estou a procura???

Publicado:

Olá Telma.

O problema não é das plantas, nem da água do poço.

Todas as bolhinhas que vês quando se usa água da torneira, não são obrigatoriamente de O2... pelo contrário.

O O2 até se dissolve bem em água, comparativamente com outros gases, mas adiante.

O que quero dizer é que não é por termos bolhinhas no aquário quando se faz uma TPA que a água está mais ou menos oxigenada.

Trata mas é de favorecer a agitação superficial da água do teu aquário (venturi, por exemplo).

E se calhar o problema nem está aí... já fizeste testes químicos à água do poço? Não te admires de ter concentrações de Nitratos elevadas.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Luis.. eu já verifiquei isso...

parametros do aqua, recolhidos na ultima hora..

ph: 7.5

nitratos: 10mg/L (eu sei que podia estar mais baixo)

nitritos: 0.1 mg/L

fosfatos: 0mg/L (também sei que devia estar mais elevado)

a agua do poço tem de nitratos entre 0 a 5 mg/L teste feito a 2 dias.. antes da TPA

Publicado:

Bem aí o Luis é que te pode ajudar nas causas, mas referente à pergunta onde eu noto mais o efeito de pearling é na riccia, mas também não tenho a certeza se é essa a que oxigena mais a água das que tenho.

tiagodovale2-dbd.jpg
Publicado:

obrigada..:shock:

Publicado: (editado)

Boas Telma

Fiquei sem preceber se a água do poço tem vestigios de Nitritos, caso tenha, esquece a água do poço, vale mais mudar menos vezes mas com uma boa água.

Agora se a água do poço não tem Nitritos, é a tua filtragem que não está a ser suficiente para o nº de peixes e plantas pois qualquer vestigio de Nitritos que haja no Aqua é mau sinal.

Ah, e nunca te esqueças dos Micros que são prejudiciais aos peixes e que tu não os consegues medir com os testes que dispomos, como o caso do cobre, boro etc..., e que nas nossas casas são ou deveriam ser controlados

Que filtragem tens? para quantos litros? quantidade de peixes e plantas?

Editado por Miguel Silva
Publicado:

Aconselho a repousar a água um dia ou mais antes de colocar ela no aquário.

Podes colocar uma pedra porosa ligada a uma bomba de ar, mas não axo necessário, deves misturar AQUASAFE da Tetra ou outro acondicionador de água. :)

• 4 semanas depois...
Publicado:

As bolhas que mencionas são o cloro da água canalizada a voltar à forma gasosa por deixar de estar sob pressão. Se tiveres alguma agitação à superfície catalizas as trocas gasosas e é mais difícil o oxigénio dissolvido baixar muito.

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!