Recommended Posts

Publicado

Boas,

Fiz uma pesquisa pelo forum sobre este fertilizante, mas antes de o comprar, queria ver se conseguia tirar algumas dúvidas.

Qual é o grau de pureza mínimo aceitável, há alguma restrição quanto à composição? Vou tentar comprar numa farmácia, em princípio eles devem lá ter a composição.

Já vi aí isso das calculadoras, mas qual será a concentração da solução que devemos preparar? O meu aquário tem aí 95 litros. A única planta que apresenta carências de potássio, é a hygrophila polysperma, mas eu queria ver se conseguia resolver o problema das algas (tenho os fosfatos a 1,5;2) filamentosas e eliminar também algumas greenspot.

Cumprimentos.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

Olá.

Em termos de pureza, não deverá tanto ser pela percentagem de KCl puro que nos devemos guiar, mas sim pela percentagem dos contaminantes (não necessariamente maus). Se te arranjar KCl a 95% em que os outros 5% são NaCl, se calhar nem é muito problemático; mas se arranjares KCl a 98% em que os outros 2% sejam algo de prejudicial à fauna/flora do teu aquário, o caso muda de figura. Geralmente, para purezas superiores a 99,5% de KCl já não há quaisquer tipos de problema. Eu já usei reagentes ISO e P.A. (Pro Analysis), e nunca tive qualquer tipo de problema.

Quanto à concentração do fertilizante, eu costumo recomendar uma razão de 1 ppm/ml de fertilizante para os fertilizantes de Potássio e de Nitrato, sendo que essa mesma razão, para o de Fosfatos deverá ser 0.1 ppm/ml de fertilizante.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Ok, mt obrigado. Eu amanhã vou ver à farmácia e depois meto aqui a composição. Só espero é que vendam em quantidades não muito grandes. O objectivo era também que o fertilizante ficasse um pouco mais barato do que os comerciais.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

Deve ser dificil arranjares menos de 1 Kilo.

Eu arranjo de 95% e quando a minha mulher arranja no laboratório é 99,9999% puro, que é o que ela usa. Mas esse custa mais de 200 euros por kilo...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Existem farmacias que vendem frascos com 100 gramas.

Dificil não é impossivel... :)

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Esses frascos é que davam jeito. Vou ver em mais algumas farmácias, se não lá terei que comprar 1 comercial.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:
a 1ª farmácia a que fui, a mais perto da minha casa, tinha frascos de 100g a 2 euros e tal... mas tiveram que mandar vir e esperei 2 dias.

Esses frascos é que davam jeito. Vou ver em mais algumas farmácias, se não lá terei que comprar 1 comercial.

1 Kilo custa uns 10 euros, 100 gramas 2 euros e tal. E não compras logo uma boa quantidade porquê? Se o teu objectivo for mesmo ter um plantado, KCl é fundamental.

Publicado:
1 Kilo custa uns 10 euros, 100 gramas 2 euros e tal. E não compras logo uma boa quantidade porquê? Se o teu objectivo for mesmo ter um plantado, KCl é fundamental.

Pois, vistas as coisas assim, tens razão. Basta comprar 2 frascos de 100mL dos comerciais e gasta-se logo 10€. Comprando 1 kg, dá logo para a vida toda, já para não falar do facto de sermos nós "a escolher a concentração". Depois de saber a composição, e antes de comprar, meto aqui as características.

Cumprimentos.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:
Comprando 1 kg, dá logo para a vida toda,

bigsmile Era bom era. Nem para 6 meses, quanto mais para a vida toda!

Publicado:

Pessoal...

Vendas e encomendas é no PROCURA ou por MP, se fazem favor.

Obrigado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.