Multies, Brevis E Stappersii's? E se for...


Arquimedes

Recommended Posts

Primeiro, não tenho experiência com peixes do Tanganyica.

 

O único peixe que tenho desses lados é uma fémea ocellatus num aquário de haps, o que próximo de nenhuma experiência me dá para este projecto que já tá em andamento.

 

Também já cheguei à conclusão de que por muitos planos que faça os peixes vão acabar por furá-los. Mas não lhes pretendo facilitar a tarefa de se matarem uns aos outros.

 

Montei um aquário de 840 litros brutos (200 x 60 x 70) para conchículas. Actualmente ainda tem haps do Malawi que estão a aguardar a chegada de um aquário para eles, mas o layout já é o que pretendo para os conchículas (o que faz os malawi's um bocado infelizes, mas melhores tempos virão para eles).

 

dscf0028bvf4.jpg

 

As espécies que estão programadas são as seguintes:

 

6 - Lamprologus multifasciatus;

2 - Lamprologus brevis sunspot

3 - Lamprologus stappersii

2 - Lamprologus buescheri

10 - Cyprichromis leptosoma Orange Tail

 

Eu sei que não é aconselhado de todo misturar espécies de conchículas no mesmo aquário. O desafio que está neste aquário está em conseguir que as 3 espécies de conchículas convivam de forma tão pacífica quanto possível. O que estou a tentar fazer para diminuir as agressões é o seguinte:

 

- Dar-lhes um aquário relativamente grande;

- Criar uma zona para cada espécie;

- Tentar fixar cada espécie na zona mais adequada;

- Criar barreiras visuais através de zonas densamente plantadas;

- Dar conchas em excesso aos potenciais agressores/invasores (stappersii e multies) e conchas mais à justa à espécie menos agressiva (brevis);

- Colocar "cães de guarda" (buescheri) para dificultar a passagem de e para o lado dos multies.

- Só permitir a permanência de criações dos multies e dos cyprichromis no aquário.

- Ir colocando mais conchas para os multies à medida que eles precisem.

 

O plano é o seguinte (espero que os peixes também consigam ler):