koyodu Publicado Maio 25, 2007 Publicado Maio 25, 2007 No ultimo teste que fiz á agua tinha um GH = 6, sendo o meu aqua basicamente de discus eu queria baixar a dureza da agua, mas não estou muito certo de como o fazer... não queria recorrer a produtos quimicos, tenho um certo receio de usar isso. Tenho lido que poderei aplicar agua mineral de garrafão, mas eu faço 2 TPAs por semana, portanto iria ficar um bocado caro, já ouvi falar em pedras calcárias, mas isso iria destruir o layout do aqua e eu também não sei onde arranjar essas ditas pedras... Não existe nada mais basico, mais simples para reduzir o GH Cumps Citar CumprimentosRui Alves
netmaniac Publicado: Maio 25, 2007 Publicado: Maio 25, 2007 No ultimo teste que fiz á agua tinha um GH = 6, sendo o meu aqua basicamente de discus eu queria baixar a dureza da agua, mas não estou muito certo de como o fazer... não queria recorrer a produtos quimicos, tenho um certo receio de usar isso. Tenho lido que poderei aplicar agua mineral de garrafão, mas eu faço 2 TPAs por semana, portanto iria ficar um bocado caro, já ouvi falar em pedras calcárias, mas isso iria destruir o layout do aqua e eu também não sei onde arranjar essas ditas pedras... Não existe nada mais basico, mais simples para reduzir o GH Cumps Mete turfa no filtro externo .... torna a água mais macia .. e também baixa o PH , por isso mete pouco e testa ... aumenta se vires que não é suficiente , e continua as tuas tpa´s normalmente ... Citar
koyodu Publicado: Maio 25, 2007 Autor Publicado: Maio 25, 2007 Mete turfa no filtro externo .... torna a água mais macia .. e também baixa o PH , por isso mete pouco e testa ... aumenta se vires que não é suficiente , e continua as tuas tpa´s normalmente ... O meu filtro tem meio balde de turfa... isso não me parece ser suficiente para baixar o GH Citar CumprimentosRui Alves
fuzi Publicado: Abril 20, 2009 Publicado: Abril 20, 2009 mas depois essas pedras fariam com que o pH subisse para os teus discus :S usa água do lidl 0.38€ 5L tem um pH de 5.5 Citar
Ricardo Monteiro Publicado: Abril 20, 2009 Publicado: Abril 20, 2009 Existe uma coisa chamada Ion exchange resin.... Usa-se dentro de uma peça de vidro por onde a àgua corre à saída do filtro, ou então pode ser colocada dentro de uma meia de vidro ou rede de turfa e vai para dentro do filtro; convém não deixar secar e para regenerar é só colocar em àgua salgada..... Boas pesquisas. Cumprimentos Citar
luismoniz Publicado: Abril 20, 2009 Publicado: Abril 20, 2009 Olá, No teu caso como falou bem o Ricardo a resina seria uma boa opção, irá reter os iões de cálcio e magnésio baixando o GH ou então podes sempre comprar um aparelho de osmose. Cumprimentos, Luis. Citar
Frog Publicado: Abril 21, 2009 Publicado: Abril 21, 2009 Pedras calcárias são carbonatos de cálcio e magnésio. E essas pedras em um aquário com turfas vão se dissolver rapidamente e com isso aumentar o GH que como já disseram corresponde aos iões de cálcio e magnésio. Resinas de troca iônica resolvem, mas acho que não precisa chegar a tanto. TPas abaixam o GH. Qual o GH da sua água de torneira que você usa nas TPas? Se for alto tente usar água de chuva, que é bem mole. Verifique se você já não possui alguma rocha calcária no seu aquário? cumps! Citar
Recommended Posts