Podar Limophila


Karla

Recommended Posts

Olá!

 

Estou a precisar de uma ajuda de quem tiver limophilas, e dos experts dos plantados ;) e de quem souber,. claro...

 

Tenho umas limophilas no meu aqua e estou com bastantes duvidas quanto a sua poda.

Já experimentei cortar a meio da planta, e o que acontece é que crescem dois caules no nó perto do corte (tudo normal até aki), o meu problema é que nesse sitio onde crescem as duas ramificações, começam tb a crescer raizes que ficam muito inestéticas porque a meio da planta ficam a ver-se raizes enormes em direcção ao chão.

O que estou a fazer mal? É mesmo assim??

 

Já vi até umas moitinhas bem giras nos aquarios aki da malta e não tinham raizes....

 

O que estou a fazer agora é simplesmente arrancá-las do areão e cortá-las mesmo por baixo, assim pelo menos não ficam com as raizes a meio, mas claro que isto não é sistema até porque cada vez tenho mais e torna-se mais dificil e complicado voltar a plantá-las no meio das outras.

 

O que acham?

Editado por Karla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Já experimentei cortar a meio da planta, e o que acontece é que crescem dois caules no nó perto do corte (tudo normal até aki)

Eu nem aqui cheguei...

Tenho-as a chegar ao topo do aqua e estava a pensar cortar sensivelmente a meio, replantando as pontas cortadas...

Já agora pergunto: faço bem?....

Abraço

PBL

 

(desculpa a invasão, mas assim sempre se poupa um tópico...)

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Boa pergunta ;)

 

O problema é que as Limophilas com o CO2 e forte iluminação crescem de forma brutal!!!

Eu corto as minhas mais ou menos 2 vezes por semana e elas crescem, crescem, crescem.... e eu corto, corto, corto..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Boa pergunta ;)

 

O problema é que as Limophilas com o CO2 e forte iluminação crescem de forma brutal!!!

Eu corto as minhas mais ou menos 2 vezes por semana e elas crescem, crescem, crescem.... e eu corto, corto, corto..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Boa pergunta ;)

 

O problema é que as Limophilas com o CO2 e forte iluminação crescem de forma brutal!!!

Eu corto as minhas mais ou menos 2 vezes por semana e elas crescem, crescem, crescem.... e eu corto, corto, corto..

 

Boas! Penso que é mesmo assim, tenho 110W para 270 Litros e crescem da mesma forma que descreves, já as tive em sítios diferentes do aquário e a conclusão que cheguei é que em zonas com menos luz o crescimento é mais lento e cresce mais na vertical sem ramificar tanto.

Não sei se isto é regra, mas foi o que me pareceu!

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Daniel,

 

É isso mesmo!

Eu qd montei o aquario tinha 18wts para 80 litros, que não era praticamente luz nenhuma, e sem CO2, elas cresciam devagarinho e a distancia entre os nós (folhas era maior).

Depois mudei a calha para 72wts e adicionei o CO2 e agora é uma desgraça para podar aquilo!!!

Nem é o podar, a minha duvida é se as estou a podar bem por causa das raizes que começam a nascer nas ramificações, dps de se podar.

 

Vou ficar a espera que alguem dê mais opiniões para vêr se chego a alguma conclusão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Também as tenho e ao cortar ramificam! É normal neste tipo de plantas (assim como replantar a "metade" podada)!

 

Quanto às raízes tenho quase a certeza de ter lido num tópico por aí que se devem à falta de nutrientes no substrato ou à necessidade de os irem buscar à coluna de água! Só quando existe essa necessidade é que essas raízes laterais são produzidas!

 

Possivelmente, se as cortarem e reforçarem a fertilização na zona das raízes "enterrados" elas não voltem a aparecer!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Elas começam a criar raizes na zona onde são podadas. Se eu não as cortar as raizes não aparecem em lado nenhum.

 

Por ex: elas ficam com 20cm de altura, com elas enterradas no substrato, corto-as 10cm. Nesse sitio onde as cortei nascem 2 ramificações, e vão começar a criar raizes ai, nos 10cm de caule onde cortei.

Fica horrivel!! Mas infelizmente, estou a ver que não há muitas opções.... 8)

Acho k ainda as vou acabar por tirar do aqua.

Editado por Karla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pela ajuda, mas é isso mesmo que faço. Corto no meio da planta para começar a criar o tal efeito de moita, mas está a criar raizes ai, no corte.

Desculpem lá, mas não me devo estar a explicar bem.

 

Aqui vai para ajudar

 

Pic_11342_4.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pela ajuda, mas é isso mesmo que faço. Corto no meio da planta para começar a criar o tal efeito de moita, mas está a criar raizes ai, no corte.

Desculpem lá, mas não me devo estar a explicar bem.

 

Aqui vai para ajudar

 

Pic_11342_4.jpg

Olá.

Creio que a explicação já foi dada pelo Zpoliveira,mas a mensagem parece que não passou:-)

Do que percebi, tens de aparar as raízes aéreas (ou seja, as que surgem no caule da planta) e reforçar a fertilização para que a planta não necessite de ir buscar nutrientes através da criação de novas raízes ao nível da água.

Se tiverem nutrientes suficientes no substracto, não precisam de criar raízes no caule para arranjarem alimento.

Tipo se ganhares bem no teu emprego, não precisas de arranjar um segundo.

Abraços

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, já percebi, finalmente.... dahhh

 

Sorry, mas essa da coluna de agua baralhou-me :roll:

 

E então o que aconselham?

 

É que eu tenho substrato fértil por debaixo do areão, mas como já lá está há alguns meses, possivelmente já não está a fazer o efeito desejado.

 

Tenho aki umas "pastilhas" de ferro, daquelas de enterrar no areão. Será que ajuda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, já percebi, finalmente.... dahhh

 

Sorry, mas essa da coluna de agua baralhou-me :roll:

 

E então o que aconselham?

 

É que eu tenho substrato fértil por debaixo do areão, mas como já lá está há alguns meses, possivelmente já não está a fazer o efeito desejado.

 

Tenho aki umas "pastilhas" de ferro, daquelas de enterrar no areão. Será que ajuda?

Aí já não te posso ajudar.

Eu faço daquelas fertilizações de "pacote", tantos ml por litro de água, com os macros e os micro todos equilibrados (dizem eles).

A verdade é que parece que tem funcionado menos mal.

Mas alguém te dirá como fazer.

Abraço

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tb estou a fazer isso.

Estou a adicionar fertilizante liquido. Micros, e à parte, ferro e potássio da horizonte aquatico, conforme o que diz nas embalagens.

 

Não sei... Vou tentar pôr tb essas pastilhas no fundo para vêr o que dá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tb estou a fazer isso.

Estou a adicionar fertilizante liquido. Micros, e à parte, ferro e potássio da horizonte aquatico, conforme o que diz nas embalagens.

 

Não sei... Vou tentar pôr tb essas pastilhas no fundo para vêr o que dá.

 

 

SE já estás a por fertilizante de micros, pastilhas de fundo para que?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais