Hugo A Silva Publicado Maio 25, 2007 Publicado Maio 25, 2007 hehe... boas... como isto da escola já foi há algum tempo, preciso que alguém me relembre como calcular o volume de um cilindro em que a base é ligeiramente mais estreita que o topo. Se isto for muito complicado, pode ser só o calculo de volume de um cilindro simples que eu depois trabalho com as médias. Isto deve-se ao facto de em breve ir comprar um daqueles bidons com rodinhas para me ajudar nas TPA's e precisar de saber exactamente quantos litros vai levar. grato desde já por qualquer ajuda Citar ex HalekxLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina pelo membro Krushandkill
André Allen Publicado: Maio 25, 2007 Publicado: Maio 25, 2007 Boas, Para o cálculo do volume de um cilindro: Pi x r^2 x h em que: Pi = 3,14 r = raio de uma face circular h = distância entre as faces circulares Eu julgo que, se somares os dois raios e dividires por dois, encontras o raio médio e era como se o corpo fosse um cilindro. Citar Mega abração,ALLEN
Carlos Couceiro Publicado: Maio 25, 2007 Publicado: Maio 25, 2007 mas onde se vende disso, eles sabem a capacidade de cada bidom Citar
Hugo A Silva Publicado: Maio 25, 2007 Autor Publicado: Maio 25, 2007 mas onde se vende disso, eles sabem a capacidade de cada bidom pois... eu também pensava assim... mas não sabiam... nem o gerente sabia obrigado pela formula André... vou-me já pôr a fazer contas :D Citar ex HalekxLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina pelo membro Krushandkill
Pires Publicado: Maio 25, 2007 Publicado: Maio 25, 2007 Pelas contas que fiz. Posso me ter enganado! Pi x h x (R^2 + r^2) / 2 é a média do quadrado dos raios.... x Pi x altura. Citar
João Nuno Cruz Publicado: Maio 25, 2007 Publicado: Maio 25, 2007 Boas, A fórmula de cálculo do volume de um cilindro é V=π r2*h (em que r é o raio da base e h a altura do cilindro) O Volume de um cone é igual a um terço do volume de um cilindro com a mesma base, ou seja V=(π r2*h)/3. No caso de um tronco cónico que é o que tens, a fórmula de cálculo do volume é V=(πh*(a2+ab+b2))/3, em que a é o raio da base e b é o raio do topo. Abraço, João Nuno Cruz Citar Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
spranto Publicado: Maio 25, 2007 Publicado: Maio 25, 2007 Boas, A fórmula de cálculo do volume de um cilindro é V=π r2*h (em que r é o raio da base e h a altura do cilindro) O Volume de um cone é igual a um terço do volume de um cilindro com a mesma base, ou seja V=(π r2*h)/3. No caso de um tronco cónico que é o que tens, a fórmula de cálculo do volume é V=(πh*(a2+ab+b2))/3, em que a é o raio da base e b é o raio do topo. Abraço, João Nuno Cruz Boa dá sempre jeito! Já estava a pensar em integrais Citar Os melhores filtros para o seu Aquário!
Miguel Silva Publicado: Maio 25, 2007 Publicado: Maio 25, 2007 Só para simplificar Em primeiro a área: Área= Pi x r (raio) x r (raio) (atenção que o r é ao quadrado mas não o consigo representar e como tal representei assim que vai dar ao mesmo) Exemplo: se o diâmetro for de 0.50m Área= 3.141 x 0.25(raio) x 0.25(raio) Área= 0.196m2 Agora para o volume V=área x altura V=0.196 x 0.60 (exemplo) V=0.117m3 (o volume costuma ser representado com 3 casas décimais) Nota: 1m3 = 1000L, logo aqui temos 117L Citar
João Nuno Cruz Publicado: Maio 25, 2007 Publicado: Maio 25, 2007 Só para simplificar Em primeiro a área: Área= Pi x r (raio) x r (raio) (atenção que o r é ao quadrado mas não o consigo representar e como tal representei assim que vai dar ao mesmo) Exemplo: se o diâmetro for de 0.50m Área= 3.141 x 0.25(raio) x 0.25(raio) Área= 0.196m2 Agora para o volume V=área x altura V=0.196 x 0.60 (exemplo) V=0.117m3 (o volume costuma ser representado com 3 casas décimais) Nota: 1m3 = 1000L, logo aqui temos 117L Boas está correcto para um cilindro. Agora imagina que tens 50 cm de diametro na base, 60 cm de altura e 60 cm de diametro superior? Neste caso o volume é igual V=(πh*(a2+ab+b2))/3, ou seja V=(3,1415 x 0,6 x (0,252 + 0,25 x 0,30 + 0,302))/3. O que dá 0,1429 m3, ou seja 142,9 litros. Ou seja, a diferença de 10 cm num dos diametros provoca um aumento no volume de aproximadamente 26 litros. Abraços, João Nuno Cruz Citar Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
rodrigogpmm Publicado: Maio 25, 2007 Publicado: Maio 25, 2007 O PÁ Não te metas nisso, pi ao quadrado....isso é de malucos, mais vale aprender madarim. Conselho: agarras naquelas medidas de um litro da cozinha e vais echendo...depois é somar os copinhos e dá os litros. Abraço e como é óbvio é só uma piada...ou não Abraço RMM Citar
Hugo A Silva Publicado: Maio 26, 2007 Autor Publicado: Maio 26, 2007 Conselho: agarras naquelas medidas de um litro da cozinha e vais echendo...depois é somar os copinhos e dá os litros. hehe... pareçe-me bem isso é que eu chamo o principio do menor esforço... ou será maior? muito obrigado pelas formulas... serão certamente muito utéis... Citar ex HalekxLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina pelo membro Krushandkill
Pedro D. Fernandes Publicado: Junho 17, 2007 Publicado: Junho 17, 2007 (editado) hehe... pareçe-me bem isso é que eu chamo o principio do menor esforço... ou será maior? muito obrigado pelas formulas... serão certamente muito utéis... V= Ab x h = TT (pi) x r2 (raio ao quadrado) x h = = 3.14 x raio x raio x altura = = volume do cilindro dm3 ( cm cubicos ) Exemplo: 15 dm3 = 15 litros Editado Junho 17, 2007 por pedrotyson Citar Meu Tanganyika de 60l
Recommended Posts