Blixa Rosca


a_feijao

Recommended Posts

Boas.

 

Andre obrigado pela explicação

sempre pensei que foçe ao contrario, pois se a agua é mole logo contem menos calcio e menos magnesio, carencia essa que soponho que as minhas blixas tinham

 

to errado??

 

Não, estás certo. Por isso é que eu falei em "micros" e não macronutrientes secundários, como são o caso do Ca e Mg.

 

mas se a ultima tpa na altura tinha sido feita a 11 dias e a muito tempo que não fazia fertilização de micros, mesmo a agua sendo mol (que como dizes ajuda a absorver os nutrientes) de onde vieram os nutrientes/cobre pra xegar a um nivel toxico apenas com a adição de 6 gotas em 3 dias, se os nutrientes estavam reservados nas plantas, porque uma carencia??

 

Calma. Estás a misturar as coisas. Uma coisa é falar em cobre como estando em excesso, provocando intoxicação. Outra coisa é falar da carência que tiveste que pode estar relacionada com o Ca e Mg. Vamos lá por partes; falando em micros, estes são mais facilmente assimilados em águas moles e ácidas ( pH entre 6.5 e 6.9) e, como facilmente as plantas assimilam os nutrientes, facilmente os reservam quando as necessidades metabólicas estão satisfeitas. No entanto, as reservas também têm um limite e o que elas não conseguem mais reservar, fica em excesso. Se a capacidade de assimilação deste nutriente por parte das plantas é óptima devido aos bons parâmetros da água, uma fertilização " em excesso" pode muito bem causar uma acumulação do cobre em poucos dias. Além disso, há nutrientes que são consumidos em maior quantidade do que outros, e por isso não se sabe se o cobre já não estaria acumulado no aquário posteriormente à fertilização desses 3 dias que falas. As TPAs, dependendo da percentagem, controlam os níveis de nutrientes presentes na água. A não ser que faças uma de 100% em que a água a repor não tem os nutrientes que queres erradicar, nunca os consegues remover completamente. E claro, há outros que nem com uma troca de água de 100% consegues remover, pois formam complexos ao nível do substracto. Mas isto já é off-topic. A hipótese que coloco é que, sem trocas de água rotineiras e a água tendo parâmetros óptimos à fertilização, é provável que tenhas tido acumulação de nutrientes que atingiram níveis tóxicos. Dou-te o exemplo que está no site da Trópica e, senão me engano, no rótulo, que é ( grosso modo): " se a água do aquário for ácida, fertilizar com menos quantidade; reduzir a quantidade de fertilização se a frequência de trocas de água é igualmente reduzida". Faz sentido, não?

 

Voltando à parte da carência, se fazes trocas de água com água mole e se já não fertilizavas com micros à muito tempo, seria normal teres uma carência ao nível do Ca/Mg. O tempo entre a última fertilização/troca de água e esta contribuiu para o consumo destes dois nutrientes ao nível da coluna de água e ao nível das reservas. São macronutrientes secundários, logo têm um consumo muito maior por parte das plantas que os micronutrientes.

 

era mais ou menos ai que queria chegar, se há nutrientes, como o cobre no meu caso, que não são totalmente consumidos pelas plantas, porque estão em consentrações tão elevadas?

 

Já respondi acima. Acumulação senão for controlada com TPA.

 

podia ser o caso de algumas plantas consumirem mais uns nutrientes outros menos, mas tenho muitas especies diferentes neste aqua logo umas consomem mais isto outras mais aquilo....

 

Sim, as plantas diferem nos seus consumos mas não podes pensar que por teres meia dúzia de espécies, elas vão consumir o que fica em excesso, porque tu não sabes quais as plantas que consomem mais disto ou daquilo e não sabes qual o ritmo a que elas consomem mais disto ou daquilo. Por isso realço mais uma vez a importância das TPAs. Pelo que percebi, o fertilizante em causa tem uma percentagem de elementos superior aos fertilizantes convencionais. No teu caso, a necessidade de fertilizar torna-se ainda menor, uma vez que as trocas de água não negligenciadas. Das duas uma: ou arranjas um fertilizante mais fraco para a frequência de TPAs que fazes e já podes fertilizar com maior frequência/quantidade ou então manténs esse fertilizante e começas a fazer mais TPAs, voltando a ajustar a frequência/quantidade da fertilização.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

andre mais uma vez obrigado pela explicação.

 

vo tentar seguir está solução

ou então manténs esse fertilizante e começas a fazer mais TPAs, voltando a ajustar a frequência/quantidade da fertilização.

ver se este finde semana faço 2 a 3 tpas de 50% e daqui pra frente, uma por semana, e esperimentar de novo o fertilizante pra tirar as minhas duvidas

 

só uma coisa que me chamou a atenção

E claro, há outros que nem com uma troca de água de 100% consegues remover, pois formam complexos ao nível do substracto.

que nutriente ou poluente é esse???

 

 

ps-roast queres dizer que os meus aquas são reles e opinar sobre a falta qualidade dos mesmos, vais aos topicos dos memos e expões a tua opinião :)

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais