Blixa Rosca


a_feijao

Recommended Posts

boas

 

pessoal as folhas das minhas blixas estão a crescer em rosca ;) acho tambem que estão a crescer de vagar em relação as outras plantas, séra carencia de algum micro nutriente?? e qual??

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Será cálcio?Fazes mudas de agua frequentes?Qual a dureza da agua que usas?

 

"O Cálcio (Ca) é um componente da parede celular vegetal, sendo necessário à manutenção da estrutura, à activação da amilase e à vitalidade das zonas meristemáticas, sendo um nutriente imóvel. Em excesso, altera o ritmo da divisão celular. A carência de cálcio origina malformações nas folhas jovens, curvamento dos ápices, clorose marginal que progride para necrose, redução do crescimento radicular, e mudança da coloração das raízes para castanho. Inicialmente, os sintomas acentuam-se nas zonas mais jovens das plantas."

 

"As folhas ficam em forma de cúpula ou cálice, em vez de lisas ou direitas; deficiência moderada leva a súbitas torcidas das folhas que é agora muito mais reduzida em tamanho."

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

calcio/magnesio, ou excesso de K penso que tambem cria dificuldades a absorçao desses 2

 

 

Boas!

 

Se tivermos água com um défice de cálcio o que puderemos adicionar e em que quantidade? Os Micro da H.A. são suficientes?

 

Álvaro desculpa por ter aproveitado o teu post mas penso que estava no contexto do teu tópico, penso que também fertilizas com produtos da H.A. não?

 

Obrigado

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o calcio normalmente vem na agua da torneira, e' um dos minerais que determina a dureza da mesma penso eu

 

 

Olá!

 

O meu problema é que a água da torneira tem:

 

GH - 6

 

KH - 3

 

Daí parecer-me que tenho carências de cálcio. Nestes casos o que fazer?

 

Obrigado

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilizante de micros.

 

 

Ou então dar/vender a planta :(

 

As plantas são como os peixes, é impossivel manter todas. Mas de qualquer maneira, não conheço os da HA, mas o da nutrafin é porreiro.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilizante de micros.

Ou então dar/vender a planta bigsmile

 

As plantas são como os peixes, é impossivel manter todas. Mas de qualquer maneira, não conheço os da HA, mas o da nutrafin é porreiro.

 

 

Olá Ricardo!

 

Para já obrigado pela tua ajuda. Os Micros da Horizonte Aquático têm os seguintes componentes: Magnésio / Cobre / Ferro / Manganês / Molibdénio / Zinco / e Boro. Não vejo portanto qualquer adição de Cálcio ou será que não percebo mesmo nada disto? (mas isso sei eu...) :cry:

Por esta composição da H.A. achas que me safo?

 

Obrigado

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

não tenho tido muito tempo!!

 

carlos claro que não há problema de usares o topico....

 

bem é muito provavel que seja carencia de calcio ou magnesio, visto que eu sou pouco amigo das tpa`s bigsmile e quando as faço é com agua muito mole e acida, e muito raramente uso o fertilizante de micros, porque os meus camarões recentem-se, ou melhor batem as botas.....

 

desde então tenho vindo a por 2 gotas de micros por dia e as novas folhas já estão a nascer direitas, acho que o problema tá resolvido s´espero é que as 2 gotas/dia sejam suficientes prás plantas e insuficientes pra matar camarões....

 

e sim eu uso a gama completa da "HA" até agora 5*****

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

não tenho tido muito tempo!!

 

carlos claro que não há problema de usares o topico....

 

bem é muito provavel que seja carencia de calcio ou magnesio, visto que eu sou pouco amigo das tpa`s :) e quando as faço é com agua muito mole e acida, e muito raramente uso o fertilizante de micros, porque os meus camarões recentem-se, ou melhor batem as botas.....

 

desde então tenho vindo a por 2 gotas de micros por dia e as novas folhas já estão a nascer direitas, acho que o problema tá resolvido s´espero é que as 2 gotas/dia sejam suficientes prás plantas e insuficientes pra matar camarões....

 

e sim eu uso a gama completa da "HA" até agora 5*****

 

 

Boas Álvaro!

 

Acho que já me "lixei", comecei hoje a adicionar Micros e coloquei 3ml, espero que as Caridinas e os Red´s se aguentem depois vou reduzir então.

Qual a capacidade do teu aquário? Que quantidades fertilizas por dia? Fe / K / Mg /.

NK e PO4 como fazes? Fazes testes à água e depois adicionas as quantidades em falta?

Desculpa lá tantas perguntas, mas "adubação" ainda é complicado...

 

Obrigado

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

carlos o aqua de que falo tem apenas 50l

 

 

a fertilização tá um pouco á toa ainda mas faço assim

 

diarimente adiciono 4ml/dia de potacio e 2 gotas/dia de micros mais 2 ou 3 gotas de ferro,

dia sim dia não adiciono 1 ml de po4 se vir que as plantas não tão a "trabalhar bem" adiciono tambem 1 ml de no3

ao fim de semana faço testes de po4 e no3 e corrijo os valores

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde então tenho vindo a por 2 gotas de micros por dia e as novas folhas já estão a nascer direitas, acho que o problema tá resolvido s´espero é que as 2 gotas/dia sejam suficientes prás plantas e insuficientes pra matar camarões....

 

até agora os reds tão-se a aguentar, mas os meu melanoides tuberculatos foram a vida, tenho dezenas talvez centenas de melanoides mortos acho que todos, nem imaginava que tinha tantos....

 

pra mim foi a gota de agua quanto aos micros da "HA" não vou usar mais, e fico com as minhas duvidas quanto á consentração de cobre no mesmo......

 

não existe no mercado nenhum bom fertilizante de micros sem cobre, ou com muito pouco cobre???

Editado por a_feijao

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Álvaro.

 

Não te entendo numa coisa:

 

e sim eu uso a gama completa da "HA" até agora 5*****
pra mim foi a gota de agua quanto aos micros da "HA" não vou usar mais, e fico com as minhas duvidas quanto á consentração de cobre no mesmo......

Então...? Em que é que ficamos?

 

Mas porque carga de água é que só sabem falar em Cobre quando invertebrados morrem?

Se calhar carências de outros elementos são piores não?

 

bem é muito provavel que seja carencia de calcio ou magnesio, visto que eu sou pouco amigo das tpa`s blush.gif e quando as faço é com agua muito mole e acida

Ainda há uns dias "expliquei" a importância de uma TPA generosa. Principalmente num plantado...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então...? Em que é que ficamos?

 

Postado May 28 2007, 05:43 PM

até agora 5*****

 

Postado Ontem, 10:56 PM

pra mim foi a gota de agua quanto aos micros da "HA" não vou usar mais, e fico com as minhas duvidas quanto á consentração de cobre no mesmo......

 

ficamos assim mesmo!!!

era estranho era se eu disse-se primeiro que o micros da "HA" não prestava que tem cobre a mais e que sinceramente não acredito na precentagem que esta descrita, e depois vir dizer que o micros da "HA" era 5***** :?

 

Mas porque carga de água é que só sabem falar em Cobre quando invertebrados morrem?

Se calhar carências de outros elementos são piores não?

 

se queres saber já antes me tinha morrido um ou dois reds depois de fertilizar com micros "HA" mas sempre me convenci que tinha abusado nas doses, agora 3 dias seguidos a fertilizar com apenas 2gotas tenho dezenas provavelmente centenas de melanoides mortos (todos), é estranho não????

 

o que poderia eu falar mais senão do cobre do "HA" com tamanhas coincidencias???

mas pronto que carencia achas que pode provocar tal mortandade???

 

Ainda há uns dias "expliquei" a importância de uma TPA generosa. Principalmente num plantado...

não sendo muito amigo das tpas não quer dizer que não as faço, faço quando me dá pra ir a fonte, o que aconteceu a 10/11 dias mudei 60/70% da agua

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

nao sei o porque de tanta discussao com os fertilizantes da HA

sinceramente acho que o erro, é teu a_feijao, porque, falando em micros.. tenho um akua com 20lt, e a fertilizaçao PRO pra esse aqua dá 0.20 ml, e eu hoje pus 0,15ml pra começar.. ate agora nenhuma baixa, e tenho mais de 50 red cherry nesse aqua...

acho um pouco ja abusado, continuarem com uma discussao porque logo a partida eles dizem pra regularmos conforme as necessidades e tambem outros factores..

pah se queremos manter alguma especie temos de ter conhecimento da mesma e das suas exigencias..

nao tenho nada contra voçe a_feijao nem ganho comissao da HA, mas uma coisa tenho a certeza eles sao 5 estrelas comigo e gosto mto dos produtos deles...!!

cumps

DL

Editado por Roast

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sei o porque de tanta discussao com os fertilizantes da HA

aqui ninguem tá a discutir, estamos sim a trocar ideias!

 

sinceramente acho que o erro, é teu a_feijao, porque, falando em micros.. tenho um akua com 20lt, e a fertilizaçao PRO pra esse aqua dá 0.20 ml, e eu hoje pus 0,15ml pra começar.. ate agora nenhuma baixa, e tenho mais de 50 red cherry nesse aqua...

como dizes "pra começar" ok se é no teu aqua que tem HC e musgo se foce a ti fazia a procima fertilização no no fim do mes que vem, mas se tás tão confiante quando pensas fertilizar de novo com essa dose??? responde a esta questão pra falarmos mais tarde

 

 

acho um pouco ja abusado, continuarem com uma discussao porque logo a partida eles dizem pra regularmos conforme as necessidades e tambem outros factores..

eu adicionei em 3 dias num aqua de 50l (com 20x mais plantas e a crescerem bem que o teu) o que tu adicionas-te num só dia.... será que tás a ir bem!?!?? queres que te ensine uma coisa, os ajustes começam-se de baixo para cima, é só um conselho

 

as blixas já tão a crescer e direitas, por isso a dose foi suficiente, agora ajustar reduzir pra uma gota acho que em 4/5 dias o resultado era o mesmo, meter meia gota não posso porque não sei da pedra de amolar pra afiar a faça

 

pah se queremos manter alguma expecie temos de ter conhecimento da mesma e das suas exigencias..

:? tás a gozar só pode!!

 

nao tenho nada contra voçe a_feijao nem ganho comissao da HA, mas uma coisa tenho a certeza eles sao 5 estrelas comigo e gosto mto dos produtos deles...!!

fizes-te uma fertilização com os micros e já tens opinião formada sobre os produtos deles

podes ver no espaço deles e em outros espaços no forum post´s meu a ilugiar o trabalho deles :) tou muito satisfeito com os macros, agora não queres que eu diga que o micro é bom quando acontece isto, tambem não ando a procura de comições.

 

se queres saber já antes me tinha morrido um ou dois reds depois de fertilizar com micros "HA" mas sempre me convenci que tinha abusado nas doses, agora 3 dias seguidos a fertilizar com apenas 2gotas tenho dezenas provavelmente centenas de melanoides mortos (todos), é estranho não????

 

isto é mentira acabei de ver um melanoide vivo, que satisfação :|

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

água à fonte?...que fonte?...não virá daí o problema?

 

agua da fonte da graça :?

 

volto a repetir os melanoides apareceram mortos de um dia para o outro a superficie do areão, 3 dias antes tinha começado a fertilizar com 2 gotas dia

 

a ultima tpa foi feita a 10 ou 11 dias

Editado por a_feijao

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

duas gotas por dia para 50l nao me parece muito, eu adiciono 4 para 60 e nao tenho problemas...

 

adicionas KCL? eu tenho impressao que o excesso deste tambem leva a morte de invertebrados

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sim uso kcl as minhas fertilizações tão mais acima no topico dá uma olhada não creio que seja kcl de mais pelo contrario.

 

ainda não acertei as fertilizações ver se pra semana faço testes diarios pra ver quanto preciso adicionar de cada fertilizante dia sim dia não.

 

diz ai o que achas.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui ninguem tá a discutir, estamos sim a trocar ideias!

como dizes "pra começar" ok se é no teu aqua que tem HC e musgo se foce a ti fazia a procima fertilização no no fim do mes que vem, mas se tás tão confiante quando pensas fertilizar de novo com essa dose??? responde a esta questão pra falarmos mais tarde

eu adicionei em 3 dias num aqua de 50l (com 20x mais plantas e a crescerem bem que o teu) o que tu adicionas-te num só dia.... será que tás a ir bem!?!?? queres que te ensine uma coisa, os ajustes começam-se de baixo para cima, é só um conselho

 

as blixas já tão a crescer e direitas, por isso a dose foi suficiente, agora ajustar reduzir pra uma gota acho que em 4/5 dias o resultado era o mesmo, meter meia gota não posso porque não sei da pedra de amolar pra afiar a faça

:) tás a gozar só pode!!

fizes-te uma fertilização com os micros e já tens opinião formada sobre os produtos deles

podes ver no espaço deles e em outros espaços no forum post´s meu a ilugiar o trabalho deles ;) tou muito satisfeito com os macros, agora não queres que eu diga que o micro é bom quando acontece isto, tambem não ando a procura de comições.

isto é mentira acabei de ver um melanoide vivo, que satisfação :|

 

 

 

Oi!!!

e como nao podia responder a algumas perguntas preferi esperar...

e agora ja as posso responder...

 

Perguntaste se tava a ir bem, eu respondo sim, mto bem ate, algas nem ve-las e a dose continua a mesma durante estes dias todos ;) NADA DE MORTES:P

Eu tenho a gama completa da HA e sim ja tenho opiniao mais que formada visto ja ter feito mais de 4 encomendas la e usar os fertilizantes todos deles...

pois é afinal tavas enganado... ha e tenho tb adicionado 2 gotas de ferro 2+ dia sim dia nao!!! e olha q a fertelizaçao de macros q tenho feito nem te digo, nao vale a pena perder mais tempo.

ABraço

 

P.s: eu tambem nao ando a medir pilinhas! e só respondo quando tenho factos comprovativos pra responder!

Editado por Roast

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como dizes "pra começar" ok se é no teu aqua que tem HC e musgo se foce a ti fazia a procima fertilização no no fim do mes que vem, mas se tás tão confiante quando pensas fertilizar de novo com essa dose??? responde a esta questão pra falarmos mais tarde

 

Boas,

estava a ler o tópico e ao ver esta frase senti-me tentado a responder.

Quanto ao produto Micro+ da HA já vi por aí muita gente a dizer que se deu mal por causa dos invertebrados, mas...

No aqua que tenho na assinatura que tem 25lts reais tenho utilizado o M+ na dose recomendada pela HA (o que dá cerca de 0,25ml por dia) há quase 2 meses que fertilizo com esta dose diariamente e até hoje nenhuma baixa com os invertebrados (no meu caso red cherry).

Pelo que me custa a acreditar que a culpa seja mesmo do dito fertilizante...

 

Mas como se costuma dizer cada um sabe de si.

 

PS:Um dos melhores fertilizantes de micros do mercado (quanto a mim) o TMG (que entretanto acho que já mudou de nome, mas continua a ser da Tropica), tem uma maior dose de Cobre em comparação com o da HA, no entanto nunca vi ninguém a queixar-se dele (pelo que mais uma vez deduzo que o Cu não será o problema).

 

Cumprimentos

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aleluia alguem q me apoia!!!

Amigo Francisco, comigo é a mesma coisa... e eu tenho feio uma dose menor por medo, mas ali o colega A_feijao nao akerdita q 0.15ml nao mata!!! se tu fazes com 0.25ml melhor, assim ja ta mais avançado o record!!hiihihih

um abraço

é bom ver-te por ca francisco!!:D

abraço

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

bem é muito provavel que seja carencia de calcio ou magnesio, visto que eu sou pouco amigo das tpa`s :D e quando as faço é com agua muito mole e acida, e muito raramente uso o fertilizante de micros, porque os meus camarões recentem-se, ou melhor batem as botas.....

 

a ultima tpa foi feita a 10 ou 11 dias

 

Quando a água do aquário é mole e ácida, a necessidade de fertilizar com micros é muito menor do que se a água fosse dura e alcalina. As plantas assimilam e consomem melhor os nutrientes. O que não consomem, reservam. Logo, se há uma fertilização de micros em quantidade superior ao que as plantas consomem/reservam, estes começam a acumular-se no aquário, podendo provocar aparecimento de algas ou chegando a níveis tóxicos, quer para a fauna, quer para a própria flora, o que me leva ao assunto das TPAs...

 

As trocas de água num aquário plantado são essenciais, de modo a remover esses mesmos excessos, repondo o equilíbrio. TPAs de 50% pelo menos, de semana a semana, são a chave para fazer um " reset" aos nutrientes, permitindo recomeçar, após cada TPA, um novo ciclo de fertilização. Se fazes uma fertilização exclusivamente líquida e trocas a água quando te dá na cabeça ou " quando te apetece ir à fonte", estás a desregular o equilíbrio que procuras ao fazer um fertilização líquida controlada, pois há sempre nutrientes que não são consumidos totalmente pelas plantas e se acumulam. Senão são retirados pelas trocas de água regularmente, se as plantas também não os consomem e já têm as reservas cheias, se vão sendo adicionados pela fertilização líquida ao longo do tempo antes de uma TPA, não sei qual é o espanto quando um dos animais mais sensíveis que possamos colocar num aquário ( invertebrados) começam a baicar.

 

Quanto a mim, é simplesmente desmazelo na manutenção do aquário e não culpa dos produtos em si. Um aquário plantado não é só fazer crescer plantas, é proporcionar um equilíbrio entre flora e fauna.

Editado por Andre Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

nao sei o porque de tanta discussao com os fertilizantes da HA

sinceramente acho que o erro, é teu a_feijao, porque, falando em micros.. tenho um akua com 20lt, e a fertilizaçao PRO pra esse aqua dá 0.20 ml, e eu hoje pus 0,15ml pra começar.. ate agora nenhuma baixa, e tenho mais de 50 red cherry nesse aqua...

acho um pouco ja abusado, continuarem com uma discussao porque logo a partida eles dizem pra regularmos conforme as necessidades e tambem outros factores..

pah se queremos manter alguma expecie temos de ter conhecimento da mesma e das suas exigencias..

nao tenho nada contra voçe a_feijao nem ganho comissao da HA, mas uma coisa tenho a certeza eles sao 5 estrelas comigo e gosto mto dos produtos deles...!!

cumps

DL

menininho até que em fim disses-te alguma coisa é que neste post limitate-te a dizer que a culpa é minha, sem nada dizeres.......

 

P.s: eu tambem nao ando a medir pilinhas! e só respondo quando tenho factos comprovativos pra responder!

 

então neste caso não respondias porque nem tinhas factos nem disses-te nada.....e sim és um menininho que gosta de medir pilinhas.......!!!!!

 

Andre obrigado pela explicação

Quando a água do aquário é mole e ácida, a necessidade de fertilizar com micros é muito menor do que se a água fosse dura e alcalina. As plantas assimilam e consomem melhor os nutrientes. O que não consomem, reservam. Logo, se há uma fertilização de micros em quantidade superior ao que as plantas consomem/reservam, estes começam a acumular-se no aquário, podendo provocar aparecimento de algas ou chegando a níveis tóxicos, quer para a fauna, quer para a própria flora, o que me leva ao assunto das TPAs...

 

sempre pensei que foçe ao contrario, pois se a agua é mole logo contem menos calcio e menos magnesio, carencia essa que soponho que as minhas blixas tinham

 

to errado??

 

mas se a ultima tpa na altura tinha sido feita a 11 dias e a muito tempo que não fazia fertilização de micros, mesmo a agua sendo mol (que como dizes ajuda a absorver os nutrientes) de onde vieram os nutrientes/cobre pra xegar a um nivel toxico apenas com a adição de 6 gotas em 3 dias, se os nutrientes estavam reservados nas plantas, porque uma carencia??

 

 

pois há sempre nutrientes que não são consumidos totalmente pelas plantas e se acumulam.Senão são retirados pelas trocas de água regularmente, se as plantas também não os consomem e já têm as reservas cheias, se vão sendo adicionados pela fertilização líquida ao longo do tempo antes de uma TPA, não sei qual é o espanto quando um dos animais mais sensíveis que possamos colocar num aquário ( invertebrados) começam a baicar.

 

era mais ou menos ai que queria chegar, se há nutrientes, como o cobre no meu caso, que não são totalmente consumidos pelas plantas, porque estão em consentrações tão elevadas?

podia ser o caso de algumas plantas consumirem mais uns nutrientes outros menos, mas tenho muitas especies diferentes neste aqua logo umas consomem mais isto outras mais aquilo....

 

Quanto a mim, é simplesmente desmazelo na manutenção do aquário e não culpa dos produtos em si. Um aquário plantado não é só fazer crescer plantas, é proporcionar um equilíbrio entre flora e fauna.

 

andre mais uma vez obrigado pela explicação

que grande sermão levei eu ;) no entanto acho que as minhas perguntas são pertinentes

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais